Ação Literária #4 - Um livro famoso que muitos elogiaram, mas eu não gostei!

| |


Oi gente, tudo bem?

Estou bem atrasada esse mês com os posts de blogagem coletiva e vou tentar postar tudo essa semana, vamos ver se vai dar. Então hoje eu trago o tema do Ação Literária de Agosto. Para quem não sabe, o Ação é um projeto em que um grupo de blogueiro todo mês dá dica de livros sobre um determinado tema.

E esse mês, o tema é bem polêmico: Um livro famoso que muitos elogiaram, mas eu não gostei. Quem nunca leu aquele livro que foi super divulgado, mil blogueiros fizeram resenhas maravilhosas elogiando o livro, e você estava com altas expectativas? E no final achou que o livro não era tudo isso e se decepcionou. Nossa, isso tem acontecido bastante comigo e vou falar de um desses hoje, que acabei não fazendo resenha aqui.


E minha dica desse mês de livro que eu não gostei, apesar dos muitos elogios é A Mais Pura Verdade (Dan Gemeinhart). Eu nem diria que eu não gostei, mas esperava muito, muito mais.

Bom, acho que todos conhecem a sinopse desse livro não é!? Mark é uma criança doente e tem um cachorrinho chamado Beau, seu maior sonho é escalar o Monte Rainier e um dia ele sai de casa com apenas sua máquina fotográfica, seu caderno e seu cachorro. E irá escalar o monte, mesmo que seja a última coisa que ele faça.

Enfim, eu estava super ansiosa para ler esse livro e acabei ganhado ele em um sorteio e quando chegou fui logo passando na frente de muitos outros. Pois depois de tanta divulgação e tantos elogios, só poderia ser muito bom, mas não foi exatamente isso que aconteceu. Pensei que ia ser um livro super emocionante e que me faria chorar muito, mas isso também não aconteceu.

Achei a atitude do Mark muito egoísta. Ele fugiu e deixou seus pais em pânico, sem saber onde e como começar a procurá-lo; também deixou sua melhor amiga Jessie, em uma situação completamente difícil, sem saber se contaria aos pais do Mark onde ele poderia estar ou trair seu amigo; e levou seu cachorrinho Beau para essa missão suicida junto com ele, além de ele próprio está em uma missão suicida. 

Tudo bem, eu entendo a motivação que ele teve. Ele estava doente, sem perspectiva de quanto tempo mais ia sobreviver e queria fugir de tudo por um momento e realizar algo, mas não entrou na minha cabeça isso. Muitos falaram da vontade de viver do Mark, mas para mim, ao fazer isso, ele estava jogando fora as chances de sobreviver. 

Por causa disso, não me senti conectada com o Mark e concordando com o comentário da Cássia do Procurei em Sonhos, achei que as coisas aconteceram rápido demais e o autor "jogou" algumas situações. 

Entretanto, não desgostei totalmente do livro, tanto que minha nota para ele foi 3 estrelas. O Beau é um amor de cachorro, e para mim foi o personagem que mais se destacou e não o Mark, amigo e companheiro. O livro possui quotes ótimos e super reflexivos e o final foi bem justo e a forma como foi escrito me fez aumentar a nota que eu daria para ele. Gostei da forma como a autora narrou, capítulos inteiros pela visão do Mark e meios-capítulos pela visão da Jessie. A leitura é realmente fluída e dá para ler em algumas horas.

A diagramação está linda, como todos os trabalhos da editora. Porém para mim, a história foi prometido mais do que me foi entregue. Sei que muitos gostaram e cada um tem seu motivo, mas para mim não funcionou. E é por isso que é a minha dica de hoje, porque cada um tem um gosto diferente, e o que não foi bom para mim, pode ser para você. Sei que muitas pessoas podem falar mal do meu post, mas não estou nem aí, é a minha opinião! 

E me digam vocês, que livro muito famoso e que muitos elogiaram mas você não gostou??

Não deixe de conferir os posts dos outros blogs participantes: 

Livros e Chocolate Quente | Por Uma Boa Leitura | Livros Y Viagens | Meu Mundinho Fictício |  Coração de Tinta | Reino da Loucura | Proseando Com Uma Bibliophile | Minhas Escrituras | Leitura VIP | Cantinho da Leitura da Mari | Filósofo dos Livros | Compulsivos Por Livros | Tons de Leitura | O Diário do Leitor | Entre Um Livro e Outro | Cantinho Geek







16 comentários:

  1. Oi Rafa,
    Super concordo com você. A mais pura verdade foi um livro que li com toda a expectativa do mundo e fiquei decepcionada.
    Não sei se já sou muito "adulta" mas eu queria sacudir o moleque por tanta irresponsabilidade,rs.
    Enfim, mas esse não é o meu livro famoso que não gosto.
    Correndo o risco de apanhar, mas A série do Amantes (IAN) e Como eu era antes de você não conseguiram me agradar,rs.
    Tem outros, mas esses acho que foram os mais estranhos.
    Adorei o post.
    bjs,
    Luana
    www.blogmundodetinta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  2. Oi Rafaella ^^
    Eu acho super-normal vc não gostar de um livro que todos estão gostando. Isso me faz lembrar a época em que li A Culpa É das Estrelas. Fiquei saturado de resenhas dizendo que o livro era emocionante e que choraram no decorrer de todo o enredo.
    Quando adquiri o livro fiquei decepcionado e bastante frustrado com a protagonista. Fora que não derramei NENHUMA lágrima durante a leitura e olha que me abri para esse livro.
    Como dá para perceber, eu acho super-normal vc não ter gostado desse livro que todos estão falando tão bem. A melhor coisa de ser leitor é que as opiniões divergem. Não somos seres humanos com uma mente só. Cada um tem a sua opinião e pronto.
    Gostei bastante desse tema nessa ação literária que nem sabia da existência.
    Parabéns pelo post, Rafaella.
    Bjs :*

    http://peregrinodanoite.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Olá!
    Eu gostaria de ler A Mais Pura Verdade, mas depois de tantas resenhas que li desde o lançamento do livro acabei me desinteressando um pouco e já não procuro mais tantas oportunidades para a leitura. Acho que a maioria das resenhas jogaram as expectativas do pessoal lá em cima então acho natural que grande parte do público leitor se decepcione um pouco.

    Bjos!
    luadeneon.com

    ResponderExcluir
  4. Eu achei esse livro um saco e com um discurso ideológico perigoso demais, não teria coragem de usar/ esse livro em sala de aula.

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Eu não li o livro, nem sequer o conhecia, mas adorei a sua atitude de ir contra os comentários gerais. Às vezes, resenhando livros, nos sentimos meio na obrigação de falar bem, mas nem sempre dá pra ser assim!
    Parabéns!

    ResponderExcluir
  6. Realmente, vi bastante pessoas falando bem desse livro! Eu ainda não li, mas tenho muita vontade de lê-lo! Lendo sua opinião, fiquei até desaminado hahahha Um livro que eu li e que eu não achei essas coisas toda foi A Culpa é das Estrelas. Adorei o livro, mas não era tudo que eu esperava!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haha... desanima não Luis, acontece. Você pode amar o livro ;)

      Excluir
  7. Hey, tudo bem?
    É tão ruim quando isso acontece né?! Colocar grandes expectativas em uma leitura e ela nos decepcionar. Ainda não tive a oportunidade de ler este livro.

    Beijos,
    Dai | www.cheirodelivronacional.com.br

    ResponderExcluir
  8. Rafa!
    Vou dizer que gostei do livro, mesmo achando estranho que uma criança da idade do Mark tenha passado por tudo só. Aliás, Beau para mim foi a estrela do livro, companheiro fiel até o final.
    Quanto ao livro que todos gostaram e eu não...no momento não lembro de nenhum...Acho que o último que li pode estar incluído aqui, e não é que não tenha gostado, mas é que tem umas coisas que não engoli: Mentiras que confortam.
    Desejo uma ótima semana, cheia de luz e paz!
    “A alegria evita mil males e prolonga a vida.”(William Shakespeare)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  9. eu nunca tive interesse de ler esse livro..

    ResponderExcluir
  10. Oie!!!
    achei o tema desse mês super legal, tenho a minha conta de livros que não consegui gostar muito e todos amaram, um bom exemplo disso é O Céu Está em Todo Lugar da Jandy Nelson.
    AInda não terminei de ler A Mais Pura Verdade na verdade perdi totalmente o interesse, então nem tenho como concordar ou discordar de você.
    bjs

    ResponderExcluir
  11. "No final achou que o livro não era tudo isso e se decepcionou." nossa como essa frase me define, ultimamente eu tenho me decepcionado muito com os livros mas é porque eu crio muita expectativa e os livros não a correspondem. Acho que o meu todo mundo ama menos eu é Jogos Vorazes, nunca achei tuuuudo isso mas tudo bem. É horrivel isso, né? mas como você disse: cada um tem seus motivos.
    Beijos

    ResponderExcluir
  12. Ainda não o li, mas tenho altas expectativas. Tô esperando baixar pra não me frustrar igual com eu te darei o sol rs

    ResponderExcluir
  13. Eu gostei do A mais pura verdade, e sim, não é igual a Culpa é das estrelas, tão impactante assim, mas é muito lindo e me fez refletir sobre taaaaantas coisas!
    Eu costumo ler os livros que mais me chamam atenção , seja por sinopse, resenha ou fama do autor.
    A capa sempre me fisga, mas não julgo por ela, até porque normalmente não tenho grana pra comprar as mais bonitas kkkkkk
    aii teve vários livros que são famosos e me decepcionaram, os qu elembro agora são Querido John e Diário de uma Paixão , ambos do Tio Nick. Geeente, o final deles eu detestei dos dois. O primeiro ficou sem noção, e o segundo achei muito curtinho pra "caber" aquela emoção toda.
    E teve vários outros, Se eu ficar, que nooossa, pegay trauma da autora kkk enfim, foi vários.
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Puxando na memoria assim eu nem me lembro, mas A Mais Pura Verdade não lá essas grandíssimas coisas não, o livro é bom admito, mas não é isso tudo!!

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir
  15. Oii realmente muitos falaram desse livro, mas eu já ouvi por ai comentários semelhantes ao seu. Gostei da sinceridade que você expôs a sua opinião, mas mesmo assim eu pretendo ler esse livro em breve haha

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...