Resenha #44 - Não Pare! (FML Pepper)

| |


Série: Trilogia Não Pare! #1
Editora: Valentina
Ano: 2015
Páginas: 280




Nina Scott não suportava mais a vida nômade e solitária que sua mãe, Stela, a obrigava a ter. Mudar de cidade ou de país a cada piscar de olhos, conviver com tantas perguntas que a consumiam, assombrada por mistérios de um passado guardado a sete chaves. Agora, aos 16 anos, a garota das estranhas pupilas verticais exigia respostas.                                                                       
E, para sua péssima sorte, elas já estavam a caminho!                                                                                           
Quando Stela decide ficar em Nova York, Nina acredita que seu sonho de ter uma vida normal vai se tornar realidade. Finalmente terminará o ano letivo em um mesmo colégio, poderá fazer amigos sem ter que abandoná-los em seguida, viver um grande amor, amadurecer, criar raízes... Enfim, curtir a juventude.                                                                                                                                                 
Mas o “normal” está muito longe da vida de Nina!                                                                                                                                                                                 
Perdida no olho de um furacão de mortes e inexplicáveis acidentes, tendo que esconder os terríveis fatos da mãe paranoica, Nina começa a desconfiar da própria sanidade mental, de tudo e de todos. O que explicaria os paralisantes calafrios, a perda de visão e de memória que experimentava sempre que alguém morria ao seu redor? O que ela teria a ver com os bizarros e sobrenaturais acontecimentos? Estariam eles interligados?                                                                                      
Seria a Morte sua companheira para toda a vida?
É chegada a hora da verdade.


Já há algum tempo eu estava com vontade de ler esse livro, mas quando soube que a editora Valentina iria publicá-lo, e como vocês sabem, eu adoro o trabalho da editora, decidi esperar a edição física. Finalmente minha espera acabou, e eu pude enfim conhecer essa história que tantos falam tão bem. O resultado? Não consegui parar de ler até terminar, e ao mesmo tempo não queria que terminasse, pois a espera pelo próximo será dolorosamente longa. Exagerada não é!? Mas é que o livro conseguiu superar todas as minhas expectativas e se tornou mais um favorito.

Não dá para falar muito sobre o enredo sem soltar alguns spoiler, e acho que a sinopse já fez isso muito bem. Nesse primeiro livro da trilogia conhecemos Nina, e acompanhamos as suas mudanças, sempre indo de um país para o outro. Ela não entende porque tem sempre que passar por isso, porque não pode começar um ano letivo e terminá-lo no mesmo lugar. Ela se questiona sempre o motivo disso, e logo ficamos querendo entender o motivo também.

Enfim, Stela, a mãe de Nina, decide que elas enfim vão parar em um único lugar: Nova York. Nina fica muito feliz com a perspectiva de ter uma vida normal, logo consegue arrumar um emprego legal em uma livraria, começa a fazer amizades e até conhece um cara bonitinho. 

"Mas a sorte não costuma bater duas vezes na mesma porta, muito menos em dias seguidos. E o azar? Seria ele capaz de fazer um percurso bem distinto de sua antagonista?" (pg. 32)

Entretanto o normal não faz parte da vida de Nina. O que são os inexplicáveis acidentes que tem a rodeado? Por que quando eles acontecem ela fica paralisada? E Os calafrios? Por que tantos alunos novos tem aparecido em sua nova escola, quando isso não é comum no meio de um período letivo? Por que sua mãe sempre parece saber quando algo acontece a ela? Será que suas pupilas anormais têm algo a ver com tudo isso?. Essas são algumas das muitas perguntas que a Nina se faz ao longo da história, e que vamos descobrindo aos poucos e junto com ela, nos permitindo assim compartilharmos algumas das reações da Nina com suas descobertas. 

Ao longo da história vamos conhecendo vários personagens que terão grande importância na história, e entre eles está o Richard. Um rapaz com encantadores olhos azuis, mas que é bem frio, arrogante e misterioso. Aos poucos vamos conhecendo a história dele, quem ele é, e como sua vida está relacionada com tantos mistérios sobre a vida da própria Nina. Ela, por algumas vezes, pode chegar a ser bem inocente, mas gostei da força dela, quando tudo estava complicado demais e ela tinha todos os motivos para desistir da vida, ela continuou firme e em sua busca por resposta. Os demais personagens são igualmente bem construídos e desenvolvidos, todos com suas características próprias que nos farão amá-los ou odiá-los.

"Meu coração, perdido dentro de mim, oscilava entre o certo e o errado, o morno e o ardente. Kevin era gentil, agradável. Richard me queimava." (pg. 151)

A narrativa feita em primeira pessoa pela Nina é extremamente envolvente e muito fluida. Não consegui largar o livro até descobrir a verdade sobre Nina. O mundo paralelo que a autora criou, embora não tão caracterizado nesse primeiro volume, é bem construído. Gostei da forma que a autora criou os habitantes desse novo mundo, sua função nessa sociedade e de como a Nina tem um papel nisso tudo. A ambientação do livro, passando de Nova York a desertos é muito bem feita. Também conseguimos sentir uma grande conexão com os personagens que nos permite sentir o que eles estão passando. Além disso, o livro é cheio de ação e em alguns momentos são realmente de tirar o fôlego. 

Só tenho uma ressalva a fazer, que eu até pensei em retirar uma meia estrela por causa dela, mas depois pensei e achei que não seria justo. Em alguns momentos, quando o Richard está explicando algumas situações para a Nina, sobre o mistério da vida dela, ela acaba não entendendo. Logo após algumas páginas, a mesma coisa é explicada de novo. Isso acaba sendo repetitivo, pois a mesma explicação é repetida umas duas ou três vezes. Entretanto, eu decidi não tirar ponto da classificação da história por motivos de: se eu tivesse na situação da Nina, e escutasse as explicações que ela recebeu, eu também não aceitaria e acreditaria com facilidade. 

O livro trás alguns questionamentos, principalmente em relação ao Richard, que para mim foi um dos personagens mais complexos que tive o prazer de conhecer. Será que o bem e o mal pode existir numa mesma pessoa? E o que fazer quando nossas emoções vão contra tudo o que nos foi ensinado a fazer? O que fazer quando a emoção supera a nossa razão e temos que escolher entre o que é certo para nós, e o que parece ser certo para uma população inteira? E o quanto é frágil a linha entre a vida e a morte?

"Como a morte poderia ser tão bela? O certo seria que ela fosse horripilante como nos filmes de terror". (pg, 151)

Quanto a formatação está simplesmente divina, como eu já poderia esperar do trabalho da editora. Fonte com tamanho confortável, páginas amareladas e com detalhes que torna a edição ainda mais bonita. A revisão está excelente, não encontrei erros durante a história. 

Com personagens bem construídos, diálogos inteligentes, um romance bastante complexo e um mundo paralelo muito bem construído, FML Pepper nos traga para dentro dessa fantasia e não nos deixa pensar em outra coisa a não ser na história durante bastante tempo depois de finalizada a leitura. 






Essa resenha atende ao:
*2015 Reading Challenge - Tema 4. Um livro publicado nesse ano
*Desafio Literário Skoob 2015 - Maio: Histórias originalmente escritas em língua portuguesa (livros brasileiros, portugueses, moçambicanos, angolanos, etc). 


Para quem mora em alguma dessas cidades, não perca a oportunidade de participar do lançamento e garantir seu exemplar autografado. Com certeza eu irei em alguma dos dias aqui no Rio.







36 comentários:

  1. Oi Rafa tudo bem, sou super fã dessa trilogia eu li todos eles e FML arrasa na escrita. Vc vai dia 30/05? Eu com certeza estarei lá moro pertinho do shopping quem sabe a gente se encontra! Bjkas

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani, tudo bem? O livro é ótimo mesmo e não vejo a hora de ler o próximo. Acho que não vou conseguir ir amanhã, porque é meio longe da minha casa, então acho que vou no dia 25 na Livraria Cultura, que é melhor para mim.

      Excluir
  2. Oi Rafa!
    Você não imagina o quanto estou atrás desse livro D: Não pude comprar no desconto da Valentina, infelizmente, mas queria muito. É uma trilogia bem misteriosa, até porque a sinopse não diz muito, mas deixa a gente querendo saber o que vai rolar D: E EU REALMENTE ESTOU SURTANDO PRA SABER POR MAIS. Todo mundo que leu achou muito digna, então, já está na meta de leitura do ano, sem duvidas.

    Abraços
    David Andrade
    http://www.olimpicoliterario.com/

    ResponderExcluir
  3. Nossa eu ja li este livro mais vim aqui ler sua resenha. Eu geralmente faço resenha com o coração, acho que sou pouco critica, mas claro que percebo quando um livro é bom e bem escrito. Me superou este também, tudo bem desenvolvido e nos traga pra dentro da fantasia. Eu li em versão digital em um dia e quando fiquei sabendo que tinha uma continuidade eu quase morri. Enfim, li a trilogia toda em 5 dias e quando acabei fiquei feliz e ao mesmo tempo com aquela sensação de estar em casa novamente... bj
    Quatroestacoes.blog.br

    ResponderExcluir
  4. Ola Rafa amo essa livro, comecei a ler e não queria mais parar, são tantas tramas que vão sendo explicadas no decorrer do livro que sempre queremos mais. A autora tem uma escrita envolvente . Não vejo a hora de ler o segundo livro . Já comprei meu livro físico para autografar. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  5. Oi Rafa, assim como você não consegui largar o livro quando finalmente pude lê-lo. Pepper tem um dom e é tão bom encontrar talentos como o dela na literatura nacional. Concordo com você quando diz que Nina pode ser bem inocente mas ao mesmo tempo tem é uma personagem forte. Achei que de certa forma a descrição desse universo pararlelo criado por Pepper foi bem apresentado, principalmente pq ela não precisou parar a narrativa para explicar as "regra" e costumes de sua criação, mas acho que ainda temos muito mais para conhecer sobre isso. Enfim, deu para perceber que amei esse livro né, pretendia ir ao evento em Campinas, mas acho que não vai dar o que me deixa triste, quem sabe uma próxima vez!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ju, esse livro é <3 O que eu quis dizer que não foi bem caracterizado, é porque nesse primeiro livro não vemos realmente esse novo universo, é explicado como funciona e sobre os moradores, o que a autora fez muito bem por sinal, e sem ser cansativo... mas em Não Olhe! com certeza vamos ficar conhecendo melhor esse universo paralelo que ela criou.

      Que pena que não vai conseguir ir no evento, mas com certeza não faltarão oportunidades. Aqui no Rio eu terei três opções, vou tentar ir amanhã.

      Beijinhos

      Excluir
  6. No blog quem vai fazer a resenha do livro é a Kris, até dei uma lida e achei o enredo interessante. Essa ressalva que você fez é interessante, pois essa repetição exaustiva em algumas séries também me incomoda.
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Rafa tudo bem?
    apesar de nao gostar de triologia eu ameii essa resenha, ja li outras e fiquei ainda mais instigada para ler so a capa ja da uma mega curiosidade
    Beijos
    www.marichic.com

    ResponderExcluir
  8. Oláá
    Sou muuuito curiosa para ler esse livro e espero poder em breve pois só vejo elogios, adorei a capa e a sua resenha está ótima, que bom que curtiu tanto a leitura

    Beijos
    http://realityofbooks.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Realmente, tem umas sinopses que são spoiler puro haha Vi esse livro em outro blog e fiquei extremamente curiosa pela leitura, ele já tá anotadinho aqui pra eu ler!
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  10. Oi tudo bem Rafa?
    Faz um bom tempo que eu quero ler esse livro, acho a sinopse muito interessante, para falar a verdade não sei o que ta me impedindo de ler ele até hoje, rs
    http://literaturaparaosaber.blogspot.com

    ResponderExcluir
  11. Olá, tudo bem?

    Assim como você, também decidi esperar a obra física, pois não sou muito fã de e-books, apesar de lê-los se necessário. Gostei da premissa do livro e do fato dele ter te prendido pela narrativa e personagens. A autora ganha pontos pela ambientação em NY, pois amo essa cidade, mas nem tanto pelos desertos, né!? Afinal, é só areia HAHAHAHHAHAHAHA Gostei muito da sua opinião vou conferir a obra para ver se tenho uma similar.

    Abraços,
    Matheus Braga
    Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  12. Oi, Rafa!
    Eu li esse livro e gostei bastante, apesar de ter minhas ressalvas, todas relacionadas a Nina. Achei ela um pouco burra, não curiosa com sua própria vida, preocupada mais com ficar com o garoto.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  13. Oi Rafa, tudo bem?

    Eu já li Não Pare! e é perfeito, li ano passado quando participei de uma ação com alguns blogueiros. Já li Não Olhe! é prepare-se, cada livro é tanta ação e a escrita da autora é maravilhosa. Richard é tão complexo e apaixonante. Recentemente comprei Não Fuja! e estou lendo, mas estou fazendo isso devagar porque não quero terminar essa trilogia, mas vou parar por aqui para não falar nenhum spoiler. Mas também quero a edição física, né? Vou comprar logo. Em suma, parabéns pela resenha.

    Beijos
    Leitora sempre

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Aah, estou aguardando ansiosa!! *-* E que bom que todos vão sair ainda esse ano. Compra a edição física, ela está maravilhosa *-* e é sempre bom termos livros queridinhos por perto!!

      Excluir
  14. Nossa, to doida pra ler esse livro!! E finalmente consegui ele emprestado. Espero gostar tanto quanto você. Esperei muito pelo lançamento do livro fisico porque eu não curto ebooks. Entendo o que você colocou a respeito de algumas partes serem repetitivas. Não sei se eu iria achar massante ou não, só lendo para saber =)

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  15. Oi Rafa, tudo bem?

    O melhor é que se você não conseguir esperar a edição física dos outros dois pode ler o e-book que está na Amazon! rs... Li Não Pare! e gostei bastante, mas não me lembro mais dos detalhes, tipo essas repetições... se eu percebi, devem ter me irritado um pouquinho, mas depois do que você falou acho que são justificáveis mesmo. Eu também não acreditaria se fosse a Nina... hehe... O mundo paralelo criado pela Pepper é muito bem caracterizado no segundo volume. =)

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  16. Oi Rafaella

    Eu sou completamente apaixonada por esse livro, ele é cheio de aventura e romance. E o triangulo amoroso que a autora criou, hein? Fico até na dúvida por quem estou torcendo pois o lado fraco do triangulo é tão gracinha....
    Adorei sua resenha. E a Pepper também é uma fofa. Muito simpática e carinhosa com seus leitoras. Estou doida para ler a continuação, espero que a Valentina lance logo.
    Bj
    http://meupassatempoblablabla.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  17. "Será que o bem e o mal pode existir numa mesma pessoa? E o que fazer quando nossas emoções vão contra tudo o que nos foi ensinado a fazer?"

    Passando por esses dilemas nesse exato momento de minha vida :/
    Ainda não tinha lido nenhuma resenha desse livro, mas fiquei curiosa pra saber mais sobre a tal garota das pupilas verticais.

    Ahhh, e eu achava que esse livro era gringo o.O há poucos dias que fiquei sabendo que não.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  18. Ultimamente tenho visto muitas resenhas sobre esse livro, ele foi lançado recentemente? Você já viu o site da autora? Eu adorei a bio dela lá no site. :) Super recomendo!
    Um abraço,
    www.literasutra.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Monalisa, tudo bem? A trilogia completa já foi lançada na Amazon, mas agora está sendo publicada, e "Não Pare!" foi lançado esse mês, por isso que está tendo bastante resenha!! =) Já li a bio na orelha do livro, mas vou ver o site sim.

      Beijinhos!!

      Excluir
  19. Oi Rafa, estou ansiosa para ler esse livro, comprei meu exemplar mas ainda não chegou e isso está acabando comigo. Só leio elogios sobre os livros da Pepper e quero conferir a escrita da autora para tirar minhas próprias conclusões.
    Adorei a resenha!

    Bjs, Glaucia.
    www.maisquelivros.com

    ResponderExcluir
  20. Oi Rafa, tudo bem?
    Li Não Pare! em e-book, mas mal posso esperar para adquirir o físico e autografá-lo já que a Pepper vem para Campinas e ter ele na minha estante.
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  21. Oi Rafaella.
    Gostei da sua resenha.
    Mas não tenho tanta vontade de ler esse livro, apesar de tudo parece ser uma boa leitura, tenho lido muitos comentários positivos sobre ele.

    Beijos
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oie! Ainda não tive o prazer de ler esta trilogia que tanto me intriga e interessa. Acompanho as resenhas dos livros desde o lançamento, e a cada uma lida sei que terei que ler também.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  23. Estou muito ansiosa para ler este livro!
    Tenho a Pepper no facebook e ela se mostra muito animada com o lançamento do livro, a alegria dela é contagiante!
    Espero poder ler em breve haha

    http://ocasulodasletras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  24. Oi, tudo bem?
    Eu já li muito comentário positivos sobre esse livro, por isso tenho bastante curiosidade com ele, mas confesso que até hoje não tive oportunidade de ler e nem sei quando terei :/ Mas eu pretendo ler um dia e fiquei bem animada com a sua resenha, por ela deu para perceber que é um livro muito bom mesmo e tenho certeza que também seria conquistada pela história.

    Beijos :*
    Larissa - srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  25. esse livro é amor demaaaaais <3
    faz tempos que li e realmente preciso reler para pegar a continuação. A Pepper realmente escreve lindamente e esse mundo que ela criou é de arrasar. e é claro que no lugar da nina eu não teria acreditado em nada haaha Eu, como leitora, levei um tempinho para me adaptar a tudo..

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  26. Olá!
    Mais uma excelente resenha!
    A autora ta recebendo muitos elogios pela escrita dela, fiquei bem curiosa haha
    Gostaria muito de conhecer mais a história, vou dar uma procurada!
    Beijinhos :*

    ResponderExcluir
  27. Oie Rafaella!!

    puxa estou bem animada para ler esse livro, também adoro o trabalho da Valentina e a autora é um amor também, gostei muito da resenha ;) beijão*...*
    http://notinhasderodape.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Olá, Rafa! Tudo bem?

    Desde que o livro foi um sucesso de vendas na Amazon, sou louco por ele. Entretanto, como não gosto de ler ebook, nunca tive vontade de comprá-lo. Agora com a versão física da Editora Valentina, com muita certeza o adquirirei. Espero realizar minha leitura logo! <3

    Um abraço,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  29. Olá, tudo bem?

    Estou doida para ler essa trilogia, mas, quero esperar os 3 livros saírem em brochura, pra poder lê-los todos numa sequencia, eu tento fugir de e-book, então, terei de esperar que lancem o 2 e o 3. Mas, estou com muita vontade de ler. E a curiosidade só aumenta a cada resenha positiva que leio.
    Parabéns pela resenha.

    Beijo.
    Livros & Tal [http://livrosetalgroup.blogspot.com.br]

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana,

      Bom, eu já estava esperando tanto, que não consegui esperar mais e assim que teve o lançamento fui correndo comprar. O bom é que os outros dois livros saem ainda esse ano, então você não vai precisar esperar tanto para ler os três.

      Beijinhos!!

      Excluir
  30. Oie, tudo bom?
    Eu já li esse livro na versão ebook e adorei a leitura. A Pepper tem uma narrativa eletrizante essa história deixa o leitor com o coração na mão. Se prepare para amar e odiar o Richard no segundo livro. Amo a ação e a fantasia dessa obra e fiquei feliz demais quando a Pepper conseguiu uma editora.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  31. Com a Bienal a todo vapos no RJ e a Peper dando um show com a simpatia dela e as mortes, eu fiquei doida pra conhecer ela e os livros tb.
    Não pare tem uma capa linda que ja chama a atenção, e a sinopse tb nos deixa bem interessadas.
    Estou bem curiosa para saber o que a Nina é e uma pena que tenha ficado meio repetitivo a esplicação do Richard, a autora deve ter repetido mais para frisar mesmo e tal.
    Depois dessa nota alta, eu quero mais do que nunca ler mesmo!
    Bjus

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...