Ação Literária #3 [Premiado] - Leitura Indicada

| |


Oi gente, tudo bem?

Sei que hoje seria dia de Capas Temáticas, mas esse post era para ter saído ontem, já que foi o tema escolhido para o projeto. Entretanto, estava me sentindo mal, não consegui postar. Então, hoje estou trazendo para vocês o post do Ação Literária de Julho. Para quem não sabe do que se trata, esse projeto consiste em um grupo de blogueiros e todo mês damos dicas de um livro com um determinado tema.

Em julho a escolha do tema foi um pouco diferente, pois geralmente damos dicas de livros que já lemos, mas agora tivemos que ler um livro indicado por um participante e indicarmos um para outro participante. Um pouco no estilo Amigo Secreto.

A Bruna Souza do blog O Diário do Leitor indicou para mim o livro Proibido da autora Tabitha Suzuma, publicado pela editora Valentina no ano passado. Esse post vai ser uma pseudo-resenha e falarei um pouquinho o que achei da história. 


Esse foi um livro que estava doida para ler há algum tempo, mas confesso que estava com medo. Simplesmente porque só tinha lido críticas super elogiosas, falando que o livro era bem devastador e muitas pessoas choraram durante a história inteira. 

Nunca tinha lido um livro que tratasse do tema incesto, e gostei da ousadia e coragem da autora em tratar um tema tão polêmico e que é um tabu. Juntando a isso uma sinopse bem convidativa e as belezas dos livros da Editora, era quase totalmente certo ser um livro que eu iria amar. Entretanto, infelizmente não foi isso que aconteceu.

A narrativa da autora é deliciosa e envolvente, consegui me emocionar com o drama do Lochan e da Maya, que desde cedo tiveram que criar seus irmãos menores e da casa em que viviam, pois seu pai os abandonaram quando crianças e sua mãe vivia sempre fora de casa e bebia muito. Os dois quase não tiveram infância e cresceram como pais dos mais novos. A relação dos dois não foi muito a de irmãos, apesar de sempre terem sido próximos e um era o porto seguro do outro.

" Nós carregamos esse fardo juntos e ela está sempre do meu lado, sempre ao meu lado. Não quero precisar dela, depender dela, mas preciso e dependo, não resta a menor dúvida."

O que me incomodou muito foi a forma como o relacionamento amoroso deles começou, eu achei que tudo aconteceu muito de repente, embora entenda que esse fato talvez tenha sido porque eles escondiam os verdadeiros sentimentos de um para o outro. Apesar disso, não consegui acreditar, mesmo com tudo o que aconteceu depois. 

Outro problema é que para mim o livro foi bem previsível, desde o início eu já imagina o que ia acontecer, mas esperava que ocorresse de outro modo e que no mínimo me surpreendesse. Mas não, o livro seguiu uma linha de narração sem grandes surpresas. Dessa forma, apesar do livro ter me angustiado em algumas partes, em nenhum momento consegui me envolver a ponto de chorar.

Entretanto, achei a leitura válida, é um tema que não tenho o costume de ler, mas tenho a mente aberta. Gostei das dúvidas internas dos protagonistas, a negação em acreditar que estavam realmente apaixonado pelo seu irmão(a) , o medo do julgamento se alguém descobrisse, e além disso, me vi muito sensibilizada com as condições que eles viviam e com o Lochan tendo que ser pai de três crianças, e ao mesmo tempo, que sofre de problemas de socialização. Gostei muito do Lochan e da narração dele, ele é um personagem bastante complexo e que enfrentou muita coisa em seus 17 anos de vida. Já a Maya para mim, foi uma personagem bem mediana, e achei a narração dela em alguns momentos um pouco tediosa.

" - Nós não fizemos nada errado! Como o nosso amor pode ser considerado horrível, quando não estamos fazendo mal a ninguém?"

Não vou entrar no mérito se o incesto é certo ou errado, mas acho que essa leitura é capaz de abrir a mente das pessoas e mostrar que toda forma de amor pode ser válida. E eu realmente acreditei nisso lendo esse livro, entretanto, a forma como ele foi desenvolvido nesse livro não foi do jeito que eu esperava.

Se recomendo o livro, mesmo não tendo gostado muito? Claro que sim. Como eu disse, o livro é capaz de abrir nossos olhos para muitas coisas que julgamos errado. Entretanto, não recomendo para todos, muita gente não se sente confortável com o tema, e acha errado... e cada um tem direito a escolhas.

A diagramação está maravilhoso, como todos os livros da editora e não me lembro de ter encontrado erros de revisão. No início vemos os prêmios que o livro ganhou. 




Essa resenha atende ao:
*Desafio das Capas - Tema 12. Algum tipo de flor ou planta
*Maratona Literária de Inverno 2015 - Tema: Um livro que alguém indicou para você



Como eu não tenho interesse em ficar com o livro eu pensei que é interessante fazer um sorteio dele. Portanto, irei sortear o meu exemplar e mais um marcador do livro. Ele está bem cuidado e só foi lido por mim.

Só existem duas regras obrigatórias: seguir o blog, fazer um comentário relevante nesse post e deixar um e-mail válido no comentário, para ser mais fácil localizar o ganhador. A promoção vai até o dia 01 de setembro.

a Rafflecopter giveaway

Boa sorte a todos!!


28 comentários:

  1. Pena que você não gostou tanto Rafa, pois só tenho ouvidos elogios dele, principalmente por ter um tema tão forte, e essa capa é linda, me apaixonei por esse livro assim que vi antes mesmo de ler a sinopse, deve ser por gostar tanto de rosas <3
    Ainda não li, espero poder ganhar e ter esse sentimento que muitos tiveram ao lerem.
    Bjs Rafa!

    ResponderExcluir
  2. To looooouca para ler esse livro!!
    Geeeente, que história, hein!
    Preciso!! Curiosíssima para saber se eles vão ficar juntos ou não (como namos , rs)
    bjos

    ResponderExcluir
  3. Não conhecia o livro, mas adoro leituras assim: Envolventes
    Anotei a dica para ler tbm

    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Eu achei a capa do livro maravilhosa! Acho que é a primeira vez que vejo esse assunto em um livro, e isso fez com que eu me interessasse. Eu, assim como você, também sou mente aberta, mas adoraria ler esse livro para ver como a história vai se desenvolver. Espero levá-lo para casa!

    ResponderExcluir
  5. a capa ja eh linda e a historia ta na minha cabeça e fica sussurrando para eu le-la logo! scrr.. tb estou pensando em começar a ler esse livro de mente aberta, faço isso com todos os livros pq nao acho certo eu levar meus conhecimentos para um mundo que nao eh meu! sorte para mim pq to doida para ganhar esse livro sauauhsa :)
    tonsdeleitura.blogspot.com

    ResponderExcluir
  6. Rafaella!
    O livro por abordar uma temática de tabu que é o incesto, me interessa muito saber como foi abordado o lado psicológico do enredo.
    Desde o lançamento tenho interesse na leitura e sinto que não tenha a surpreendido tanto quanto desejava...
    De meu lado quero muito.

    Rudynalva Correia Soares
    rudynalva@yahoo.com.br
    Participo e mais tarde sairá divulgação no blog.
    Boa semaninha!!
    “Os homens de poucas palavras são os melhores.”(William Shakespeare)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  7. Oi Rafa,
    Sou louca para ler esse livro.
    As opiniões são tao conflitantes que preciso de um para chamar de meu.
    Quem sabe não é esse não é? Torcendo!!!!
    Sobre a questão de ser certo ou errado, não sei, as vezes a gente julga tão as pessoas sem se colocar no lugar delas.
    Quando ganhar o meu, formo opinião,kkkkkkkkk
    òtima resenha como sempre,
    bjs,
    Luana
    www.blogmundodetinta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Quando soube do tema fiquei LOUCA pra ler. Diferente, é bem...raro? Não vi muitos livros por aí assim. Acho meio chato quando você sabe o que vai acontecer. Livro assim deixa a desejar, sei lá. Mas vale a pena, né?! Tem que ler de mente aberta....

    ResponderExcluir
  9. Já li o livro e amei demais
    Eu não achei ele previsível, me emocionei mesmo com o final
    Nunca tinha lido nada do tipo , mas com certeza se tornou um dos meus favoritos

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Desde seu lançamento tenho um certo medo e uma curiosidade enorme quanto a Proibido, a curiosidade obviamente é pelo tema que é um tabu - apesar de ele fazer parte de certas épocas da história da humanidade -, mas o medo é de sofrer muito xD Ando batalhando pra sair de uma ressaca literária e tenho medo de me emocionar demais ao ponto de cair em outra.
    Só achei uma pena que ele não tenha te agradado tanto =/ Mas acontece, nem sempre nossas expectativas são atendidas ou superadas. De todo modo, sua resenha está ótima.
    Acredito que Proibido é um livro que me fará refletir. Eu tento não pensar nessa coisa de certo ou errado, já que a tanta coisa além da moral humana que assuntos como esse me deixam fora do ar por horas caso eu mergulhe demais em minhas reflexões. Admiro a autora por ter arriscado a escrever sobre um assunto tão polêmico.
    Irei concorrer ao livro e espero ter sorte.
    Abraços

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Acabei esquecendo do meu e-mail, desculpa.
      E-mail: karinavalshe@gmail.com

      Excluir
  11. Achei o assunto bastante curioso e polêmico! Confesso que adoraria ganhar, estou muito curiosa para ler esse livro!
    lucianesperez@gmail.com

    ResponderExcluir
  12. Sei que é um livro espinhoso, mas por isso mesmo que quero espiar! Mesmo não sendo uma fantasia que é o que eu amo!

    Participando e torcendo!

    Bruna Costenaro: bruheadbanger@hotmail.com

    ResponderExcluir
  13. Já li outro livro que tinha como tema o incesto e é um dos meus preferidos até hoje é o "cartas de um sedutor". Por mais que esse seja um tema tabu eu também gosto de deixar a mente aberta...é muito fácil julgar uma situação vendo ela de fora quando as vezes ela é tudo, menos aquilo o que parece. Me interessei pelo livro, fiquei no mínimo curiosa.

    =* vou participar!
    tamaramncosta@gmail.com

    ResponderExcluir
  14. Ainda não li esse livro embora uma amiga o tenha me emprestado, não sei o que pensar dele, acho que a história sobre o incesto é algo mto complexo que não envolve apenas o "eu acho", mas ele livro me lembra um pouco "o jardim dos esquecidos" que tem um caso parecido e eu particularmente ainda não formei uma opinião sobre isso mesmo já tendo visto o filme umas 3 vezes! Mas é um livro que vou ler sim, mas acho que tenho de ler com o emocional mais estável e mente aberta!

    ResponderExcluir
  15. Quero esse livro desde o lançamento! Bom, acho a capa maravilhosa e só tenho lido resenhas positivas sobre o mesmo (o que me vez ficar com receio ao ver que você não gostou), mas é assim mesmo. Acho o tema bem interessante e estou curiosa, espero ter a oportunidade de ler, caso leia, irei tentar fazer isso com a mente aberta.

    Torcendo!
    yasmimsouz4@gmail.com

    ResponderExcluir
  16. Oie
    Tenho muita vontade de ler esse livro, é uma pena que ele não tenha te agradado totalmente.Também ouvi muitas critícas bem positivas então minhas expectativas estavam la no alto mas vou tentar ir com menos sede ao pote assim não me arrependo.Gosto de temas tabus e espero me emocionar com a leitura.E essa capa está muito linda <3
    leticiaasouza52@gmail.com

    ResponderExcluir
  17. Eu tenho muita vontade de ler esse livro... nunca li nada sobre esse assunto, incestoe não to lembrado de algum livro que trate desse tema, fiquei muito curioso, adoro temas polemicos.... hahahahha
    Participando e torcendo muito pra ganhar e poder conferir a história.
    Douglas Fernandes
    douglas_bouvier@yahoo.com.br

    ResponderExcluir
  18. Quando descobri o livro fiquei tão curiosa para saber o final que pulei para as ultimas paginas... não deveria ter feito isso. Sem querer da spoiler para quem ainda não leu mas eu achei o final triste, fiquei pensando nele por dias, nem terminei todo o livro. Pelo o que eu li (o finalzinho só) ele parece ser um livro bom mas nem todos vão gostar.
    Beijos

    ResponderExcluir
  19. Desde que ouvi falar desse livro eu quis lê-lo. Dificilmente encontro uma resenha em que o leitor não se apegou aos personagens e se envolveu na história de forma inacreditável, essa é uma das poucas... Estou louca para saber como é a história e esse relacionamento tão... incomum.

    ResponderExcluir
  20. Achei o tema polêmico, porém interessante. Nunca li nada com essa temática e este livro me parece um bom começo. Já li tantas resenhas sobre ele que quase consigo sentir que gosto tem essa história e lamento que você não tenha se afeiçoado a ela (espero que isso não ocorra comigo). Fico imaginando como deve ser conflituoso ser apaixonado pelo seu irmão (a).
    Participando do sorteio!
    nanapalomare@gmail.com

    ResponderExcluir
  21. Confesso que o tema incesto é um tema muito polêmico para mim...mas depois de ler varias resenhas, vou me despir de preconceitos e pudores e se possivel, ainda neste ano vou ler o livro. Abraços.
    ivanildesa@hotmail.com

    ResponderExcluir
  22. Eu não conhecia esse livro, então li sua resenha as cegas. Eu me surpreendi com a historia, nunca li nenhum livro com esse tema e não sei o que pensar.
    Me deu um pouco de desanimo de ler devido aos pontos negativos que você citou.
    Achei a capa muito bonita.
    Boa resenha

    ResponderExcluir
  23. Legal como falou sobre o tema e concordo que é realmente um tabu que falar sobre isso é extremamente raro e difícil. Taí um tema que não veremos com frequencia, ainda mais no Brasil. Porém, como bem disse, o fato do livro não surpreender em momento nenhum acaba tornando a leitura um pouco massante e chata. Mesmo que prenda em vários momentos e emocione, sem surpresa fica bem massante. Ótima resenha. Beijinhoss!!

    ResponderExcluir
  24. Essa historia me chocou um pouco, acho que sou mais conservador. Eu também não gosto de romances que começam do nada, porem li alguns comentários positivos o que me deixou curioso.
    Vou tentar ler esse livro no próximo mesmo, espero não me decepcionar.

    ResponderExcluir
  25. Eu achei diferente, acho que ainda estou de boca aberta com a historia. Fiquei MUITO curiosa para ler esse livro e entender melhor essa historia de incesto.
    Já adicionei a minha lista de leitura. Obrigado pela indicação do livro.

    ResponderExcluir
  26. É uma pena o livro não trazer nenhuma surpresa, como a premissa é diferente esperava mais. Mas de qualquer forma pretendo ler esse livro, até porque eu nunca li nada que abordasse esse assunto.
    Boa resenha!

    ResponderExcluir
  27. Ahhh eu amei esse livro e chorei com o final que me deixou completamente devastado!! Não sei como você consegui pegar o final do livro tão antecipadamente eu sinceramente esperava que tudo fosse acabar de outra forma!! Fiquei depressivo por uma semana por causa desse livro, mas leria novamente sem nenhuma dúvidas!!

    Xo
    Alisson
    Re.View

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...