Literatura em Movimento #2 - Livros nacionais que você precisa ler

| |


Oi gente linda, tudo bem?

Hoje estou vindo com o post do projeto Literatura Em Movimento, que é um projeto organizado pelos blogs Da Literatura, Sacudindo as Palavras e Café com Livro. Esse mês teve uma novidade e foram propostos três temas para o projeto, e eu iria fazer outro, mas como (mais uma vez) eu deixei para cima da hora, eu vou trazer esse TOP 5 de Livros Nacionais que você precisa ler.

Eu sei que já falei muito sobre livro nacional aqui no blog esse mês, mas nunca é demais certo!? E vou tentar dar uma variada nos livros. Não está em ordem de preferência.


1. Dom Casmurro - Machado de Assis 


Vou começar com um clássico, porque quem disse que clássico precisa ser chato? Dom Casmurro foi publicado pela primeira vez em 1899, mas mesmo assim contém uma narrativa bastante atual e nos deixa bem curiosos a cada página. Afinal, Capitu traiu ou não Bentinho? Com personagens complexos, várias analogias e uma linguagem acessível, acho que esse é um clássico que todos possam gostar. 


2. A Garota Que Tinha Medo - Breno Melo


Á primeira vista essa capa pode não chamar a atenção, mas esse é um livro que todos deveriam ler. A história é complexa, pois trata de uma menina que sofre com ataques de crises do pânico, e não tem nada de boba. Nos sentimos conectados a Marina e torcemos por ela em todos os momentos. É um livro que fala sobre superação, força de vontade, e nos mostra o que o medo pode fazer com a nossa vida, mas o mais importante mostra como é lutar com o medo e como isso nos torna mais forte.



3. Distopia (Kate Willians)


Os amantes de distopias devem conhecer esse livro. A autora soube usar todos aqueles elementos que conhecemos dos livros do gênero, mas criou algo totalmente novo. Os personagens são cativantes e nesse livro conseguimos ver o "outro lado" da história, não somente a população oprimida, mas também os governantes e podemos perceber que eles não são apenas os vilões que todos odiamos. O livro nos fala sobre lealdade, amizade, amor e sobre lutar por aquilo que se acredita.



4. Fazendo Meu Filme - Paula Pimenta


Se você tiver seus 16 anos ou se for como eu e gostar de uma literatura mais juvenil de vez em quando, Paula Pimenta é ótimo. Sua série "Fazendo Meu Filme" é leve, divertida e super gostosa de ler. Com personagens bem construídos e que nos identificamos, testes de revistas, mensagens de texto, músicas e uma lista incrível de filmes. Ainda tem o adicional de nos deixar bastante nostálgico com nossa época de adolescente, e o melhor, sua protagonista não é cheia de mi-mi-mi como as vezes vemos em livros assim.



5.  Uma Canção Para a Libélula: Parte I (Juliana Daglio)


Uma Canção Para a Libélula é um livro lindo, tocante e poético e que trata com leveza um tema bastante sério que é a depressão. Com uma personagem complexa, metáforas incrivelmente bem empregadas e uma narrativa ágil é totalmente viciante. É um livro que fala sobre a vida.



Esse foi o meu TOP 5 com livros que você precisa ler, tentei abordar um pouco de cada tema, e tirei um pouco o foco dos meus livros favoritos e que sempre menciono aqui. Esses, mesmo não levando meu título de favorito, são livros excelentes, com personagens bem construídos e tramas bem desenvolvidas.









16 comentários:

  1. Fazendo meu filme com Paula pimenta ! É o melhor livro que tem !! .. Haha bjooos
    www.mundodasfashion.com

    ResponderExcluir
  2. Estou adorando o projeto, falar de nacionais nunca é demais. Sempre gosto de descobrir novos livros feitos em nosso país. Conheço todos que colocou no seu top, mas não li nenhum ainda e não é falta de vontade.
    Tenho Dom Casmurro para ler aqui, mas enrolei porque como tive que ler duas obras do autor para a escola na época de provas e acabei cansada.
    Admito que a capa de A Garota que Tinha Medo não chama um pingo da nossa atenção e no começo, nem me dei ao trabalho de pesquisar sobre o livro, mas eis que por meio de resenhas me interessei e é mais um na lista.
    Distopia pode ser o mais novo entre esses, mas com os seus posts ele me chamou muito a atenção.
    Fazendo Meu Filme é um livro que já ouvi falar horrores, mas não li e nem bate aquela curiosidade em ler. Não sei porque... Faço parte do público alvo, mas livros juvenis nem sempre me interessam. Em alguns, os adolescentes parecem para mim um tanto forçados.
    E por fim, Uma Canção para a Libélula é um livro que eu quero ler muito, muito mesmo, desde que li uma resenha linda no Passaporte Literário. Só que vou ter que esperar ç.ç Como a autora se desligou da editora Deuses o livro saiu do catálogo e preciso esperar a publicação pela editora Arwen da parte II e a nova edição da I. Para uma pessoa impaciente como eu isso é tortura.
    De toda forma, adorei o top. Escolheu ótimos livros.
    Abraços

    ResponderExcluir
  3. Claro que quando se fala de livros nacionais nunca é demais!!! Muito pelo contrário, deve sim ser sempre citados, pois podemos ser surpreendidos com um ótima leitura, com personagens cativantes e histórias encantadoras, como nos livros que você citou aqui.
    Desses li somente Dom Casmurro na época do colegial, e lembro-me que fiquei surpresa pois tinha medo da escrita ser mais elaborada e de difícil compreensão, mas me mostrou algo totalmente diferente.
    Vi um livro que me chamou muito a minha atenção por ser apaixonada por distopias, que é Distopia. Vou procurar para ler e espero gostar ;)
    Abçs Rafa!!

    ResponderExcluir
  4. Oiiii,,,

    Então eu apoio muito a questão da literatura nacional, creio que cada dia mais depois de muito tempo estamos finalmente quebrando esse preconceito e mergulhando no mercado brasileiro de literatura, muito legal seu projeto, parabens pela sua TOP 5, quem sabe até eu não faça né? rsrs

    Beijinhos
    Kah Fernandes

    http://booksandcarpediem.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oi Rafa,
    Do seu top 5 eu quero ler "Uma Canção Para a Libélula", achei linda a capa e a sinopse me deixou curiosa. Acho que vale a pena ler "O Despertar da Princesa de Fogo: A Ordem dos Dragões" eu simplesmente amei.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  6. Oláa!!
    Adorei a ideia do post!!
    Já li dom casmurro para a faculdade e confesso que labutei um pouquinho viu, apesar de ter gostada da leitura a escrita é bem diferente e eu tive que me esforçar para terminar..
    Agora, de todos os outros citados o único que conhecia e já li é o da Paula Pimenta que eu adoro a escrita dela é uma delicia!!
    A garota que tinha medo me deixou curiosa!
    Beijos

    ResponderExcluir
  7. E bom ver os nacionais sendo valorizados e bons autores surgindo e publicando seus livros ja adquirir alguns em ebook e a qualidade e impressionante .

    ResponderExcluir
  8. Olá!
    Não li nenhum dos livros citados, alguns já conhecia outros não.
    Os que mais me interessaram em ler foi Dom Casmurro e Fazendo meu filme.

    ResponderExcluir
  9. Oiii!

    EU gostei da sua listinha, mas não li nenhum.
    Quero ler Distopia justamente por ser algo que a autora conseguiu fazer totalmente diferente <3
    Acompanho a Juliana no facebook e estou louca para ler Uma Canção para Libelula, parece ser ótimo!!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  10. Olá! Fico feliz com a valorização dos nossos autores nacionais. Temos vários autores maravilhosos com livros arrebatadores. Vou procurar uma canção para a libélula, a premissa me interessa muito. Beijos!

    http://livrosepergaminhos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Rafa!
    Maravilha de livros nacionais.
    Li apenas Dom Casmurro, porém quero muito ler todos os outros.
    “A vida é a arte do encontro, embora haja tanto desencontro pela vida.”(Vinicius de Moraes)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  12. Oi Rafa, tudo bem??
    Falar de nacionais nunca é demais mesmo rs... desses livros que você citou tenho muita vontade de ler Distopia, estou quase entrando em desespero pra falar a verdade.. como não querer ler um livro distópico e que vem com a temática que você ama estampada na capa e que capa ein!!!! Adorei a postagem deste mês... Xero!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Olá, Rafa!
    Das suas indicações, o único que não conheço é o livro do Breno Melo... D. Casmurro é um clássicão, mas ainda prefiro O Cortiço. E o livro da Jujubels é uma delícia!!!
    Parabéns pela postagem e sucesso!
    Até + ver! Nu.
    As 1001 Nuccias | Curtiu?

    ResponderExcluir
  14. Ola Rafa lindona nunca é demais falar de nossos talentos nacionais hein, estou querendo muito ler essa Distopia da Kate. Uma Canção para Libélula é lindo a autora escreve com uma delicadeza marcante. Sua resenha da Garota que tinha medo me encantou e quero ler o livro logo, adorei o tema abordado. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  15. Dom Casmuro não rola pra mim Rafaaaa! Já tentei, quis muito ler, mas não sai da primeira página. Dos outros eu li apenas Paula Pimenta, mas tenho interesse em Distopia e Uma canção para a Libélula =D

    Beeeijos, Andressa
    Mais que Livros
    | Curtindo a Vida a Dois

    ResponderExcluir
  16. Oi, Rafa!
    Do teu top 5, o único que li foi "Dom Casmurro" e gosto muito da obra. "Uma Canção para a Libélula" eu tenho e pretendo ler neste ano ainda. Os outros eu não conheço, mas fiquei bastante interessada em "Distopias".
    Beijo.
    Karina
    http://www.daliteratura.com.br

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...