[Fale! contra o abuso] - Tipos de abuso

| |



Oi gente, tudo bem?

Quando falamos em abuso, geralmente pensamos em abuso sexual certo? Esse é um dos tipos, mas não o único. O próprio Bullying é uma forma de abuso.

O termo ou ideia de abuso aplica-se a qualquer ação humana em que exista uma pré-condição de desnivel de poder, seja ele sobre objetos, seres, legislação, crenças ou valores. O abuso geralmente vem associado à ideia de poder do abusador sobre o "objeto" abusado, que não pode ou não quer (por motivos intimidatórios reais ou não) resistir e/ou se contrapor ao abuso.

Procurando por diferentes tipos de abuso, encontrei esse vídeo do canal Não me Kahlo em que mostra vários tipos de abuso e de que forma eles podem acontecer. Esses exemplos servem para ajudar pessoas que estão em relacionamentos abusivos a reconhecerem as atitudes abusivas de seus parceiros. 


Espero que o vídeo tenha servido para ajudar a reconhecerem as atitudes abusivos, seja de parceiros ou de qualquer outras pessoas. É sempre importante que a pessoa que esteja sofrendo abuso não se cale e denuncie ou converse com alguém sobre isso.



7 comentários:

  1. Já conhecia muitas dessas formas de abuso que foi mostrado no vídeo, e é triste saber que isso, infelizmente, acontece diariamente, independentemente da classe social. Adorei o post!

    ResponderExcluir
  2. Nossa!! Não sabia que existia tantas formas de abuso, e muitas delas nem sabia que era abuso. =/ Muito legal esse post, e principalmente essa causa que vocês estão apoiando. Mais que apoio.
    Bjs Rafa!!

    ResponderExcluir
  3. Adorei o vídeo e curti o nome do canal ser esse em homenagem a Frida ♥ ^^
    Então...o complicado do abuso é exatamente isso, as vezes pode parecer só uma brincadeira, normalmente quem está de fora pode nem notar porque quem se sente mal é o abusado. Lembro de um dia aí está lendo um livro da temática e quando fui refletir, pude lembrar de vários episódios da minha infância em que presenciei várias cenas de abuso mas na época não achava que fosse nada demais, achava chato mas não supunha ser pra tanto, hoje em dia vejo que aquilo era bullyng.

    =*

    ResponderExcluir
  4. Rafaella!
    Alguns nem sabia que existiam.
    A gente tá acostumado mais com abuso físico, moral, sexual e psicológico que nem se liga que tem vários tipos de abuso.
    Achei interessantíssimo o vídeo.
    “A minha vontade é forte, mas a minha disposição de obedecer-lhe é fraca.” (Carlos Drummond de Andrade)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  5. Oi,
    Não sabia que existiam tantos abusos de tantos jeitos diferentes. Conhecia alguns deles mas outras não sabia que eram abusos. Infelizmente essas coisas acontecem de verdade com a pessoas.
    Muito bom o post, é sempre bom mostrar para as pessoas coisas que elas não conheciam, como esse video.

    ResponderExcluir
  6. Não conhecia o canal, mas vou assistir todos os vídeos, não só para sabermos mais dos vários tipos de abuso, como principalmente: como denunciar e cuidar de uma pessoa que já sofreu este trauma.
    bjs

    ResponderExcluir
  7. Olha o video é super interativo, eu já tinha conhecimento da maioria dos tipos de abuso que foram expostas no vídeo, mas é sempre bom estar reforçando e relembrando né? A pior parte é pensar que muita gente nem sabe disso e que muitas delas enfrenta todo dia ao menos um tipo desses abusos!!

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...