Resenha #70 - Minha Vida Mora ao Lado (Huntley Fitzpatrick)

| |


Título original: My Life Next Door 
Editora: Valentina
Ano: 2015
Tradução: Carolina Selvatici 
Páginas: 320


































“Minha mãe nunca ficou sabendo de uma coisa, algo que ela reprovaria radicalmente: eu observava os Garrett. O tempo todo.”

Os Garrett são tudo que os Reed não são. Barulhentos, caóticos e afetuosos. São de verdade. E, todos os dias, de seu cantinho no telhado, Samantha sonha ser uma deles, ser da família. Até que, numa noite de verão, Jase Garrett vai até lá e...
Quanto mais os adolescentes se aproximam, mais real esse amor genuíno vai se tornando. Contudo, precisam aprender a lidar com as estranhezas e maravilhas do primeiro amor. A família de Jase acolhe Samantha, apesar dela ter que esconder o namorado da própria mãe.

Até que algo terrível acontece, o mundo de Samantha desmorona e ela é repentinamente forçada a tomar uma decisão quase impossível, porém definitiva. A qual família recorrer? Ou, quem sabe, Sam já é madura o bastante para assumir suas próprias escolhas? Será que está pronta para abraçar a vida e encarar desafios?
Quem você estaria disposto a sacrificar pela coisa certa a se fazer? O que você estaria disposto a sacrificar pela verdade?

Livro enviado em parceria com a Editora Valentina para resenha



Samantha Reed possui uma vida confortável, mora em uma casa grande com sua mãe, que é uma deputada conceituada e está em fase de reeleição, e sua irmã, que já está indo para a faculdade. Ela é o exemplo de filha perfeita, sempre obedecendo sua mãe e fazendo tudo que ela deseja. Entretanto, ela possui um segredo: ela observa a família Garrett, seus vizinhos, o tempo todo, há 10 anos.

A família Garrett é composta pelos pais e seus 8 filhos. Eles são barulhentos, unidos, caóticos, mas eles são de verdade. Jase Garrett um dia vai até o telhado onde Sam passa os dias observando sua família, e a partir desse momento, a vida deles começa a se entrelaçar e mudar.

Minha Vida Mora ao Lado é um livro extremamente real. As situações que acontecem nele poderia acontecer com qualquer um de nós, nossos amigos, vizinhos, familiares. Os personagens são bem construídos, eles possuem defeitos, eles tem dúvidas, eles sofrem, mentem, brigam, e isso que os torna tão verdadeiros. 

Talvez em outros livros eu tivesse reclamado da rapidez que o romance entre a Sam e o Jase acontece, afinal, eles eram vizinhos há 10 anos, mas não se conheciam, e então, dentro de poucos dias eles se conhecem e logo se apaixonam. Quem me conhece, sabe que romances assim não me convencem, mas esse me conquistou, me fez acreditar que há pessoas que vivem um romance tão intenso e verdadeiro em pouco tempo. Apesar de rápido, o relacionamento deles foi bem desenvolvido, foi delicado, a química entre eles é forte, e é impossível não torcer por eles. 

Preciso falar da família Garrett, essa grande família que me conquistou. Cada membro da família tem sua importância dentro da história, e gente, os menores são umas fofuras, principalmente o George, com sua sensibilidade e inteligência extraordinária para uma criança de oito anos. Como vocês sabem, adoro livros com crianças, eles tornam a história pura e delicada. É incrível como a família sofre com as fofocas dos vizinhos, inclusive da mãe da Sam, por ser grande demais, por seu quintal sempre bagunçado, e que se não tivessem tantos filhos, sobraria dinheiro para pagar as contas e tudo o mais, e mesmo assim eles se mantém de cabeça erguida, apoiando um ao outro, não se abatendo com as críticas. Para Sam os Garrett significam liberdade, significam um lar, significam a possibilidade de ser ela mesma, sem se esconder.




























"Bom, minha mãe sempre diz para termos pena delas, para sentirmos muito por alguém que acha que o que pensa deve ser uma lei universal."

Mas como a capa diz, há um segredo e uma decisão. Esse segredo desmorona a vida de Samantha, tudo o que ela acreditava. E a partir desse momento ela deve tomar uma decisão que pode afetar todo o seu futuro de um jeito ou de outro. Ela deverá decidir entre o que é fácil (não no sentindo de ser fácil tomar essa decisão, mas seria a que geraria menos problema para si) e o que é certo. Qual será a decisão tomada por ela? Será que ela é madura o suficiente para fazer as suas próprias escolhas? E o que acontecerá no final? 

Esse livro apresenta um grande desenvolvimento da protagonista e foi uma das coisas que eu mais gostei. Na verdade, eu não estava preparada para gostar tanto do livro. Samantha passa de uma garota que fazia tudo o que a mãe achava que era o certo, para alguém que toma suas próprias decisões e está disposta a enfrentar as consequências delas. O Jase sempre foi um personagem centrado, mas é interessante observar que como ele também cresce nesse relaciomanento. Outro personagem secundário que cresceu ao longo da trama e que no início eu detestava foi o Tim, irmão de Nan. 

Com personagens bem construídos e verdadeiros, uma narrativa extremamente fluída e um romance fofo, Minha Vida Mora ao Lado é um livro que fala sobre família, sobre o amor, a mágica e as descobertas do primeiro amor, sobre amizade. Nos mostra que não devemos fazer julgamentos, que não devemos nos achar melhor que ninguém,  e sobre encarar a verdade, tomar decisões, mas que essas decisões não são fáceis de ser tomados, e nunca podemos prever o que iremos fazer. O que você estaria disposto a sacrificar pela verdade? Se eu pudesse usar apenas uma palavra para descrever esse livro seria verdade.




























"Dizem que a gente nunca sabe o que faria numa situação hipotética. Todos nós gostamos de pensar que seríamos uma daquelas pessoas que entregariam o colete salva-vidas e acenariam um estoico adeus do deque do Titanic enquanto ele afundava, alguém que pularia na frente de uma bala por um estranho ou que daria  meia-volta e correria para uma das torres gêmeas, em busca de alguém que precisava de ajuda, sem pensar na própria segurança. No entanto, nunca sabemos com certeza se, quando as coisas desmoronarem, vamos pensar na nossa segurança primeiro ou se isso vai ser a última coisa que vai passar na nossa cabeça."

Com uma capa absolutamente linda, em soft-touch, um título perfeito para a situação vívida na história, esse é mais um excelente trabalho da editora. A diagramação está ótima, com corações em cima de cada folha, páginas amareladas e um ótimo trabalho de revisão.































































23 comentários:

  1. Minha Vida Mora ao Lado é um livro que já havia chamado minha atenção quando foi anunciado seu lançamento e agora, com a sua resenha, minha vontade de conferir essa história aumentou.
    O livro possui diversos pontos interessantes e traz boas reflexões, como você disse, ele traz muitas situações e dilemas reais, que tornam os personagens, consequentemente, um pouco mais reais, mais humanos para o leitor.
    Esse segredo e a decisão que Sam precisa tomar me deixaram curiosa, mas sei que ninguém irá abrir a boca sobre isso. Gostei de saber o modo como a protagonista cresce e se modifica a partir do momento que passa a se envolver com os Garrett, que parecem ser uma ótima família. Acho incrível ver famílias do tipo nos livros, sempre me apego a elas.
    Apesar do romance rápido que se desenvolveu, acho que o livro tem muito potencial para me agradar, pois caso o casal me convença pouco irá importar se essa paixão aconteceu em dias, meses ou anos. Sendo sincera, admiro os autores que conseguem fazer essas paixões repentinas soarem convincentes.
    A parte física do livro não parece deixar a desejar, e espero poder realizar sua leitura no começo de 2016, com sorte.
    Adorei a resenha.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Oi Rafa, nunca tinha ouvido falar desse livro e nem dessa escritora com a sinopse e resenha o livro me chamou muita a atenção com certeza vou adiciona-lo a minha lista de desejados e como sempre você faz ótimas resenhas bjs.

    ResponderExcluir
  3. Oie!
    Menina, esse livro não conseguiu chamar a minha atenção, leio resenhas positivas e de nada adianta! Achei a capa linda, mas a premissa não me conquistou e o romance ser desenvolvido de forma rápida também não me convenceu.
    Beijos,
    Andy - StarBooks

    ResponderExcluir
  4. A capa do livro já me ganhou ainda na primeira vez que eu vi e depois de só ler criticas positivas sobre a obra, meu interesse aumentou!!! Pela sua resenha, o livro tem todos os elementos que eu amo em um livro: personagens bem desenvolvidos, narrativa fluida e romance fofo. Pra que mais???Quero ler pra ontem!!!
    Meu Amor Pelos Livros
    Beijos

    ResponderExcluir
  5. OIe!
    É a primeira resenha que leio sobre o livro e gostei muito de seus comentários. Acredito que será uma leitura da qual vou gostar muito. E deve ser bem interessante acompanhar a vida dessa família tão grande, fico imaginando como deve ser a vida deles, rs
    Bjks!
    http://www.historias-semfim.com/

    ResponderExcluir
  6. Olá, Rafaella.
    Eu amei a capa desse livro, que linda. Gostei bastante da premissa da história, afinal quem nunca admirou a grama do vizinho? Como se eles não tivesse problemas também hehe. Me deu muita vontade de ler esse livro, principalmente para descobrir que segredo é esse e que decisão ela irá tomar.

    ResponderExcluir
  7. Oiiê!
    Eu vi esse livro nos videos da Pan e ela falou que estava louca para lê-lo! Achi essa capa e titulo bem bacanas! e vi umas duas resenhas e todas são com ótimos elogios! espero poder compra-lo em breve
    Bjks

    ResponderExcluir
  8. Oiee ^^
    Ainda não conhecia esse livro, mas ver que você gostou e elogiou tanto me deixou curiosa para ler. Saber que a escrita da autora é boa/fluída e que os personagens foram muito bem desenvolvidos me deixou ainda mais animada para ler. Também é bom saber que, apesar de rápido, o envolvimento dos personagens foi bem desenvolvido.
    MilkMilks
    http://shakedepalavras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Rafa!
    Gostei muito de toda trama e fiquei curiosa por saber que segredo é esse que pode afetar a vida de Samantha.
    Como acredito sim em romances que podem acontecer com rapidez, afinal aconteceu comigo, em 60 dias namorei e casei e já estou casada há quase 16 anos, acreditaria no romance dos vizinhos.
    E o que é melhor, as personagens amadurecem durante o enredo e adoro quando isso acontece.
    “Temos o destino que merecemos. O nosso destino está de acordo com os nossos méritos.” (Albert Einstein)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista de Dezembro, serão 6 livros e 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  10. Adoro histórias que possuem um grande segredo e tal, só espero que ele não seja desapontador, gosto quando é algo muito uau, hahaha. Quero muito ler a obra,só li elogios. Sua resenha ficou incrível. <3
    www.apenasumvicio.com

    ResponderExcluir
  11. Oii, tudo bem?

    Estou doida por este livro deste que vi o lançamento. eu o vi também na retrospectiva Valentina 2015. E ganhei de presente de aniversário. Compramos na amazon esta semana. Aguardando ansiosamente. Adorei sua resenha, pois só me deixou com mais vontade de ler, assim que chegar meu livro, vou correr para ler e conhecer a trama. Aí conversaremos mais. Beijinhos.

    http://www.livrosfilmeseencantos.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi Rafa! Gosto muito de livros em que conseguimos ver esse tipo de evolução na protagonista, adorei saber que a Samantha aprende a tomar suas próprias decisões e a aceitar as consequências de suas escolhas. O fato dos personagens serem bem construídos e verdadeiros com certeza me faz querer ler, e gosto muito de quando uma narrativa mostra que ninguém é melhor que ninguém e que não devemos fazer julgamentos.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  13. Não podia deixar de lembrar de Romeu e Julieta... esse lance de famílias que não se gostam e casal que luta contra essa desunião. Mas, nesse caso, o problema tá só de um lado rs. Gosto tanto quando um livro nos põe no chão e nos mantém na realidade... que me interessou por esse motivo, se não fosse, talvez eu não teria gostado tanto da história. Adorei sua resenha.
    -Mari

    ResponderExcluir
  14. Oi, Raffa! Primeira vez que vejo o livro, mas de já fiquei um pouco curiosa, pois é sempre bom ler algo que traz meio que um desafio para a gente e claro para as personagens. Isso de brigas entre familia já é um tema muito abordado, mas fiquei curiosa ainda assim

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi,

    Eu também não conhecia este livro, mas fiquei muito interessada na história. Mais um para a imensa lista de desejados.

    Beijos,
    Juci Pauda
    jusemfrescuraq.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  16. Oi! Nunca tinha ouvido falar desse livro e fiquei feliz em saber que a personagem principal amadurece com o passar do tempo, gosto quando isso acontece. Ótima dica, adorei a resenha. bjs

    Sonhos em Tinta

    ResponderExcluir
  17. Olha primeiramente tenho que dizer que gostei bastante da sua resenha, porque me chamou bastante atenção. Eu ainda não tinha me interessado muito para fazer a leitura desse livro, mas agora colocarei nos meus desejados e espero poder gostar, porque uma trama assim que fala de familia, amizade e primeiro amor é algo que me agrada e me parece ser uma leitura leve. Se não for me avise, porque estou querendo alguns livros assim por agora sabe? Para poder descansar um pouco, mas enfim...Parabéns pela linda resenha. Gostei muito de tudo que você abordou.

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/12/resenha-beije-me-onde-o-sol-nao-alcanca.html

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sil. Em geral é uma trama leve sim, só na parte que aborda o segredo é que fica um pouco a narrativa fica um pouco mais profunda e reflexiva, mas mesmo assim a leveza do texto ainda está lá.

      Excluir
  18. Olá!!!
    Sou apaixonada por esta capa. *-*
    Sou louca por dramas familiares, acho que tenho probleminhas rs.
    Quero muito mesmo este livro lá em casa.
    Beijos, Maisa.
    http://reinoliterariobr.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oi, primeira resenha que leio desse livro e gostei muito do que li. Essa capa é linda e misteriosa, livros que trazem verdades, que a história está bem perto do que vivemos ou vemos no nosso dia a dia nos traz um prazer maior na leitura. Fiquei curiosa para saber que segredo seria esse. E siiiim, não tenho problema com romances e paixões que acontecem rápido demais, afinal eu sou prova viva de uma, conheci meu marido uma noite em um ônibus quando voltava do trabalho e um mês depois decidimos morar juntos e estamos 10 anos juntos e felizes <3 . Ótima resenha.

    bjs

    ResponderExcluir
  20. Olá,

    Esse livro me chamou a atenção desde que a Valentina começou a divulga-lo, e isso só aumentou na retrospectiva que a editora fez. Quero muito ler esse livro e a cada comentário que leio fico mais e mais curiosa, para poder tirar minhas próprias conclusões.

    Beijos,
    entreoculoselivros.blogspot.com

    ResponderExcluir
  21. Olá!
    A valentina é uma editora que me surpreende com a qualidade dos livros e essa capa... Maravilhosa!
    A historia parece ser super gostosa de ler e sua resenga fez meu interesse crescer!
    Beijos, Tabatha
    http://aproveiteolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi amada!!!!
    Me apaixonei pela sua resenha, to com essa obra agora em mãos é minha próxima leitura e vc além de não falar demais me deixou totalmente curiosa para descobrir que segredo é esse, que vai mudar, e que situações são essas! Parabéns pela resenha, vou ler esse bonito agora! Beijos

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...