Resenha #65 - Destino (Ally Condie)

| |


Título original: Matched
Série: Matched #1
Editora: Suma de Letras
Ano: 2011
Tradução: Lívia de Almeida
Páginas: 240


Cassia tem absoluta confiança nas escolhas da Sociedade. Ter o destino definido pelo sistema é um preço pequeno a se pagar por uma vida tranquila e saudável, um emprego seguro e a certeza da escolha do companheiro perfeito para se formar uma família.

Ela acaba de completar 17 anos e seu grande dia chegou: o Banquete do Par, o jantar oficial no qual será anunciado o nome de seu companheiro. Quando surge numa tela o rosto de seu amigo mais querido, Xander - bonito, inteligente, atencioso, íntimo dela há tantos anos -, tudo parece bom demais para ser verdade.Quando a tela se apaga, volta a se acender por um instante, revelando um outro rosto, e se apaga de novo, o mundo de certezas absolutas que ela conhecia parece se desfazer debaixo de seus pés.

Agora, Cassia vê a Sociedade com novos olhos e é tomada por um inédito desejo de escolher. Escolher entre Xander e o sensível Ky, entre a segurança e o risco, entre a perfeição e a paixão. Entre a ordem estabelecida e a promessa de um novo mundo.

Eu comprei esse livro na Bienal de 2013, mas depois de algumas opiniões medianas sobre ele, eu não estava com muita vontade de ler. Até que mandei em um Livro Viajante e as pessoas que leram gostaram muito, e eu decidi que iria ler em algum momento. Até que no final de outubro eu sorteei o livro na minha TBR Book Jar e comecei a leitura, e fiquei me perguntando por que eu demorei tanto para ler. O livro me surpreendeu muito. Mas enfim, vamos a resenha:



Na Sociedade em que Cassia e sua família moram todos são números e probabilidades, e tudo é decidido por você. Onde você vai morar, o emprego que irá ter, como e quando irá se divertir, quando irá morrer, e acima de tudo, com quem irá se casar. Cassia acabou de completar 17 anos e participará da cerimônia mais importante de todas, o Banquete dos Pares em que ela descobrirá com quem irá se casar, baseado em uma combinação perfeita dos genes. Na tela em que anuncia quem será o seu par, aparece seu melhor amigo Xander. Alguém que ela conheceu a vida toda, bonito, amigo, companheiro, leal. Não poderia ser mais perfeito, certo!?

Entretanto, quando Cassia vai ver em casa seu micro cartão, onde contém informações sobre seu par e orientações sobre o namoro, um outro rosto aparece. Um outro rosto conhecido. Do misterioso, sensível e calado Ky Markham. 

Como vocês sabem, eu amo distopia. Adoro as características desses mundos, a fragilidade, as revoluções e tudo o mais. Em Destino a gente conhece esse novo mundo distópico que está começando a desmoronar, mas o foco desse primeiro livro está na relação de Casia, Ky e Xander. E não, eu continuo não sendo fã de triângulos amorosos, mas esse foi tão bem desenvolvido e a Cassia não me irritou a todo o momento mudando de ideia sobre o que ela queria.

Depois do erro ocorrido em seu cartão, Cassia começará a prestar mais atenção em Ky. Ky é um garoto diferente, ele possui um passado sombrio e que provocou profundas marcas nele. Ele é sensível, misterioso, intrigante. Ele é profundo e pensa a frente do que a sociedade acha que é o certo, e segundo Cassia, ele tem a capacidade de criar coisas novas, o que é proibido na Sociedade. 

"Esta é a diferença entre nós. Eu vivo para classificar. Ele sabe criar. Pode escrever palavras sempre que quiser. Pode rabiscá-las na grama, escrevê-las na areia, gravá-las numa árvore."

O romance que vai nascendo entre os dois é sutil, natural e bonito. Aos poucos o romance entre eles vai crescendo, e a medida que isso acontece, a crença da Cassia nas escolhas da Sociedade vão mudando. Entre palavras secretas, pedaços de histórias compartilhados, Cassia passa a querer ela mesma fazer suas escolhas, e acima de tudo, escolher quem amar. Cassia se via aguardando cada pequeno momento com Ky, e eu ficava ansiosa para poder compartilhar desses pequenos e preciosos momentos.

Outro motivo de eu não ter ficado com raiva desse triângulo amoroso foi o fato de mesmo sendo #teamKy, eu gostei do Xander, a forma como ele sempre foi leal com a Cassia e no final a atitude dele me surpreendeu muito. Também eu nunca vi a relação dos dois se tornando algo mais que amigos. 

Além dos protagonistas que foram bem construídos, os secundários também se tornam importantes para a história e é impossível não amar a sua família. Principalmente seu avô, que apesar de morrer no início do livro, quando a Sociedade determina que é o momento, está sempre presente e ensinou a coisa mais preciosa para Cássia, que é a vontade de lutar. É uma família bem estruturada e que se ama, e a todo o momento iremos ver o quão profunda é a relação deles e o quanto cada decisão da Sociedade irá afetar essa família. 


"Você acha que não tem nada aqui porque nós não tentamos resistir. Mas tem palavras nas nossas cabeças que ninguém mais conhece. E o meu avô morreu nos próprios termos dele, não nos seus. Nós temos coisas de valor, mas vocês nunca vão conseguir encontrar porque nem sabem como procurar."

A diagramação é simples, mas confortável. A revisão está boa, mas encontrei dois erros graves de concordância. A capa está bem legal, a cor verde é bem importante durante a narrativa e a bolha que a personagem está dentro representa a Sociedade.

A narrativa é feita em primeira pessoa sob o ponto de vista da Cassia, o que eu gostei muito, mas gostaria muito de conhecer mais sobre o Ky. O livro não tem muita ação, e a grande parte é mesmo sobre o romance que irá se desenvolvendo, mas há alguns momentos em que eu senti muita raiva da Sociedade e triste pelo que os personagens tinham que passar. O final é bem surpreendente e deixa um gancho para o segundo volume, e posso dizer que estou com muito medo da continuação.

Destino é um livro que nos mostra que o amor pode nascer das formas mais simples, mas que pode mudar nossa forma de enxergar o mundo. É um livro que nos leva a questionar, quantos estamos dispostos a nos arriscar por aqueles que amamos? Será que tudo pode ser controlado?. É um livro que mostra que se deve lutar e querer ir além. Mesmo focando no romance, nos mostra que um mundo idealizado está desmoronando e o quão coisas simples como palavras e ideais pode abar essa fragilidade

"A cada minuto que você passa com alguém, você entrega a outra pessoa uma parte da sua vida e toma um pouco da dela."

.

Essa resenha atende ao:
*2015 Reading Challenge - Tema 20. Um livro que estava lá embaixo na sua lista de leitura



32 comentários:

  1. Acho que já vi a capa desse livro zanzando por alguns blogs séculos atrás, mas nunca conferi sobre o que ele tratava, de fato.
    Me surpreendi bastante pela premissa e gostei bastante da sociedade desta distopia, mesmo que o foco, ao menos nesse primeiro livro, seja o romance.
    Imagino como seria ter tudo escolhido por mim, emprego, família, morte... É surreal e ao mesmo tempo assustador, pois como saber o que é ideal para outra pessoa? Gostei da forma como o romance entre Cassia e Ky vai mudando a visão dela sobre o mundo em que vive e ao que parece, Xander não é um personagem ruim, parece ser um ótimo amigo. Admito que o fato de ser um triângulo me desanima um pouco, mas como disse que a protagonista não te irritou muito, acho que conseguiria encarar de boa. Acredito que gostaria dos personagens, tanto os principais quanto os secundários, que possuem um papel na obra e não servem apenas de enfeite.
    Não crio muitas expectativas sobre o livro, pois isso evita decepções, mas colocarei na lista.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Sempre vejo esse livro em promoção e ficava me perguntando se prestava, mas pela sua nota ja vi vale a pena demais.
    Também amo distopias, conheci a pouco tempo e se tornou um dos meus preferidos, ainda mais que sempre temos uma mulher mudando o governo, a sociedade e eu adoro!
    Eu sou igual a vc, nao curto mto triagulo amoroso, esse lenga lenga que mta vezes vemos é uma enrolação sem fim, mas pelo jeito esse é bom e foi bem escrito, ponto pra Ally Condie.
    Realmente é um questionamento dificil, nao sei ate onde vamos pelas pessoas que amamos, precisaria estar vivendo aquele momento tenso pra me decidir... ja vi que vou virar fã!
    Beijos.

    ♥ Blog Livros e Sushi ♥
    https://livrosesushi.wordpress.com/

    ResponderExcluir
  3. OMG que alegria ver uma resenha sobre este livro. Inclusive, o quote que está nos meus marcadores é desse livro ♥ Eu amei este primeiro da trilogia, achei tão delicado e poético, achei a relação dos dois protagonista tão pura, estou louca pelo próximo!

    Beijos Joi
    estantediagonal.com.br

    ResponderExcluir
  4. Esse livro está na minha lista de leituras a algo tempo já ein, mas sempre o deixei de lado pois achava que a história não iria me agradar mas depois dessa resenha perfeita acho que vou finalmente começar a lê-lo parece ser um livro ótimo... mudei totalmente de opinião kkk
    Beijoss!

    ResponderExcluir
  5. Oi Rafa!
    Esse livro está na minha lista de compras faz bastante tempo. Gostei bastante sobre a sua opinião que é bastante diferentes das que costumo ler e sobre o livro e ser uma distopia é realmente minha amor.
    Amo distopias

    ResponderExcluir
  6. Olá

    Já tem um tempo que quero ler esse livro, mas tô sempre adiando, essa é a primeira resenha que vejo desse livro e gostei bastante do que você citou, amo distopias é bom saber que a protagonista não é uma personagem irritante, quanto ao triângulo também não curto, mas como você disse que nesse a protagonista não ficou em dúvida,então acredito que isso não incomoda durante a leitura,gostei da resenha e espero ler essa série em breve.

    Bjss

    ResponderExcluir
  7. Olá!

    Agora não sei se o livro é bom ou não! Amo distopias, mas triângulo amoroso não é minha praia, então não sei hahaha brincadeira, não o conhecia, mas darei uma chance a ele, mesmo as distopias estando meio batidas, essa pode ser uma ótima leitura!

    resenhaeoutrascoisas.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Olha sinceramente até então esse livro ainda não tinha chamado a minha atenção, mas por saber que é uma distopia e ainda que envolve um romance eu acabei gostando bastante e já coloquei na minha lista de Black Friday para que eu possa compra-lo, mas eu acho que vou pegar os dois primeiros para ter uma noção, porque sei que faz parte de uma série. Se eu gostar ai eu continuo. Mas eu gostei muito de tudo que você falou e também adorei seu ponto de vista. Me deixou bastante curiosa. Espero gostar bastante xD

    http://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2015/11/resenha-em-busca-do-amuleto-de-aloni.html

    ResponderExcluir
  9. Olá Rafa,
    Eu li esse livro e gostei muito. Não é minha distopia favorita por ele ser bem parado, mas os próximos livros vão evoluindo tanto a história quanto à personagem.
    Essa é uma trilogia que gostaria de ver em uma adaptação. Tem um booktrailer bem fofo no YouTube.
    Sobre o triangulo gostaria que ela fosse mais confusa hahaha, esse amores certos, tira um pouco de graça da coisa.
    Adorei sua resenha e o mais legal foi que você não estava animada mas gostou muito :)

    Abraço e Bons Livros,
    Biblioteca do Coração❤

    ResponderExcluir
  10. Oi Rafaella!
    Já li muitas resenhas favoráveis desse livro, mas acho que a grande maioria das que vi foram negativas. Eu até pensava em comprar, mas diante de tantos comentários nada favoráveis, desisti.
    Fico feliz que tenha gostado do livro. Eu não sou a maior fã de distopias que existe, mas tive experiências muito boas com as que li. Não vou dizer que leria esse, ainda tenho um certo pé atrás (rs), mas quem sabe um dia não dê uma chance?
    Beijos
    Coisas de Meninas

    ResponderExcluir
  11. Pela sua resenha, pude perceber que o livro é incrível, não só em questão da história em si, mas também da forma como o(a) autor(a) construiu os personagens. Gostei bastante do livro, pois ele aparenta ser bem envolvente! Eu, assim como você, amo distopia, tanto é que é um dos meus gêneros favoritos, e fiquei com muita vontade de ler esse livro! Espero lê-lo em breve!

    ResponderExcluir
  12. Nunca li nada da autora, porém pela resenha notei que o livo é incrível. Não sou muito fã de distopia mas assim que tiver um tempinho lerei...

    ResponderExcluir
  13. Oie, tenho esse livro em casa e até hoje não tive vontade de ler ele.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog / Facebook In The Sky

    ResponderExcluir
  14. Rafa!
    Li ese livro há uns anos atrás e amei a distopia.
    Gostei tanto que queria ler a série toda, mas o tempo foi passando e ainda não consegui comprar os outros exemplares.
    Espero que consiga algum dia porque é bom demais.
    “Não devemos permitir que alguém saia da nossa presença sem se sentir melhor e mais feliz.” (Madre Teresa de Calcutá)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
    Participem do nosso Top Comentarista, serão 3 ganhadores!

    ResponderExcluir
  15. Oi Rafa,
    Eu acho linda essa capa, mas por ser uma distopia acabei nem comprando, não curto muito o gênero. Entretanto, fiquei interessada em saber que o livro questiona até que ponto nos arriscamos por aqueles que amamos, mas por enquanto passo a leitura.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  16. Oiii!

    Eu só vi uma resenha pra essa obra e a pessoa resenhou os três livros juntos, então não consegui pegar a essência dessa obra.
    Diferente de VC, eu não sou tão fã de distopias. Acabei percebendo que as leituras não fluem tanto assim pra mim.
    Mas eu adorei saber que esse é um.triângulo amoroso mas bem construído e desenvolvido. Eu gosto quando isso acontece e não é aquele mimimi enjoativo.
    Adorei a resenha, mas não leria agora.

    Beijinhos

    ResponderExcluir
  17. Oie!
    Eu lembro de ter visto esse livro e ter dito, vou ler, mas até agora nada, acabei esquecendo ele na estante e com a tua resenha fiquei novamente curiosa em relação a ler realmente.
    http://k-secretmagic.blogspot.com/
    Xoxo

    ResponderExcluir
  18. Tenho muito interesse nessa série ,esse gênero é um dos meus preferidos e o livro oarce simplesmente muito bom ,e aliás amo as capas dessa série .

    ResponderExcluir
  19. Esse é um dos livros que eu tava afim de ler um tempo atrás, mas ficou saturado de distopias que desanimei viu...

    A história parece boa mas sei lá...não é algo que lereia atualmente, além de ser uma trilogia e por conta disso eu terei que comprar os 3. XD

    Bem, você deu 5 estrelas...creio que lerá os 2 últimos então, certo?

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Thiago!

      Eu nem ia mais ler esse livro, mas devido as opiniões do pessoal que leu quando eu coloquei no LV acabei me interessando e me surpreendi. Já estou com o segundo que consegui em uma troca, e espero gostar, mas confesso que estou com um pouco de medo da continuação... pois já ouvi falarem que os livros vão ficando ruins, mas espero que isso não aconteça.

      Excluir
  20. Oii
    Confesso pra vc que eu não tinha a menor vontade de ler esse livro, essa capa nao me encantou em nada, porem... eu amei o enredo e a sua resenha.. Anotei a dica aqui para ler e quem sabe um dia nao o leia.

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  21. Eu quero muito ler essa trilogia Matched, os livros já estão a algum tempo em minha lista de leituras, e pretendo ler futuramente.
    Sua resenha está muito boa, e depois de lê-la, fiquei super curiosa para conhecer um pouco mais sobre a história, e como tem romance, fiquei mais interessada ainda.

    ResponderExcluir
  22. Olá!
    Sempre que vejo esse livro assim como os outros da série em promoção fico com vontade de comprar, mas sempre adio com a desculpa de que tem muita série para terminar. Mas lendo a sua resenha fiquei mega curiosa, parece ser uma história muito boa. E estou curiosa quanto ao Ky, já chamou a minha atenção haha..

    Beijos!
    http://lovesbooksandcupcakes.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  23. Oi Rafa!
    Que bom que gostou de Destino, porque eu não tive uma boa experiência com ele. Achei meio arrastado e lento, tanto que nem li a continuação. Quem sabe se ler o segundo ele não redime o primeiro, né?
    Bjs!
    http://www.quemlesabeporque.com/

    ResponderExcluir
  24. Rafa, eu nunca dei nenhuma expectativa para estas histórias, também por contas das críticas, então o que me atraia eram suas capas. Mas, agora, estou disposto à ler Destino e os outros livros da série, pois de inicio amo distopia. Cassia me interessou bastante com uma personalidade peculiar e um tom que não soa fútil. Gostei!

    ResponderExcluir
  25. Oi Rafa, nunca li uma resenha desse livro é a primeira vez, parece ser um livro bem legal adoro livros de romance e a capa do livro é linda bjs.

    ResponderExcluir
  26. ultimamente tenho lido bastante livros distopicos e o gênero esta se tornando um dos meu preferidos! adorei conhecer esse livro e com certeza vai para a minha lista dos que preciso ler, adorei!

    ResponderExcluir
  27. Ainda não li, mas quer ler, pois é super elogiado e amo esses livros futurísticos, o que me anima mais é que já foram lançados todos, depois desses elogios vou apressar um pouco aqui também.

    ResponderExcluir
  28. Já tinha visto este livro entre promoções em alguns sites, sabia que se tratava de uma distopia, porém não sabia nada a respeito do enredo. Quando li a sinopse e vi que possuía um triângulo amoroso eu logo fiquei alerta; assim como você não sou fã de tramas assim que me irritam muito durante a leitura. Então, foi uma surpresa saber que as vértices do triângulo são bem construídas e que não há uma predileção da autora por um dos personagens e que cada um tem suas motivações, o que não os impede de serem críveis.
    Como amo distopias, fiquei curiosa em saber como funciona a parte política, como se desencadeia as ações da Sociedade. Confesso que me desapontou um pouco o fato de não ter tanta ação, mas como é um livro introdutório é bem compreensível.
    Gostei muito da resenha, me deixou com vontade de conhecer a respeito de "Destino", que vale ressaltar: tem uma capa bem linda!!!

    ResponderExcluir
  29. Fiquei interessada nesse livro, não achei a capa bonita, mas a história é interessante, me chamou atenção. Gosto de distopias, acho que eu gostaria desse livro. Eu penso assim: acho que de um jeito ou de outro, é a gente quem escolhe nosso destino.

    ResponderExcluir
  30. Oie, tudo bom?
    Também curto distopias e essa é uma série que tenho curiosidade há bastante tempo. Tenho sérios problemas com triângulos amorosos, mas se você diz que é sutil nesse caso, vou acreditar. Amo essas sociedades diferentes da nossa porque nos dá asas a imaginação.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Oie
    Sempre que eu via uma resenha desse livro ela não era muito positiva então eu acabei deixando de lado a idéia de o ler.Ler sua resenha a favor do livro ê muito bom pois mostra esse outro lado da história.E eu sou uma pessoa que gosta bastante de triângulos amorosos bem construídos então é provável que o livro me agrade bastante.Só espero que as coisas não desandem nos próximos volumes.Fiquei intrigada com o personagem do Ky e tomará que ele me surpreenda.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...