Especial Bienal do Livro Rio #1 - Apresentação da feira

| |

Oi gente, tudo bem?

Hoje é dia 3 de julho, e isso significa que faltam exatamente dois meses para a Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro. Então eu pensei em fazer alguns posts especiais com informações da feira, autores confirmados e tudo o mais. A ideia é fazer um post de semana até a data que vai começar e talvez alguns enquanto durar o evento.
Esse primeiro post vai ser uma apresentação da feira e um pouco da sua história, e algumas curiosidades sobre edições anteriores.


Essa será a XVII edição da Bienal do Livro aqui no Rio de Janeiro, mas a feira teve início há 30 anos. Dos salões do Hotel do Copacabana Palace, em 1983 aos atuais 55 mil metros quadrados do Riocentro, a Bienal Internacional do Livro do Rio de Janeiro se transformou não só no mais importante acontecimento editorial do Brasil, como também em um evento que mobiliza o país.

A Bienal do Livro Rio é o maior evento literário do país, um grande acontecimento que tem o livro como astro principal. Para o leitor, é a oportunidade de aproximação dos seus autores favoritos e de conhecer muitos outros. Para as editoras é a oportunidade de divulgarem seus livros. Há diverso espaços dedicados às atrações, onde o público pode participar de debates, bate-papos com autores e além de atividades culturais que promovem a leitura. 

Visão geral do 1º dia na XIV Bienal do Livro do Rio: vazia - Fonte: G1



A Bienal do Livro Rio é localizada no Riocentro, sede dos principais eventos nacionais e internacionais no Rio de Janeiro. Seu estacionamento possui 7 mil vagas e está localizado na zona oeste do estado. 


Curiosidades: 

  • Em sua 15º edição (2011) houve a exposição do maior livro do mundo. A versão do Pequeno Príncipe mede mais de 3m e pesa 1420 kg. A obra esteve presente no Guiness Book (O Livro dos Recordes) de 2011. Fonte: R7 (2011)



  • Todo ano um país é homenageado na Bienal do Livro. A última edição foi a Alemanha, e essa será a Argentina. Mas há uma disputa para ter essa honra, os países se candidatam para essa homenagem. Fonte: Folha de São Paulo (2001)


  • A última edição da Bienal em 2013 bateu o recorde de autores estrangeiros, 27 autores. Em 2011 foram 21 autores e em 2009 foram 18. Fonte: Terra (2013)
  • Não edição de 2013 mais de 44 mil pessoas estiveram no estande da Estante Virtual (um portal eletrônico que reune o maior acervo de sebos). Mais de 10 mil pessoas participaram do Desafio Caça-Livros onde tinham 1 minuto para encontrar um livro que não estivesse à venda na Estante Virtual. (O site não diz quantas pessoas conseguiram, eu nem tentei). Fonte: Estante Virtual


Então é isso gente, esse foi o primeiro de uma série de posts sobre a Bienal, e espero que tenham gostado de saber um pouco mais sobre a feira. As informações retiradas foram do Site Oficial da Bienal e de sites de notícias. No próximo post eu vou falar um pouco sobre a visitação de escolas e diferentes profissionais.

E me digam, estão animados com a Bienal? 







17 comentários:

  1. Só de ver o seu post me deu uma vontade de ir na Bienal, mas acontece que não tem como, já que estou em um estado diferente este ano ç.ç (e mesmo que não estivesse sou natural de sp, não conseguiria ir nem sonhando).
    Gostei de saber mais sobre a Bienal, parece tão incrível <3 Aliás, gostei da ideia que teve de fazer posts relacionados a ela, mesmo que só me faça morrer de vontade haja
    Espero que quem for do Rio aproveite por mim.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Hello!
    Eu estou na dúvida se vou ainda. Na verdade eu quero muito, mas como nao sou do RJ e ainda trabalho e estudo, teria alguns probleminhas para ir.
    Esses posts vao deixar a gente com mais vontade de ir e conhecer os autores que vão prestigiar a Bienal, HEHE..
    Gostei do post, bom que me faz pensar melhor se eu vou mesmo!
    Bjus

    ResponderExcluir
  3. Queria muito ir mas não moro no Rio!!

    ResponderExcluir
  4. Pq eu nao moro no rio?? (ou pq essas coisas nao vem pra fortaleza?) kkkk a bienal de fortaleza so tem livro caro :'( oq acho mega errado!! vamos diversificar neh meu povo!! e fazer promoçoes...

    ResponderExcluir
  5. Rafa!
    Se pudesse, bem iria, mas fica longe e não me organizei para ir.
    Gostei de saber que a cada Bienal um país é homenageado, não sabia disso.
    Quantos autores internacionais virão para essa, hein? Curiosa em saber...
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  6. Oii, queria tanto ir na Bienal do Rio, seu post só fez crescer minha vontade de ir.

    ResponderExcluir
  7. Hey!
    Apesar de não saber se eu estarei no Rio nessa data, eu quero muuuito ir! Eu vou todos os anos que tem desde 2009, ano que me apaixonei pelo evento!
    Adorei o post *-*

    Beijos!
    http://heartbreaker-girls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Eu queria tanto ir na Bienal desse ano, vai ter um monte de autor que eu amo. Mas eu já fiz uma viagem esse ano, e não vou ter dinheiro pra ir nessa :(
    Gostei bastante do post, a única coisa que eu já sabia era do país homenageado...
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Todo post sobre a Bienal me deixa um pouquinho frustrada, confesso. O Rio é muito longe e eu não vou poder fazer parte desse evento. Mas eu adorei a tua ideia de abrir um espacinho aqui para deixar os leitores mais à vontade com o evento, bem como conhecer mais sua história e toda a importância dele.

    ResponderExcluir
  10. Aaiiiii como eu queria tanto, mas tanto, tanto mesmo ir a bienal esse ano, mas infelizmente não será possivel, terei que ficar na minha casa, de baixo do cobertor lendo, enquanto, muitas, pessoas estaram sorridentes aproveitando o evento. Obrigada pelo post informativo, que ai eu tenho mais material para ficar imaginando como seria estar lá buuááá rsrsrs.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  11. Eu vejo sempre os posts sobre a bienal, mas infelimente nunca fui, mesmo eu tendo muita vontade, mas eu não tenho como sair da minha cidade e moro muito longe

    ResponderExcluir
  12. Fui na Bienal de SP ano passado e queria muito ir esse ano pro RJ, porém a grana tá curta...mas é um puta evento, espero poder ir num futuro próximo.

    ResponderExcluir
  13. Gostei de saber mais sobre a bienal. Muita coisa que eu não sabia! Eu gostaria muito de ir em alguma edição e conhecer meus autores preferidos. <3 Quem sabe um dia. ^^

    ResponderExcluir
  14. Oi! É muito triste não poder participar da bienal, não moro no Rio e nem ao menos perto dele. Achei interessante a ideia de cada semana falar um pouco desse evento. Fico contente em saber que no Brasil tem um evento para a literatura, especialmente, tão grande, mas é triste saber que em outros cantos do país não recebemos um evento assim. O livro do pequeno príncipe é um clássico para jovens e adultos e tê-lo desse tamanho é para fazer nossos olhos brilharem, rsrs.

    ResponderExcluir
  15. Meu sonho é participar d euma bienal, não importa de qual estado seja, bem, queria que fosse aqui no PR né, mas ok.
    Um dia, se Deus quiser ainda irei a uma!!!
    Que sonho!!!
    bjooos

    ResponderExcluir
  16. Ficou bacana essas curiosidades sobre a Bienal,eu morro de vontade de ir mas como moro longe e ela acontece numa época do ano não muita propicia pra mim nunca dá certo.Espero ver mais posts sobre ela nesse decorrer dos meses,e acompanhar quais autores vão estar presentes.

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    Sou doida pra ir na Bienal mas e muito longe de onde moro e nunca da certo de eu ir mas adorei saber mais sobre a historia e fiquei surpresa em saber que a Bienal tem mais de 30 anos !!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...