[Especial] Livros sobre mentiras

| |

Oi gente, como estão? 

Hoje é dia 1º de Abril (Dia da Mentira) e aí, já caíram em muitas mentiras hoje!? Hahá, tenho o costume de não acreditar em nada no dia de hoje, assim evito cair em alguma. Pensando nisso e também por nesse mês eu ter que ler um livro sobre mentiras no Desafio Literário Skoob 2015 que eu participo, resolvi fazer uma lista de alguns livros que tenham mentira ou falsidade no seu enredo.


1. Mentirosos (E-Lockhart)



Os Sinclair são uma família rica e renomada, que se recusa a admitir que está em decadência e se agarra a todo custo às tradições. Assim, todo ano o patriarca, suas três filhas e seus respectivos filhos passam as férias de verão em sua ilha particular. Cadence - neta primogênita e principal herdeira -, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat são inseparáveis desde pequenos, e juntos formam um grupo chamado Mentirosos.

Durante o verão de seus quinze anos, as férias idílicas de Cadence são interrompidas quando a garota sofre um estranho acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, depressão, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos. Toda a família a trata com extremo cuidado e se recusa a dar mais detalhes sobre o ocorrido… até que Cadence finalmente volta à ilha para juntar as lembranças do que realmente aconteceu.

Esse será o livro que lerei no Desafio. Estou bem animada e com altas expectativas, pois toda a resenha que eu leio dele só fala coisas positivas. Espero não me decepcionar.


2. Garota Exemplar (Gillian Flynn)


Na manhã de seu quinto aniversário de casamento, Amy, a linda e inteligente esposa de Nick Dunne, desaparece de sua casa às margens do Rio Mississippi. Aparentemente trata-se de um crime violento, e passagens do diário de Amy revelam uma garota perfeccionista que seria capaz de levar qualquer um ao limite. Pressionado pela polícia e pela opinião pública – e também pelos ferozmente amorosos pais de Amy –, Nick desfia uma série interminável de mentiras, meias verdades e comportamentos inapropriados. Sim, ele parece estranhamente evasivo, e sem dúvida amargo, mas seria um assassino? Com sua irmã gêmea Margo a seu lado, Nick afirma inocência. O problema é: se não foi Nick, onde está Amy? E por que todas as pistas apontam para ele?

Comecei a ler Garota Exemplar mas achei os protagonistas muito chato e acabei abandonando a história, como eu também não sou exatamente fã de romances policiais isso não ajudou muito. Mas pelo que eu li o Nick conta muita mentira e é extremamente evasivo.


3. Confesso Que Menti (Justine Larbalestier)



Micah Wilkins é uma mentirosa compulsiva. Para ela, mentir é tão natural quanto respirar. Por isso é preciso prestar muita atenção a seu relato e desconfiar de tudo o que ela disser. Por que ela mente? É um segredo que envolve o outro. Tudo começou quando ela nasceu com a doença da família. E desde então Micah criou um labirinto de mentiras para manter todos afastados da única e terrível verdade. Mas quando seu namorado Zach é encontrado morto em circunstâncias violentas e misteriosas, o comportamento nada confiável da menina a transforma na principal suspeita do crime. Agora, para desvendar essa trama e provar sua inocência, Micah Wilkins promete contar apenas a verdade e nada mais que a verdade.

As opiniões desse livro não são muito positivas, mas acho a sinopse interessante. Parece ser aquele tipo de livro que você nunca sabe se a protagonista está falando a verdade ou mentira. E isso pode ser realmente bem frustante. 


4. Antes de Dormir (S.J. Watson)



Todas as manhãs, Christine acorda sem saber onde está. Suas memórias desaparecem todas as vezes que ela dorme. Seu marido, Ben, é um estranho. Todos os dias ele tem de recontar a vida deles e o misterioso acidente que tornou Christine uma amnésica. Encorajada por um médico, ela começa a escrever um diário para ajudá-la a reconstruir suas memórias mas acaba descobrindo que a única pessoa em quem confia talvez esteja contando apenas parte da história.






5. Preces e Mentiras (Sherri Wood Emmons) 




Quando Bethany, de 7 anos, conhece sua prima de 6 anos, Reana Mae, é o começo de uma relação desajeitada que salva ambas de uma solidão profunda. Todo verão, Bethany e sua família vão de Indianapolis para West Virginia’s Coal River Valley. Para a mãe de Bethany, essas viagens até lá a lembram de sua infância pobre e composta por minas de carvão, um lugar do qual ela desejou escapar. Mas seus amados familiares e a amizade de Bethany e Reana Mae continuavam trazendo lembranças.
                                                                                            Mas conforme Bethany cresce, ela percebe que a vida nessa comunidade pequena e unida não é tão simples quanto pensava... que as cabanas na beira do rio, que guardam muito da história de sua família, também geram fofocas escandalosas... e aqueles mais próximos a ela guardam segredos inimagináveis. No meio das florestas densas e da beleza silenciosa do vale, esses segredos estão finalmente sendo revelados, com uma força suficientemente devastadora para acabar com vidas, fé, e a conexão que Bethany pensou que duraria para sempre.



Então, o que acharam da lista? Já leram algum desses? Sei que tem alguns outros que tem a mentira fortemente presente, mas quis mostrar apenas alguns. Tem alguma outra dica de livro que fale sobre mentira? Diz aqui nos comentários.











30 comentários:

  1. Não li nenhum desses livros até agora mas Mentirosos e Garota Exemplar já estão na minha wish list e pretendo comprá-los assim que eu ver uma promoção que valha a pena.
    Essa capa de Confesso que Menti é muito esquisita o.O

    Adorei o post e saber mais sobre os livros.
    Beijos,
    Gaby.
    http://umaleitoravoraz.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Aquele prazer de dizer... EU CONHEÇO TODOS OS LIVROS CITADOS, HAHA! Mas não li nenhum ._. E quero ler todos, em exceção de Confesso que Menti, pois esse não me chama atenção :v

    Assisti Garota Exemplar e amei! Tô doido pra ler o livro :3

    Bjs!

    http://leiturasilenciosaoficial.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  3. Dentre esses livros, eu li Garota Exemplar, e MEU DEUS! Um livro super impactante, deixando o leitor muito ansioso, fazendo com que cada capítulo do livro seja devorado! Eu gostaria de ler Mentirosos, pois nele contem um elemento que eu adoro em um livro: Mistério!

    ResponderExcluir
  4. Nossa, nem tava lembrando que hoje é o dia da mentira rsrs Achei bem bacana e diferente a abordagem do blog sobre o tema .. Ainda não li nenhum dos livros , mas particularmente fiquei apaixonada pelas capas do "Garota exemplar" e "Confesso que menti" (sim, sou louca por capas ).. Não gosto muito de muitas mentiras envolvidas , mas com certeza leria , porque leio de tudo um pouco rsrs

    ResponderExcluir
  5. Primeira vez que vejo um post sobre o dia da mentira indicando livros, que criatividade a sua, parabéns, fiz um sobre a Páscoa, passa no blog conferir, adorei suas dicas, desses não li nenhum mas Preces e Mentiras estão na minha pilha de livros a ler...rsrs
    Estou seguindo seu blog!

    Daily of Books

    ResponderExcluir
  6. Não li nenhum da lista, mas me veio na mente um chick lit que eu li "Mentirinhas Inocentes" hahaha

    ResponderExcluir
  7. Oi, Rafaella! Que interessante a sua postagem. Também evito acreditar no que me dizem no dia da mentira. haha Eu também abandonei Garota Exemplar, mas por ter achado o começo cansativo. Pretendo retomar a leitura, principalmente porque dizem que depois desse começo é que a história vai ficando boa! Quero muito ler Mentirosos!
    Bjs

    ResponderExcluir
  8. Ola Rafa ainda não li nenhum desses livros, estou com Mentirosos, ainda não parei para ler e descobrir a grande mentira do livro. Os demais gostei das premissas. Dicas anotadas. beijos


    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  9. Oooi Rafa!!

    No dia 1 eu pensei em fazer um post desse, mas como não li muitos livros nesse estilo, acabei deixando de lado.
    Quero ler Mentirosos e Confesso que menti, li resenhas maravilhosas sobre eles.
    Eu tenho o Garota Exemplar mas não consegui ler ainda :(


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  10. Oi Rafinha!

    Ainda não li nenhum desses livros, mas gostei das indicações! Quero muito ler "Preces e Mentiras" acredito que me tirará da zona de conforto. Mas gostei da proposta dos outros. Sem contar que "Mentirosos" fez muito sucesso no lançamento! Adorei as indicações!

    Beijos
    http://www.estantedarob.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Oi, tudo bom?
    Eu ainda não li nenhum dos livros citados, mas quero muito ler Garota exemplar, parece ser muito bom, e também tenho curiosidade em ler Mentirosos, não me parece ser um grande livro, mas deve ser legal de ler.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  12. Oi Rafa!
    Ahhh, MENTIROSOS <3 To com ele aqui pra ler e não vejo a hora de me aventurar na leitura. Vi tantas resenhas tão positivas. Espero sinceramente conseguir gostar tanto do livro quanto as pessoas disseram ser.
    Dos outros citados, so conhecia Garota Exemplar, mas por ser Thriller, não me chama muito atenção, pelo menos, não no momento.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  13. Oi Rafa,
    Eu já li garota exemplar e o acho fascinante.
    Na minha lista também estão Mentirosos e Antes de Dormir, mas para o desafio lerei Mentiras Genuínas da Nora Roberts,
    bjs
    Luana
    www.blogmundodetinta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  14. ja tinha ouvido falar de garota exemplar mas nao tinha lido, me interessei por ele é uma pena que o nick seja tao mentiroso

    ResponderExcluir
  15. Oi Rafa,

    Da relação que você apresentou já conhecia, mas não li Mentirosos e Garota exemplar, os outros eu não conhecia ainda.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Também estou participando do Desafio do Skoob, Rafaela. Ainda não tinha decidido o livro, e esse teu post acabou me ajudando. Decidi que vou ler Garota Exemplar, comprei quando saiu o filme, mas acabei não lendo ainda. Mentirosos eu já li, você vai adorar, foi um dos melhores livros que li ano passado. Antes de dormir e Preces e mentiras também são livros que quero ler.
    Outro livro que tinha pensado pro desafio foi Segredos e mentiras, já li que ele é muito bom.

    ResponderExcluir
  17. Oi, Rafa.
    Eu também evito acreditar em qualquer coisa que falam no dia primeiro de abril, rs.
    Eu ganhei Mentirosos em um Top Comentarista, mas ainda não tive tempo de ler. Eu assisti o filme de Garota Exemplar e gostei bastante, por isso fiquei louca para ler o livro. E bem... Eu AMO romances policiais, então acho que vou gostar. O mesmo com Antes de Dormir... O filme tem dois atores que eu amo de paixão, o Mark Strong e o Colin Firth, então era praticamente impossível eu não gostar. Sem falar que tem um comentário da minha diva mor Tess Gerritsen na capa, por isso já está na minha lista, rs.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Sim, a sinopse de Confesso que Menti é muito interessante. Mas eu não gostei nem um pouquinho quando li... rs... Dos outros, quero muito ler Mentirosos, vou ver se encaixo nas leituras desse mês, e também tenho vontade de ler Preces e Mentiras.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  19. Oi Rafa.
    Eu não li os outros livros, mas Mentirosos merece ser colocado como primeiro, ele é surpreendente.
    Não li, mas assisti Garota Exemplar e a história é daquelas de deixar a gente de queixo caído.
    Já li resenhas sobre os demais livros, mas admito que não me interessei por eles.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  20. Nunca li nenhum desses mas já conhecia Mentirosos que divulgaram na Bienal no ano passado. To com Garota Exemplar pra ler mas...você já não falou bem aí estou dando um tempo e lendo outras coisas no momento.

    ResponderExcluir
  21. Adorei a lista, acho que tu foi muito criativa na escolha do tema, bem condizente com a época! A maioria dos livros que tu citou eu já queria conhecer, principalmente Antes de Dormir, que eu ainda pretendo ler antes de assistir à adaptação dele, e Mentirosos, que tem uma sinopse bastante interessante. Achei tua lista super completa, e bem diversificada, o que é bastante positivo, já que agrada a todos os leitores!

    ResponderExcluir
  22. Oi Flor, que post legal, dos livros citados só li Garota Exemplar e super indico. Tenho vontade de ler Mentirosos também mas ainda não tive tempo.

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  23. Desses que você citou, conhecia e quero MUITO ler os dois primeiros.
    Garota Exemplar, principalmente.
    Olha, não sei se encaixaria bem como "mentira", mas o Esposa 22 tem mentirinhas e é um livro leve e divertido
    Beijos

    ResponderExcluir
  24. Oi Rafa, tudo bem?? Adorei a postagem.... estou muito interessada em ler Mentirosos.... e assim como você por mais que eu tenha tentado as minhas expectativas ficaram bem altas com relação a leitura dele... Eu tenho aqui Antes de Dormir... que eu troquei em um evento que teve na minha empresa... lembro de ter gostado da sinopse, agora sabendo que fala de mentiras...fiquei mais curiosa... xero!!!

    ResponderExcluir
  25. Da lista já li Mentirosos que não gostei tanto assim e Garota Exemplar que é um dos meus favoritos de 2014!
    Tudo que Motiva

    ResponderExcluir
  26. Oi Rafa!
    Adoro colunas com livros temáticos, também faço no blog, é legal demais ver livros que tratam do mesmo assunto. Garota Exemplar e Mentirosos estão na minha lista, vi muitas resenhas e bons comentários sobre os dois e fiquei curiosa, apesar de nenhum ser dos gêneros que eu realmente costumo ler, estou ansiosa pelos dois. Os outros eu não conhecia, mas pareceram ótimos. Obrigada oelas indicações!
    Beijos

    Paradise Books

    ResponderExcluir
  27. Só conhecia os 2 primeiros e o último, mas os outros me interessaram também, já vou anotar aqui!!!!
    To mais interessada no Mentirosos, porque disseram que a personagem sofre um redenção (gosto disso!).
    E o garota exemplar tb, a história é bacana e esse cara da foto, huuuuuum, nem vou comentar kkkkkk
    bjuus

    ResponderExcluir
  28. Oie!
    Eu li Preces e Mentiras, é muito bom!
    Bj!
    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  29. Eu ainda não li nenhum, mas já assisti garota exemplar e gostei muito. Quer dizer, me senti meio injustiçada no final, mas fora isso achei o filme maravilhoso. Por isso quero muito ler o livro. Também adorei a sinopse de "antes de dormir".

    ResponderExcluir
  30. Oiee
    Mentirosos deve ser um livro bom mesmo,também já vi várias opiniões positivas dele.Já confesso que menti é uma história muito confusa em vários momentos me vi perdida nos acontecimentos.E um livro que você não botou na lista mais eu amo e está cheio de mentiras é o Segredo do meu marido.
    beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...