Retrospectiva Literária 2015

| |


Oi gente, como estão?

E aí, tudo preparado para a virada? Vão passar onde!! Aqui em casa estamos nos preparativos do churrasco que irá ter, mas tirei um tempinho para trazer o post de hoje. Pelo segundo ano, irei trazer a Retrospectiva Literária, a postagem coletiva, organizada pelo blog Pensamento Tangencial, em que eu irei mostrar os melhores livros do ano segundo as categorias.

Antes de tudo. Quero agradecer os leitores do Vamos Falar de Livros? por mais um ano juntos. Foi muito bom poder compartilhar meus pensamentos, opiniões e leituras com vocês. O blog está se encaminhando para o seu segundo aninho e espero ter sempre vocês aqui. Em 2016 espero trazer várias novidades para o blog, e espero contar com a presença de todos. 

Então, vamos a retrospectiva!? Clique nas imagens para ampliá-las.


Retrospectiva Literária 2015


A aventura que me tirou o fôlego:




Foi uma das minhas últimas leituras, mas que entrou para a lista de melhores do ano. Esse livro é mais do que uma aventura, é distopia, é fantasia. Tem uma família maravilhosa, diálogos inteligentes, personagens totalmente bem construídos... e mesmo com as mais de 700 páginas você não sente vontade de largar. E se passa em um veleiro :)

O terror que me deixou sem dormir: 


Não li tantos livros de terror esse ano, mas comecei a ler Stephen King, que era algo que eu queria muito. Apesar de "O Iluminado" não ter me deixado ser dormir, tem algumas partes bem assustadoras. || Resenha

O suspense mais eletrizante:


É mais um thriller psicológico do que suspense, mas é bem interessante ir descobrindo as coisas juntos com a Sam. 

O romance que me fez suspirar:


Os personagens não são perfeitos, passam por vários problemas, mas o amor deles vai se formando aos poucos de forma totalmente natural e me fez suspirar. || Resenha

A saga que me conquistou:



Li poucas séries esse ano, então vou colocar aqui A Guerra dos Fae. Pois há a combinação de uma fantasia bem construída, personagens envolventes e uma leitura fluída. 


O livro que me fez refletir:


São crônicas que nos fazem pensar em diversos aspectos da vida, sobre dinheiro, carreira, perdão, amigos, família e tudo o mais.

O livro que me fez rir:


Já falei várias vezes dele aqui, se Perdida me fez rir, Encontrada me fez rir o dobro.

O livro que me fez chorar:


A história dessa menina é incrível, a forma como ela enfrentou a doença, como sempre permaneceu forte e fez os outros rir. O livro é lindo, mas me fez chorar muito em algumas partes. || Resenha

O livro que me decepcionou:


A grande decepção do ano, pois estava esperando O livro, mas não foi isso que eu recebi. || Resenha

O livro que me surpreendeu:


Eu já tinha desistido de ler esse livro, mas acabei por sorteá-lo na TBR Book Jar e ao começar a ler me surpreendi pela criação desse universo destaque, os personagens, e olha que até o triângulo amoroso me conquistou. || Resenha

O livro que devorei:


Gente, é impossível não devorar esse livro e querer saber o que aconteceu com a Cadence, e nossa, a autora sabe te deixar com cara de trouxa. || Resenha

A capa que amei:


Acho que foi a única coisa que amei nesse livro... a capa e a diagramação, pois a história não me agradou. || Resenha

O casal perfeito:
Nastya e Josh de "Mar da Tranquilidade". Pela forma como o relacionamento deles foi construindo, um sabendo respeitar a dor e o espaço do outro. 

A autora revelação:


Jennifer L. Armentrout. Pois admiro autores que conseguem escrever bem gêneros distintos, e eu li dois livros da autora "Não Olhe Para Trás" (thriller psicológico) e "Obsidiana" (fantasia) e os dois são muito bons, mesmo sendo totalmente diferentes.


O gênero literário que eu mais li:
Sem dúvidas, esse foi o ano das fantasias. Conheci diversos mundos fantásticos e me apaixonei por cada um deles.

O gênero literário que preciso ler mais:
Esse ano li meu primeiro Harlan Coben e me apaixonei, então quero ler mais romance policial e também terror.

O melhor livro nacional:


Foram vários nacionais maravilhosos, mas me apaixonei por "Não Pare!". || Resenha 

O melhor livro que li em 2015:


Os livros que eu marco como favorito sempre ficam empatados como os melhores. Mas como ainda não falei dele e tem que ter o David Levithan nessa retrospectiva, ficou "Dois Garotos Se Beijando" que foi uma leitura incrível. || Resenha

Li em 2015 ... livros:
Foram 86 livros (tão feliz com esse número). Sendo 26 nacionais.

A minha meta literária para 2016 é:
Além dos desafios que eu já falei aqui. Pretendo ler pelo menos 52 livros (um por semana), que foi a meta que eu fiz ano passado e consegui superar.

Também quero terminar a releitura dos livros de "Harry Potter", que parei no terceiro e reler os dois primeiros livros de "Os Instrumentos Mortais" e ler o restante da série. 



É isso galerinha linda!! Esses foram minha retrospectiva literária 2015, claro que tem vários outros livros que não foram mencionados... mas isso é para vocês saberem como foi o meu ano literário. E vocês, quais foram suas melhores leituras.

Gente, agora vou me indo, porque o cheiro de churrasco está bom e estou com muita fome... rs. Quero desejar a todos os leitores do blog um Feliz 2016!!! Que seja um ano maravilhoso para todos nós, cheios de conquistas, realizações, paz, saúde, amor, alegria, e é claro, muitas leituras maravilhosas. Enfim, tudo de bom!! 







30 comentários:

  1. Oi, Rafaella!
    Acredita que estou com o e-book de Cisne no meu app do Kindle já faz uns dois anos e não li ainda? Confesso que o tamanho me deixa um pouco receosa, não é tão meu estilo literário preferido, então fico com medo de não me envolver e acabar abandonando. Mas ainda espero tentar, ao menos, um dia, rs.
    Mar da Tranquilidade é um livro muito bom mesmo! Eu o li no ano passado, e foi 'menção honrosa' no meu top 5 de 2014, rs. O romance é mesmo muito bem desenvolvido. E, poxa, como eu queria ter lido Carina Rissi esse ano! Da série Perdida principalmente; meu favorito da autora é Procura-se um Marido, mas estou com saudades do bom humor e diversão de Sofia, Ian e companhia, rs. Espero poder ler não apenas o Encontrada esse ano, como também o Destinado. Também tenho interesse na leitura de Mentirosos, apesar de vez ou outra me deparar com comentários controversos, mas parece ser uma boa leitura, ao menos.E o Não Pare! também jaz no meu app do Kindle desde 2013 e não o li ainda, mas pretendo, só não sei quando, rs.
    Um 2016 recheado de muita paz, saúde, felicidade e, claro, ótimas leituras para você!
    Beijos!

    Sâmmy
    ♥ SammySacional.blogspot.com.br/ ♥

    ResponderExcluir
  2. Oi Rafaella.
    Tenho acompanhado essa retrospectiva coletiva e a cada postagem fico mais feliz em ver que as pessoas conseguiram superar suas metas de leituras.
    Feliz 2016 para você! Muitos livros lindos e muito sucesso.
    Abraços.

    Minhas Impressões

    ResponderExcluir
  3. Adorei sua retrospectiva!!! Jura que vc se decepcionou com Proibido? Ainda não li, mas você foi a primeira pessoa que não curtiu tanto assim. Tenho curiosidade para ler o Não pare, a série toda na verdade e igual a você, Dois Garotos Se Beijando foi um dos melhores do ano. Só de pensar, me emociono!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  4. Nunca tinha lido livros de terror, li esse ano pela temática do Halloween pra trazer algo pro blog. Conheci o King com A Torre Negra e Joyland, posteriormente, já quero ler O Iluminado também. Não Olhe pra Trás é um desejado. E Mentirosos, está na minha meta (que nem tenho kk) de 2016. Adorei o post
    -Mari

    ResponderExcluir
  5. Oi, Rafa!
    Que bom que você fez muitas leituras boas em 2015! Uau, 86 livros!! Parabéns! \o/
    Estou com vários na minha lista de leitura, como Mentirosos e Mar da Tranquilidade. Também quero ler O Iluminado, mas nossa, que medo! Hahaha.
    A Estrela Que Nunca Vai Se Apagar foi uma das melhores biografias que li, é tão lindo! Também chorei um monte!
    Que em 2016 você faça ainda mais leituras maravilhosas!
    Bjos,

    Mari,
    Mari The Reader

    ResponderExcluir
  6. Apesar das decepções que teve com certos livros, 2015 te deu ótimas leituras, é sempre bom fechar um ano assim.
    Alguns dos livros que foram os destaques do ano - negativamente ou positivamente - eu não li, mas estão na minha lista infinita de livros.
    Dois Garotos se Beijando foi um dos livros que mais gostei de ter lido, ele me emocionou de forma que não esperava, até porque ele é um livro enganosamente fino. Só de olhar a capa dá aquela vontade de ler de novo <3
    Esse ano que não dei espaço para terror... Acabei me focando muito em outros gêneros, mas em 2016 pretendo mudar isso.
    Abraços

    ResponderExcluir
  7. oi ^^
    menina todo mundo fala super bem de Mentirosos, eu to doida pra ler vai entrar na meta de leitura desse ano se der tudo certo.

    ResponderExcluir
  8. Ei Rafa! Eu passei o ano novo em casa, só eu e os gatos... rs... tinha até pensado em passar na casa de uma amiga, mas achei um gatinho na rua no dia 30 e o pobrezinho está preso no box por enquanto, como eu largava meu gato medroso e esse filhotinho que nem conhecia direito o temperamento sozinhos em casa? hahaha...

    Adorei sua retrospectiva. Sou apaixonada por Cisne - já li e reli, e quando sair o próximo provavelmente vou reler de novo... rs... Amei Dois garotos se beijando, e nem imaginei que fosse gostar. Não olhe para trás me surpreendeu bastante, e adoro A Guerra dos Fae. Quero muito ler Mentirosos e vários livros da Carina Rissi, espero que eu consiga esse ano.

    Beijo e um ótimo 2016!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  9. Oie!
    Gostei muito dessa sua postagem! Foram ótimo livros lidos durante o ano!
    Mentirosos foi uma leitura super rápida para mim, e com um final surpreendente. Proibido foi o livro que menos gostei também durante a leitura. Quanto ao livro Mar da Tranquilidade, eu li com tanta expectativa, mas não sei o que aconteceu, mas o livro não me conquistou.
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  10. Mar da Tranquilidade foi só amores pra mim também! AMEI!
    Adorei a listinha!
    Beijos
    www.vidaemmarte.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Rafa!
    86 livros é para ficar feliz mesmo!
    Sério que você se decepcionou com Proibido? Não li, mas vejo muitos elogios.
    Dos outros que você citou, li O Iluminado (é bem bom mesmo), Mar da Tranquilidade (também gostei da maneira como a autora conduz o romance) e Mentirosos.
    Tenho vontade de ler Dois Garotos se Beijando.
    Beijos,
    alemdacontracapa.blogspot.com

    ResponderExcluir
  12. Que bela retrospectiva, hein! Embora eu não costume ler livros de terror, pois também sou do tipo que perco o sono, para o King eu sempre abro uma exceção, pois gosto muito da escrita dele. Mas o iluminado eu ainda não li, e se você diz que tira o sono, vou ler durante o dia. hahaha Eu assisti ao filme e gostei bastante, e desde então fiquei com vontade de ler o livro. Os demais livros sobre os quais você falou, eu não conheço, mas já anotei alguns aqui. ;)

    ResponderExcluir
  13. Olá,
    Também li o Iluminado e não consegui dormir kkk' Na verdade nem terminei de ler kkk'. Tem muitos livros que você adicionou a sua retrospectiva, que eu quero ler. E gostei da sua meta.
    Um feliz 2016 para vc.
    Delírios Literários da Snow

    ResponderExcluir
  14. Oi!
    Mar da Tranquilidade!!!!! Esse é um dos meus queridinho! Li ele em 2014 e entrou na minha retrospectiva também.
    O meu top vai ao ar amanhã, ou melhor, hoje mais tarde, e Encontrada também está nele! Estou louca para ler os livros da Jennifer L. Armentrout, espero poder fazer isso em breve..
    Beijos e feliz 2016!! *-*
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  15. Oi Rafaela!
    Acho que temos gostos literários bem diferentes, tem livros na tua lista que eu nem cheguei a conhecer nesse ano de 2015 :P`
    Mas tô super impressionada com o teu número de leituras concluídas :D
    e acho que vou tentar ler pelo menos um por semana como tu disse ali
    bjuuuu!
    obrigada por passar no meu blog!

    http://hippiegrungerajneesh.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Olá, Rafaella.
    Eu amo essa retrospectiva. Quero muito ler A guerra dos Fae, mas nunca encontro o primeiro livro para comprar hehe. Mentiroso eu devorei também. Destino eu gostei muito, a decepção ficou por conta do segundo livro. E que pena que Proibido não te encantou, eu quero muito ler ele.

    Blog Prefácio

    ResponderExcluir
  17. Oi,
    Gostei da sua Retrospectiva Literária.
    Estou há muito tempo para ler Stephen King mas nunca li, acho que 2016 vai ser o ano.
    Voltar a ler todos os livros do Harry Potter também é algo que quero muito muito, sou super fã. Os Instrumentos Mortais nunca li, mas está nos meus planos.

    Espero que seja um 2016 recheado de boas leituras! :)

    http://pbpretonobranco.blogspot.pt/

    ResponderExcluir
  18. Olá Rafaela,
    Adorei a forma como você fez a retrospectiva, ficou bem melhor que os tops, o Iluminado é bem legal, mas eu também não acho um tira sono, quero conhecer A Estrela que nunca vai Apagar.
    Nossa você leu bastante esse ano, eu li 31, mas comparado ao quanto estava lendo desde que me casei, acho que li bastante, esse ano estou pensando em dobrar esse número, vamos ver.
    Feliz 2016

    ResponderExcluir
  19. Ei Rafaella!
    Tenho total certeza de que "O Iluminado" não te deixou dormir kkkkkk queria ler mas estou sem coragem. Parabéns pela sua meta cumprida esse ano!! Também vou terminar de ler os HP, estou lendo o quarto, mas já li o último, faltam só mais dois. Instrumentos Mortais é muito legal! Li no ano passado a coleção toda, e te indico Peças Infernais, da Cassandra tb, que é assim umas 200 milhões de vezes melhor. Uma dica pra Instrumentos Mortais é não parar no 5º, ele é chato, mas o 6º livro vale a pena. É isso... Boa sorte com esse ano!!
    bjss
    http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Que engraçado... Seu melhor livro - Dois garotos se beijando foi meio decepcionante para mim. Acho que eu esperava mais do que recebi.
    E Proibido é um dos meus tops, não só do ano passado como está entre os melhores. Que bom que os gostos podem ser diferentes né?
    Amei Obsidiana e só agora percebi que Não olhe para trás é da mesma autora. Ja estava na lista, agora desejo ainda mais :)
    Beijinhos,
    Lica
    Amores e Livros

    ResponderExcluir
  21. Oi Rafaella,

    Nossa tem muitos livros que quero ler entres os que citou, inclusive o que não curtiu, tenho que tirar minha própria opinião dele. Não pare tem sido bastante citado. King não consigo gostar de jeito nenhum, não sei porque, acho que é a escrita dele. Parabéns pelos 86 livros lidos e que em 2016 você tenha leituras incríveis.

    Beijos,
    http://amagiareal.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Nossa senhora da bicicletinha roxa caraca que lista fodástica!
    De toda a sua lista, li trilogia Não Pare que me surpreendeu tanto que virei fã da Pepper, conheci a Carina Rissi com Encontrada e Perdida, li Proibido e sinceramente não sei o que falar dele, pois não odiei, mas achei muito pesado.
    E estou doida para ler Não olhe para trás e Mar de Tranquilidade.
    Espero que consiga superar sua meta que já foi ótima esse ano e que tenha muitas ótimas leituras.
    beijos.

    Giuliana

    ResponderExcluir
  23. Olha tenho que concordar que a A GUERRA DOS FAE também me conquistou em 2015 e terminei de ler já o quarto livro. Mas fiquei sabendo que a série tem 10 livros. Estou doida já para ler o quinto, mas vai saber também quando vai ser lançado né? Mas espero que logo, porque já estou curiosa para saber o que irá acontecer com Jenny e Ben =x

    Enfim....Os outros livros ainda não li, mas pretendo esse ano ainda.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/resumo-do-mes-dezembro.html

    ResponderExcluir
  24. Olá, concordo com você em relação a Proibido, a leitura foi cansativa e tão arrastada que tive que abandonar. A capa de Destino é linda e vejo muito pouco comentários positivos a respeito dessa série, mas sempre tive vontade de ler. Beijos,

    http://queremosmaislivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi Rafa,
    O Mundo de Tinta também participou pelo segundo ano da Retrospectiva. Acho muito legal porque não temos que escolher um só ou cinco. O melhor de cada gênero é mais fácil,rs.
    Apesar de conhecer e ter vários não li nenhum dos que você citou.
    Sinal que a minha lista de vou ler em 2016 vai crescer enormememente.
    Desejo um 2016 de grandes leituras.
    E nos vemos domingo!
    bjs,
    Luana Lima
    www.blogmundodetinta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  26. Oi Rafa ^-^
    Amei sua retrospectiva literária.
    Nossa, sou doida pra ler os livros do Stephen King *-* Tenho aqui em casa o "Carrie, a estrenha", mas ainda não peguei ele pra ler. Vou conferir sua resenha do "O iluminado" para saber mais sobre a história *-*
    Também tenho vontade de ler o "Encontrada" e os outros da série da Carina Rissi *-*
    Imagino que você tenha chorado mesmo com o livro da Esther. Eu chorei uma vez lendo uma resenha dele! Sou doida pra ler esse também.
    Outro livro que você selecionou que eu tô doida pra ler é o "Dois garotos de beijando"; só ouço elogios desse livro *-----*
    E uau, 86 livros. Parabéns \0/
    Eu também vou reler HP esse ano *0* Comecei o quarto livro, que foi onde de onde eu parei de reler quando comecei a reler em 2014 XD
    Beijinhos e que 2016 lhe traga leituras boas e realizações melhores ainda ^^
    Isabelle
    Attraverso le Pagine - http://attraverso-le-pagine.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  27. Olá, tudo bem??

    Adorei essa retrospectiva! Foram muitos livros :)
    Já vi muitas críticas positivas sobre mentirosos... Não vejo a hora de ler, espero ter uma oportunidade em breve! E tomara que eu consiga devora-lo que nem você haha

    XOXO
    Umnovo-roteiro.blogspot.com

    ResponderExcluir
  28. Oiê, primeiramente Feliz Ano Novo! Que 2016 seja fantástico para nós.
    Sobre as leituras, estou aqui contentíssima por Cisne ter aparecido na lista, eu aaaaamo essa série! Sei que você acabou de ler o primeiro, mas você precisa ler o segundo! E prepare-se para muuuuitas surpresas.

    ResponderExcluir
  29. Olá!
    Gostei das suas escolhas!
    Bom 2016

    ResponderExcluir
  30. Oi Rafa! 26 livros nacionais?! Uauuu, que inveja!!! :D
    Eu preciso ler mais nacionais urgente!!!
    O Iluminado é tudo de bom, né?
    Faz parte dos meus favoritos - entre os livros do King. :)
    Obrigada por ter participado da Retrospectiva! Espero que 2016 seja um ano de ótimas leituras para todos nós! \o/
    Beijos!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...