Culturaçao #01 - Cápsula do tempo fictícia: Verde que te quero verde

| |


Oi gente, tudo bem?

Hoje, dia 5 de junho, para quem não sabe é o dia da Ecologia e do Meio Ambiente, e um dos temas do projeto Culturação é justamente sobre esse dia. O objetivo do post é criar uma cápsula do tempo fictícia, mostrando para as futuras gerações como era a ecologia e o meio ambiente no século XXI. 

Nós sabemos que há muito desmatamento, queimadas e isso está destruindo nosso planeta... mas há alguns lugares ainda que estão preservados. Mas até quando? Como será o planeta na geração de nossos filhos, e nosso netos? Será que ainda vai existir aquele lugarzinho no meio da cidade grande, com uma grande área verde em que podemos nos sentar e respirar o ar puro? 

Enfim, como pedido no tema, vou colocar três fotos minhas em que a natureza esteja no fundo, vamos ver o que eu separei para vocês então!? Algumas fotos são mais atuais, outras mais antigas.




Jardim Botânico: Porto Alegre (RS) - Encontrar esses lugares cheios de flores e ar puro em uma cidade grande é tão bom e sempre dão aquela esperança, e quando realizamos um passeio assim depois de uma prova de concurso é ainda melhor. Foto tirada em uma viagem que eu fiz para Porto Alegre para realizar uma prova em novembro de 2012. 




Santa Rita do Sapucaí (MG) - Viajar é sempre maravilhoso não é!? E encontrar lugares bonitos para conhecermos e de quebra tirar foto é sempre muito bom. Eu adoro essa foto, ela foi tirada em uma casa de festas em uma cidade do interior de Minas Gerais em 2011. 



Rio de Janeiro (RJ) - E quando a natureza está ali tão pertinho de você? E no meio daquele caos de trânsito e poluição da cidade grande, você está quase numa bolha no meio disso tudo!? E só de acordar você já se sente abençoado por ter a oportunidade de estar tão pertinho da natureza? 

Essa foto foi tirada na janela do meu antigo apartamento que era de frente para uma mata. Pois é, uma mata em plena Zona Sul do Rio de Janeiro, e o melhor, do outro lado tinha o Cristo Redentor nos abençoando todo o dia. Muitas saudades desse lugar. E sim, essa foto é muito antiga, peguei ela no flogão, e foi tirada em 2006 ou 2007. :O



Foz do Iguaçu (PR) - E é sempre maravilhoso encontrar lugares que preservam o Meio Ambiente, e em Foz é um lugar maravilhoso por isso. No Parque das Aves nos temos um contato direto com mais de 1020 aves, abrangendo cerca de 150 espécies diferentes. São 16,5 hectares de Mata Atlântica para formar o melhor habitat para os animais. Vemos tucanos, borboletas, araras, flamingos e temos a oportunidade de tirar foto com uma arara (foto no perfil do blog). É um passeio maravilhoso e recomendo a todos. Foto tirada em fevereiro desse ano (para não dizerem que só coloco fotos antigas).



Foz do Iguaçu (PR) - E para fechar o post com chave de ouro, a foto debaixo de uma das cachoeiras das Cataratas do Iguaçu. Sério, esse foi um dia inesquecível e é um lugar maravilhoso. O Parque Nacional do Iguaçu abriga o maior remanescente da Floresta Atlântica no Sul do Brasil.

O Parque protege uma riquíssima biodiversidade, constituída por espécies representativas da fauna e flora brasileiras, das quais algumas ameaçadas de extinção, como onça-pintada (Pantheraonca), puma (Puma concolor), jacaré-de-papo-amarelo (Caimanlatirostris), papagaio-de-peito-roxo (Amazona vinacea), gavião-real (Harpia harpyja), peroba-rosa (Aspidospermapolyneutron), ariticum (Rolliniasalicifolia), araucária (Araucariaaugustifolia), além de muitas outras espécies de relevante valor e de interesse cientifico. (Fonte: Cataratas do Iguaçu)

O passeio de barco é feito por uma empresa chamado Macuco Safari, em que você faz um passeio de trenzinho elétrico pela mata atlântica, depois continua o percurso a pé até chegar ao Rio Iguaçu onde há o passeio de bote. O tempo do passeio dura aproximadamente 2h, e sério, vale super a pena. 

Informações sobre o Macuco Safari: aqui




Espero que tenham gostado do meu post e das fotos. E desejo muito que daqui há 10, 50 ou 100 anos ainda tenham refúgios naturais como esses. Que a ignorância e a ganância (valeu Kemmy) de alguns não acabem com esses poucos lugares que ainda existem em nosso país. 


Esse post faz parte do projeto Culturação. Para saber mais sobre o projeto e como participar, veja o post de apresentação do projeto aqui.






23 comentários:

  1. Que pássaros lindos *---*

    /Beijocas da Saroca!
    http://interesses-sutis.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  2. OOoi Rafa!!

    AMEI ver suas fotos! Confesso que fiquei com invejinha dos locais visitados, moro em SP no bairro é muito dificil encontrar um ponto de natureza assim.
    Gostei desse tema e das fotos!


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  3. Oi, Rafa!
    É tão gostoso estar em contato com a natureza, né? E eu não acredito que moro tão perto de Foz (ok, não tão perto) e ainda não conheço :(
    Mas ok, é uma meta!
    Será que a palavra que você quis lembrar é "ganância"? Rs.

    Beijos,
    Duas Leitoras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Visita sim Kemmy, lá é muito bom!! Isso... é exatamente essa a palavra... ahausua... acredita que fiquei pensando o tempo todo e não me veio a mente!? As vezes a gente tem disso né!? Vou ajeitar no post =)

      Excluir
  4. Oi.
    é importante problematizar a data todos os dias e como você disse, entender que ainda existem lugares preservados. Ontem estava ajudando a divulgar a fanpage da ONG Canto Vivo, trabalham com distribuição de sementes no Brasil todo. Lindo post o seu.
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Oláá
    Adorei o post e as fotos, muito legal, bom saber que ainda existem lugares bons assim hahaha

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Oi lindona, tudo bom?

    Adorei as fotos! Esse projeto é super legal, mas não foi o tema que escolhi HAHAHAHAH confesso que não tenho tantas fotos assim :( Adorei as informações sobre os lugares visitados! Quero muito conhecer Foz do Iguaçu <3 E voltar para Porto Alegre!!! Parabéns pelo post!

    Beijos,
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. É bem legal sim, gostei dele depois que vi o post de apresentação no seu blog, mas só esse mês que eu consegui me organizar para participar. Escolhi esse como o primeiro tema, mas pretendo fazer mais alguns ao longo do mês =).

      Foz do Iguaçu é muito bom!! E Porto Alegre é uma delícia e tenho muita vontade de voltar para lá =). Dessa vez por mais tempo, pois só passei 2 diazinhos lá.

      Excluir
  7. Muitos lugares legais! Que post interessante.
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Rafa...
    Amei a postagem... eu curto muito a natureza... acho maravilhoso as cachoeiras e as árvores grandes... infelizmente a ganância humana está destruindo o que temos de melhor o nosso verde.... assim como você fico imaginando como será o futuro de nossas crianças... e tenho no meu intimo a esperança que locais como esses que você disponibilizou em fotos permaneçam.... amei as fotos... eu tenho muita vontade de conhecer Foz do Iguaçu... xero!!

    ResponderExcluir
  9. Adorei as fotos, Rafa!! Principalmente as de Foz do Iguaçu, que sou louca pra conhecer. Tenho um primo que depois que foi a primeira vez já voltou uma dez vezes, de tanto que gostou! rs... Achei o máximo a vista do seu antigo apartamento!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  10. Olá Rafaella, adorei suas fotos, é sempre legal achar esse refúgios verdes em meio as cidades <3

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  11. Eu amei de verdade a postagem. Às vezes a gente fica muito presa a um mundo e esquece dos outros. Perto da minha casa tem um pequeno parque, chamado Olho D'água. O que é maravilho por ir lá fazer caminhas.
    Espero que as futuras gerações tenham um planeta vivo, pois com a destruições que vemos todos os dias, fica difícil imaginar como será daqui a 100 anos.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  12. Oi Rafinha, sua linda, tudo bem?
    Parabéns por sua iniciativa em participar do projeto e em divulgar uma mensagem tão importante. A destruição do Planeta é gritante, mas parece que ninguém quer ouvir. Eu não sei quanto tempo nos sobra, mas a impressão que tenho é que teremos dias muitos difíceis, sem os recursos que estamos destruindo.
    Adoreis suas fotos, em especial a de Foz de Iguaçu.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  13. Adorei a ideia do post e espero que muitas pessoas sejam incentivadas com ele!
    Beijos!

    ResponderExcluir
  14. Olá! Gostei muito do post, a ideia é muito legal. Tenho 22 anos e me assusto ao ver fotos de perto da casa da minha avó de quando eu era pequena. Era muito diferente, tinha muito mais verde. Assim que percebemos as muitas transformações que nos cercam :( Enfim, adorei as fotos, principalmente de Foz. Sou paranaense e ainda não passei por lá, mas morro de vontade e é uma viagem que pretendo fazer em breve, deve ser incrível! Beijoss

    ResponderExcluir
  15. Oi Rafaela, li seu post outro dia mas não consegui comentar. Lindas as paisagens que você postou aqui, são lugares muito cheios de positividade. Inclusive você passou aqui pertinho de casa, moro à meia hora de Santa Rita do Sapucaí, uma cidadezinha bem aconchegante mesmo. Parabéns pela postagem.
    ladodomeio.blogspot.com

    ResponderExcluir
  16. Fotos e imagens com natureza são sempre muito bem vindas, dão um charme todo especial. Belas fotos.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  17. Ahhh, é como eu digo, nada como um pouquinho de verde para deixar uma foto linda!
    Adorei as fotos, principalmente a do jardim botânico e a das cataratas!

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  18. Cara, pra mim viagem tem que ter algo de natureza. Não precisa ser verde, pode ser praia e tal, mas tem que ter um rio, uma montanha, algo que Deus nos deu de presente. Aqui na zona norte quase oeste do Rio infelizmente não privilegiam essas coisas, mas amo o Parque Lage, o Jardim Botânico, a Quinta... Vale muito a pena! E temos que preservar mesmo. Eu faço minha parte no que posso e às vezes sou até chata. rs
    PS: Dia 5 é meu níver de namoro. ♥
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  19. Que postagem mais linda! Ficou sensacional! Adoro descobrir estes refúgios e um deles é na casa da minha avó. Fico louca pelo cenário que existe por lá e feliz que ainda exista. parabéns pela sua postagem e que realmente possamos encontrar lugares assim daqui alguns anos!

    Um super abraço!

    ps.: Também faço parte do Culturação. *-*
    bjus!

    ResponderExcluir
  20. Oie, tudo bom?
    Adorei o tema e realmente precisamos nos preocupar mais com a natureza. As pessoas são egoístas em relação a isso e precisamos sempre lutar para melhorar as condições da natureza nossa fonte de vida.
    Amei as fotos, principalmente nas Cataratas.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Olá. Que projeto mais maravilhoso falar sobre um tema tão importante e interessante que é a natureza verde! Uma lástima realmente a falta de conscientização e madureza das pessoas. Amei as imagens, ficaram lindas <3
    Beijos, sucesso.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...