Dicas da Semana #10 - Livros Nacionais

| |

Oi gente, tudo bem com vocês?

Como vocês sabem, no dia 1º de Maio foi o dia da Literatura Nacional. Teve várias divulgações, inclusive teve muitos livros de graça na Amazon (comprei vários, só não sei quando lerei).

Pensando nisso, vim trazer algumas dicas de livros nacionais que eu não resenhei aqui no blog. Clique no título para se redirecionado a sinopse do livro.


1. Jogo de Risco - Janaina Blanc

O livro conta a história de Elizabeth Pavanelli e sua irmã de criação Amanda Monteiro. Elizabeth descobre, um pouco antes de sua mãe morrer, que ela é filha de um multimilionário. 

Quando ela tenta descobrir mais sobre o pai, Enrico Barsani situações muito perigosas irão acontecer e a Elizabeth terá um destino imprevisto.

Quando a Amanda descobre o que aconteceu com irmã, ela irá atrás de Enrique e só se contentará quando destruir a vida dele. Ao mesmo tempo, ela acaba se apaixonando por um homem de nome Rafael Portari, quem teria todos os motivos para odiá-la depois que Amanda terminasse seus planos de vingança. 

Foi um livro que eu gostei, a Amanda é muito inteligente e seu plano é muito envolvente, e apesar de um pouco inconsequentemente ela é bastante corajosa. O romance que ocorre entre ela e o Rafael é natural e nos envolve bastante, mas ele tem muito a perder ficando com ele. Não é um livro muito surpreendente, mas é uma leitura rápida e ágil. A única coisa que me incomodou mais na época que eu li, era porque o livro estava cheio de erros de digitação e revisão. Não sei se agora eles revisaram isso.


2. Perdida - Carina Rissi

Acho que esse todos conhecem. Sofia, uma mulher do século XXI não poderia viver sem tecnologia. Até que em uma festa o seu celular cai dentro da privada e ela tem que comprar outro. Mas quando ela compra um novo celular, que faz todo o tipo de coisa, uma luz brilhante aparece e ela desmaia, e quando acorda se vê em pleno século XIX. 

É um chick-lit que eu gosto demais e me fez rir bastante. A Sofia e o Ian são um casal lindo e o romance entre eles é maravilhoso e ocorre naturalmente. É um livro leve e divertido e nos mostra como pode ser uma vida sem tecnologia.

Ainda não li Encontrada, e acho que o final de Perdida foi tão bom que não sei se ainda lerei.

Foi meu primeiro livro da Carina que eu li e por isso é o mais especial. A autora tem uma escrita envolvente, que mesmo com os capítulos grandes você não sente as páginas passando.


3. O Medalhão e a Adaga - Samuel Medina

O livro conta a história de Bildan, que perdeu os pais ainda na infância e cresceu sem saber muita coisa sobre sua própria vida. Porém tudo em sua vida muda quando ele encontra um livro mágico com uma mensagem secreta. A partir disso ele saíra em uma missão para descobrir mais sobre a história de sua própria vida.

Gostei bastante da história criada, é uma fantasia bem brasileira, tem inúmeros personagens do nosso folclore e em algumas cenas até conhecemos melhor a histórias dele. Gostei de acompanhar o crescimento do Bildan e de como ele se desenvolveu e tornou um jovem corajoso e forte. A história por trás do Medalhão e da Adaga, que estão no título é bastante interessante.  

É uma leitura bem rápida e envolvente, só achei que o final foi um pouco corrido demais, mas ficou aquele gostinho de continuação. Não sei se haverá uma, mas espero que sim.


4. Louca Por Você - A.C. Meyer

Esse foi um livro que eu ganhei no meu aniversário do ano passado e fui correndo ler, mas admito que eu esperava bem mais da história.

É um NA bem típico com vários elementos clichês. Julie é órfã desde os 14 anos e depois foi viver com a família Stewart. Ela é apaixonada por Daniel, mas ela a vê como apenas sua irmãzinha. Ele e seus amigos tem um bar chamado After Dark, e sempre tem apresentações ao vivo. Um dia, devido a um imprevisto a pessoa que teria que cantar não aparece e Julie toma o lugar, pois seu sonho sempre foi cantar. Daniel após vê-la no palco, cheia de atitude e uma roupa mais provocante, acaba por se apaixonar por ela.

Enfim, achei o romance dos dois muito rápido. Tipo, ele só a via como a sua irmãzinha e depois do nada está fazendo juras de amor eterno, tudo bem que ele tinha um amor proibido no conceito dele, mas mesmo assim isso não me convenceu. Também achei o Daniel ciumento demais, algumas atitudes dele me irritavam e a Julie em alguns momentos me pareceu bem frágil, diferente da mulher que era quando estava cantando.

Mas eu não achei o livro de todo ruim, senão não estaria indicando para vocês. Adorei a playlist do livro e da relação da Julie com a música. Os personagens secundários, os sócios do bar do Daniel, a Johanna e o George, melhores amigos da Julie, são ótimos. Alias, o George é o melhor amigo gay que toda mulher deve ter. É uma leitura leve e rápida e as cenas sensuais estão muito boas. E essa capa é simplesmente maravilhosa!


5. A Namorada do Meu Amigo - Graciela Mayrink 

Cadu, Beto e Caveira são amigos desde crianças. São apelidados de os Três Mosqueteiros. Juliana sempre quis ser o D'Artagnan. Entretanto, os meninos sempre acharam ela muito chata e nunca deixaram ela participar das brincadeiras. Mas o sonho da Juliana criança era namorar o Cadu. Entretanto, devido ao trabalho de seu pai, ela precisa se mudar e vai embora da pequena cidade do interior de Minas Gerais.

Oito anos depois, Cadu já está na faculdade e está voltando para sua cidade, depois de passar as férias com sua mãe. Ao chegar na cidade, ele encontra Juliana, que após todos esses anos, não se parece em nada com aquela garota chata que era antigamente. Ela está linda e divertida e ele se apaixona por ela a primeira vista. Mas Juliana está namorando o seu melhor amigo, Beto.

Não adianta, eu não consigo acreditar nesses romances instantâneos. Cadu sempre achou a Juliana super chata e no momento que a vê depois de tantos anos, já declara que ela é o amor da sua vida? Sério, para mim isso não acontece na vida real. A partir daí ele entra no eterno dilema, ficar com a garota que ama e estregar a amizade de uma vida? Ou manter a sua amizade, mesmo que tenha que ver a Juliana com outro? 

O livro é cheio de clichês e com triângulo amoroso, do qual não sou muito fã. Mas gostei da amizade dos três, e eu entendo que a gente não escolhe por que se apaixona, por isso entendi a eterna dúvida do Cadu. Os personagens são muito bem construídos, principalmente o Caveira e dei altas risadas com ele. Gostei da ambientação da história e da relação com Os Três Mosqueteiros. É um livro bastante fluido, dá para se ler em apenas um dia, mesmo com suas quase 400 páginas.



Então gente, espero que tenham gostado da dicas. Alguns livros não funcionaram muito bem comigo, mas podem funcionar com vocês... e tentei colocar as características positivas deles. Para ver mais dicas de livros nacionais é só entrar em Livros Que eu Já Li que lá tem toda a relação de livros que já li desde que criei o blog e tem várias resenhas de livros nacionais.

O que acharam das dicas? Já leram algum desses? O que acharam? Vocês tem o costume de ler livros nacionais? Qual é o seu preferido? Me diga tudo isso aí nos comentários.







25 comentários:

  1. O Perdida é engraçadíssimo!! vc vai amaaaaar!!!
    Quero muitoooo o A namorada do meu amigo!! <3 a capa é linda tbm!
    bjos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eu já li Ana, é muito bom mesmo!! Me diverti muito com a Sofia.

      Excluir
  2. Nunca li nenhum dos três, mas já ouvi falar muito do Perdida e do namorada do meu amigo. Adorei as resenhas, e engraçado, mas a capa que eu mais gostei foi a do primeiro,Jogo de risco. Preciso dar uma chance pra eles :)
    Beijos e sucesso

    ResponderExcluir
  3. Olá, querida!
    Penso da mesma maneira, alguns livros não funcionam comigo, mas não significa que outros possam gostar. Acho essa sua postagem madura e bacana, já conheço os livros, não curti nenhum deles, então esperarei pelas próximas indicações. Posso usar essa ideia no Poesia na alma?
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi Rafa, tudo bem?
    Óimas dicas!
    Principalmente Perdida, que é puro amor <3
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  5. Ainda não li nenhuma desta suas indicações. Ganhei Perdida, mas não tive tempo de ler ainda. Jogo de Risco é o que mais eu gostaria de ler.
    Bjs, Rose.

    ResponderExcluir
  6. Sobre amores rápidos, Rafa, talvez eu seja a prova viva que existe (Vou contar minha vida na internet hahaha). É que eu e meu marido nos conhecemos, nos apaixonamos e nos casamos em um mês. E estamos juntos há 15 anos. Mas não me pergunte como é que aconteceu, pois não sei. E vou te dizer mais: eu nem acreditava na instituição casamento. Nunca pensei em passa minha vida toda com alguém. Nunca sonhei com vestido de noiva, é tanto que tive um casamento alternativo. Talvez não exista tantas relações assim, mas elas existem.

    Bom, mas falando dos livros. Já tem um tempo que eu quero ler Carina Rissi. Fico contente de você ter gostado do livro, acho que vou gostar também
    Beijos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Rsrs, gostei da sua história e que bom que deu certo para você. Não sei na vida real, nunca vivi uma experiência assim, mas nos livros que eu leio e tem esse tipo de relacionamento eu acho que fica forçado e não consigo acreditar. Já teve alguns livros que eu gostei bastante, mas a forma como a autora abordou foi diferente.

      Excluir
  7. Oi, tudo bem?
    Antes eu tinha aquele pequeno preconceito com livros nacionais, mas agora simplesmente amo e dos seus indicados, tem vários que eu gostaria de ler, um deles é o Perdida, falam muito bem sobre essa história, imagino que deve ser muito bacana. Enfim, vou deixar aqui a minha indicação de livro nacional, não sei se você já leu, caso ainda não, corre kkkk O livro é Uma Vida Para Sempre, um dos melhores livros que já li na minha vida *o*

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oi Rafa, eu adoro livros nacionais, mas dos que vc indicou eu não li nenhum, mas também não são os que mais me chamam atenção.
    beijos
    Conversas de Alcova ❤

    ResponderExcluir
  9. Olaaa
    Quantos nacionais interessantes, adorei haha. Perdida estou louca para ler e tambem A namorada do meu amigo, adoro nacionais haha

    Reality of Books
    Beijos

    ResponderExcluir
  10. Oi Rafa adorei as dicas, o livro Perdida é muito bom adorei, da A C Meyer tudo curti muito da Graciela tenha mais ainda não li, estou bem curiosa! Sobre os outros títulos não conhecia, fiquei interessada em ler o O medalhão e a Adaga!
    Bjkas
    www.livrosajaneladaimaginacao.com.br

    ResponderExcluir
  11. adorei as dicas, perdida e o louca por vc são meus xodós, amo demais as autoras e os livros, bjus

    ResponderExcluir
  12. Sou louca pelos livros da Carina Rissi, mas ainda não li perdida! Dizem que é muito bom! Espero muito ver!
    Beijos
    cheireiumlivro.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  13. Para tudo!
    Acredita que eu não sabia que a Carina Rissi é brasileira? hahahah sou muito PERDIDA mesmo. Aliás, tô querendo ler esse livro há um tempo porque gostei muito da capa!
    Desses que você indicou, também quero ler A namorada do meu amigo (sou chegada num triângulo amoroso, rs)

    Beijos

    ResponderExcluir
  14. Oiii amei as suas sugestões, Perdida é perfeito, sou fã assumida da Carina Rissi. Quero muito ler o da A. C. Meyer e o da Graciela

    beijos
    Mayara
    Livros & Tal

    ResponderExcluir
  15. Rafinha <3

    Amei as dicas, ainda não li nenhum, acredita? Já dei de presente, mas não comprei para mim HAHAHAHHAHA. Quero muito ler esses que você indicou!!!

    Beijos,
    http://www.estantedarob.com.br/

    ResponderExcluir
  16. Gostei muito das suas indicações, principalmente o Medalhão e a Adaga! Mas Jogo de Risco também me deixou curiosa! Sobre Perdida, eu fiquei bem curiosa com Carina Rissi, mas pensei em começar com o da Luna. Não sei ainda. Depois que li seu comentário, me interessei por Perdida. Vou pensar a respeito. Só acho essa capa bem feia, hehehehe.
    Gostei muito do seu post! Acho que vou pegar sua ideia e dar umas indicações de nacionais também! :***

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Bom, acho que qualquer livro da Carina é válido para começar a ler =) já li dois livros dela e ambos são maravilhosos. Sério que você acha a capa feia? Ela é bem especial e tem tudo a ver com a personagem ;)

      Faz sim *-* adoro dicas de livros nacionais. Quando fizer o post, me avisa que vai ser um prazer ler suas indicações!!

      Excluir
    2. Sou suspeita Rafaella, porque não gosto de capas com modelos. hehehe
      Talvez depois de ler o livro eu passe a gostar mais!
      E pode deixar que aviso sim quando fizer o post! <3

      Excluir
  17. Nunca li nenhum dos três sou sincero, mas já ouvi falar muito do Perdida.A capa que mais gostei foi a do primeiro,Jogo de risco. Muito obrigado pelas sugestões :)

    ResponderExcluir
  18. Oie, tudo bom?
    Ultimamente tenho lido bons livros nacionais. Carina Rissi eu recomendo muito porque a escrita dela é incrível. Não li A Namorada do meu Melhor Amigo, mas já li um livro da Graciela Mayrink e gostei bastante da escrita dela.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Oiee, tudo bem?

    Sou super curiosa para ler o livro da Carina! Tenho Perdida em casa, mas ainda não comecei. Louca por Você eu comprei recentemente num sebo. Curiosa para ler também. Adorei o Top

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  20. Olá.
    Que legal um post sobre livros nacionais, Adoooro. Destes todos eu li apenas Perdida e adorei, gostei bastante da premissa dos outros e espero ter a oportunidade de lê-los em breve.
    Um Abraço.
    http://leiturasdamary.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...