Resenha #59 - Almanova (Jodi Meadows)

| |


Título original: Incarnate 
Série: Incarnate #1
Editora: Valentina
Ano: 2013
Tradução: Ana Resende 
Páginas: 288


Ana é nova. Por milhares de anos, no Range, milhões de almas vêm reencarnando, num ciclo infinito, para preservar memórias e experiências de vidas passadas. Entretanto, quando Ana nasceu, outra alma simplesmente desapareceu... e ninguém sabe por quê.

SEM-ALMA

A própria mãe de Ana pensa que a filha é uma sem-alma, um aviso de que o pior está a caminho, por isso decidiu afastá-la da sociedade. Para fugir deste terrível isolamento e descobrir se ela mesma reencarnará, Ana viaja para a cidade de Heart, mas os cidadãos de lá temem sua presença. Então, quando dragões e sílfides resolvem atacar a cidade, a culpa deverá recair sobre... 

HEART

Sam acredita que a alma nova de Ana é boa e valiosa. Ele, então, decide defendê-la, e um sentimento parece que vai explodir. Mas será que poderá amar alguém que viverá apenas uma vez? E será também que os inimigos – humanos ou nem tanto -- de Ana os deixarão viver essa paixão em paz?
Ana precisa desvendar grandes segredos: O que provocou tal erro? Por que ela recebeu a alma de outra pessoa? Poderá essa busca abalar a paz em Heart e acabar por destruir a certeza da reencarnação para todos?


Almanova é o primeiro livro da trilogia Incarnate. Esse foi o livro que o Alisson do blog Re.View escolheu para mim para o projeto "Tá na estante, não leu? Seu amigo escolheu". Adorei ter participado do projeto e é bem legal ler um livro que um amigo indicou. Obrigada por ter escolhido esse livro para mim Ali, já era um livro que eu queria ler há bastante tempo. 

Em Range, o universo em que se passa a história, há milhares de anos as almas reencarnam, em um ciclo contínuo. As memórias da almas reencarnadas são preservadas, e as pessoas tem as lembranças de todas suas antigas vidas. Entretanto, Ana não reencarnou, e aos cinco anos ela percebeu como isso a fazia diferente das outras pessoas, ao perguntar para sua mãe quem era ela, lhe foi dito que ela não era nada, uma "sem-alma". No dia que Ana nasceu, uma outra alma desapareceu e ninguém entende o motivo disso.



Ana conviveu por dezoito anos sem entender quem ela verdadeiramente era, sendo maltratada pela sua mãe e tratada da pior maneira possível. Além disso, ela se sente verdadeiramente culpada por ter nascido e pela alma que desapareceu. Ela não encontra seu lugar no mundo, e quando ela faz dezoito anos, decide sair em busca sobre quem ela é e o que está fazendo no mundo

Ao viajar para a cidade de Heart e encontrar respostas para sua origem, ela percebe que essa viagem não será fácil, e entre trilhas acidentadas e as Sílfides, criaturas terríveis que queimas as pessoas, ela conhece Sam, que acredita que existe algo bom em Ana e não lhe julga como o resto da sociedade faz.

Adorei a leitura do livro. Adoro fantasia e acho especialmente interessante a ideia da reencarnação. A narrativa é deliciosa, envolvente e rápida, em poucas horas dá para terminar a leitura. O livro é uma ficção e não entra na parte religiosa da reencarnação. Existe um ser superior que os habitantes de Heart acreditam que criou todas as almas e as colocou no mundo, mas isso não é o foco da história.

"Mas, sinceramente, quero acreditar que nós, seres humanos, não estamos sozinhos nisso, reencarnando eternamente num mundo onde dragões, centauros, grifos e pássaros-roca estão sempre tentando nos matar - Ela deu de ombros e olhou nos meus olhos. - Como você, quero acreditar que há um início para tudo isso. Para a vida.

Ana é uma personagem corajosa e determinada, ela quer descobrir quem ela é, e entender o que houve para ter tomado o lugar de outra alma. Entretanto, em alguns momentos ela é grosseira e inconstante e algumas atitudes dela com o Sam me incomodaram um pouco. Eu entendo os motivos dela ser assim, ela passou a vida inteira sendo tratada como lixo pela sua mãe e julgada por todos como culpada pelo que aconteceu, dessa forma, ela tem dificuldade em confiar em alguém que lhe aparece de repente e começa a dizer coisas boas sobre ela. Apesar de entender tudo isso, minha "eu leitora" não pode deixar de se irritar em algumas partes. Entretanto, dá para ver que a Ana é mais do que aparenta e em alguns momentos mostra sua verdadeira força.

O Sam, por outro lado, é um amorzinho. Ele é um personagem inteligente, justo e está sempre disposto a ver o lado bom das pessoas. A forma como ele é paciente com a Ana e passou a lhe ensinar sobre música, amor, confiança e ser quem você quiser ser, foi maravilhoso. Além do mais, ele tem um humor maravilhoso. Entretanto, em alguns momentos, percebemos o quanto ele pode ser frágil e nessas horas eu tive vontade de pegar ele no colo e dizer que nada de mal iria lhe acontecer. O romance entre os dois foi algo bem construído e desenvolvido, foi um amor que eu consegui acreditar. 

" - Você sempre terá a opção de decidir por si mesma quem você é e o que se tornará."

A forma como a autora desenvolveu seus personagens principais, e também os secundários foi muito bom. O universo de Heart e a sua hierarquia foram bem construídos. O que eu mais gostei foi a forma como cada personagem mudava de uma vida para a outra, mas algumas características permaneciam constante. É engraçado ver como um personagem de 14 anos pode ser um dos principais líder da cidade, ou como outros podem morrer sempre da mesma forma, ou amores que duram vidas, e como as partes lidam quando elas renascem em épocas diferentes.

Através da narrativa em primeira pessoa pela Ana, passamos a nos fazer as mesmas perguntas que ela. Quem verdadeiramente ela é? O que aconteceu para ela ter nascido e tomado o lugar de uma alma? Será que ela reencarnará na próxima vida, ou simplesmente deixará de existir. Será que existe um motivo maior para as almas terem sido colocadas para reencarnar a cada vida? Me vi ávida para saber mais a respeito de Ana e sobre Range, mas, esperava mais de algumas respostas e achei o motivo pelo qual algumas coisas terem acontecido "simples" demais. Esperava algo totalmente diferente. Entretanto, estou bastante curiosa para o segundo livro e para ver como algumas situações vão se desenrolar.

A diagramação está perfeita, a cada início de capítulo a folha é um pouco acinzentada com uma borboleta, que tem uma grande importância na história. A revisão está excelente e as folhas são amareladas. Com uma narrativa fluída e envolvente, Almanova é um excelente fantasia que fala sobre amor e sobre encontrar quem você verdadeiramente é, seu lugar no mundo e como cada um tem sua importância nele.  


*2015 Reading Challenge - Tema 17. Um livro recomendado por um amigo.






13 comentários:

  1. Olá eu adooro livros de fantasia, alguém ja me falou dele, agora que o vi aqui na sua pagina lembrei, vou por esse na minha lista fiquei curiosa, bjos.

    http://yuugracindo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Fantasia é um gênero que não li muito e pretendo mudar isso, entre os livros que pretendo ler futuramente do gênero, Almanova está na lista.
    Fico feliz que tenha gostado da leitura e sua resenha me deixou bem curiosa quanto ao mundo onde Ana vive, pois em algumas outras resenhas, não mencionaram tanto assim o mundo criado pela a autora. Reencarnação é um tema interessante, porém, as vezes meio complexo. Por isso ele sempre me deixa curiosa, principalmente quando abordado em livros, mesmo que levemente.
    Ana por sua vez, não sei se é uma personagem que irei gostar ou não. Em parte, ela aparenta ter sofrido muito e creio que isso afetou muito sua personalidade, como dito em sua resenha, o que pode me fazer entender ela em certos aspectos, mas talvez ela me irrite também. Não é a primeira resenha em que dizem que Ana irritou o leitor, nem que seja por um breve momento.
    Apesar disto, minha curiosidade continua intacta e devo ressaltar que a capa desse livro é linda! E pelo visto, por dentro também.
    Se julgar um livro pela capa fosse algo confiável, eu saberia que esse guarda uma história incrível apenas por olha-la.
    Adorei a resenha.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Já ouvi falar muito bem dessa trilogia, mas só depois que li sua resenha foi que pude compreender melhor do que se trata o livro. A autora teve o capricho de fazer todo um universo próprio e fazer a leitura fluir.
    Fiquei bastante curiosa sobre toda a trama, principalmente para saber as respostas de todas as perguntas que são questionadas não só por Ana mas também pelo leitor. É um livro que com certeza vou ler.
    Abçs!!

    ResponderExcluir
  4. Rafa!
    Adoro também leituras de fantasia e com pegada espiritual, porque explica muitas coisas que nem entendemos direito.
    Estou com o livro aqui para leitura e Deus sabe quando poderei fazer., mas quero para logo.
    “Se queres prever o futuro, estuda o passado.”(Confúcio)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  5. Oi, Rafa! Também adorei participar do projeto e a indicação que me fizeram. O Alisson escolheu uma livro muito bem falado para você e eu sei que é um livro que ele gosta bastante também.
    Conhecia nada ou muito pouco sobre Almanova e agora acabei ficando curiosa, não pelo enredo em si mas por essa ideia de reencarnação. Não fiquei com muita vontade de conhecer a protagonista mas sim as outras almas.
    Beijos
    SIL | Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  6. Oi!
    Adoro a capa desse livro, é simplesmente maravilhosa!!
    Achei interessante o foco da historias ser reencarnações mesmo que não se aprofunde muito em questão religiosa!!
    Sou como você tem alguns pontos que mesmo que eu entenda o poque daquilo acabam me irritando da mesma forma!! Outro ponto que você frisou que me chamou a atenção foi que o amor dos dois te convenceu, estão tão cansada de amor a primeira vista!! kkk
    Parabéns pela resenha!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. oi Rafa! Engraçado que na primeira vez que peguei esse livro pra ler empaquei, mas depois de um tempo peguei de novo e fluiu que foi uma maravilha... rs... A Ana realmente tem uns momentos meio intragáveis, mas procurei pensar nos atenuantes... e o Sam é mesmo mega fofo! Também consegui acreditar no amor deles, e estou curiosa demais para saber mais sobre o universo criado pela autora.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  8. Oi Rafa... menina eu tinha uma visão completamente distorcida sobre o enredo desse livro, mas depois que comecei a ler as resenhas - ainda bem que fiz isso - descobri uma história completamente diferente rs... adorei a premissa.... como você disse que eles não detalham a parte da encarnação - que não é o foco falar da religião - eu fiquei bem interessada... pretendo dar uma chance para a leitura... xero!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Olá Rafa, esse livro parece ser muito bom, gostei de saber que mesmo trazendo um tema como reencarnação ele não aborda religião, o que pelo menos para mim é um ponto super positivo, também gostei do romance ter sido bem construído e convincente *--* Espero poder ler essa trilogia em breve.

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  10. Olá, como vai?

    Eu adoro os livros da Valentina, eles sempre trazem histórias diferentes das que estou acostumada. Pelas quotes que você escolheu, fica claro que o livro é bem profundo e com certeza adorarei lê-lo.

    Abraços
    Book Effect ✎

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Gostei muito da resenha!
    Nunca li uma resenha sobre o livro, mas já tinha vista a capa que aliás é muito bonita.
    Achei a história bem diferente, pois não conheço outro livro que trate do mesmo tema.
    Gostei do que foi falado dos personagens, em especial da Ana e do Sam.
    Fiquei bastante interessada em ler o livro.

    ResponderExcluir
  12. Oi Rafa,
    Amei o projeto e fiquei feliz por você ter gostado do livro que o Ali indicou.
    Apesar de gostar de fantasia, não comprei esse livro porque quando lançou criei altas expectativas e fiquei com medo de me decepcionar, como já tem o segundo livro, vou colocar "Almanova" na lista de desejado, para conhecer esse mundo e a sua hierarquia.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...