Resenha #23 - Fazendo Meu Filme 1: A Estreia de Fani (Paula Pimenta)

| |
Autora: Paula Pimenta
Editora: Gutenberg
ISBN: 978-85-89239-84-4
Ano: 2009
Páginas: 336



Tudo muda na vida de Fani quando surge a oportunidade de fazer um intercâmbio e morar um ano em outro país. As reveladoras conversas por telefone ou MSN e os constantes bilhetinhos durante a aula passam a ter outro assunto: a viagem que se aproxima.                                                                                                                                               “Fazendo meu filme” nos apresenta o fascinante universo de uma menina cheia de expectativas, que vive a dúvida entre continuar sua rotina, com seus amigos, familiares, estudos e seu inesperado novo amor, ou se aventurar em um outro país e mergulhar num mundo cheio de novas possibilidades. 



Há muito tempo eu ouvia as pessoas falando muito bem dos livros da Paula Pimenta e principalmente da série Fazendo Meu Filme. Então, quando eu tive a oportunidade de pegar o livro emprestado eu não pensei duas vezes. E o que eu posso dizer é: minhas expectativas foram atendidas e superadas. 

Não vou falar muito do enredo, pois a sinopse resume bem. Estafânia, ou Fani, como prefere ser chamada, é uma garota que está no segundo ano do ensino médio. Tem poucos, mas bons amigos, mas de repente ver tudo mudar quando tem a oportunidade de passar um ano fora, estudando em outro país, em um intercâmbio. O sonho de Fani é estudar cinema, apesar dos pais quererem outra coisa para ela. A história se passa mostrando o dia-a-dia de Fani, o processo para passar na seleção de intercambistas, passar de ano no colégio, entre festas, filmes e tudo mais. 

Uma palavra ideal para resumir o livro: nostalgia. Tirando a parte do intercâmbio, o livro me lembrou muito minha adolescência. O ensino médio, os bilhetinhos na sala de aula, aquelas inimizades que as vezes eram inevitáveis, aquela quedinha por um determinado professor (sim, quem não teve!?) e a descoberta de um novo sentimento por aquele que sempre foi nosso melhor amigo. 

Além da Fani que é bem engraçada, mas mais na dela, prefere a companhia de seus filmes a sair todo final de semana (me identifiquei bastante com ela), há outros personagens igualmente encantadores. A Gabi e a Natália, que são amigas importantes e o Léo, que é simplesmente um fofo 

A forma que o livro é escrito é um espetáculo a parte. Cheio de bilhetinhos, listas, formulários, testes de revistas... enfim, tudo o que remete a adolescência, torna a leitura bem dinâmica. Além disso, a cada inicio de capítulo há cenas de filmes que são de alguma forma importante para a Fani. Algum dos filmes eu já assisti e adoro, e outros eu fiquei com muita vontade de conhecer. Além disso tudo, os capítulos são curtos, o que faz a leitura ser totalmente envolvente e não sentimos as páginas passarem. Não me lembro de ter encontrado nenhum erro de revisão. A edição que eu li era de folhas brancas, mas isso em nada atrapalhou a leitura. E preciso dizer que essa capa, assim como a do resto da série, é simplesmente divina.

Se eu recomendo o livro? Com certeza. É uma história leve, doce e encantadora, e que mostra a importância de uma bela amizade e a descoberta de vários sentimentos, assim como o início da transformação da adolescência a da vida adulta e as responsabilidades que vem com ela. Acho que esse é o tipo de livro que todo mundo em algum momento irá se identificar, seja com as paixonites da Fani, e suas amigas, as desilusões amorosas, a luta para passar de ano, o medo de um sentimento, a relação com a família, entre outras situações pelas quais Fani e sua turma passam.

Com certeza espero poder ler os outros livros da série. O primeiro volume me conquistou completamente, espero que os próximos também.

Para conferir as cenas dos filmes, trilha sonora, depoimentos de leitores e muito mais é só acessar o site da série aqui.






12 comentários:

  1. Eu tenho um livro da Paula mas ainda não li.
    Sempre fui bem preconceituosa com essa série porque achava que era muito infantl e eu não gostaria, mas acho que vou dar uma chance, você é a terceira pessoa que fala bem do livro!

    Gostei da sua resenha! Espero que vc continue gostando dos outros.

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  2. Já conheci a escrita da Paula Pimenta e realmente faz jus a toda sua fama!
    Ainda não tive a oportunidade de ler essa série, mas estou louca para lê-la. Nunca vejo resenhas negativas.
    É muito bom quando um livro supera nossas expectativas, né?
    Beijos
    Construindo Estante || Facebook

    ResponderExcluir
  3. sem duvidas, o livro "fazendo meu filme" de paula pimenta, retrata perfeitamente a adolescencia. tb. me identifiquei com a personagem.

    bjks

    ResponderExcluir
  4. Olá... tudo bem???

    Ainda não conheço a escrita de Paula Pimenta... todas as vezes que tento comprar um livro dela o preço está muito alto e acabo desistindo principalmente dessa série... mas ainda não desisti adoro um tema juvenil e só ouço elogios assim como os seus.... adorei a temática da história e todos os detalhes fofos que tem no livro, fiquei mais curiosa ainda... Xero!!!

    ResponderExcluir
  5. Olá, assim como você também ouço comentários e resenhas positivas (como a sua) sobre o livro, mas ainda não tive oportunidade de ler. Tenho outros livros que são digamos que "prioridade", mas a série "fazendo meu filme", está sim, nos meus desejados, e para o próximo ano, pretendo adquirir.

    Beijooos!
    Vivendo em Livros

    ResponderExcluir
  6. Oi, Rafa
    Sempre leio comentários positivos a respeito dos livros. Uma amiga minha era apaixonada. Eu adoro livros que tratem da adolescência, porém eu sinto que esta trama é muito mais teen feminina, do que masculina. Sinto que eu vou me irritar, porque não curto esse ambiente mulherzinha nos livros. kkk O lance do intercâmbio sempre me deixa interessado. Meu trauma de adolescência é não ter feito intercâmbio :(
    Eu gosto muito dessas interatividades no livro que tornam a leitura bem mais agradável!
    Linda resenha, Rafa <3 Nostalgia ao ler um livro é um exercício muito mais prazeroso!

    Abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  7. Oi Rafa, tudo bem?

    Minha experiencia com a Paula foi com Princesa Adormecida e, sinceramente, não curti. Quero conhecer outros livros da autora e ver se mudo de ideia. Fazendo o Meu Filme é um que está na minha lista =)

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  8. Oi Raffa, tudo bem?
    Eu ainda não li nada da Paula, mas ela é tão recomendada né? Fazendo meu filme eu me interesso muito e pretendo ler futuramente, assim como os outros livros da autora. A capa dessa série é linda. Adorei sua resenha e fiquei ainda mais animada para conhecer a história de Fani.

    Beijos,
    Leitora Sempre

    ResponderExcluir
  9. Ain que você me deixou com ainda mais vontade de ler essa série!
    Ganhei os dois primeiros livros e estou louca para lê-los. Acho que eu vou me sentir igual a você, cheia de nostalgia.. mas me sinto velha tambem hahaha cara faz 6 anos que eu conclui meu segundo ano e parece que foi ontem =O
    Não curto essa sensação hahahaha

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  10. Já ouvi falar bastante de livro, me interessou a sinopse, achei bacana e sua resenha ficou otima, Já deu vontade de comprar os livros da Paula pimenta

    ResponderExcluir
  11. Oi, Rafa! Eu também quero muito ler os livros da Paula, meu único contato com a escrita dela foi nas releituras dos contos de fadas. Gosto de livros que me remetam à adolescência, mas essa realidade de intercâmbio é bem rara, poucas pessoas conseguem, então acho que eu ficaria meio deprê. rsrs
    Mas ainda quero ler. Pena que nunca entra em promo. :(
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  12. Nossa quero muito ler a série Fazendo Meu Filme, vejo várias resenhas ótimas sobre o mesmo, ainda mais que sou adolescente. Parece ser um livro com uma proposta bem legal, super interessante. Estou louca para comprá-lo!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...