Resenha #87 - A Loira do Banheiro e Outras Histórias de Arrepiar (Dieison Groff)

| |


Editora: Arwen
Ano: 2016
Páginas: 103


Um dos mistérios da vida é: de onde vêm as lendas urbanas?

Você não conhece ninguém que tenha inventado uma lenda urbana. Os que contam uma dessas histórias sempre a ouviram de outro, que ouviu de outro, que ouviu de outro, que não se recorda de onde a ouviu. Em geral, quem conta uma lenda jura que aconteceu com a melhor amiga do primo da irmã do namorado da vizinha. Ou seja, com um conhecido bem distante.

As histórias que o povo conta podem até mudar um pouco aqui, outro pouco ali. Suas alterações de região para região são comuns, mas o importante é que elas continuam mexendo com o nosso imaginário, causando um misto de medo e curiosidade.

Dieison Groff resgatou doze lendas urbanas que prometem atrair a atenção da galera do começo ao fim. Este livro reúne histórias arrepiantes como a do vestido de noiva, da loira do banheiro, do motorista funerário, da moça do táxi, do menino na foto, entre outras que provavelmente vão fazer você terminar a leitura com os cabelos em pé.

E-book cedido em parceria com a Editora Arwen para resenha


Oi gente!! Como hoje é Sexta-feira 13 eu pensei em trazer uma resenha "temática" para vocês, para dar uma sacudida nesse dia frio. Então eu trouxe a resenha de um livro de contos de lendas urbanas publicado pela Arwen. Não sou fã de escrever resenhas de livros de contos, pois acho um pouco chato resumir todos os contos do livro, então, vou me ater às minhas considerações quanto a história.

Quem nunca ouviu uma lenda urbana? Aquela história que nos é contada, que um amigo de um amigo de um amigo vivenciou, mas ninguém sabe ao certo como essas histórias surgiram. É mais ou menos com essa introdução que o livro começa, um prólogo contando um pouco sobre o que é uma lenda urbana e como elas podem mudar de geração em geração, ou de local para local, podendo possuir uma ou mais versões. 



Dieison Groff reúne em seu livro 12 lendas urbanas que tiveram origem no Brasil. Algumas são bem famosas, como a "Loira do Banheiro" e "A Noiva na Estrada" que todos conhecem alguma versão, e outras mais desconhecidas (pelo menos para mim) como "Romãozinho",  "O Rapaz do Lenço", entre outras. Algumas mesmo eu não conhecendo, já podia imaginar como se desenrolariam, mas que mesmo assim sempre acabava dando um arrepiozinho de medo. O autor faz a releitura dessas lendas, colocando sempre um contexto, alguns até mesmo bem atuais com direito a selfie e tudo. Achei isso bem legal, pois as vezes quando lemos alguma lenda urbana na internet, é quase sempre essencialmente descritiva.

Achei os contos bem envolventes, o autor escreveu de um modo que te faz ficar preso a história, mesmo se você já sabe o que vai acontecer. E depois da lenda, há um parágrafo ou dois sobre a origem da mesma e  até algumas curiosidades, eu achei isso muito legal, pois dá para entendermos mais o contexto que elas foram criadas, e em quem foram baseadas. Imagina você um dia servir de inspiração para uma lenda urbana?

A revisão está excelente, só lembro de ter encontrado um erro, que foi apenas uma letra faltando em uma palavra. Mas preciso chamar a atenção para a diagramação que está incrível, a fonte usada nos títulos dão aquela impressão de sangue escorrendo, e combina perfeitamente com o contexto. Entretanto, o melhor de tudo são as ilustrações maravilhosas, sempre retratando as histórias, algumas menores e outras que ocupam grande parte da página, tornando a leitura ainda mais convidativa. Além disso, essa capa está incrível, contendo vários dos elementos presentes nos contos. Eu li em e-book, mas como a diagramação é a oficial, só posso imaginar que a edição física esteja um show. 

Recomendo esse livro a todos que gostem de um pouco de terror, mistério e suspense. Uma leitura rápida e envolvente, ideal para ler com os amigos e dar um pouco de susto neles, ou mesmo ler naquele fim de semana preguiço quando se quer algo rápido. Além disso, é um exemplar muito bonito para se ter na estante.


Preciso confessar uma coisa, eu sempre quis conferir se a lenda da loira do banheiro era mesmo verdadeira, mas nunca tive coragem. E vocês, tem alguma história de lenda urbana para contar? Me diga nos comentários.






11 comentários:

  1. Oi Rafa, tudo bem? Já li várias resenhas sobre esse título e fico cada vez mais curiosa para fazer a leitura, especialmente porque é um gênero que me agrada bastante. Adoro ler sobre lendas urbanas, por mais que tenha um pouquinho de medo. Sobre a lenda da loira do banheiro, vish, não sei dizer, nunca tentei haha
    Beijos, Fer

    ResponderExcluir
  2. Oii, tudo bem?
    Olha, eu comecei a ler o título desse livro e já me arrepiei.. Comecei a ler sua resenha e ficar imaginando as lendas e me afundei na cadeira e o gran finale ficou por conta desse gif aí no meio, quase faleci de medo. E detalhe, estou comentando às 02H:33 da manhã. kkkk Eu sou extremamente medorosa, não sei lidar com essa coisas. hahaha

    Eu, com certeza, não leria esse livro, mas eu amei as considerações que você trouxe sobre ele.

    Parabéns pelo trabalho.
    Ingrid Cristina
    plataformatresquartos.blogspot.com.br

    P.S.: você me ganhou com esse gif do Dean. ♥ SOu completamente apaixonada pela série e por eles. ^^

    ResponderExcluir
  3. Olá!! :)

    Ainda bem que gostaste tanto do livro! :) Ja tinha ouvido falar e achei que nao era mau! :)

    QUe engraçada essa ideia do livro tematico! :) ahah Bem, fico muito curioso!! :)

    A verdade é que nao sou muito fa de terror nem desse tipo de contos, mas parece-me uma boa dica e talvez me arrisque! Ainda bem que achaste envolvente! :)

    Boas leituras!! ;)
    no-conforto-dos-livros.webnode.com

    ResponderExcluir
  4. Oi, já li algumas resenhas sobre esse livro, e mesmo gostando de contos, eu não curto historias de terror, pois sou meio medrosa, e não consigo ler, mas para quem é fã, deve ser um prato cheio.
    bjus

    ResponderExcluir
  5. Menina, adorei a sua resenha, muito bem escrita, mas o livro não faz muito a minha cabeça. Imagino que os contos devam arrepiar mesmo, pois já fiquei de cabelo em pé só de ver essa moça da capa. hahaha conheço algumas pessoas que amam esse tipo de leitura, vou até indicar, mas eu mesma creio que não lerei, ao menos não tão cedo. Dessa vez passarei a dica, fica para a próxima! ;)

    Tatiana

    ResponderExcluir
  6. Ooi, que incrível! Essa história de loira do banheiro, meu Deus! Quando eu era menor, sempre tinha aquelas amigas mais velhas e viviam contando , e eu ficava morrendo de medo, kkk agora eu lembro disso e acho graça mas na época me cagava de medo. Esse livro parece ser bem bacana, não tô acostumada a ler coisas desse tipo, mas adoraria.

    Beijos
    Www.apaixonadaporleiturass.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi, Rafa.
    Terror e para os fortes e nesse caso eu sou muito fraca,rs. Mas achei o livro muito interessante só com "causos" brasileiros e ainda informando sobre as lendas.
    Taí, esse seria um terror que eu leria. De dia e com as luzes acesas, claro.
    A resenha ficou ótima.
    Bjs
    Luana
    http://blogmundodetinta.blogspot.com

    ResponderExcluir
  8. Oiee, tudo bem? Ultimamente tenho lido resenhas bem elogiosas sobre esse livro! A sua ficou ótima, aliás. Não curto muito releituras, nem lendas urbanas, mas acredito que leria sim a obra, pois gosto de um bom susto :D
    Beijos!

    ResponderExcluir
  9. Olá!

    Achei bem interessante um livro com releitura das lendas urbanas. Isso me lembrou um pouco de infância que é quando somos mais inocentes e acreditamos em toda e qualquer estória que nos contam. Eu morria de medo de ir sozinha no banheiro da escola quando ra pequena por causa da loira do banheiro kkkkk Acho que gostaria também de conhecer estas outras lendas que não são tão populares e eu também não conheço. Ótima resenha, você se saiu muito bem falando de contos.


    Beijinhos!
    Cantinho Cult

    ResponderExcluir
  10. Olá, Rafa. Tudo bem? Sobre terror... tenho uma relação de amor e ódio com esse gênero hahahah. Mas acho que eu gostaria muito desse livro, pelo fato de esclarecer e mostrar as origens e raízes de cada lenda urbana. A resenha ficou ótima, parabens! <3

    ResponderExcluir
  11. Oie!
    Lembro de vários dessas lendas urbanas de quando eu estava no ensino fundamental e o pessoal mais velho contava pra assustar os menores, rs,terror e suspense não são meus gêneros favoritos mas me interessei por esse livro de contos.
    Abraços

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...