[Especial] Top Ten - Grandes amigos literários

| |

♫ Amigo é coisa para se guardar/debaixo de sete chaves 


Ser amigo de alguém é um dos sentimentos mais bonitos que podemos ter por alguém. Amigos são a família que nos foi permitido escolher e que sempre estarão presente em nossas vidas em todos os momentos, sejam os momentos bons ou ruins. Um amigo, quando é verdadeiro, irá nos amar sem pedir nada em troca, apenas que os amemos de volta. 

Posso não ter muitos amigos, mas sei que aqueles que eu tenho são tudo na minha vida. Alguns eu não vejo tanto, mas sei que quando precisar posso contar, outros, eu apenas conheço virtualmente, mas nem por isso são menos amigos. Alguns são recentes, outros são de infância. 

E hoje é o dia de celebrar esse sentimento tão bonito e puro. E pensando nisso, eu resolvi criar um Top 10 de Grandes Amigos Literários. Sabe aquele livro que a gente lê e percebe o quanto a amizade entre dois ou mais personagens é tão real e palpável e parece que essa amizade existe mesmo fora do papel? Não sei vocês, mas eu adoro livros que valorizam relações de amizade e acabam sendo meus preferidos.

Por isso hoje eu trago para vocês uma lista de grandes amigos literários. Podem ser amigos recentes, de infância, amigos unidos por circunstâncias adversas, amigos que nasceram para ser amigos, amigos que nem sempre estão de acordo, e amigos, que mesmo brigando, sempre serão amigos. Alguns são bem conhecidos, outros nem tanto.


1. Harry, Rony e Hermione (Harry Potter)


Posso até ser clichê, mas definitivamente, não daria para começar essa lista com outros. Harry, Ronny e Hermione é o trio de melhores amigos que eu já conheci. Juntos desde os 11 anos, cresceram juntos, aprenderam a lidar com sentimentos juntos e enfrentaram batalhas sempre unidos, e mesmo com algumas brigas e desentendimentos nunca deixaram de ser amigos. Cada personagem desse trio tem sua característica que os torna únicos, mas os três juntos formam uma amizade sólida e completa.


2. Jace e Alec (Os Instrumentos Mortais)


Jace e Alec são mais que amigos, são Parabatai. Um irmão de alma, para a vida inteira, e um sempre está disposto para dar a vida ao outro. Bom, eu só li até Cidade das Cinzas e sei que houve alguns desentendimentos entre eles, mas sempre achei bonita essa relação de amizade entre o Jace e o Alec. 


3. Quentin, Ben e Radar (Cidades de Papel)


Amigos sempre estão dispostos a enfrentar as maiores loucuras com você, mesmo quando não concordam totalmente. Mesmo não tendo amado o livro, gostei bastante da amizade desse trio, com seu humor peculiar e tiradas únicas.


4. Marcos, Mari, Mila, Juan e Lucas (Memórias de Julho)


Alguns amigos são de infância e o tempo e circunstâncias acabam por separá-los, mas quando a amizade é verdadeira, o sentimento permanece e nos vemos capazes de tudo para retomá-la. A amizade desses cincos me fez lembrar dos meus amigos de infância e querer retomar o contato com eles. 



5. Beto e Tucaio (Padma)


Alguns amigos compartilham segredos obscuros e perigosos, mas amizades que nascem em meio as adversidades podem ser tão fortes quanto qualquer outra. Beto e Tucaio compartilham grandes segredos e perigos, mas o Tucaio com seu jeito calmo é o ponto de equilíbrio que o Beto precisa para enfrentar as dificuldades de sua vida.



6. Will e Tiny Cooper (Will & Will)


Alguns amigos são tão diferentes que as vezes nos perguntamos porque somos amigos, mas são essas diferenças que são responsáveis pelas grandes amizades. Will é um garoto tímido e que não acredita em chorar e mostrar sentimentos, já o Tiny é alguém expansivo, espontâneo e muito dramático, e juntos eles formam uma amizade irreverente e cheia de altos e baixo.


7. Josh e Drew (Mar da Tranquilidade)


As vezes alguém, contra todas as expectativas, torna-se o único amigo que temos. Josh é alguém que perdeu todos que ama e viveria sozinho se não fosse seu único amigo Drew. Ele é um amigo incrível e não se importava se o Josh fosse uma pessoa depressiva e sozinha, nunca o abandonou.



8. Julie, George e Johanna (Louca Por Você)


Sabe aquele livro que você gosta mais da relação de amizade entre os personagens do que o casal protagonista? Julie, George e Johanna são grandes amigos e praticamente irmãos e que mulher nunca quis ter um melhor amigo gay? George é um dos melhores personagens que já conheci.


9. Thiago e Ângelo (Distopia)


Algumas pessoas se veem obrigadas a conviver e acabam criando relações fortes. Isso foi o que aconteceu com o Thiago e o Ângelo. Obrigados a crescer confinados em um Regimento Militar, criaram uma amizade forte e verdadeira, em que mesmo com as diferenças entre eles, sempre estiveram unidos para enfrentar todas as dificuldades.



10. Karou e Zuzana (Feita de Fumaça e Osso)


Ser amigos é aceitar e compreender quem a outra pessoa verdadeiramente é. Zuzana pensava ter uma amiga comum com um cabelo azul, mas Karou está longe de ser uma garota normal. Mesmo com um mundo separando essas duas, elas permaneceram juntas.



Então é isso gente, espero que tenham gostado do meu post. E me diga, qual são seus amigos literários favoritos? Fica aqui a minha homenagem a todos os grandes amigos, literários ou não, e principalmente para os meus que estejam lendo aqui.


Feliz Dia do Amigo













14 comentários:

  1. Adorei o seu top e conheço alguns dos personagens que mencionou, acho que escolheu muito bem ^^ É ótimo quando encontramos uma dupla ou grupo de amigos que nos cativa e parecem serem reais, mas admito que nem sempre é fácil dizer quais mais gosto xD
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Rony, Hermione e Harry são um amorzinho, adoro a amizade dos três. Jace e Alec também tem uma ótima amizade, adoro o Jace! <3
    Beijo,
    http://www.pactoliterario.com/

    ResponderExcluir
  3. Quando fala de amigos literários, com certeza os primeiros que me vem a cabeça é Harry, Rony e Hermione, a amizade deles é perfeita <3
    Confesso que ainda não li a maioria dos livros que você citou :P
    Mas amei o post *u*
    Beijos!

    ResponderExcluir
  4. Aaaahhhhhh a amizade é uma coisa tão linda, realmente não tinha como começar sem o trio mais maravilhoso de amigos que existe hehehehe, meu favorito, eu li Padma, e realmente a amizade do Beto e Tucaio era uma coisa verdadeira e muito linda, irei ler Louca por você em breve e tenho certeza de que vou amar, é muito gosto ler um livro que retrata a amizade de uma forma verdadeira, eu também gosto muito de ver isso e livros, em Louca por você da Fernando Belém, também vemos muito sobre amizades das meninas, é muito legal, se ainda não leu recomendo rsrsrsr.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  5. Harry, Rony e Hermione são os amigos mais lindos de todos. <3 <3 Também gosto muito do Will e do Tiny. *-* Eu acrescentaria o Percy, a Annabeth e o Grover. <3

    ResponderExcluir
  6. Acho que todos os livros do John Green narram um grupo de amigos para toda hora! que passam, em alguns livros, por momentos bem pesados, mas q estarao sempre ali!
    Adorei as escolhas, ate pq eu amo ler um livro que narre uma bela e sincera amizade!

    ResponderExcluir
  7. Eu arrecem comecei a ler o primeiro livro de harry potter, dos outros livros não li nenhum, cocei a ler instrumentos mortais mas meio que desisti dele, pretendo fazer uma segunda tentativa quem sabe dessa vez eu consiga gostar.
    http://viajandopelapaginas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Legal, nem tem como não falar do trio de HP mas acho que faltou amigos, tem o Sam e o Frodo, o Legolas e o Gimli (quem viu o filme e leu o livro pode ver o quão grandes amigos eles se tornaram).
    Enfim, apesar de faltar alguns eu gostei da lista...mesmo só conhecendo 2 livros.

    ResponderExcluir
  9. Rafaella!
    Fora o Harry Potter, não li ainda nenhum dos outros livros... uma pena!
    Mas sei que amizade é algo importante e tem vários livros que abordam o tema ou que que amigos inseparáveis.
    O que me vem em mente agora é a amizade de Beau e Mark em A mais pura verdade..
    “Aquilo que se faz por amor está sempre além do bem e do mal.”(Friedrich Nietzsche)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  10. Menina, eu também amooo por demais Harry, Rony e Mione, acho eles incríveis, um amor sem palavras!!
    Q, Radar e Ben também é uma coisa!! Aquele final, aquela correria que fizeram pelo Q, olha! Ameeeeeei =)
    E George, Julie e Jo, também gostei muitooo deles, principalmente do George, embora eu tenha detestado (desculpa se vc gosta kkk) a Julie e o Dannie.
    Prefiro a Jo e o Zach <3
    bjsss

    ResponderExcluir
  11. Oi! Falar sobre amigos sempre me emociona, não tenho muitos, mas aqueles que tenho são escolhidos a dedo. Amigos literários tem muitos que gostaria de citar, mas o trio da série Harry Potter não poderiam deixar de ser citado e mereciam o topo da lista. Amigas que sempre admirei foram Nora e Vee da série "Hush, Hush", tinham segredos que não podiam contar uma a outra já que envolviam outras pessoas, mas eram unidas e se uma precisasse se meter em uma encrenca a outra não poderia faltar. E também Anne Frank e Peter Van Daan que se tornaram amigos durante a Segunda Guerra Mundial.
    Amei.

    ResponderExcluir
  12. Oie
    Adorei Voce ter citado o George,Ju e a Jo.Adoro eles<3.Sou mega esquecida mas lembro de algumas amizades que eu adorei tipo da Sofia e da Nina de Perdida e a amizade entre o Bennett,Will e o Max <3

    ResponderExcluir
  13. Achei o tema super apropriado ao dia, a amizade deve ser celebrada todos os dias, porque é um dos sentimentos mais importantes das nossas vidas. Não conheço muitos dos personagens que tu citou, mas acho linda a lealdade e compreensão que existe entre o trio de Harry Potter, um exemplo de amizade verdadeira e inabalável.

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Adorei a seleção muitos ainda não conheço mas com certeza Harry, Rony e Hermione e indiscutível e adorei a Julie, George e Johanna de louca por você o George e uma figura eu só teria colocado as meninas do Quarteto de Noivas !!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...