Resenha #64 - Escândalo (Tammy Luciano)

| |


Editora: Valentina
Ano: 2015
Páginas: 320


Viva uma história de amor que -- na atual realidade das garotas famosas, candidatas à diva e que dominam o mundo da TV -- fará você perder o fôlego ao acompanhar a rotina, os dramas e a, muitas vezes, dura realidade de uma personagem parecida com alguém que conhecemos nas novelas que tanto amamos.

Belinda é a garota da capa nessa trama atual, acelerada e sem meias palavras, catapultada ao estrelato praticamente da noite para o dia. Até onde vai a maldade alheia? O dinheiro compra realmente tudo? Que mistérios envolvem a vida de uma das atrizes mais amadas do momento? O que esconde a moça de vida perfeita? Um livro com a intimidade da fama sendo escancarada. Vida real dentro de uma ficção, segredos de um mundo guardado a sete chaves, como o último capítulo da novela.

Livro enviado em parceria com a editora Valentina para resenha



Em Escândalo conhecemos a protagonista Belinda e iremos entender como ela passou de uma menina humilde de Ladario, cidade do interior do Mato Grosso do Sul, a uma atriz famosa, admirada e respeitada do Rio de Janeiro. Iremos acompanhar toda a evolução da personagem, juntamente com suas dificuldades, sonhos e conquistas.

Belinda passou por muitas dificuldades desde a morte de sua amada mãe e exemplo, foi vendida por seu pai e ao morar com sua tia terrível no Rio de Janeiro passou por várias humilhações. Ao fugir dessa situação, ela encontra verdadeiros anjos da guarda, e é através de um simples papel de figuração em uma novela que sua vida irá mudar.

Entretanto, a vida não é fácil, e a de uma atriz famosa não é só luxo e glamour. Depois de sua carreira consolidada, ela enfrenta problemas com um namorado que não a trata de maneira digna e que ela não ama, e fantasmas do passado que vem para perturbá-la, juntamente com um antigo personagem que irá chegar para mudar toda a sua visão de mundo e mostrar como uma pessoa pode ser verdadeiramente feliz, em todas as áreas de sua vida.


Através de uma narrativa fluída e envolvente, Tammy Luciano nos leva a acreditar em nossos sonhos e que podemos mudar a nossa vida. Nos mostra que é possível alcançar o que a Belinda alcançou, para isso é necessário um pouco de sorte e bastante determinação. O livro nos faz questionar se existe uma vida perfeita, ou se o perfeito é só uma questão de ponto de vista. Nos mostra que a maldade pode vir de onde menos esperamos, mas também que existem verdadeiros anjos, pessoas disposta a fazer o bem sem pedir nada em troca. E acima de tudo, que sempre irá existir escândalos na nossa vida, mas é preciso lidar com ele. 

"Pegue a caneta e assine seu contrato com a vida. Na cláusula terceira, você terá direito a respirar ar puro, na décima, os dias serão ensolarados e na última consta inclusive a possibilidade um final feliz, caso toda as outras cláusulas seja devidamente obedecidas."

Achei a Belinda uma personagem bastante autêntica e gostei muito da forma como ela amadureceu ao longo da história, e mesmo ela virando uma pessoa famosa, não perdeu a sua essência, sempre pronta a ajudar as pessoas que lhe ajudaram, ser justa e tratar os outros como um igual. Através da narrativa em primeira pessoa, iremos descobrir seus desejos e segredos mais profundos. Entretanto, a quantidade de vezes que ela menciona das dificuldades que passou me incomodou um pouco. Eu entendi quando ela precisava dizer isso para alguém, mas mencionar isso a todo o momento na narrativa me cansou um pouco.

O romance da protagonista com o Gustavo, personagem do seu passado que reaparece quando ela mais precisa, é fofo, puro e mágico, mas não conseguiu me convencer. Entendam, eu amei os dois juntos, mas não consegui sentir a química do casal. Gustavo é um verdadeiro príncipe, sabe como tratar uma mulher da maneira que nós merecemos, perfeito em todos os sentidos, que é até difícil de acreditar que possa ser real, mas que um dia espero encontrar na minha vida. 

Durante a história é mostrado o processo de uma gravação de novela e podemos "ver" vários atores conhecidos por todos nós, achei isso bem legal, é uma mistura de ficção e realidade que combinou muito bem. A ambientação no Rio de Janeiro tornou a história ainda mais real para mim, acho bem legal quando a história passa em lugares que eu conheço. Também há várias referências a pensadores importantes e muitas músicas maravilhosas (prometo que dessa vez vou trazer a playlist do livro para vocês, juntamente com a de Sonhei Que Amava Você).

A diagramação está linda e delicada, seguindo o padrão do livro anterior da autora pela Valentina. Corações no início do capítulo e uma pequena frase mostrando um pouco dos pensamentos da Belinda, acima de cada página há uma câmera fotográfica. A revisão está excelente, não lembro de ter encontrado erros de revisão. Achei a ideia da capa genial, ela tem tudo a ver com a história, e o comentário da Chris Mello combina perfeitamente com o conteúdo do livro.


Com uma ambientação maravilhosa, diálogos inteligentes e personagens bem construídos, Escândalo é um romance da vida real, nos mostrando que devemos ser protagonistas de nossas próprias histórias e acreditar que podemos ter o nosso final feliz. Será que Belinda terá o dela!? É só ler para descobrir.

"Sorria. Sorria todo o dia. Sorria agora, hoje e aqui. Sorria. [...] A vida é mágica, ela nos surpreende e nos lembra que sorrir faz bem, sorrir salva e não é crime, sorrir liberta e aproxima, apaga dias ruins e nos trás a sensação de voar. [...] Nenhuma realidade engessada resiste a você sorrir no meio da dificuldade e acreditar que pode mudar para melhor o que andou pensando. A vida pode ser muito maior do que qualquer ontem, e talvez você sorria como nunca aconteceu antes e se sinta muito feliz."



Para quem é do Rio de Janeiro, haverá o lançamento de Escândalo no dia 31/10 às 16h na Saraiva Megastore do Rio Sul. Para confirmar a presença é só acessar a página do evento no Facebook (aqui). Nos vemos lá!! 

17 comentários:

  1. Da Tammy eu só li Garota Replay que gostei muito. Tenho vários outros livros dela e pretendo ler em breve. Escândalo eu fiquei um.pouco incomodada com essa capa que parece uma capa de revista. Mas espero que goste da estória. Bjs

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani, a ideia da capa é ser realmente uma capa de revista e tem tudo a ver com a história, por isso a achei tão genial.

      Excluir
  2. Olá, comecei recentemente a ler mais sobre a recente literatura brasileira e gosto muito quando os autore smisturam essas regionalizações sabe? Mostrando outras partes do país que, por sinal, é grande demais.
    No começo do livro falam um pouco do interior do mato grosso do sul? OU fica mais focado no RJ dps?

    Beijos.

    Kamylla Prado.
    Vidaemserie.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Kamylla, tudo bem? Só o início do livro se passa em Ladario, cidade do interior do Mato Grosso do Sul, depois ela vai pro Rio e é onde acontece a história, mas mostra diversos lugares, não sou na capital do Rio.

      Excluir
  3. Já tenho um livro da autora na estante e esse é mais um que pretendo ter :D
    Amei a capa e a sinopse me deixaram bastante curiosa...
    Sua resenha esclareceu alguns pontos e gostei da sua opinião sincera à respeito do casal não ter química...
    Pretendo ler sem grandes expectativas agora e sei que isso será melhor :)

    Abraço e Bons Livros,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
  4. Não li nada da autora ainda, isso porque comecei a me interessar mais pela literatura nacional esse ano e apesar de a primeira vista Escândalo não aparentar ser um romance do "meu tipo", sua resenha conseguiu me deixar curiosa e ver a história um pouco mais a fundo. Belinda parece ser uma protagonista carismática e acho que gostaria dela.
    Adorei a resenha e darei uma olhada nos outros livros da autora.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Oi Rafaella, eu não conhecia o livro ainda mas com a sua resenha fiquei bem curiosa, eu nunca li nada da autora e sempre tive muita vontade pelo que todos falam muito bem dela. Sério, amei a trama desse livro, tenho certeza que irei amar a leitura!

    Beijos

    http://www.oteoremadaleitura.com/

    ResponderExcluir
  6. Oi, flor!
    Gostei de saber que esse livro é tão bom quanto os comentários que li a respeito da autora. Parece ser uma boa leitura, com uma boa mensagem... Gosto quando acabamos refletindo sobre nossas vidas a partir de uma personagem.

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  7. Olá!
    Já vi algumas indicações de leitura sobre esse livro, mas ainda não cheguei a ler. Parece ser uma obra bem interessante e divertida.

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Olá, tudo bem?

    Achei a ideia da capa desse livro algo genial. Quando vi as imagens na época do lançamento achei que era de algum tipo de revista que a editora estava publicando, mas quando vi que era um livro, adorei a ideia. Gostei de saber que a personagem principal é autêntica, mas é uma pena que ela tenha exagerado um pouco na quantidade de reclamações. Infelizmente, apesar de tudo, esse estilo de livro não é para mim, mas não excluo a possibilidade de um dia ler.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor

    ResponderExcluir
  9. Eu também ainda não li nada da autora. Achei muito interessante a capa, lembra muito uma revista de fofoca. Mas a trama em si não me chamou muito atenção. Mas algo que você falou, da ambientação se passar no Rio de Janeiro isso é bem legal. Adoro livros ambientados no Brasil.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oláá
    Primeira vez que vi esse livro na livraria fiquei até confusa haha achei muito legal a ideia da capa e adorei o enredo, espero poder ler em breve e gostar, sua resenha ficou ótima

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi Rafaella.
    Muito boa sua resenha.
    Nunca li nada da Tammy, mas já acompanhei várias resenhas dos livros dela. Fico curiosa com a leitura. A capa ficou bem diferente e chamativa hehehe

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oii gente eu achei a capa desse livro genial!!! Eu ganhei ele atraves do skoob e estou doida para ler uma vez que não li nada da Tamy ainda.
    A sua resenha é a primeira que eu leio do livro e me apaixonei!!!

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  13. Ola Rafa lindona gostei muito da premissa do livro e da volta do amor do passado de Belinda, espero que ela tenha um final feliz após alguns sofrimentos. A capa do livro foi inovadora adorei. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  14. Oie!!!
    tenho muita vontade de ler alguma coisa da Tammy, achei a premissa de Escândalo super interessante.Vamos vê se consigo lê-lo em breve.
    bjs

    ResponderExcluir
  15. Olá

    Quero ler esse livro, acho a premissa interessante e já li outro livro da Tammy e curti a escrita dela, quero ver como ela se saiu nesse livro.


    Bjss

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...