Culturação #7 - Blá, Blá, Blá

| |


Oi gente, tudo bem?

Eu por acaso falei que ia ter bastante post do projeto Culturação por aqui esse mês? Pois vai, além da coluna dupla Culturação & Na Playlist, os outros temas foram ótimos e quero trazer vários para vocês.

Hoje, como no título, é um pouco de blá, blá, blá das minhas leituras do ano e um pouco sobre o que pretendo ler ano que vem. Como pedido no post, vou fazer um TOP 5 das melhores leituras que eu já tive até o momento em que escrevi esse post.


Até o momento em que escrevo esse post, eu li 67 livros. A minha meta literária era de 52 livros, ou seja, um por semana, então já estou feliz com a quantidade que li, mesmo se eu não lesse mais nenhum esse ano, eu estou feliz. Mas quem sabe, eu consiga chegar aos 100, não é!?

Esse ano eu participei de alguns desafios, como de costume. Entre eles o Desafio Literário Skoob 2015 e o 2015 Reading Challenge. E participei da Maratona Literária de Inverno 2015. Como eu coloquei no post de conclusão da maratona, eu considero que consegui cumprir minha meta nela, mesmo não tendo lido todos os livros que planejei. Quanto ao Desafio Skoob, eu estou cumprindo bem todos os temas, só não fiz o de abril, por não ter lido quase nada mês passado e não ter conseguido um livro do tema, que era de livros banidos (eu ia ler Harry Potter e o Cálice de Fogo, mas acabou não dando tempo). Já o 2015 Reading Challenge, eu até teria lido mais livros, mas eu só quis colocar no desafios os livros resenhados. Na verdade, eu preciso fazer um update do meu andamento nesses desafios. 

Esse ano eu também li bastante livro nacional, mas do que ano passado, e tenho ficado mais contente com a nossa literatura. Temos excelentes autores e que escrevem maravilhosamente bem, claro, que alguns livros são melhores que outros, mas isso acontece com todos os livros. Li também alguns livros que estavam há algum tempo parado na estante, mas essa lista de livros acumulados never end. 

Agora, falando um pouquinho das metas do ano que vem. Vamos deixar a meta aberta, quando atingirmos a meta, a gente dobra a meta. E vai ser bem assim mesmo, não vou colocar meta, mas espero ler mais do que esse ano. Entretanto, eu quero dar um jeito na minha vida, conseguir um emprego de verdade e dar uma adiantada nas matérias da faculdade, que já estou bem atrasada, então não sei se vou ter tanto tempo livre para ler, como tive esse ano. Mas vou terminar de reler a série Harry Potter, e quero reler os dois primeiros livros de Os Instrumentos Mortais, e ler o restante da série.

Então, para acabar o post, vou colocar minha lista de TOP 5 livros desse ano. Alguns vocês já estão cansados de tanto que eu falei. Então eu só vou deixar a foto e o link para a resenha, caso queiram saber mais. Não está em lista de preferência, todos eu amei igualmente e são livros favoritos.


1. Mar da Tranquilidade (Katja Millay)



2. Mentirosos (E. Lockhart)



3. Dois Garotos se Beijando (David Levithan)



4. Não Pare! (FML Pepper)



5. A Estrela Que Nunca Vai Se Apagar (Esther, Lori e Wayne Earl)


Foi difícil escolher apenas cinco, mas esses foram os meus preferidos do ano e que acho que todos devem ler. Na aba, Livros Que Já Li vocês podem conferir todas minhas leituras do ano e serem redirecionados para as respectivas resenhas.

Então é por aqui que vou acabar com o meu blá, blá, blá (achei esse um nome legal para uma futura coluna) das minhas leituras e projeções para o ano que vem. Espero que tenham gostado? E me digam uma coisa, qual livro vocês acham que eu tenho que ler ano que vem, aquele que vocês amaram esse ano e acham que todos devam ler. Deixem aqui nos comentários e quem sabe eu não leia!?

Beijinhos, beijinhos









2 comentários:

  1. Adorei o bla, bla, bla sobre os livros que leu e suas metas. Você leu bastante esse ano, ein? Mesmo que não consiga ler mais no ano que vem, por conta da faculdade, trabalho e tudo mais, 67 livros só esse ano meio que compensa qualquer atraso que tenha. Em parte isso deve ser consequência dos desafios de que participa.
    Eu não crio metas para as minhas leituras, pois tudo depende de algo chamado humor e como nunca posso prevê-lo diante dos problemas do dia a dia, não crio metas.
    Gostei do seu TOP 5, nele há livros que quero ler, como Mentirosos e A estrela que nunca vai se apagar. Deles apenas li Dois Garotos de Beijando e adorei, entra no meu top leituras do ano também. Outros livros que li e me apaixonei foram Dançando Sobre Cacos de Vidro e Jardim de Inverno, nos dois acabei chorando, como os li na mesma época foi um mês baseado em lágrimas literárias. Aliás, seu top me ajudou muito agora. Faz um tempo eu havia lido uma resenha sobre Mar de Tranquilidade, mas como faz meses esqueci de anotar o nome do livro e só me lembrava da capa, finalmente achei ele novamente.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Rafa!
    Fico bem feliz que já tenha batido a meta desse ano, o que vier é lucro.
    Não costumo traçar metas, vou lendo como dá, porque tem época que leio mais, tem época que nem dá para ler tanto, mas como você, esse ano tenho lido mais nacionais e adorando.
    Adorei os livros que escolheu e realmente é bem difícil ficar com apenas 5.
    “É mais fácil lidar com uma má consciência do que com uma má reputação.”(Friedrich Nietzsche)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...