Dicas da Semana #33 - Curiosidade sobre livros

| |


Oi gente, tudo bem?

Hoje o post de Dicas da Semana não é bem de dicas, mas vou falar algumas curiosidades sobre livros. Algumas eu achei bem interessantes, e é sempre bom saber mais sobre esse universo que tanto amamos não é.

O post original é do Mais Curiosidade e lá são listadas 40 curiosidades, mas vou trazer as 15 que eu mais gostei. Quem quiser conferir as outras, é só acessar o site.



 Em um ranking de leitura com 30 países, o Brasil ficou em 27ª posição, a frente apenas de Taiwan, Japão e Coreia. O vencedor foi a Índia. Fonte: BlastingNews

 O país com o maior número de livrarias são Os Estados Unidos, com uma para cada 15 mil pessoas. No Brasil existe uma para cada 70 mil habitantes.

 O livro mais caro do mundo chama-se The Birds of America (Os Pássaros da América), uma variada coletânea de ilustrações de pássaros feitas por John James Audubon (1785 - 1851), um naturalista do século XIX. Ele foi arrematado em um leilão por 11,5 milhões de dólares. 



 Na Idade Média, os livros eram produzidos por monges copistas que, como o próprio nome indica, copiavam os manuscritos página por página. Detalhe curioso: muitos monges copista eram analfabetos. 

 A maior biblioteca do Brasil é a Biblioteca Nacional, no Rio de Janeiro, com mais de 9 milhões de itens (eu já fui, e realmente, é um mundo lá).

Interior da Biblioteca Nacional, no centro do Rio de Janeiro


 Acredita-se que a Bíblia tenha sido escrita ao longo de 1600 anos por cerca de 40 homens das mais diversas profissões, origens culturais e classes sociais.

 A Bíblia possui um total de 3.566.480 letras e 773.756 palavras. São 31.138 versículos e 1.189 capítulos.

 Miguel de Cervantes tinha 57 anos quando publicou a primeira parte de Don Quixote. 

 O autor brasileiro mais traduzido é Paulo Coelho. No total, os livros escritos por ele tiveram 1077 traduções. 

 Aldous Huxley, autor do clássico Admirável Mundo Novo, narrou suas experiências com alucinógenos num livro chamado As Portas da Percepção. Aliás, você sabia que o nome do grupo de rock The Doors foi inspirado nesse livro?



O poeta chileno Pablo Neruda só conseguiu publicar seu primeiro livro, Crepusculário, depois de vender todos os seus bens para financiá-lo.

 Com o intuito de pôr fim às aventuras do Detetive Sherlock Holmes, Arthur Conan Doyle resolveu matar seu personagem. Ele, porém, não contava que a morte de Sherlock causaria comoção entre os milhares de fãs espalhados pelo mundo. Os protestos foram tantos que obrigaram o autor a ressuscitar seu famoso detetive.

 O livro Ulisses, de James Joyce, tem sua ação toda passada em um único dia, 16 de junho de 1904. Até hoje a data é celebrada pelos fãs do escritor que se convencionou chamar de "Bloomsday", numa referência a Leopold Blum, personagem de Ulisses.

 A caligrafia do escritor Machado de Assis era tão ruim que, às vezes, até ele tinha dificuldade de entender o que escrevia. 

 A frase mais longa impressa em um livro vem da obra "Os Miseráveis", de Victor Hugo, com 823 palavras.




Então, o que acharam das curiosidades? Já sabiam de alguma? Qual você achou a mais interessante? Se souber de mais alguma outra, me diga aqui nos comentários.





















18 comentários:

  1. Gostei bastante de conhecer um pouco mais sobre as curiosidades literárias pelo mundo, vou correndo conferir o restante. Fiquei surpreso por o Brasil estar em 27º lugar, confesso que pensei em um lugar mais abaixo, que bom que não estamos tão ruim quanto outros, mas precisamos melhoras bastante ainda.

    ResponderExcluir
  2. Hahaha, ri horrores com o que o Conan Doyle fez; só o que faltava matar o Sherlock!

    Adorei a lista, muito interessante!

    Leituras & Gatices

    ResponderExcluir
  3. Achei super interessante essas curiosidades relacionadas a livros, realmente foi muito bom saber mais coisas sobre os livros.

    ResponderExcluir
  4. Oi Rafa amei o post eu não sabia de nenhuma dessas curiosidades.

    ResponderExcluir
  5. Amei o post! Dessas curiosidades sabia somente a da maior biblioteca do Brasil e a que menciona a morte de Sherlock Holmes, o resto foi uma surpresa total! Foi bem divertido ler algumas.
    Abraços

    ResponderExcluir
  6. Eu gostei bastante das curiosidades, confesso que não sabia de nenhuma. E fiquei morrendo de vontade de conhecer essa biblioteca do Rio *-*

    ResponderExcluir
  7. Postagem super interessante, li tudinho e amei muito! O que mais me surpreendeu foi do livro mais caro, da bíblia e dos livros do Paulo Coelho. 1000 traduções é muita coisa!!! A biblioteca do RJ parece ser um sonho mesmo. Abraços :)

    ResponderExcluir
  8. Oi, Rafa. Eu não sabia dessas curiosidades.
    Sobre a Biblioteca Nacional do RJ eu vendo essa foto tô igual a menina do gif. Se um dia for para RJ com tempo com certeza vou querer conhecer.
    Super me identifiquei com Machado de Assis agora UHAOUAHUI meus cadernos de escola eu nunca entendo nada que tá escrito, para estudar é um horror. E bom... não entendo como sendo tão odiado os livros do Paulo Coelho conseguem ir para outros países. Eu nunca li nada dele, então não sei se é bom ou ruim (de acordo com meu gosto), mas é bem ironica essa informação.

    Beijos
    Sil - Estilhaçando Livros

    ResponderExcluir
  9. Ah amei essas curiosidades literárias, vou dar uma olhada no site para saber das outras.

    ResponderExcluir
  10. Gostei muito dessas curiosidades, é a primeira vez que leio algo do tipo, e achei bem interessante.

    ResponderExcluir
  11. Fiquei com inveja desse povo dos EUA, devem topar com uma livraria em cada esquina! Mentira, também não é pra tanto...Mas dá inveja mesmo xD
    Esse de Os Miseráveis achei bem a cara da história, frases gigantes...
    O do Assis foi hilária xD
    Me identifico.
    Várias curiosidades legais!

    ResponderExcluir
  12. Juro que não consigo acreditar que o Brasil está na frente de qualquer país em um ranking de leitura. Infelizmente é lamentável a situação que se vê por aqui :/
    Muuuito legal a história tanto do nome da banda The Doors como do livro. Deve ser loco hahaha
    E essa biblioteca ♥ deve ter ficado doida lá né, Rafa?

    Beijos,
    Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  13. Nunca tinha visto essa coluna, mas ja gosto dela!! Não sabia sobre o The Doors, A biblioteca, e Sherlock, cara muito boa essa coluna!

    ResponderExcluir
  14. Gente, um livro de 11,5 milhões de dólares, meu Deus rsrs Eu adoraria ir na maior biblioteca do Brasil :'( pena que não sou do Rio, se um dia for lá, com certeza vou visitar. Tenho muita vontade de ler os livros do Paulo Coelho, tenho vários livros dele, mas não tive tempo ainda de ler. E uma frase longa dessa de Os Miseráveis, eu com certeza me perderia rsrs e ainda pretendo ler esse livro um dia.

    Abraços :)

    ResponderExcluir
  15. Gente preciso ir nessa Biblioteca Nacional, deve ser o paraíso *-*
    Adorei saber sobre essas curiosidades, principalmente a do Sherlock, isso é a força dos leitores kkk
    beijos

    ResponderExcluir
  16. Maneirooooo essas curiosidades!!!
    Mas cada coisa, gente, como assim o Neruda vendeu tudo seus bens?Que coragem!
    Coitado do Machadão, tão culto e tem letra feia kkkkk
    Não sabia que o Sherlock Homes foi ressussitado, que bacana! rsrs
    bjss

    ResponderExcluir
  17. Oi!
    A Biblioteca Nacional só pela foto parece ser mesmo linda imagina estando lá, já ouvi historia sobre Sherlock e sabia sobre o Paulo Coelho mas o resto nem imaginava !!

    ResponderExcluir
  18. Gente, preciso ir na Biblioteca Nacional urgentemente!!! *-*
    Algumas dessas curiosidades eu já conhecia, mas outras não, como a do Sherlock, esse é o poder do leitor kkk Adorei!!!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...