Resenha #58 - Destino Mortal (Suzanne Brockmann)

| |


Título original: Born to Darkness
Série: Destiny #1
Editora: Valentina
Ano: 2014
Tradução: Renato Motta
Páginas: 536


Expulso de um grupo de elite de forma desonrosa, o ex-Navy SEAL Shane Laughlin está com seus últimos 10 dólares no bolso quando, finalmente, consegue um emprego para participar de um programa de testes no Instituto Obermeyer (IO), uma fundação de pesquisas e desenvolvimento desconhecida do grande público e que trabalha com atividades secretas.
Logo, Shane descobre que existem certos indivíduos que têm a habilidade única de conseguir acesso a regiões inexploradas do cérebro, com resultados extraordinários, incluindo telecinesia, força sobre-humana e reversão do processo de envelhecimento. Conhecidos como Maiorais, essas raras figuras são criadas ou recrutadas pelo IO, onde, rigorosamente treinadas com o auxílio de técnicas ancestrais, conseguem cultivar seus poderes e usá-los de forma responsável.                                                                                                                                                                                  
No entanto, nas profundezas da segunda Grande Depressão dos Estados Unidos, onde o abismo social entre os que têm muito e os que não têm nada ameaça a ordem de forma definitiva, ricaços imprudentes descobriram uma alternativa sedutora na forma de um novo produto: Destiny. Trata-se de uma droga de fabricação quase artesanal, capaz de transformar qualquer pessoa num Maioral, além de oferecer a atração especial de garantir a juventude eterna para o usuário.                                                                                                 
O cartel sinistro conhecido como a Organização começou a produzir Destiny em larga escala, e a demanda pela droga se tornou epidêmica. Poucos, porém, sabem do verdadeiro perigo da nova droga, e são ainda em menor número os que detêm o segredo sujo do ingrediente crucial para a fabricação da substância.
Michelle “Mac” Mackenzie é uma das poucas que conhecem toda a verdade.

Livro enviado em parceria com a Editora Valentina para resenha 



Falar desse livro é complicado, pois qualquer detalhe pode ser considerado um spoiler. Dessa forma, não vou me deter muito no enredo, já que a sinopse está bem completa. Então, deem uma lida nela e venham conferir o que eu achei desse livro.

A história passa em um futuro não tão distante do nosso. Shane Laughlin foi expulso do grupo de Elite da Marinha Americana, os SEALs, de forma desonrosa e colocado na lista negra. Ele está apenas com 10 dólares no bolso quando recebe um e-mail de um instituto de pesquisa que o convida para participar de alguns testes. 

Em Destino Mortal iremos conhecer um grupo de seres humanos que possuem poderes especiais, eles chamam-se Maiorais. Um Maioral é uma pessoa que consegue utilizar uma maior parte do cérebro do que as outras pessoas, e devido a isso, consegue alcançar habilidades como a telecinese, telepatia, empatia, força sobre-humana, poder de autocura e muito mais. Entretanto, há uma outra forma e muito mais perigosa de uma pessoa adquirir essas habilidades, que é através da droga oxiclepta diestrafeno (ou mais conhecida como Destiny), altamente viciante já na primeira dosagem e capaz de fazer quem a toma, além de adquirir habilidades especiais, não envelhecer. Entretanto, é ilegal e altamente perigosa, podendo levar a quem ingere morrer ou coringar na primeira dosagem (apelido dado a quem enlouquece sob efeito da droga).

Quando eu solicitei esse livro para a Editora Valentina, eu não pensei que fosse gostar tanto, e já tinha começado a me arrepender de solicitar um livro tão grande para resenha. Entretanto, já no início eu mudei de opinião. Esse universo que é uma mistura de ficção científica, poderes sobrenaturais e um pouco de hot foi muito bem construído, envolvente e tão viciante quanto a Destiny. O livro contém um humor inteligente e diálogos bem construídos. 


Com a narrativa em terceira pessoa, iremos acompanhar, além do Shane, os agentes do Instituto Obermeryer Joseph Bach, Michelle "Mac" Mackenzie e Stephen Diaz, os mais brilhantes e também os que conseguem alcançar uma maior parte do cérebro, ou como é chamado no livro, nível de integração neural, o médico e pesquisador Dr. Elliot Zerkowski e para completar o "time" de personagens, Anna e Nika Taylor, pessoas normais que verão suas vidas totalmente modificadas. Apesar de Shane ser o protagonista, eu considero todos como personagens principais, pois todos tem grande importância na narrativa e são muito bem construídos. Todos com seus passados, inseguranças e segredos. Eu fiquei tão íntima dos personagens que não queria me despedir deles.

Durante a narrativa iremos acompanhar o dia-a-dia desses personagens, suas descobertas a respeito de suas habilidades, seus dramas pessoais, interesses amorosos... e também iremos ver os esforços empregados por essa equipe para encontrar Nika Taylor, uma menina de 13 anos que foi raptada pela Organização (cartel que fabrica a droga Destiny). Depois de Anna, sua irmã, não ter conseguido resultado com a policia para encontra-lá, ela se verá sobre proteção do Instituto que fará de tudo para encontrá-la. 

Ao longo da narrativa iremos entender como a Destiny é produzida, e prepara-se, porque é a história por trás dessa produção é de arrepiar, por que ela é faz tanto mal, e será que existe cura? Iremos conhecer as habilidades de cada um dos personagens e como eles sentem-se em relação a elas. Entenderemos porque motivo Shane foi expulso dos SEALs. A cada página eu ficava curiosa por mais respostas, que era impossível largar o livro. Apesar da quantidade de páginas, a narrativa é fluída, e apesar de ser uma história complexa e cheia de detalhes, as explicações são fáceis de entender.

Shane virou um dos meus novos amores literários, ele é um homem verdadeiro, leal, justo corajoso e daqueles que importa-se mais com o próximo do que com ele, além de tudo, ele é divertido e muito sexy. Mac é uma mulher forte e independente, mas percebemos como ela é vulnerável e insegura em relação a algumas questões da sua vida, e também é muito cabeça-dura, em alguns momentos causando alguns problemas.

"Arrastamos conosco pela vida, para sempre, tudo o que fizemos no passado. Michelle não se foi, está apenas escondida atrás da cortina gigantesca que você finge não ver. Talvez seja melhor trazê-la para o centro do palco e fazer amizade, porque ela sempre vai estar em sua vida. Se parar de fugir dela, talvez você encontre um pouco de paz interior."

Entretanto, faço algumas pequenas observações que me incomodaram nessa história e me impediram de dar nota máxima. A primeira é que a história toda acontece em pouquíssimos dias, e isso foi meio irreal para mim. O livro tem mais de 500 páginas e eram tantos acontecimentos no mesmo dia, que as vezes eu me perguntava como isso era possível. Eu entendo que a vida dos personagens é bem agitada e cada minuto é importante, mas para mim ficou um pouco forçado demais. A narrativa não chega a ser corrida, muito pelo contrário, tudo é bem desenvolvido e explicado, somente dá a sensação de que não é possível tanta coisa acontecer em pouco tempo. Outra coisa que também me incomodou foi que os personagens se apaixonam muito rápido, e como alguns de vocês sabem, isso me incomoda. Entretanto, eu adorei os casais formados e consegui acreditar neles. As cenas hot para mim foram pouco desenvolvidas e rápidas demais, mas isso também tem a ver com a vida agitada dos personagens e a alguns "poderes especiais".

Uma das discussões levantadas pelos personagens e que eu achei bem legal é se as relações íntimas influenciam ou não nos níveis de integração neural dos personagens... as repercussões dessas discussões foram bem interessantes. O livro também mostra sobre a crueldade de alguns personagens, a ganância e mostra como um sociedade em colapso se comporta, com organizações ilegais, policiais corruptos e a população tendo que pagar por serviços que deveriam ser básicos. A história também mostra sobre a importância de ser você mesmo e lutar por aquilo que se acredita. Mostra a importância da lealdade, confiança, amizade e amor e aceitar que não podemos mudar o que nos aconteceu no passado, mas não precisamos ficar nos escondendo atrás disso e fugindo desse passado, e sim enfrentá-lo de frente para nos tornarmos alguém mais forte.

Da esquerda para a direita: Elliot, Stephen, Joseph, Michelle e Shane.


O livro é o primeiro de uma série. Entretanto, não existe nada a respeito do próximp. A autora tem uma página no Facebook (aqui) e nela é possível saber sobre outros projetos, além de ver ensaios fotográficos de como a autora imaginou os seus personagens. A foto acima foi retirada da fanpage. 

A diagramação do livro está perfeita como já é típico da editora, a revisão está excelente. As folhas são brancas, mas isso não me atrapalhou na leitura. Entretanto, a fonte poderia ser um pouco maior. Ao final do livro, há um bônus contando como foi que a expulsão do Shane do SEALs aconteceu. 

Se eu recomendo esse livro? Para todos os amantes de ficção científica, que gostam de uma trama complexa, mas completamente acessível, personagens bem construídos e diálogos inteligentes. 













20 comentários:

  1. Oi Rafa,
    Eu até tinha me assustado com o tamanho do livro e fiquei ainda mais assustada quando li que acontece em poucos dias, não curto histórias corridas =(
    como o livro é mais de ficção científica e ainda faze parte de uma série, não pretendo lê-lo.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Larissa, ele não chega a ser corrido... mas é que dá a sensação que não é possível acontecer tanta coisa em tão poucos dias.

      Excluir
  2. Oi, tudo bom?
    Eu gostei da premissa do livro, o fato da história se passa em poucos dias lembrou a ´serie 24 horas, em que acontecem várias coisas num espaço pequeno de tempo, por isso essa é uma coisa no livro, que não me incomodaria, gostei da sua resenha.
    Bjss

    ResponderExcluir
  3. Bem, não sei exatamente se eu leria por ser de ficção científica, um gênero que não curto muito. Outro ponto que me desanimou foi pelo fato de acontecer muita coisa em tão poucos dias pois, sei que vai parecer meio clichê, sei lá, mas prefiro histórias que de algum modo seja real, principalmente nessa era em que os dias estão tão corridos.
    Enfim, não é um livro que eu leria agora, mas um dia talvez, eu possa ler.
    Abçs Rafaella!!

    ResponderExcluir
  4. Ficção científica é um gênero que pouco me aventuro, mas estou tentando mudar isso. Apesar do tamanho do livro e de sua observação quanto a história se passar em poucos dias - o que, eu admito, realmente soa forçado -, fiquei bastante interessada no livro.
    A trama parece possuir diversos elementos que despertariam minha curiosidade, e um mundo conturbado que gostaria muito de ver de perto, junto ao que realmente é capaz a droga Destiny.
    Admito que fico com um pé atrás ao ver que é uma série e para completar, com livros que se seguirem a linha deste primeiro, são longos, mas sua resenha me deixou interessada o suficiente para ao menos conferir este primeiro e, caso me agrade, acompanharei mais para a frente.
    Abraços

    ResponderExcluir
  5. Olá, tudo bem?

    Meninaaaaa eu quero ler esse livro!!!!
    Não tinha visto nada sobre ele até o momento, .as lendo a sinopse e sua resneha, definitivamente, eu queroooo! Nossa, parece ser um ótimo livro, apesar das ressalvas que vc apresentou como a questão do tempo - algo que acredito que vá mebincodar tb - ainda assim, assim que rolar uma oportunidade, vou adquirir esse livro. XD

    Beijo!
    Ana.

    ResponderExcluir
  6. Olá! Graças a Deus os livros hots estão ficando com mais conteúdo! Eu não curto aqueles hots que é super clichê, não curto mesmo. Mas, pela sua resenha, o livro tem um conteúdo a mais, não se restringindo apenas a sexo. Isso é muito bom, parabéns pela resenha. Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Eita Rafa!
    O livro parece que foi feitinho para mim.
    Gosto demais de ficção e se aborda poderes, conspiração, etc, ainda melhor.
    E ainda tem uma pitadinha de hots, né? Melhor.
    Já me apaixonei por Shane e quero saber como é feita a tal droga...
    “Ainda não vi ninguém que ame a virtude tanto quanto ama a beleza do corpo.”(Confúcio)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Lendo a sinopse ele me lembrou um pouco o filme Lucy, por conta da droga e tal, rs.
    Adorei a premissa! Ainda não conhecia esse livro mas com toda certeza quero lê-lo!
    Amei sua resenha e já anotei a dica!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá!
    Eu estava em dúvidas se eu devo comprar o livro ou não porém os quotes me convenceram ao contrário. A história parece ser bem intensa e, como você falou que os fatos não são corridos, me interessei mais ainda.

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oiee ^^
    Os Maiorais me lembraram um pouco de Lucy, do filme *-* Já tinha visto a capa desse livro antes, mas essa foi a primeira resenha dele que eu li. Não sou muito fã de ficção científica, mas fiquei bastante curiosa para conhecer.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Olá!
    Adorei a sua resenha! O livro parece ser muito interessante e chamou minha atenção. Ainda mais por ser ficção científica :) Legal que você gostou haha
    Beijos, Nathália
    https://livrosdagarotavermelha.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá Rafa, que livro interessante, ainda não tinha lido nenhuma resenha dele, aparentemente eu gostei do enredo, nossa ele é enorme mesmo, a narrativa deve ser bem legal.
    Bjkas
    Dani Casquet- Livros, a Janela da Imaginação

    ResponderExcluir
  13. Oi, tudo bem?
    Quando vi esse livro no catálogo da Valentina, pensei que se tratava de outra coisa (eu evito ler sinopses, pois sempre pego muitos spoilers), mas lendo sua resenha, vejo que a história é bem complexa e interessante. Fiquei bem curiosa, mas o fato de a série ainda ser um projeto em andamento me desanima. Ainda mais porque a Valentina é linda, e publica os livros de séries finalizadas rápido, mas nesse caso não poderia fazer nada
    beijos
    http://meumundinhoficticio.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Oi more, tudo bem??
    Nossa eu adoro a Valentina, mas confesso que quando pego um livro da editora e que são de folhas brancas me dá um desânimo... porque eles poderia investir nas folhas amareladas... eu tenho muita vontade de ler esse livro pela proposta que ele traz, mas todas as vezes que fui atrás dele estava com um preço salgado para ter folhas brancas... sua resenha me deixou bem animada, então eu vou esperar ele entrar em promoção... Xero!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi Rafa! Eu adorei esse livro quando li, isso já faz bastante tempo... achei o máximo tudo sobre os maiorais, e sobre Destiny também... achei muito louca essa coisa de coringar. Não me incomodou o fato de tudo se passar em poucos dias e, ao contrário de você, gostei da forma como as cenas hot foram trabalhadas - talvez por odiar hot, foi mais que o suficiente para mim. Não imaginei que ainda não houvesse nenhuma notícia sobre a continuação, é uma pena, espero que a autora não se perca em outros projetos e deixe a série de lado.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  16. Oláá
    Sua resenha está ótima, o livro parece ser muito legal para quem curte o gênero, o que não é meu caso, então vou deixar a dica passar dessa vez.

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Olá!
    Não havia lido nada a respeito do livro antes.
    Mesmo com vários pontos positivos mostrados na resenha, não me interessei pelo livro.
    Não gosto do gênero de ficção científica.

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?

    Que resenha interessante. Eu queria solicitar esse livro, mas achei que não ia gostar. Agora eu fiquei super curiosa para conhecer essa história. Vai ser a minha próxima solicitação :)

    Beijos.

    http://livrosleituraseafins.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...