Dicas da Semana #24 - Lugares assustadores no Brasil

| |


Oi gente, tudo bem?

Estou meio sumida, mas voltei. E chegou o mês mais assustador do ano!! E como não poderia deixar de ser o blog vai, a sua maneira, participar desse mês. Além de tentar trazer resenhas de livros de terror e suspense (se eu conseguir ler) e alguns filmes, todos os domingos terá Dicas da Semana terá alguma coisa relaciona ao assunto.

Entretanto, vou tentar sair do óbvio de dicas de livros e mostrar para vocês algumas coisas diferentes e curiosas que eu encontrar pela internet, e o primeiro post é sobre Relatos de lugares assustadores no Brasil.

Estava procurando na internet o que postar, e achei esses sites que mostram listas de lugares assustadores aqui pelo nosso país, e alguns lugares tenho certeza que muitos de vocês já visitaram. Então, vamos conhecer algumas das histórias que contam nesses lugares? 


1. O cavaleiro de Jaraguá, Jaraguá (GO)


Diversos moradores de Jaraguá (GO) garantem que há na Rua das Flores uma casa lotadas de assombrações. Na verdade, não apenas a casa, mas todo o quarteirão parece representar alguma predilação das almas penadas do local. São barulhos de cavalos marchando durante a noite e também o tilintar de esporas.

Mas existe pelo menos um habitante fixo na referida casa. Trata-se de um misterioso cavaleiro com trajes antigos que, volta e meia, pode ser encontrado a cavalo dentro do edifício. 

2. Pedra do Guindaste, Macapá (AP)


Há em Macapá (AP), ao lado do Trepiche Eliezer Levy, um monumento erguido em memória das pessoas mortas em um naufrágio ocorrido durante a década de 1940. Trata-se da "Pedra do Guindaste", em que há também uma imagem de São José. Diz-se que, caso o bloco de concreto seja retirado dali, as águas acabarão por tomar a cidade. Além disso, também não faltam relatos de que pode ser encontrado ali o espírito de uma mulher morta no naufrágio - convenientemente, as aparições ocorrem apenas a noite. 

3. Igreja de Comandaroba (SE)


Esta igreja foi construída há 276 anos e no seu interior, como o costume de época, existem túmulos de pessoas eminentes. Aos fundos, o terreno abriga um pequeno cemitério. Os relatos falam de passos fantasmagóricos, risadas, ruídos de água sendo atirada ao chão, vultos, todos inexplicáveis. Uma das guardiãs da igreja, revelou também, durante uma noite que passou ali, ter sido sufocada por mãos invisíveis. Outra lenda diz também que atrás de seu altar há uma passagem para a gruta da Pedra Funda, sendo um caminho de fuga de escravos e religiosos. 

4. O Edifício Joelma, São Paulo (SP)


Palco de uma das maiores tragédias de nosso país, o Ed. Joelma, rebatizado posteriormente como Edifício Praça da Bandeira, possui uma grande fama de assombrado. Muitos ainda dizem que podem ouvir vozes e pedidos de socorro oriundos de locais vazios, assim como cheiro de queimado inexplicável, além de visões horrendas de pessoas caindo pelas janelas, entre outros. No entanto, anterior à construção do Ed. Joelma, houve um crime onde o professor Paulo Camargo assassinou sua mãe e irmãs, atirando-as de um poço adjacente à casa que ali existia. Sendo descoberto suicidou-se com um tiro no peito. Outro detalhe é que um dos bombeiros que resgatou os corpos atirados no poço, morreu vítima de infecção cadavérica. Alguns atribuem o crime e o próprio incêndio a atuação a forças energéticas e malignas do lugar. 

Nesse site (aqui) existem alguns outros "causos" que aconteceram após a reestruturação do edifício, assim como algumas imagens do acidente. 

5. Praia dos Padres, Guarapari (ES)


A Praia dos Padres em Guarapari ganhou este nome graças ao episódio em que os moradores, assombrados com aparições, vultos estranhos e vozes inexplicáveis nesse local, invocaram a ajude dos padres que os exorcizaram. Mesmo os turistas descrevem estranhos rumores de múltipla vozes que, como se conversassem, são ouvidos na praia, mesmo que completamente vazia. Também há avistamentos em formas de névoa e índios-fantasmas. 

6. O Homem da Capa Preta, Cruzeiro do Sul (AC)


Os moradores de Cruzeiro do Sul, há 640 km de Rio Branco, afirmam ter visto uma estranha aparição de um homem de capa preta, chapéu de abas largas surgida na rodovia que leva ao aeroporto da cidade. Aparentemente, surge na estrada, diante dos carros, e teve diversas testemunhas, inclusive o jornalista Adelcimar Carvalho que atribui a estranha aparição à alguém que transitava no local. As pessoas, no entanto, que residem nas proximidades, dizem que os esforços empreendidos pelas autoridades em descobrir a identidade do homem da capa preta não levaram a resultado algum, já que este trata-se de um legítimo fantasma. Ou talvez um "Shadow People". 

7. Mercado Modelo, Salvador (BA)


Quem trabalha no Mercado Modelo, em Salvador (BA), garante que os tuneis utilizados pelo estabelecimento para o armazenamento de bebidas são assombrados - com gritos e pedidos de socorro reverberando através dos subterrâneos. Os moradores da região afirmam que isso se deve ao fato de o local ter sido utilizado para trancafiar escravos vindos da África durante o período da escravatura no Brasil.

8. Teatro Amazonas, Manaus (AM)


O belíssimo Teatro Amazonas em Manaus, foi inaugurado em 1896, sob inúmeros percalços. A aparição mais comum nesse local, afirmam as testemunhas, é a de um pianista que morreu no local enquanto ensaiava. Este geralmente aparece no palco, enquanto se ouve ecoar pelo teatro a 5ª Sinfonia de Beethoven em tons suaves e assustadores. Alguns relatos de funcionários garantem que há também espíritos brincalhões que adoram trocar os objetos de lugar, o que fez muita gente largar o emprego.

10. Castelinho do Flamengo, Rio de Janeiro (RJ)


Conta a história que o Castelinho foi construído no século passado e que uma garota chamada Maria de Lourdes morou lá. Ela perdeu seus pais tragicamente e sua guarda passou a um tutor, que, além de roubar-lhe os bens, maltratava a menina. Dizem que o "fantasma" da menina aparece para os visitantes e funcionários e promove atividade paranormal, como toques inexplicáveis, barulhos de risos, etc.



Então, essas foram as Dicas da Semana de hoje? E agora me digam? Vocês já visitaram algum desses lugares? E acreditam que possam ser assombrados? Eu já visitei o Mercado Modelo de Salvador, e quando eu fui não vi nada de estranho, mas sei lá, nunca fui no subsolo de lá. 

São apenas relatos e alguns podem não passar de mera invenção dos moradores, mas você teria coragem de ir a algum desses lugares e confirmar se é verdade ou não. Bom, eu moro no Rio e nunca fui no Castelinho do Flamengo, será que agora é um bom momento!?

Espero que tenham gostado, e se quiserem conferir mais locais assombrados no Brasil, não deixem de conferir esses três sites que usei como fonte. Mega Curioso / Guia da Semana / Ah Duvido!!!


















11 comentários:

  1. Adorei o post e o tema que escolheu, Outubro é recheado de coisas assim e elas sempre me deixam curiosa. Alguns dos lugares que mencionou no post eu conhecia, sendo o principal deles o Ed. Joelma, já que sou de SP, e admito que diante de tanta coisa ruim que aconteceu nesse lugar que não passaria por lá tão cedo na minha vida não. Do jeito que sou azarada o que é lenda vira realidade.
    Os demais lugares que eu não conhecia a fama de assombrados parecem bem interessantes de se visitar, para quem não é medroso é claro.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Aqui em São Luis, também tem várias lendas, como uma carruagem com cavalo de fogo que anda pelo centro e por aí vai
    Gostei muito de ver esses lugares assustadores. Nunca imaginei.
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  3. Já tinha ouvido falar do Mercado modelo e do edifício Joelma.
    Nunca fui em nenhum e sinceramente não quero conferir, vai que é verdade, né? uahsuhsuhau

    Lisossomos

    ResponderExcluir
  4. Ei, tudo bem?
    Moro no ES e não sabia dessa da Praia dos Padres haha Nunca vi nada de estranho lá, mas também nunca fui para lá com ela vazia. Achei bem interessante os casos, mas do jeito que sou medrosa não iria correr o risco de conferir se é verdade ou não kkk

    Beijos, Gabi
    Reino da Loucura

    ResponderExcluir
  5. Adorei o tema do post. Estou usando esse mês para focar em coisas de suspense e terror e achei o post maravilhosamente bom para isso. Já havia ouvido falar sobre o de Jaraguá, mas em uma versão um pouco diferente.

    Beijos.
    Kamylla Prado.

    Vidaemserie.com

    ResponderExcluir
  6. Ahahahahaha!!!!!!!!!! Adorei o post.!!!!!
    Olha o Edifício Joelma é clássico. Quem nunca ouviu falar dele? Já a praia dos Padres eu visitei, mas sorte a minha não fui assolada por nenhuma assombração..rs

    LETRAS COM CAFEÍNA

    ResponderExcluir
  7. MDS! Morro de medo de lugares amaldiçoados... Principalmente aqueles que você já tem certeza que aconteçeu algo lá... E estou fazendo o mês do terror no meu blog também!!

    Abraços, Miguel do Demasiasiadamente Lendo

    ResponderExcluir
  8. Bela postagem para o mês! Nunca visitei um desses lugares, e nem quero, odeio tomar susto ou ver coisa que não é desse "mundo". hahahaha
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  9. Oi, tudo bem ?

    Adorei a postagem! Bem criativo da sua parte fugir do óbvio e procurar por locais assustadores aqui no Brasil mesmo, ao invés de focar em locais fora do país. Achei bem interessante, porque não conhecia a maioria desses lugares.

    Fernanda Oliveira | Meraki

    ResponderExcluir
  10. Rafa!
    Já visitei o Mercado Modelo/BA e o Edifício Joelma/SP e confesso que nunca percebi os rumores que falam, não sei se é porque não estava atenta ou porque é muito do imaginário popular, embora acredite que podem ser assombrados sim...
    Os espíritos ficam vagando...
    “É mais fácil lidar com uma má consciência do que com uma má reputação.”(Friedrich Nietzsche)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  11. Olá linda,
    até fiquei com medo de visitar muito desses lugares kkkk...tenho medo de espíritos e forças do além.
    Melhor deixar os mortos descansarem em paz.

    Beijos!
    poesiaqueencantavida.blogspot.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...