Editora: Arwen
Ano: 2015
Páginas: 156
Na cidade de Campos Elíseos, onde todas as condições de vida eram ideais, houve uma catástrofe de proporções inimagináveis. Tomados pelo terror, a verdadeira face da humanidade se revela — fria e cruel.
Bianca, uma adolescente comum, jamais imaginaria que faria parte da história. Jamais iria supor que ela seria a esperança para a cura da raça humana. Numa aventura cheia de perdas e de descobertas, só existe um objetivo: sobreviver.
E-book cedido em parceria com a Editora Arwen para resenha
Lexus foi a minha última leitura de 2015, entretanto, eu só tive tempo de trazer a resenha para vocês agora. Na cidade de Campos Elísios, onde se passa nossa história, vemos uma cidade autossuficiente, exemplo de hegemonia, com educação e saúde de excelente nível. Com um grande potencial científico e cujo principal símbolo é a Torre Central do laboratório Lexus, onde são feitas as maiores descobertas científicas.
Entretanto, em um determinado dia o símbolo de poder dessa cidade sucumbe e então começa uma verdadeira luta pela sobrevivência. Acompanhamos nossa protagonista Bianca lutando para salvar sua vida e a de seus amigos, familiares e conhecidos, após a catástrofe que toma a cidade e vemos que em meio a situações adversas, a face mais cruel do ser humano é revelada.
Quem me conhece sabe como eu gosto de enredos pós-apocalíptico, cidades destruídas e uma corrida pela sobrevivência, e Lexus teve todos esses pontos para eu gostar da história. Entretanto, eu não consegui me conectar com a trama. Começando pela protagonista, ela não conseguiu me envolver, não consegui me conectar com ela, não consegui sentir a determinação dela em vencer os obstáculos, e em muitas vezes eu achava ela egoísta, só pensando no seu bem estar. Tudo bem, eu entendo as perdas que ela sofreu e a forma como ela agiu em determinadas situações, mas eu esperaria mais dela. Outra coisa que me incomodou foi o desenvolvimento da história, esperava um final diferente, para mim a forma como o autor concluiu tudo foi muito "fácil", por assim dizer. Não dá para dizer como foi porque seria spoiler, mas eu esperava algo um pouco mais elaborado.
Entretanto, o livro teve alguns pontos positivos, a começar pela personagem secundária Fernanda, namorada do irmão da Bia, o Lucas. Achei ela a personagem mais corajosa do livro, inteligente, determinada e sempre pronta a mostrar uma nova habilidade que garantiu a sua segurança e dos outros. Com certeza me apeguei, e assim posso dizer que não curti muito o que aconteceu com ela, embora tenha entendido. A narrativa do autor também é bastante fluída, dá para ler em poucas horas, e mesmo eu não tendo gostado do desenvolvimento que o livro tomou, eu não quis largá-lo, pois a história me prendeu e eu só não terminei de ler no mesmo dia, porque precisava dormir.
As descrições são ótimas, o Paulo não poupa em nada os detalhes. As descrições dos locais e da população após a catástrofe são bem escritas, e você consegue visualizar a cena em sua mente, algumas chegam a ser assustadoras. Aviso a quem tem um estômago mais fraco com cenas fortes para ler com moderação.
Lexus também trás uma poderosa crítica social. Aos mostrar os principais motivos por trás da catástrofe que aconteceu em Campos Elíseos, ele nos faz perceber até em que ponto a ganância pode chegar, como o desejo desenfreado por mais pode ser destrutivo. Ele também apresenta uma grande crítica a forma como alguns governos lidam com situações de terrorismo, pensando apenas na forma como essa situação pode ser vista de fora e as consequências disso, mas prejudicando toda uma população. E por fim, a história nos mostra como o ser humano pode mostrar seu lado mais cruel em situações desesperadas. Não cheguei a sentir a centelha de esperança que a sinopse nos propõe e o final não deu a entender se terá uma continuação ou não.
Como eu li em e-book não posso falar da diagramação como um todo. Mas como os parceiros recebem a versão já oficial, posso garantir que está muito bonito, com detalhes nas páginas que remetem a sangue. Encontrei alguns erros de revisão, mas não sei se estará concertado na versão impressa.
Enfim, Lexus não foi uma leitura que funcionou para mim, mas possui pontos positivos, como a narrativa fluída e uma forte crítica social. É uma história que mostra uma forte luta pela sobrevivência. Se a história lhe interessou, não deixem de lê-la apenas por causa de minha resenha, lembrando que essa é apenas a minha opinião, e pode ser que agrade mais a você do que a mim.
Gostei da Bia, mas só por ser minha xará kkkk nem sei nada sobre ela rsrss
ResponderExcluirEntão, eu estava curiosa com o livro, a sinopse é bem interessante e a capa também, mas depois de ler a sua resenha eu não tenho certeza se embarcaria nessa leitura, pelo menos não agora. Não me parece ser um livro ruim.
Oieee
ResponderExcluirEstava até gostando da temática do livro, me empolgando, mas quando chegou na parte que a personagem principal deixou a desejar e o desfecho não agradou, sinceramente desisti de ler, pois gosto d e personagens fortes e esse livro acho que pedia isso.
Gostei muito da sua sinceridade na resenha.
Beijos
Oiee ^^
ResponderExcluirÉ uma pena que a Bianca não tenha sido tão envolvente *-* acho que essa foi a segunda resenha que eu li de "Lexus", e a outra blogueira também mencionou a falta de determinação da personagem principal. Eu, como gosto bastante de livros desse gênero, estou bastante curiosa para ler e saber o que vai acontecer (li apenas os dois primeiros capítulos), mesmo que as resenhas dele que eu li até agora não sejam 100% positivas.
MilkMilks
http://shakedepalavras.blogspot.com.br
Olha minha colaboradora leu esse livro e não curtiu muito não. Achou a personagem ao contrário do que tu disse. Bom, ela lá deu o ponto de vista dela e acho que cada um vai falar uma coisa, até porque isso é normal, mas eu pretendo fazer a leitura para que EU MESMA possa tirar meu ponto de vista sobre o livro, porque me parece ser bem interessante, ainda mais em se tratando de um livro distópico vamos dizer assim. Me parece ser muito bom e espero poder gostar da leitura. Não sei quando irei ler, mas eu já o tenho no meu computador e assim que puder farei a leitura com toda certeza o/
ResponderExcluirhttp://lovereadmybooks.blogspot.com.br/2016/01/felicidade-define-renovamos-com-editora.html
Oi Rafaella, tudo bem?
ResponderExcluirAo contrário de você ando meio cansada de "roteiros apocalípticos". Culpa de Arthur C. Clarke que me viciou em viagens espaciais e alienígenas realísticos.
Sei lá, acho que está faltando alguma coisa nos últimos livros que li, aí resolvi tentar outras paragens. Como é um gênero que gosto muito, vou colocar na listinha "tentar novamente quando estiver menos chata"
http://conchegodasletras.blogspot.com/
Oi tudo bem?
ResponderExcluirBom não sou fã do gênero acho que todo mundo já sabe, mas as vezes me permito lendo uma resenha e outra a ler tal história de tão boa que parece, mas se pra você não funcionou que ama essas histórias, já sei que não vou passar da segunda página,
bjus
Olá
ResponderExcluirNossa. o livro me parece muito bom, e vi outras resenhas que o pessoal deram até 5 estrelas. Mas olhando a sua me parece que o livro não é tão desenvolvido quanto deveria. Também sou parceiro da Arwen mais ainda não li esse livro. Quem sabe quando ele chegar da pré venda o Blog não o receba. Mas por enquanto a Distopia pra mim parece ser um livro bem legal. Até porque eu sou fã do gênero. E essa capa ficou um arraso.
Bjks
Oi, flor!
ResponderExcluirQue pena que essa obra não lhe cativou, mas espero sinceramente ter um ponto de vista mais positivo sobre a história. Isso porque adoro distopias e essa me pareceu interessante. Seria ruim me sentir desconectada da protagonista como aconteceu com você. :/
Beijos!
http://www.myqueenside.blogspot.com
Ola Rafa lindona que pena que a protagonista não foi bem trabalhada, a premissa do livro em si chama bastante atenção, quando não temos essa conexão com a protagonista a trama se torna pesada e perdemos a vontade de ler. beijos
ResponderExcluirJoyce
www.livrosencantos.com
Acho que esta história tem tudo para me envolver, uma premissa bem desenvolvida! Talvez a personagem principal seja um tanto chata isso tenha sido um incomodo para você, eu não me importo muito com isso, me concentro mais na estória! Saber que tem uma leitura fluída me deixa com mais vontade de descobrir os mistérios dessa trama.
ResponderExcluirExistem autores que trabalham muito no começo da estória e no final fica sem alternativas e acaba escolhendo uma das mais óbvias!
De qualquer forma quero ler o livro, pois adoro essas ficções!
Karine || Ainda Me Livro
Quando vi os lançamentos da Arwen no mês passado, Lexus foi um dos que mais me chamou a atenção. Mesmo nãos endo uma leitura 100% pra vc, acho que eu quero muito ler em função da critica social. tenho a impressão que vou apreciar!
ResponderExcluirMeu Amor Pelos Livros
Beijos
Nossa, a impressão que tenho, é a de que alguém descobriu uma fórmula e ponto. Todos os livros são muito parecidos. Um mundo destruído, uma adolescente que pode resolver tudo e provavelmente o amor da vida dela será encontrado no decorrer da história. Talvez, por isso as personagens não sejam bem trabalhadas. Parabéns pela resenha bem sincera.
ResponderExcluir;D
Profissão: Leitora
Oi!
ResponderExcluirQue pena que o livro ão funcionou bem.
Li o primeiro capítulo e achei que o livro ia ser bem bacana, e estava esperando uma resenha completa pra ter noção do que ele trataria.
Espero ler um dia ainda, pra matar a curiosidade que fiquei no primeiro capítulo.
www.gordinhaassumida.com.br
Olá Rafaella!
ResponderExcluirQue pena que você não gostou.. eu não pegaria esse livro justamente por não curtir coisas apocalípticas nem pos apocalípitcas.. não fazem meu estilo já gosto de romances históricos. Mas gosto de inovar sabe. Mesmo assim, sua resenha não me deixou muito confiante de que gostaria de ler essa história..
Espero que dê mais sorte na próxima!
bjss
http://umavidaliteraria1.blogspot.com.br/
Oi flor, tudo bem?
ResponderExcluirGosto muito de livros com essa temática, principalmente tocar no ponto de quanto o ser humano pode ser cruel, basta dar oportunidade.
Estou bem curiosa para saber mais sobre essa história, gosto de distopias.
Ps: Amei a capa, achei a escolha das cores bem condizente com o tema.
bjs
diariodeumapsicopedagoga.blogspot.com.br
Muito legal a sinceridade de sua resenha. Nas primeiras impressões que os leitores estavam colocando, estava sendo ótimo, já que eram só os primeiros capítulos, mas sempre com um todo a coisa muda um pouco. Também gosto de um cenário de apocalipse e acho que os personagens precisam ser bem fortes para não cair na mesma situação que você definiu o livro.
ResponderExcluirBeijos,
Greice Negrini
Blogando Livros
www.amigasemulheres.com
Poxa, que pena que o livro acabou decepcionando também você. Pela forma como falou do meio para o final chega a empolgar: cenas bem detalhadas, narrativa fluida, diagramação bem feita...
ResponderExcluirQuando li a sinopse de Lexus primeira vez achei que ele seria uma série... Talvez por isso o final tenha ficado tão em aberto quanto você disse.
Quanto à personagem principal não cativar... Aí não há mesmo justificativa. Se não há vínculo, já era o livro inteiro.
Conchego das Letras | Vamos conversar mais sobre livros?
Olá!
ResponderExcluirEu não gostei da arte da capa, mas a premissa me atraiu.
Estou um pouco confusa, porque mesmo você não gostando tanto assim da estórias, falou muito bem dos pontos positivos, irei esperar, ler mais algumas resenhas para decidir se leio ou não, esse ano só quero boas leituras e por enquanto estou conseguindo hahaha.
Beijos,
entreoculoselivros.blogspot.com
Oi Thayenne,
ExcluirEu não gostei tanto do desenvolvimento da história e da protagonista, mas gostei da fluidez da história, e o autor sabe ambientar bem o seu livro. Como eu disse, é apenas minha opinião, leia outras ou até mesmo o livro para você ter a sua própria.
Beijinhos!!
Olá, assim como você eu também não me interessei por esse livro. Vi que ele contem uma história que não me chamou a atenção. Mesmo abordando pontos importantes como a luta pela sobrevivência achei que a história pedia muito mais.
ResponderExcluirBjss
livrosemarshmallows.blogspot.com.br
Olá!
ResponderExcluirO livro parece ter uma estória bem legal, sendo tudo "construído" em um mundo que esta destruído.
Uma pena que a Bia não foi bem escrita e que ela parece ser meio irritante. Tantos personagens bons por ai que estão perdidos por autores acabarem não desenvolvendo-os de uma maneira boa...
Bom já que tem que ter estomago para ler, eu não sei se seria essas descrições não. Então talves eu deixe o livro passar kkkk
Beijos!
www.cantinhocult.com
Oi Rafa,
ResponderExcluirOlha logo de cara o livro não me ganha, não curti a capa, achei bem feia. E depois lendo a sua resenha já me desanimei mais ainda. Não curto livros com protagonistas com quem não consigo me conectar, então mesmo curtindo bastante distopias, essa eu passo.
Beijos.
Uau eu nunca li um livro pós-apocalíptico, é um tanto diferente pra mim que não sou acostumada, eu vou ver se leio ainda esse mês já que tenho parceria com a editora, com tudo eu ainda tem um pouco de receio.
ResponderExcluirNão curto muito livros pós-apocalípticos e morro de tédio com distopias hahaha #prontofalei! Então, não leria Lexus. Rafa, adorei sua opinião, na verdade admiro muito quem fala do livro que não gostou sem atacar o autor ou tudo no livro haha tento sempre fazer isso lá no blog.
ResponderExcluirBeijos
Passaporte Literário
A proposta da obra é boa, pena você não ter tido empatia pela personagem, e a conclusão da narrativa ter ficado a desejar. Seria um tipo de livro que, em princípio, eu leria, mas a partir de suas observações sobre os pontos negativos do livro, resolvi pensar duas vezes. Adorei a sinceridade da sua resenha!
ResponderExcluirTatiana
Olá, tudo bem? Eu também amo leituras pós-apocapticas, e essa história é muito boa, adorei . Adorei o nome do livro, chama muito a atenção, juro que quando li pela primeira vez achava que era Star Wars, não me fusile kkkkk, a capa é bem forte também, gostei, tudo no livro ajuda ele a ser vendido, pois chama muito a atenção. Gostei. Beijos obrigada pela dica ela será bem utilizada.
ResponderExcluirSthe - Blog
http://leesoncre.blogspot.com.br/
Olá,
ResponderExcluirGostei da sinopse do livro e fiquei curiosa. Porém um coisa que me deixou decepcionada, foi o fado do autor não ter elaborado muito bem a história, como você comentou. Isso é um tanto decepcionante para o leitor. Mas continuei curiosa para conhecer a escrita do autor.
Um beijo,
Delírios Literários da Snow
Que pena que o livro não funcionou muito com você.
ResponderExcluirEu amei a premissa e ainda fiquei muito curiosa para saber como são com detalhes essas cenas fortes, Bom!!! Já li um livro com cenas bem fortes então acho que já estou preparada kkkkkk
Adorei a capa e amei saber que a personagem secundária se destaca por sua coragem, amo quando os personagens secundarios conseguem se destacar facilmente.
Amei sua resenha e espero ler o livro em breve
Ainda não me rendi aos livros com temas pós apocalipticos, então li somente um ou outro do estilo. Por esse motivo, Lexus não me deixou curiosa. Ler sua resenha e saber um pouco mais da história me fez pensar que a premissa pode ser interessante, mas com jma personagem que não conquista fica dificil querer embarcar na história. Pena que o livro não funcionou para você... e apesarde acreditar que tenha sim seus pontos positivos, ao menos por enquanto eu passo a leitura.
ResponderExcluirBeijinhos,
Lica
http://www.amoreselivros.com.br
Oi Rafa, tudo bem?
ResponderExcluirNão costumo ler muito livros com a temática pós apocalíptica mas sempre que leio algo do gênero não consigo largar o livro, então sim, acho que curto esse tipo de leitura, rs.. Uma pena a história não ter lhe agradado tanto e a protagonista não ter ganhado tanto a sua torcida e confiança, acho uma pena quando isso acontece. Contudo gostei muito de saber sobre os pontos positivos e a crítica social, com certeza darei uma chance essa leitura futuramente.
Bjs, Glaucia.
www.maisquelivros.com
Oi Rafa!
ResponderExcluirAchei meio estranho quando terminei de ler sua resenha e vi uma nota tão baixa... depois de tudo de bom que você falou do livro... mas enfim, a trama me agrada, também sou uma enorme fã de livros pós apocalipticos e com alto teor de suspense e mistério... Esse livro já está na minha lista!
Olá
ResponderExcluirUma coisa que percebi nos livros dessa editora é que as capas são bem trabalhadas,pelo menos eu gosto bastante, apesar do final,eu leria mais pelas críticas sociais, gosto de livros que as trazem, vou colocar esse livro na lista.
Bjss