Dicas da Semana #22 - Livros que já foram censurados/banidos

| |


Oi pessoas lindas, tudo bem?

Quem aí está aproveitando muito a Bienal? Eu fui no dia 04 (sexta-feira) e estava muito bom, super tranquilo e fiz algumas ótimas compras, pretendo voltar no dia 12 (sábado) para aproveitar mais um pouquinho.

Entretanto, não foi isso que eu vim falar para vocês hoje. Estava aqui pensando sobre o que falar do Dicas da Semana de hoje e me veio a mente o tema de setembro do Desafio Literário Skoob 2015 que é livros banidos. Dessa forma eu vou falar um pouquinho sobre alguns livros que já foram banidos, censurados ou proibidos em algum momento, seja por motivos religiosos, políticos, ideológicos, ou qualquer outro motivos que encontram para proibir um livro. Alguns eu nem sabia que estavam nessa lista. Para conhecer a sinopse basta clicar no título do livro.


1. Admirável Mundo Novo (Aldous Huxley)



"Admirável Mundo Novo" – Aldous Huxley lançou, em 1932, uma ficção científica passada em um hipotético futuro onde as pessoas têm seus destinos definidos biologicamente, não há o conceito de família e o sexo é algo amplamente encorajado. Clássico ou não, este tipo de sinopse não agrada alguns pais dos EUA, que fizeram o livro ser banido de bibliotecas municipais por “dar a impressão de que o sexo promíscuo é legal.”






2. Feliz Ano Novo (Rubem Fonseca)


Considerado um dos principais livros do autor, lançado em 1975 teve sua publicação e circulação proibidas em todo o território nacional um ano mais tarde, sendo recolhido pelo Departamento de Policia Federal, sob alegação de conter "matérias contrárias à moral e aos bons costumes. Foi proibido pela censura do regime militar, acusado de fazer apologia da violência. 





3. As Vantagens de Ser Invisível (Stephen Chbosky)




A obra do autor americano, lançada em 1999, esteve por cinco anos consecutivos na lista de livros que foram banidos ou protestados em bibliotecas americanas. O "pecado" de As Vantagens de Ser Invísivel" é tratar abertamente da sexualidade ou drogas. Ainda assim, o livro tornou-se um best-seller e marcou a geração no fim dos anos 1990, além de ter ganhado uma adaptação para os cinemas.





4. Lolita (Vladimir Nabokov)



O russo Vladimir Nabokov não teve medo de ousar ao lançar este livro em 1955. A história de um professor que se apaixona pela enteada, de apenas 12 anos, fez o clássico ser considerado na época uma obra obscena em países como a França, Inglaterra, Argentina e Nova Zelândia. Ainda assim, ganhou duas adaptações cinematográficas. Uma delas em 1962 e a outra em 1997.




5. Harry Potter (J.K. Rowling)



"Harry Potter" – série de livros publicados no ritmo de um por ano desde 1997, foi o maior fenômeno moderno da literatura entre os adolescentes - e até entre gente mais crescidinha. Mas não é unanimidade a afeição pelo mundo mágico de Rowling: nos Emirados Árabes Unidos a coleção foi censurada por supostamente, incentivar a bruxaria. No ocidente, a história dos alunos de Hogwarts foi alvo de protestos de líderes religiosos do Brasil e, nos EUA, entrou na lista das obras que receberam vetos.





Então gente, essa é as minhas dicas de livros banidos... mas tem muito mais, incluindo alguns livros bem atuais e amados, como Crepúsculo, Jogos Vorazes, O Doador de Memórias, que já foram proibidos em algum momento.

Para saber mais sobre livros que já foram censurados é só acessar esse site que foi onde eu peguei as informações que eu trouxe para vocês e aqui tem uma lista mais completa.

Vocês já leram algum desses ou tem vontade de ler? Já sabiam que eles foram banidos ou censurados? Me digam nos comentários.



23 comentários:

  1. Desses livros li apenas As Vantagens de Ser Invisível, mas nem suspeitava que ele havia sido banido! Isso foi uma surpresa e tanto. Não li os outros, apesar de ter vontade de ler alguns, e ter visto uma das adaptações cinematográficas de Lolita - este não me surpreendeu ao ser banido -, mas outro que me surpreendeu foi HP, sério mesmo que ele foi banido? Sério? Os motivos foram tão tolos e supersticiosos que nem dá pra entender.
    Compreendo quando um livro é banido por motivos políticos - principalmente em ditaduras -, ou conceitos morais ultrapassados e apesar de não concordar dá pra ver ao menos um pouco de lógica. Agora outros que foram banidos pelos mesmos motivos de HP é algo bem... Estranho e que me faz achar que certas pessoas não usam nem mesmo 1% do cérebro.
    De toda forma, adorei as dicas da semana e darei mais tarde uma olhada na lista de outros livros banidos.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Oii Rafa,
    Desses que você citou, sabia apenas que o Lolita fora banido. O que na época era considerado conteúdo proibido, hoje ninguém se importa. O que é Lolita perto das novelas das 20h, não é mesmo? hahaha bjs

    http://jardimdoslivrosdahelo.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. RAFA!
    Jura que Harry Porter foi censurado?
    Nem sabia.
    Para que censura se tudo é tão aberto hoje, né?

    Fico feliz em saber que foi a bienal, depois traz as fotos e novidades por lá.
    “Quanto mais nos elevamos, menores parecemos aos olhos daqueles que não sabem voar.”(Friedrich Nietzsche)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  4. Que boa ideia de lista.
    Desses só não li Feliz Ano Novo. Engraçado que saber que o livro foi proibido só faz a maioria das pessoas quererem ler ainda mais. Nem que seja para ver o que tem de tão terrível lá dentro (lembro de ter lido O Código Da Vinci de tanto ouvir que ele tinha que ser banido).
    Só senti falta de O Apanhador no Campo de Centeio. :D

    Abraços

    http://grumpyreaders.blogspot.com

    ResponderExcluir
  5. Admirável Mundo Novo é um livro que eu venho enrolando pra ler e não sei porque, parece ser incrível!
    As Vantagens de Ser Invisível eu só vi o filme mas também tenho muita vontade de ler o livro, sempre falam muito bem dele.
    Harry Potter é sem comentários, é a série da minha infância e sempre vai ter um lugar especial no meu coração!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  6. Oi Raf!

    Olha, não tinha ideia que As Vantagens de ser Invisível tinha sido lançado há tanto tempo. Li essa obra pela metade, pois achei mega chata e de leitura arrastada.
    Admirável mundo novo, já ouvi falar este nome, mas não sei se foi referente ao livro, porem fiquei curiosa para conhecer

    Beijos
    http://www.amorliterariooriginal.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Da lista, tem 2 livros que amo: Lolita e Admirável Mundo Novo. Pretendo ler o de Rubem Fonseca e As vantagens de ser invisível. HP eu não curto. xD
    amei a dica...

    ResponderExcluir
  8. Olá Rafaella, tudo bem?

    Tenho Admirável Mundo Novo em casa, numa versão que o Estado de SP criou para enviar aos alunos no ano retrasado (se não me engano), mas ainda não tive coragem e tempo para lê-lo, embora veja grandes críticas em cima do que ali foi escrito.

    O único que já li, reli e relerei (nem sei se essa palavra existe, mas estamos aí para criá-la, caso seja necessário, rs) para sempre meu amado Harry Potter. Ele foi o estopim para que eu começasse a me aventurar pelo meio literário logo que ele foi publicado aqui no Brasil.

    Beijos

    ResponderExcluir
  9. Oi, flor!
    Não sabia que As Vantagens de Ser Invisível era uma obra antiga. D: E nunca imaginaria que HP sofreu vetos... Meu Deus, a censura de HP soa bastante atual e é uma pena ver que uma fantasia foi interpretada de um modo tão paranoico.

    Adorei as curiosidades!

    Beijos!
    http://www.myqueenside.blogspot.com

    ResponderExcluir
  10. Oii, tudo bem?
    Eu estou doida para ler Admirável Mundo Novo, eu fico enrolando porque o livro é meio caro rsrs, mas assim que tiver um dinheiro extra eu vou adquiri-lo. E também tenho muita vontade de ler Feliz Ano Novo e Lolita.

    www.fonte-da-leitura.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Rafa,
    Não fazia ideia que " As Vantagens de Ser Invisível" já foi banido O.o
    Eu ganhei "Lolita" e estou na dúvida se leio, li alguns comentários bem negativos. HP só li o primeiro livro, não consegui manter o interesse pelos próximos, mas quero tentar ler a série novamente.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  12. Oi Rafa,
    Tudo Bem?

    Primeiramente, Parabéns pela criatividade e não fazia ideia de que todas essas obras ja foram censuradas. Que coisa chata.

    Abraços,
    www.isaaczedecc.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oi Rafa, tudo bem??
    Caramba alguns livros ai eu não sabia que de alguma forma tinham sido banidos... Oh lord... fiquei surpresa com Crepúsculo, Harry Potter e Jogos Vorazes... tento entender os reais motivos... mas mesmo assim acho demais banir os livros... as pessoas precisam ter em mente que são apenas leituras... é ficção.... boa parte desses livros são histórias inventadas.... Lolita eu até entendo... pela época e a forma como o autor escreveu o livro, até eu baniria rsrsrsrs... Pode ser exagero da minha parte... mais é o que eu acho... Eu li os três livros que citei e não achei pesado a ponto de ser banido... adorei a postagem viu xero!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  14. Muitos desses livros tenho uma vontade enorme de ler, como As Vantagens de Ser Invisível, que apenas assistir ao filme, e Harry Potter (sim, não li os livros) que também já ouvi falar muito por ele incentivar a bruxaria, e até mesmo os feitiços serem verdadeiros. ;/
    Adorei as dicas <3
    Abçs Rafaella!!

    ResponderExcluir
  15. Olá!
    Não sabia sobre a censura de Admirável Mundo Novo, fiquei em choque. Fiquei muito curiosa para conhecer para entender o motivo da censura (não li para não pegar spoilers haha).

    http://loucurasaovento.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Oii
    Gostei muito das suas dicas, só li dois deles: Harry Potter obviooooooo e o As vantagens de ser invisivel.
    Vou procurar um pouco mais sobre os outros.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  17. Olá, tudo bem?

    Nossaaaa! Jamais imaginei que algum livro da série HP tivesse sido censurado em algum momento onde quer que fosse. Muito interessante!

    Beijo!
    Livros & Tal.
    [http://livrosetalgroup.blogspot.com.br/]

    ResponderExcluir
  18. Oi
    Desses livros só li As vantagens de ser invisível e não vi nada demais nele a ponto de ser censurado,mas é a minha opinião, adorei o post.
    Bjss

    ResponderExcluir
  19. Rafa, achei a proposta para a dica da semana bem legal. Nunca questionei-me e nem pensei em livros que foram censurados. Como assim, Harry Potter, Jogos Vorazes, Crepúsculo e As Vantagens de Ser Invisível já foram da lista de banidos? Sinceramente, nunca passou pela minha cabeça essa ideia. Será esse o motivo para tanto sucesso?!

    ResponderExcluir
  20. Oiee ^^
    Uau, não sabia que "As vantagens de ser invisível" tinha sido banido, nem que havia sido lançado em 1999 *-* Tenho curiosidade de ler "Lolita".
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  21. Oi Rafa,

    É interessante perceber que as sociedades evoluem e livros outrora banidos, passam a não ser mais. Claro, que até entendo essa coisa de banir por ferir crenças e costumes de uma dada época, mas não aceito por acreditar que a liberdade de expressão precisa ser valorizada sempre e lê quem quer. Dos livros que você mencionou li Admirável mundo novo, Feliz Ano Novo e Lolita.
    Gostei muito dessa postagem que situa o leitor sobre a história pregressa dos livros.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  22. Absurdo maior dessa vida alguém achar que pode banir Harry Potter. Ridículo. Pra mim, isso é falta de cultura!
    Beijinhos, Vic
    (https://corujasdebiblioteca.wordpress.com/)

    ResponderExcluir
  23. Olá!
    O único que sabia que foi censurado foi Harry Potter.
    Os outros não sabia. Dos que foram mencionados li Jogos Vorazes e tenho vontade de ler Harry Potter, Crepúsculo e O Doador de Memórias.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...