Resenha #38 - Alma? (Gail Carriger)

| |

Título original: Soulless
Série: O Protetorado da Sombrinha #1
Editora: Valentina
Ano: 2013
Tradução: Flávia Carneiro Anderson
Páginas: 308



Alexia Tarabotti enfrenta uma série de atribulações sociais, quiproquós e saias justas (embora compridíssimas) em plena sociedade vitoriana. Em primeiro lugar, ela não tem alma. Em segundo, é solteirona e filha de italiano. Em terceiro, acaba sendo atacada sem a menor educação por um vampiro, o que foge a todas as regras de etiqueta.                                  
E agora? Pelo visto, tudo vai de mal a pior, pois a srta. Tarabotti mata sem querer o vampiro ― ocasião em que a Rainha Vitória envia o assustador Lorde Maccon (temperamental, bagunceiro, lindo de morrer e lobisomem) para investigar o ocorrido.                                                                                                                 
Com vampiros inesperados aparecendo e os esperados desaparecendo, todos parecem achar que a srta. Tarabotti é a responsável. Será que ela conseguirá descobrir o que realmente está acontecendo na alta sociedade londrina? Será que seu dom de sem alma para anular poderes sobrenaturais acabará se revelando útil ou apenas constrangedor? No fim das contas, quem é o verdadeiro inimigo, e... será que vai ter torta de melado?                                                                                                                                                                                     
Uma das séries de Steampunk mais cultuada do mundo.


Alma? foi minha primeira experiência com livros do gênero Steampunk e não poderia ter começado por um livro melhor. Para quem ainda não sabe, steampunk é um subgênero da ficção científica, em que temos obras retratadas no passado, mas que possui elementos futurísticos e tecnológicos. Em uma Londres Vitoriana, no século XIX, com muitos vestidos de tafetá, anáguas, saia justíssimas, carruagens e sombrinhas, mas também dirigíveis, e máquinas do mais variados tipos, a história desse livro acontece.

Alexia Tarabotti é uma solteirona de 26 anos, ela já é praticamente um caso perdido para sua família, já que ela não está perto de se casar. Além disso, ela possui uma condição que não é conhecida por muitos, ela não possui alma. Essa sua condição anula os efeitos sobrenaturais de outros seres, como vampiros e lobisomens.

Logo no início do livro, ela está em um baile da sociedade londrina, na biblioteca, quando um vampiro aparece e tenta atacá-la. Por causa de sua condição, o vampiro não consegue mordê-la e Alexia acaba matando o vampiro com sua sombrinha. Entretanto, nessa sociedade os vampiros vivem sobre estreitas regras, eles não saem se alimentando de humanos no momento que querem. Além disso, eles não costumam ser encontrados sozinhos e não vestidos do jeito que aquele estava. Pior ainda, ele não conhecia a condição de Alexia. Por causa de todos esses fatores, ela e o Lorde Maccon, que foi chamado para investigar o caso, percebem que algo está errado.

Alma? é um livro muito divertido de se ler. Alexia é uma personagem extremamente engraçada com sua sombrinha inseparável. Ela é uma solteirona, mas não está triste com sua situação e faz o que bem entender, não se importa com o que é considerado certo ou errado nessa época. Com a pele um pouco mais morena do que o normal, por ser filha de italiano, e o nariz um pouco grande, ela não está exatamente dentro dos padrões de beleza para a época, mas ela não se preocupa com isso. Achei ela bem a frente do seu tempo, é é uma personagem bem determinada e corajosa, além de ser bastante sincera em alguns momentos, e não acha que sua felicidade depende de um homem.

 Já o Lorde Conall Maccon, um lobisomem, conde e chefe do DAS (Departamento de Arquivos Sobrenaturais) é o alfa de sua alcateia. Ele é temperamental, bagunceiro, em alguns momentos bem rabugento, mas ele é lindo e inteligente. Já falei que ele é lindo? e mais ainda mais quando fica nu logo depois de uma transformação. Logo no início vemos que ele anda adquirindo uma certa admiração pela srta. Tarabotti e isso vai dar em bastante confusão.

Com uma linguagem simples, mas que em alguns momentos você se depara com termos da época em que se passa o livro, vamos acompanhando a aventura da Alexia e do Lorde Maccon para descobrir o que está acontecendo. Vampiros errantes estão desaparecendo, enquanto novos estão surgindo, assim como lobisomens também estão sumindo. Além de tudo isso, algo totalmente diferente está perseguindo Alexia. Algo muito grande e perigoso está acontecendo, e eles terão que descobrir, antes que mais pessoas, lobisomens ou vampiros se firam.

A história do livro é totalmente envolvente, e mesmo com os capítulos grandes, você não sente as páginas passarem. Adorei a sociedade londrina na época, com todos aqueles vestidos e saias compridas e carruagens. Também adorei as inovações tecnológicas, como dirigíveis e os mais diversos maquinários. Mais o que eu mais gostei foi conhecer os vampiros e os lobisomens desse livro. A autora conseguiu criar toda uma nova organização desses seres, mas mantendo algumas das características que já conhecemos. Adorei a forma como eles se organizam e se comportam, como se alimentam e se reproduzem. Além disso, mostra sobre como ocorre a transformação de humano a vampiros ou lobisomens, e nem sempre essa transformação ocorre com sucesso. Também existem fantasmas no livro, mas não aparecem muito. Outra coisa interessante é que existem humanos que são "seguidores" dos vampiros e dos lobisomens, eles são denominados de uma forma bem interessante e são bem leais aos seus mestres.

Além da Alexia e do Lorde Maccon, outro personagem que preciso destacar é o Lorde Akeldama, ele é um vampiro errante e extremamente divertido, adorei o senso de humor dele. Os outros personagens também são muito bem construídos, cada um com suas características únicas, me diverti com a Ivy, amiga de Alexia, e seu gosto duvidoso para chapéus; o professor Lyall, o beta em comando, também é bem divertido e tem uma ótima sagacidade; e não posso deixar de mencionar o Biffy com o seu senso de moda e como gosta de admirar o Lorde Maccon.

O livro é narrado em terceira pessoa, o que é ótimo, pois dá uma visão bem ampla da história. A diagramação está ótima, com fonte simples e de tamanho agradável para a leitura. Os capítulos são grandes, mas com essa narrativa deliciosa nem se percebe. Em cima de cada página há um polvo com o número da página, e esse polvo é bastante importante e ficamos loucos nos perguntando o que significa. Não lembro de ter encontrado erros de revisão. Um belíssimo trabalho da editora Valentina.

As cenas finais são eletrizantes e eu fiquei com os olhos grudados nas páginas  para saber o que iria acontecer. Em alguns momentos eu fiquei desesperada por algumas coisas que eu pensei que fossem acontecer e torcendo para a Alexia conseguir sair disso e resolver tudo. Estou doida para dar continuidade a série, e que bom que já tenho Metamorfose? em mãos.

Com personagens bem construídos e bem caracterizados, cenários bem descritos e diálogos bem humorados e em alguns momentos bem sarcásticos, o livro é uma ótima pedida para quem gosta de fantasia sobrenatural, mistérios e por que não? romance também. Há cenas do dois que são memoráveis e extremamente divertidas. Com certeza é uma série que recomendo muito, muito, muito. Se divirtam com as aventuras de Alexia e sua fiel sombrinha o jeito de lobo alfa do Lorde Maccon.

A resenha ficou enorme e não consegui colocar tudo o que eu gostei nesse livro, então recomendo que leiam e tirem suas próprias conclusões.





Essa resenha atende ao:
*2015 Reading Challenge - Tema 11: Um livro com uma única palavra no título






34 comentários:

  1. Oi Rafa!
    Sabe que mesmo com todas as resenhas positivas, este livro não me atrai. Essa é uma série da Valentina que não me instiga a conhecer e exatamente pelo meu preconceito com as capas. ACHO ELAS HORRIVEIS D: Já vi outras resenhas tão entusiasmadas quanto a sua, mas infelizmente, vontade para pegar e ler, nunca apareceu. A Alexia parece ser uma personagem muito envolvente, mas no momento não. Estou um tanto saturado de sobrenatural. Quem sabe se uma nova edição vier.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  2. Oi Rafaella,
    Poxa eu não conhecia Steampunk e gostei desse estilo, também não conhecia o livro, caramba... parece ser muito bom

    ResponderExcluir
  3. Oi Rafaella, tudo bem?
    Eu tenho muita curiosidade de ler essa série, porque já me falaram que é muito boa! E eu adoro histórias sobrenaturais e com umas pitadas de romance, então creio que iria gostar desse livro.
    Acho ótimo que os personagens sejam bem construidos, pois isso é algo que sempre aprecio em minhas leituras.


    Beijo :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  4. Gente sou apaixonada por esse livro, essa série, essa autora, tudo! Os personagens são simplesmente maravilhosos, o enredo se desenvolve de uma forma linda e tudo se encaixa tão bem que não tem como largar. Amo/Sou Gail.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Eu ainda não li esse gênero steampunk, mas vi que ele parece ser ótimo por ter essa mescla de se passar no passado e ter elementos futurísticos! O que eu mais gostei no livro foi saber que ele envolve vampiros, deixando a leitura bem diferente!

    ResponderExcluir
  6. Olá.
    Não conhecia esse gênero e já quero ler pra ontem rsrs.
    Só imaginando como deve ser muito bom um livros desses.
    Adoro romance, com fantasia, suspense deve ser mara mesmo.
    Adorei sua resenha!

    http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Olá, tudo bem?

    Achei essa série mega original, pois são poucos os livros que misturam steampunk com sobrenatural, ainda mais uma criatura criatura tão original quanto a protagonista, que é desalmada HAHAHA Ivy realmente é muito engraçada e me peguei rindo várias vezes quando a Ale descrevia a forma que ela se vestia e as ideias malucas dela para conseguir marido. Gostei de Lorde Maccon, mas por razões diferentes da sua. Ele tem um desenvolvimento de personagem muito grande no segundo livro. Adorei que você adorou o livro HAHA

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Estou loooooouca para ler esse livro, desde seu lançamento!!!
    Mas ainda não tive a oportunidade =(
    A Alexia parece ser superdivertida e pra frente, que não se deixa ser passada por cima, sabe, ninguém a magoa, ela é ela!!
    E o lorde Maccon parece ser bonitão e diferente mesmo, rsrs =)
    me deu curiosidade mais ainda para ler e saber sobre a transformação dele kkkkkkkkkkkk
    bjãoo

    ResponderExcluir
  9. Oi Rafinha, sua linda, tudo bem?
    Ah, você também se rendeu ao meu lobisomem preferido!!!!! Esse livro, é super divertido, a história é super original!!!! Eu te entendo perfeitamente quando diz que tem tantas coisas para dizer, pois também adorei!!!!!! Estou mega curiosa para ler Inocência?. Você não sabe o que te espera em metamorfose?. Sua resenha ficou ótima!!!!!
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi, Rafa.

    Não me fale de resenha enorme, eu sofro com isso. Gosto de fazer resenhas menores, mas as vezes simplesmente não dá. Eu já li de Steampunk Circo Mecânico da Dark Side. Todos esses elogios para Alma? Só me fazem ficar mais animada com essa leitura. Acho que agora que a editora terminou de lançar todos irei arriscar a leitura. A resenha ficou ótima.

    Beijos.
    Visite: Paradise Books BR

    ResponderExcluir
  11. Oi!
    Já tinha ouvido falar desse livro, mas nunca tive muita curiosidade para ler. Gosto desse tipo de enredo, mas ainda falta algo pra chamar minha atenção e fazer com que queira ler.
    Gostei bastante da resenha =)

    Bjs,

    http://www.amigadaleitora.com/

    ResponderExcluir
  12. Oi Rafa, tudo bem?
    Não sei o motivo mas não consigo me interessar por esse livro. Minha amiga leu e adorou e como sempre vejo resenhas positivas em relação a série, ainda não exclui a possibilidade de fazer essa leitura um dia. Bom saber que você curtiu a leitura também.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  13. Oie!
    Lembro que esse livro causou o maior burburinho na época do lançamento.
    Li muitos elogios, mas não é um estilo que desperta minha curiosidade...
    Bj!
    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Pow eu nunca li algo na temática do Steampunk ms acho bem interessante. tendo em conta a história e tudo que vc disse eu acho que vou gostar da leitura.
    só n gosto muito da capa =/
    o fato de ser apaixonada por criaturas sobrenaturais ajuda muito ter vontade de ler esse livro <3
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  15. Amo demais essa série, que bom que ela ganhou mais uma fã! =) A Alexia é ótima, adoro o fato dela cuidar da própria vida sem se preocupar com o que os outros pensam. Eu normalmente tenho problemas com vampiros e lobisomens, mas nesse livro não tive problema nenhum, eles ficam diferentes quando vivem em sociedade... rs... e até eu suspirei pelo Lorde Maccon! Se o final desse te deixou louca para continuar lendo, estou muito curiosa para saber o que o final de Metamorfose? vai fazer com você... hahaha...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  16. Oi Rafa, tudo bem???

    Acabei de falar que essa temática não me interessava muito para a leitura... porém lendo a sua resenha lembrei desses livros... eu fiquei curiosa para conhecer essa história... Alexia parece ser bem peculiar e totalmente a frente do seu tempo como disse... gostei da premissa parece que tem um lado investigativo também... e eu gosto disso... Xero!

    ResponderExcluir
  17. Assim... confesso que realmente o enredo doo livro parece ser bem rico, super bem construído e também o gênero steampunk super me chama atenção, mas... vampiros? Tô fora! Não curto muito, não :/

    Bjs!

    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  18. Ai mas que capa feia. Para mim Alexia parece uma chata e que bom, pois assim nada me deixa interessada pelo livro. Esse eu passo com certeza. E olha que eu doro histórias de sobrenaturais, mas mesmo com a sua resenha apontando tão bem o livro, acho que ele não é pra mim.

    ResponderExcluir
  19. Só digo uma coisa: se prepara para o final de Metamorfose? hahahaha
    Eu pireeeei. Não conheço uma pessoa que nao tenha surtado com ele.
    Alma? é um livro encantador, você não sabe como fico feliz de ver mais uma pessoa se apaixonando por essa série <3
    A forma como a autora mistura os elementos de romance de época, aventura, sobrenatural.. E os protagonistas são um amor! Você destacou bem o melhor deles.

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  20. Oi Rafa.
    Adoro a Alexia, ela é uma personagem singular e marcante, ri horrores com ela, também achei essa proposta de seres sobrenaturais convivendo civilizadamente com seres humanos bem original.
    Só que foi através desse livro que descobri que steampunk não funciona comigo, e apesar da narrativa fluida e dos personagens bem caracterizados não me animei a ler a continuação.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  21. Oi Rafa,
    este livro é divo, com certeza. A leitura flui tanto que quando vê estamos no final e ansiando por mais. Mas destacar Alexia com sua tiradas e língua solta é o que torna este livro único e diferente dos demais. Eu amo Alexia, e até bateu aquela saudade. rs
    E adicionar elementos os steampunk, com uma época vitoriana, mais elementos sobrenaturais, foi uma jogada perfeita da autora. Ela soube exatamente dosar tudo e deixar incrível a quem lê.

    Beijokas Ana Zuky
    SA Revista

    ResponderExcluir
  22. Não sou nada chegada a histórias com vampiros, mas essa me atiçou a curiosidade de um jeito que olha... Parece ser muito divertida, e Alexia parece uma personagem muito segura de si. Já gostei dela.
    E o que será que esse polvo tem a ver com tudo? Curiosíssima, Rafa!
    Já estava na lista de desejados há algum tempo :)

    Beijo!

    ResponderExcluir
  23. Oi, Rafa. Escreveu essa resenha totalmente empolgada hein? hahaha Confesso que não gosto muito de livros com vampiros, lobisomens, etc. Mas por esse se passar no século XIX eu fiquei bastante curiosa.
    Uma dica que eu gostaria de te dar, é se você poderia destacar algumas quotes nas suas resenhas. Ia ficar legal.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  24. Estou louca para ler essa série, Alexia parece o tipo de personagem que eu definitivamente vou gostar! Haha! Estava esperando o lançamento dos tres livros, e bem, agora estou esperando dinheiro, para comprar e poder ler haha! Mas sua resenha so me deixou mais animada! Afinal, quanto estrago uma sombrinha pode causar? Hahaha! Acho que, com essa série, steampunk vai me conquistar <3

    ResponderExcluir
  25. Ah... mais uma das tantas séries que quero tanto ler.
    Essa série parece ser incrível!
    E pra mim é uma mistura perfeita. Londres, vampiros, lobisomens e vestidos de época.
    Tudo que eu amo! *-* hahaha Preciso mesmo ler esse livro. Urgente!

    Beijinhos!
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  26. MEU DEEEUUSSSS To doida para ler esse livro <3 To igual doida tentando achar alguém para trocar. Me chama a atenção o gênero da história e, claro os personagens. Doida para conhecer a Alexia e me deliciar com a história.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  27. Oie
    Faz tempo que já vejo essas capas em blogs e nas lojas online e sempre quis conhecer um pouco mais da história.Eu imaginava tudo mas nunca pensei que fosse uma história que envolvesse vampiros e lobisomens,não sou 100% atraida por esse tema mas pelo fato de ser um steampunk e eu nunca li nenhum fiquei bem interessada,ainda mais por saber que há continuações.

    ResponderExcluir
  28. eu gosto de livros de epoca, ainda mais com seres mitologicos esse livro por exemplo me lembra um pouco a serie as peças infernais.

    ResponderExcluir
  29. Ah, às vezes é inevitável a resenha ficar maior, principalmente quando amamos o livro e queremos colocar tudo o que sentimos. hehe
    Eu quero muito ler Alma?. Adorei esse cenário de uma Londres vitoriana (até porque amo Londres hehe). E o toque de humor do livro me motiva e muito a querer lê-lo! Espero poder fazer a leitura em breve. :)

    ResponderExcluir
  30. Eu preciso dizer que sou completamente fascinada por essas capas! Todas elas são tão detalhadas, tão caprichadas, que acaba sendo impossível não babar! Além disso, acho a sinopse extremamente instigante, e acho que a premissa da série é muito criativa. Apesar de nunca ter tido contato com o gênero, confesso que fico com muita curiosidade para ler esses livros.

    ResponderExcluir
  31. Tenho a 'prova' desse livro, parece ser bem bacana. Gosto de livros com boas descrições, os personagens e a história também chamou bastante minha atenção!

    ResponderExcluir
  32. Oi, Rafa!
    Eu sou bem curiosa para ler O Protetorado da Sombrinha só por saber do gênero, que é um que estou louca para conhecer, mas não pelas capas. Elas são bizarras, olha... Eu não curto nem um pouco e se não tivesse lido resenhas provavelmente passaria bem longe da série. Enfim, pretendo comprar em breve. Adorei sua resenha!
    Com carinho,
    Celly.

    Me Livrando: Livre-se você também!

    ResponderExcluir
  33. Oi, Rafa.
    Noooooossa, agora estou morta de vontade de ler esse livro! Eu gosto muito do estilo Steampunk, apesar de nunca ter lido um livro do gênero (ou já? Eu nunca sei qual se classifica como steampunk e qual não, rs). Eu recebi vários marcadores desse livro, mas não tinha lido nem a sinopse dele... Ai se arrependimento matasse, rs. Definitivamente vai para a lista!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  34. Definiivatmente vai pra lista de leituras obrigatorias. Parabéns belissima resenha muto bem escrita

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...