Culturação #8 - Livros para rir

| |


Oi gente, tudo bem com vocês?

Eu já falei para vocês o quanto eu gosto do projeto Culturação? Pois é, eu acho muito legal os temas do meses, e como sempre descubro algumas datas que nem imaginava que existiam. Por exemplo, vocês sabiam que dia 06/11 foi o dia do riso? Pois é disso que vou falar hoje. Trouxe esse post no domingo no lugar das Dicas da Semana, pois não deixam de ser dicas de livros para rir.

A alternativa literária proposta para esse dia foi listar alguns livros engraçados que eu já li, aqueles que nos fazem rir. Alguns são chick-lit que geralmente são divertidos, e com protagonistas azaradas, que é impossível não rir. Outros são de gêneros diferentes, mas que contém algum personagem com tiragens engraçadas e que nos fazem rir muito.


1. Harry Potter (J.K. Rowling)


Harry Potter não é necessariamente uma série de humor, mas é impossível ler sem rir dos comentários, invenções, discussões dos gêmeos Weasley. Amo o Fred e o Jorge, e adoro as brincadeiras dele e o quanto eles nos fazem rir, principalmente quando estão implicando com o Rony ou com o Percy. E sim, eu tinha que dar um jeito de colocar Harry Potter nessa lista.

2. A Mediadora (Meg Cabot)


Essa série é muito divertida, principalmente pelas confusões que a Suzannah se mete com o Jesse. Ela fala o que pensa e alguns comentários dela são hilários. 

3. Azar o Seu! (Carol Sabar)


Eu tenho todo um carinho por esse livro. Foi o primeiro chick-lit nacional que eu li e um dos primeiros livros a ser resenhado aqui no blog. Imagine uma personagem azarada! Essa é a Bia. Ela se vê em meio a um tiroteio no Rio de Janeiro, e começa a falar da sua vida para alguém que imagina ser seu "amparador espiritual", que nada mais é que seu amigo de infância, Gustavo... por quem ela sempre nutriu algo além da amizade. A Bia é teimosa e com uma leve tendência em distorcer as coisas.


4. Fiquei Com o Seu Número (Sophie Kinsella)


Não podia deixar de mencionar a rainha dos chick-lit né!? Esse foi o único livro que li da Sophie, mas foi o que bastou para me apaixonar. A Poppy é aquele tipo de personagem que nos causa vergonha alheia. E é impossível não rir com ela querendo marcar reuniões e dando opinião sobre as ligações do Sam.


5. Perdida, Encontrada e Procura-se um Marido (Carina Rissi)


Como não rir com as personagens da Carina Rissi? A Sofia com a sua ida para o século XIX e tendo que conviver com outros costumes, mas nunca deixando de falar o que pensa, com a sua personalidade teimosa, e sempre se metendo em confusão. A Alicia, inconsequente, sempre teve tudo, e agora precisa encontrar um marido para burlar o testamento do avô. Só preciso conhecer a Luna! 

Os livros da Carina são garantia de altas risadas. E além das protagonistas determinadas e cheias de personalidade, os mocinhos são incríveis e lindos.


6. A Guerra dos Fae (Elle Casey)


Essa é uma série de fantasia, mas as risadas são garantidas por causa da protagonista Jayne. Com seu jeito desbocada, falando milhares de palavrões, teimosa e decidida, ela não está disposta a se submeter às regras de ninguém. Eu reli recentemente o segundo livro para fazer resenha para poder ler o terceiro, e ri muito com o jeito da Jayne. Ela reúne tudo o que eu gosto em uma personagem e suas tiradas sarcásticas são demais.

Resenha de As Crianças Trocadas (Livro 1)

7. O Protetorado da Sombrinha (Gail Carriger)


Por último, mas não menos engraçado, a série "O Protetorado da Sombrinha". O jeito sarcástico e à frente do seu tempo da Alexia sempre nos garante boas risadas, mas além dela, os outros personagens são igualmente bem construídos e nos garante altas risadas. O Lorde Maccon e sua mania de andar nu pelos lugares, a Ivy com seus chapéus extravagantes e sempre na moda #sqn, e o meu preferido, Lorde Akeldama e seu jeito todo peculiar. 

Resenha de Alma?
Resenha de Metamorfose?
Resenha de Inocência?



Espero que tenham gostado do post e das dicas que eu dei. Já leram algum desses livros? Eles te fizeram rir? E que outro livro te faz rir? Aproveito e desejo um Feliz Dia do Riso atrasado, ou não, já que devemos rir todos os dias, devemos rir sempre, até a barriga doer e sermos felizes.





22 comentários:

  1. Já li Azar o Seu! e achei engraçado, apesar de na época não estar em um tempo muito bom para leituras. Da Carina Rissi li apenas No Mundo da Luna e gostei bastante também, ainda não li seus outros livros, mas tenho certa vontade.
    Sophie Kinsella é de longe a rainha dos chick-lits, já li Fiquei com o seu número e foi uma risada atrás da outra, apesar da vergonha que ela me fazia sentir por ela, já li da autora Menina de Vinte e alguns outros livros e todos foram divertidos.
    Algumas séries que citou não li, mas como a minha lista é enorme, nenhuma surpresa ver que elas estão nela. Preciso de um clone para esvaziar essa lista de leitura.
    Abraços

    ResponderExcluir
  2. Rafa, realmente o Projeto Culturação está sendo um grande "pé na roda" para nós leitores. Assim, descobrimos livros novos e muito boas indicações sobre os mesmos. Bom, como adoro livros que nos fazem rir, não poderia deixar de acatar estas recomendações, em especial Azar o Seu! e Fiquei Com Seu Número.

    ResponderExcluir
  3. Menina, morri de rir com a Carina Rissi e a Sophie Kinsella! Maravilhosas <3
    N me lembro de ter rido tanto com HP, quero muito ler Carol Sabar e A mediadora ;)
    Bjs
    http:/acolecionadoradehistorias.blogspot.com

    ResponderExcluir
  4. Fred e George <3 <3 <3 Melhores personagens.
    Os outros livros ainda não li :(
    Beijos
    Balaio de Babados

    ResponderExcluir
  5. Olá!
    Adorei a lista! Recomendaria a Marian Keyes. Seus livros são sempre bastante engraçados e divertidos :)
    Bjs

    EntreLinhas Fantásticas | SORTEIO 250 SEGUIDORES! NOS SIGA E CONCORRA :)

    ResponderExcluir
  6. Dentre os livros que você citou, os únicos que eu tenho interesse em ler é Perdida. Já li várias resenhas do livro, fazendo com que eu me interesse cada vez mais. Pelo o que já li sobre ele, já consigo imaginar as cenas divertidas hahaha

    ResponderExcluir
  7. Olá

    Adorei o post, desses eu li Azar o seu,Perdida,Encontrada, Procura-se um marido e Fiquei com seu número,acho que o que mais considero pra rir é Perdida, aquela do alface...

    Bjss

    ResponderExcluir
  8. Rafaella, amei o post. Acabei de conher vários livros que me interessarão e que já anotei em minha lista de desejados. Dentre os que mais me chamarão a atenção foi: Fiquei Com o Seu Número e Azar o seu!.
    Dentre os livros que li e que posso citar como engraçados tem a saga Starling e a série Bloodlines...

    Um abraço http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Oii, ainda não li nenhum dos livros citados na lista, mas estou louca para ler Perdida, espero dar muitas risadas com esse livro.
    Bjoss

    ResponderExcluir
  10. Desses só li HP e realmente é engraçado, mas a maioria dos livros tem partes engraçadas...acho que se não tivesse eles não seriam .
    Tem outros livros que são bem engraçados, tipo O Código Bro e Playbook...Desventuras em Série também tem muita parte que você racha de rir.

    ResponderExcluir
  11. Oi Rafa, eu nunca li nenhum desses livro mas quero ler Perdida bjs.

    ResponderExcluir
  12. Já li alguns, mas não fazia ideia que A mediadora e A guerra de fae tinha essa parte engraçada, achava que tinha mais ação ou suspense.

    ResponderExcluir
  13. Adorei o post !
    Gêmeos Weasley *----------*
    Adorei VC ter citado eles ,sempre os adorei ,tanto nos livros quanto nos filmes .
    E uma tiragem deles agora .
    BABUINOS BOBOCAS BALBUCIANDO EM BANDO
    U.U

    ResponderExcluir
  14. Amo demais os livros da Carina pois quando leio os livros dela é um misto de sentimentos indescritiveis, mas dei boas risadas com Perdida e Encontrada.

    ResponderExcluir
  15. Os livros da Carina Rissi, além de apaixonantes são engraçados. Tenho O proletariado da sombrinha, mas ainda não li, estou esperando lançar o resto...

    ResponderExcluir
  16. Ainda não conheço nenhuma obra da Carina Rissi, mas estão na minha lista de desejados e não vejo a hora de poder conhecer. Todos dizem que são livros ótimos!
    Adorei o gif no final, Programa de Proteção para Princesas <3

    ResponderExcluir
  17. Não li nenhum deles, nem o hary potter nunca tive vontade de ler os livros do hary potter acredita.

    ResponderExcluir
  18. Adorei sua lista, ela está repleta de obras que realmente quero ler. Como Harry Potter (sim, nunca li!!!) e principalmente os livros de Carina Rissi, tão elogiada e que tenho muita vontade de conhecer a narrativa e as histórias que tem para contar. Assim como você, só li um livro da Sophie e foi exatamente “Fiquei Com Seu Número”. A trama é tão apaixonante e engraçada!!! A Poppy é um amorzinho de personagem e as confusões que ela arruma por querer ajudar ou evitar situações são bem hilárias e dão vergonha alheia, com certeza.

    ResponderExcluir
  19. Oie
    Acho que os únicos livros que li dessa lista são HP e Perdida,dei muitas risadas com esse último.Na maioria das vezes quando procuro algo divertido me aventuro nos chick-lits,eles sempre tem sua dose de comédia.

    ResponderExcluir
  20. Oi Rafa, ainda não li nenhuma de suas indicações, nem HP (é sério). Mas vou tratar de fazer isso bem rapidinho, parecem livros ótimos com trechos cheios de graça, de acordo com seu relato.
    Um beijo!
    Blog Monykisses

    ResponderExcluir
  21. Oi Rafa,
    Fiquei contente e curiosa de saber que "O Protetorado da Sombrinha" é engraçado por conta do sarcasmo da personagem ^^ também criou um gás para eu continuar HP.
    Depois de ler "Luz e trevas" não achei a série dos Fae tão engraçada assim.
    Beijocas ^^

    ResponderExcluir
  22. Rafa!
    Gosto demais de livros que me proporcionam algumas risadas, são desopilantes e alegres.
    Adorei sua escolhas, embora algumas nem sabia que poderiam nos fazer rir.
    Adoro chick lit por esse motivo.
    “Num filme o que importa não é a realidade, mas o que dela possa extrair a imaginação.” (Charles Chaplin)
    cheirinhos
    Rudy
    http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...