642 Coisas sobre as quais escrever #4 - O som do silêncio

| |


Quem nunca ouviu a frase “quem cala consente”. Pois eu acho que essa frase está muito errada. O silêncio grita e ele pede para ser libertado.

O silêncio de um inocente acusado injustamente de um crime que não cometeu, mas não tem voz para se defender, em um mundo em que os mais influentes sempre têm razão.

O silêncio de uma adolescente que foi violentada e sente medo de denunciar por sentir vergonha ou se culpar do que aconteceu a ela.

O silêncio de um pai que roubou um pedaço de carne para dar ao que comer aos seus filhos... o silêncio da impotência.

O silêncio de um jovem que sofreu preconceito por ser exatamente quem é, o silêncio de quem esconde quem é.

Mais o silêncio não guarda apenas sentimentos ruins. O silêncio de uma boa companhia, o silêncio da compressão, o silêncio da cumplicidade. O silêncio de que todas as coisas que precisaram ser ditas já foram e agora só existe a tranquilidade, o amor e o silêncio.

E você, qual é som do seu silêncio?


Texto escrito para o projeto 642 Coisas Sobre As Quais Escrever. Tema 202: Qual é o som do silêncio?. Para participar do projeto, entre no grupo (aqui) e confira os temas (aqui).

E sim, gente, eu sei que repeti a palavra silêncio muitas vezes, mas foi inteiramente proposital, para enfatizar que ele tem vários significados. 


15 comentários:

  1. Adorei seu texto, de fato, existem muitas formas em que o silencio se apresenta, algumas más, outras boas. Muitas vezes ele tem muito mais a dizer que todas as palavras conhecidas pelo homem.
    Aliás, percebi o propósito que lhe levou a repetir tantas vezes a palavra e acho que ficou muito bom assim. Conseguiu passar bem o que pretendia.
    Abraços ^^

    ResponderExcluir
  2. Texto muito bem escrito e tb nao aceito quando alguem fala: “quem cala consente”.
    Acho que existe tantas circunstâncias que vivemos e que infelizmente nem sempre temos voz para reclamar e reivindicar nosso direito.
    O som do silêncio é o mais forte, é aquele que diz muito mais coisas do que seria dito se houvesse palavras.
    Seu texto realmente me fez pensar.

    ResponderExcluir
  3. Rafaella, que texto incrivel!! Concordo totalmente c a discordância em relaçao a frase "quem cala consente". Sempre me calo em discussões, mas nao necessariamente quer dizer q eu concorde c a pessoa, apenas sou do tipo que cansa de ficar debatendo algo eterno kk
    E tbm nada melhor que ficar em silencio ao lado de quem gostamos!

    ResponderExcluir
  4. Rafa!
    E a repetição repercutiu...
    O silêncio tem sons inexplicáveis.
    O texto está bem escrito e parabéns por participar do projeto.
    “Até cortar os próprios defeitos pode ser perigoso. Nunca se sabe qual é o defeito que sustenta nosso edifício inteiro.”(Clarice Lispector)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participe no nosso Top Comentarista!

    ResponderExcluir
  5. Que lindo seu texto, adorei o projeto também, estou pensando em participar.
    Parabéns pelo texto e por todo o blog, é lindo.

    ResponderExcluir
  6. Gostei bastante do texto, eu também não concordo com a frase "quem cala consente", e também acho que o silencio significa muito mais.
    Não conhecia esse projeto, mas já gostei dele :)
    Beijos!

    ResponderExcluir
  7. Eu adorei esse projeto! Não conhecia ele ainda, mas vou procurar saber mais, sim. Quanto ao tema, achei extremamente interessante. O silêncio definitivamente tem voz, e é só prestar muita atenção para perceber isso.

    ResponderExcluir
  8. Nossa, gostei muito do seu texto, realmente o silencio pode ter muitos motivos, e nem todos são ruins, a muitos silencios que nos fazem bem, mas há também aqueles que de certa forma nos aprisonam, gosti muito da ideia do projeto.
    Beijos *-*

    ResponderExcluir
  9. Adorei o texto, e concordo que o silencio pode falar mais do que mil palavras. Gostei desse tema

    ResponderExcluir
  10. Legal o texto e é bacana ver que cada pessoa tem uma visão diferente do que o silêncio significa. Realmente ele diz muito mais do que palavras...às vezes.

    ResponderExcluir
  11. Oi, Rafaella! Realmente o silêncio pode ter muitos significados. Adorei o seu texto e gostei também desse projeto. Depois vou dar uma olhada nos outros temas pra escrever os meus também. :D

    ResponderExcluir
  12. Oi! Bem interessante o pequeno texto. O silêncio realmente não esconde apenas coisas ruins, ele serve para embalar pensamentos. Ele conforta um escritor que revela a sua alma e despeja sobre as folhas as mais belas histórias guardadas dentro de si. Faz parte de um leitor que dar vida aos cenários encontrados em cada página. E para alguém que apenas quer ficar parado, sem fazer nada, ele dar tranquilidade.
    Amei esse projeto.

    ResponderExcluir
  13. Que lindo texto. Verdade, o silencio é precioso e muito muito preciso.
    Necessário, vale mais que muitas palavras e pode mudar nossa vida, pra pior e pra melhor, sempre.
    bjs

    ResponderExcluir
  14. Nossa,você está de parabéns,adorei o texto.Acho que pra cada um o silêncio tem um significado e som diferente e o seu texto explica isso.Não conhecia esse projeto mas vou passar a acompanhar para ver os demais textos,só isso por que participar já não é comigo.

    ResponderExcluir
  15. Oi!
    Adorei o texto, com certeza o silêncio e muitos coisas mas nunca só um silêncio ainda não conhecia o projeto mas quero dar uma olhada !!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...