[Fale! contra o abuso] - Sinais de abuso emocional

| |


Oi gente, tudo bem?

Mais um dia da Semana Fale Contra o Abuso! e espero que estejam gostando do conteúdo e esteja sendo útil. 

Hoje eu vou falar um pouquinho do Abuso emocional, que muita gente não sabe, mas pode ser mais prejudicial do que o Abuso Sexual. Vamos primeiro saber um pouco do que se trata esse tipo de abuso e então vou mostrar alguns sinais de uma pessoa que esteja sofrendo.

Essa matéria eu vi no site Oraculo da Lulu e caso queiram ver todo o conteúdo é só clicar no link para acessar a página.


O que é o abuso emocional?

O abuso emocional é qualquer tipo de abuso psicológico que traumatiza a mente de uma pessoa ou seu estado de ser, forçando-a se sentir fraca, traumatizada e indefesa. 

Você pode sentir momentos de abuso emocional de vez em quando em suas próprias relações com as pessoas ao seu redor, sejam elas os seus pais, irmãos, amigos ou até mesmo namorado ou marido. 

A maneira mais fácil de perceber que você está sofrendo abuso por alguém é se você se sentir fraca e indefesa próximo perto dele.


21 grandes sinais de abuso emocional

Irei colocar aqui os sinais listados pelo site, mas apenas as características, para o post não ficar muito grande. Caso vocês queiram saber mais sobre alguns deles, é só clicar no link do post ali em cima.

1. Você está com medo
2. Palestras incessantes
3. Comparações dolorosas
4. Confusões constantes
5. Você é culpada por nada
6. Ciúme possessivo
7. Sua auto estima é atacada
8. Dupla personalidade
9. O Sádico
10. A Humilhação
11. Grandes demandas
12. Manipulação sexual
13. Grandes confissões
14. Colocar todos contra você
15. O tratamento do silêncio
16. Fisicamente abusivo
17. Você não tem permissão para pensar
18. O isolamento e a independência
19. Memórias emocionais
20. Suas realizações não importam
21. A negação


Como eu disse, as explicações de como podem ocorrer esses sinais encontram-se no post. Atentem-se se vocês estão passando por algumas dessas características em seus relacionamentos.






10 comentários:

  1. Certamente, o abuso emocional pode ser até pior que o sexual, pois geralmente as pessoas que são estupradas acabam se recuperando fisicamente, porém aquilo fica marcado no psicológico da vítima eternamente. Adorei o post!

    ResponderExcluir
  2. Abuso emocional é horrível. Eu já sofri e traumatiza. Mas superei. Realmente as pessoas tem que falar sobre isso, não conhecia o movimento e achei super interessante!
    Beijos.

    www.imperfeitaas.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Também acho que o abuso emocional pode ser até bem pior que o sexual ou físico, porque esse normalmente pode vir de uma pessoa que diz que nos "ama" no caso dos outros é mais fácil vir de terceiros e no caso do emocional, imagino que seja mais difícil para o abusado, porque primeiro ele tem que acreditar que não precisa daquela pessoa e que ela faz mal...

    =*

    ResponderExcluir
  4. adorei esse post, nao conhecia mt bem esse abuso emocional mas adorei saber mais sobre ele
    tonsdeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. É muito importante falar sobre o abuso emocional, pois é mais silenciosa e comum passar despercebida, mas as marcas podem ser tão profundas quanto as de qualquer outra violência.
    Gostei muito do post pois eu pude conhecer mais sobre essa violencia que abrange milhares de pessoas pelo mundo, infelizmente =(
    Abçs Rafa!!

    ResponderExcluir
  6. Rafaella!
    Acho os abusos psicológicos até mais graves que os físicos, porque esses as marcas no corpo saem logo, porém o psicológico, traz traumas para o resto da vida.
    É muito mais traumático.
    Adorando a semana sobre abusos.
    “A minha vontade é forte, mas a minha disposição de obedecer-lhe é fraca.” (Carlos Drummond de Andrade)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  7. O abuso emocional é algo que, mesmo sem termos consciência, ocorre muito em nosso dia a dia. Infelizmente, posso afirmar que ele traz muitas sequelas para a vida de uma pessoa. Não é fácil superar algo do tipo.
    Adorei a matéria, é uma boa forma de divulgar mais este tipo de violência, que nem todos consideram existir e muitas vezes, nem percebem que podem acabar a praticando.
    Abraços

    ResponderExcluir
  8. O abuso emocional ocorre tanto na sociedade e altera tanto a vida da pessoa. É algo que machuca psicologicamente e é dificil de se superar. Todas as formas de abuso são horríveis mas essa é uma das piores (se é que pode existir um grau de pior). Todos deveriamos saber os sinais principais para caso ocorra tentarmos impedir.
    Parabéns pelo ótimos posts sobre esse horrível tema.

    ResponderExcluir
  9. Obrigado por postar essas informações, Rafa! Muito importante sabermos e entendermos isso, até porque alguém aqui já pode ter passado por isso em saber.
    bjos

    ResponderExcluir
  10. Eu sofria bastante abuso emocional de minha madrasta quando eu era pequeno e até hoje ela tenta se impor sobre mim, mas enfim esse tempo acabou e agora eu posso e vou falar! Não aceitarei mais esse tipo de abuso dela, o recado a ela já foi dado, não ouvirei mais calado!!

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...