[Divulgação] II Semana Passarinha de Conscientização do Autismo - Olhe para a pessoa

| |

Oi gente, como estão?

O post de hoje é um pouco diferente. Não sou parceira da Editora Valentina, mas esses dias eu recebi o e-mail da editora e achei muito interessante e gosto de divulgar as coisas que eu acho importante. Trata-se da II Semana Passarinha de Conscientização do Autismo

Como muito de vocês que acompanham o blog há algum tempo, eu simplesmente amo o livro Passarinha, foi uma das melhores leituras do ano passado e virou com certeza um dos meus livros favoritos. A protagonista dele Caitlin é uma criança que possui a síndrome de Asperger e acabou de perder o seu maior porto-seguro, seu irmão Devon. Através de sua forma peculiar de ver o mundo, em preto-e-branco, podemos aprender muito com ela e acredito que se todos olhassem o mundo e as pessoas como ela, o mundo seria um lugar muito melhor de se viver.

Venha saber um pouco mais sobre essa semana de conscientização lendo esse texto que a editora escreveu, alguns comentários de blogs amigos e alguns vídeos. Os créditos das informações e imagens a seguir são da Editora Valentina.




OLHE PARA A PESSOA


Em 2008, a ONU (Organização das Nações Unidas) decretou todo 2 de abril como sendo o Dia Mundial de Conscientização do Autismo (WAAD - World Autism Awareness Day). A data mundial pede mais atenção ao Transtorno do Espectro Autista, que é mais comum em crianças que AIDS, câncer e diabetes juntos.

Em Passarinha, a protagonista é Caitlin, uma encantadora menina de 10 anos, portadora da Síndrome de Asperger, uma das variações do espectro autista. Além de ser um de nossos livros preferidos, é uma obra multipremiada, vencedora do National Book Award, e praticamente todo mundo que leu, se apaixonou. Isso nos motivou a criarmos ano passado uma ação para despertar nos outros a consciência do que é o autismo e quais são suas variações, e assim organizamos a Semana Passarinha de Conscientização do Autismo.

O resultado foi incrível: a participação de nossos Blogs Amigos, da mídia e da sociedade como um todo foi tão legal que resolvemos repetir a dose em 2015. Assim, organizamos a II Semana Passarinha de Conscientização do Autismo, que acontece de 06 a 10 de abril, e queremos convidar você para participar. Leia abaixo os depoimentos de alguns dos Blogs que se encantaram com a história, assista a um vídeo com Kathryn Erskine, autora de Passarinha, gravado especialmente para a ocasião, e confira alguns textos extraídos do livro.


Recado da autora Kathryn Erskine - nossa, que fofa ela é, e ela disse que virá aqui no Brasil ano que vem \o/


Confiram algumas frases que os blogs amigos da Editora Valentina fizeram sobre Passarinha.








Agora confiram alguns quotes do livro:



Então é isso gente. Sei que o post ficou meio grandinho, mas vale a pena ler até o final. Por último eu deixo o aqui o link da minha resenha para que vocês possam ver o que eu achei. Nem preciso dizer que eu recomendo muitíssimo o livro... é aquele tipo de livro que todos deveriam ler.

Por fim vou deixar uma frase que a autora escreveu no final do livro e que mexeu demais comigo: 

Mas de uma coisa estou certa. Se todos compreendêssemos melhor uns aos outros poderíamos fazer um grande avanço para deter a escalada da violência. Todos desejamos ser ouvidos e compreendidos. Alguns de nós se expressam melhor do que outros. Alguns de nós têm problemas sérios e que precisam ser abordados, não ignorados, custe o que custar. Economizar o dinheiro da sociedade é uma farsa se o preço dessa economia é em vidas humanas. As palavras ignorar eignorância têm a mesma raiz. (Katheryn Erskine - pg. 223)


Aqui no Brasil temos a AMA (Associação de Amigos do Autista). Clique aqui para entrar no site e saber mais sobre a história da instituição, sobre os diferentes espectros do autismo e como ajudar. 

Agora sim gente, o post acabou. Espero que tenham gostado do meu recado. E leiam Passarinha!! 














29 comentários:

  1. Rafaella,

    Gsotei muito da sua iniciativa, o autismo é uma situação muito discriminada no Brasil.Conheço uma criança que foi rejeitada pelo pai quando este descobriu e a mãe guerreira criou ele sozinho, tomando conta de tudo. Depois que o menino estava com 6 anos o pai voltou na maior cara de pau pedindo que cuidasse do garoto. Aff! Covardia!
    Posso pegar sua publicação e compartilhar?

    Bjocas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani, é revoltante algumas situações que a gente vê. Claro que pode, a publicação não é minha, é só dar os devidos créditos a editora Valentina.

      Beijinhos

      Excluir
  2. Que lindo isso! Eu to querendo ler esse livro há tempos, mas livro vai, livro vem e eu acabo esquecendo de comprá-lo. Muito bacana a campanha.

    ResponderExcluir
  3. Oi Rafa!
    Poxa, que lindo esse post!
    Eu ainda não li Passarinha, mas vi resenhas e pessoas falando que o livro realmente é muito tocante. Imagino como deve ser dificil para a personagem e para as pessoas que convivem com a doença na vida real.
    Amei mesmo esse post e a campanha.
    Beijos

    Paradise Books

    ResponderExcluir
  4. Oi Rafa, tudo bem?
    Parabéns pela iniciativa! Não conhecia o livro e fiquei bem curiosa.
    Acho muito importante essa conscientização...
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  5. Eu gosto muito de dar todo o meu apoio a projetos assim, sinceramente. Eu acho que esse projeto é muito importante para que as pessoas conhecam mais sobre o autismo e se informem. Achei lindo o post sobre a campanha e super vou apoiar.

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Que coisa linda, Rafa!
    Super bacana a iniciativa da semana de conscientização.
    Já presenciei aulas para autistas cegas e foi muito interessante ver a forma como elas interagem e principalmente, como a professora interagia com elas. É puro amor!
    Acho que foi aqui mesmo que li a resenha de Passarinha e fiquei doida para ler. Agora quero ainda mais. Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Que lindo essa campanha sobre o Autismo! É triste saber que existem pessoas que tem preconceito com os autistas </3 Espero que todos conheçam um pouco mais sobre a doença, porque se informar e conhecer, nunca é demais! Parabéns a todos os envolvidos!

    ResponderExcluir
  8. Oi Rafaella, tudo bem?
    Muito bacana você divulgar um projeto bacana assim! Acho de extrema importância as pessoas conhecerem mais sobre essas doenças.
    Ainda não li o livro Passarinha, mais vontade não me falta, já que parece ser uma linda história. Espero lê-lo em breve.

    Beijão :*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  9. Que projeto lindo. Gosto muito desses tipos de projetos, acho o mundo precisa mais disso, sabe?!
    Quero muito ler esse livro, alias, e me informar mais sobre o assunto. Projeto apoiado!
    Beijos!
    http://www.vivendonoinfinito.com/

    ResponderExcluir
  10. muito bacana esse projeto gostei bastante, vou ler o livro e conhecer um pouco mais sobre a sindrome de asperger.

    ResponderExcluir
  11. Que projeto legal! Com certeza isso precisa ser divulgado, pois todos devem conhecer.
    Eu nunca li o livro, mas está na minha wishlist a um tempão.

    Beijos
    http://ummundochamadolivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oii! Tudo bem?

    Caraca! Eu já queria ler esse livro pela capa, mas não sabia que era voltado a essa temática :o

    Adorei os trechos e, definitivamente, eu preciso desse livro na minha estante *-*

    Bjs!

    Jhonatan | Leitura Silenciosa
    PARTICIPE DO NOSSO TOP COMENTARISTA E CONCORRA A DOIS LIVROS INCRÍVEIS!

    ResponderExcluir
  13. Que bacana a sua iniciativa de compartilhar uma campanha tão importante! Importante na divulgação de mais informações sobre a síndrome e com isso as pessoas percam o preconceito e passem a aceitá-la com naturalidade.

    ResponderExcluir
  14. Ótima iniciativa, não sabia que o livro tratava esse tema, Gostei de saber um pouquinho mais sobre o autismo.

    ResponderExcluir
  15. Já faz um tempinho que li a primeira resenha sobre esse livro e me apaixonei pela história. Daí em diante, toda resenha que leio fico mais e mais interessada no livro. Só não comprei ainda porque não achei na livraria da minha cidade.

    ResponderExcluir
  16. Oiee!

    É o segundo post que leio e comento sobre esta iniciativa, mas adorei, sem dúvidas! Eu não possuo ligação com nenhuma pessoa que viva no espectro autista, mas apoio a causa!
    E sobre o livro, estou MUITO interessada na história e em ler, ainda mais depois desse post lindo! Super curti, parabéns pela iniciativa junto a editora Valentina!

    Beijo!
    http://livrosontemhojeesempre.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Eu tenho um primo autista e é incrível ver como eles podem ser carinhosos e como as pessoas podem ser maldosas com o que não conhecem ou entendem. Enfim... Esta é uma ótima iniciativa! Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Bacana o post, achei bem interessante essa iniciativa da editora bem como o dos blogueiros em divulgar a semana de conscientização do Autismo.

    ResponderExcluir
  19. Oi!
    Muito legal esse post e a iniciativa da editora, vi em alguns blogs essa mesma divulgação e fiquei bastante curiosa para ler o livro, parece ser muito bom.

    Bjs,
    Fernanda
    http://blogimaginacaoliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi!!!
    Ainda não li esse livro, mas tenho muita vontade.
    Meu sobrinho foi diagnosticado como autista e é uma criança maravilhosa.
    Confesso que sei bem pouco sobre o assunto (mesmo meus cunhados ainda estão aprendendo a lidar com a situação).
    Parabéns pela divulgação!!!

    Bjs

    Que legal!!! Gostei da premissa do livro!
    Tomara que dê certo! Quero esse livro pra mim!!!

    Bjs

    www.cladassombras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Passarinha é meu livro preferido de todos os tempo, e essa iniciativa da editora Valentina de fazer uma semana de conscientização e mostrando as pessoas que as crianças com autismos são pessoa únicas e brilhantes é tudo de bom.

    http://coisasdemineira.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Vi essa campanha nas postagens do face e amei!
    Amo ler livros sobre doenças, principalmente as psicológicas.
    Acho superimportante conhecermos mais, aprendermos a lidar, e até admitirmos as nossas limitações e descobrir ajuda!
    Eu li Amy & Matthew recentemente e pude ver que eu realmente tenho toc! Não tão agudo agora, mas já foi terrível!!!!!!
    Então, apoio muito esses livros e que muito ler o Passarinha e outros do gênero.
    bjãooo
    Ana
    elvisgatao.blogspot.com

    ResponderExcluir
  23. Oii.
    Muito lindo isso, está de parabéns, não conhecia esse livro e super vou adorar conhecer o livro e o projeto :D
    Beijos
    www.doceliterario.com

    ResponderExcluir
  24. Oie!
    Muito boa essa iniciativa!
    Bj!
    http://meuhobbyliterario.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Ai que bacana essa iniciativa. Eu ainda não conhecia o projeto, mas achei bem legal. Quem sabe assim, as pessoas não se conscientizem né?! Agora fiquei curiosa pelo livro.

    ResponderExcluir
  26. Oi, Rafa!
    Parabéns pelo post lindo. Muito importante essa divulgação. Eu tenho uma prima que tem um grau elevadíssimo de autismo, por isso sei como pode ser difícil cuidar de uma criança assim, mas no final das contas é muito gratificante. Acho importante essas divulgações, para que as pessoas fiquem mais informadas e deixem de ser ignorantes. Falta muita compaixão no coração alheio (e olha que estou me graduando na área da saúde, então sei bem como é isso).
    Fiquei com muita vontade de ler esse livro, vou colocar na lista.
    Beijos!

    ResponderExcluir
  27. Oiee
    Adorei essa campanha de conscientização da Editora e você fez muito bem divulgando mesmo não estando comprometida com a Valentina.Esse livro parece ser incrível mas não estou em um momento bom pra ler ele então a leitura não seria muito proveitosa.E essas mensagens dos blogs são maravilhosas.

    ResponderExcluir
  28. Muito, muito maneira essa iniciativa. Acho que a maior parte do preconceito vem da ignorância, e por isso é super importante o conhecimento sobre o autismo. Eu, particularmente, tenho uma enorme curiosidade com relação ao livro, porque nunca tive contato com nenhuma obra que trate desse tema. Adorei os quotes, e mais uma vez reforço o meu total apoio a causa!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...