Editora: Gutenberg
ISBN: 978-85-89239-84-4
Ano: 2009
Páginas: 336
Tudo muda na vida de Fani quando surge a oportunidade de fazer um intercâmbio e morar um ano em outro país. As reveladoras conversas por telefone ou MSN e os constantes bilhetinhos durante a aula passam a ter outro assunto: a viagem que se aproxima. “Fazendo meu filme” nos apresenta o fascinante universo de uma menina cheia de expectativas, que vive a dúvida entre continuar sua rotina, com seus amigos, familiares, estudos e seu inesperado novo amor, ou se aventurar em um outro país e mergulhar num mundo cheio de novas possibilidades.
Há muito tempo eu ouvia as pessoas falando muito bem dos livros da Paula Pimenta e principalmente da série Fazendo Meu Filme. Então, quando eu tive a oportunidade de pegar o livro emprestado eu não pensei duas vezes. E o que eu posso dizer é: minhas expectativas foram atendidas e superadas.
Não vou falar muito do enredo, pois a sinopse resume bem. Estafânia, ou Fani, como prefere ser chamada, é uma garota que está no segundo ano do ensino médio. Tem poucos, mas bons amigos, mas de repente ver tudo mudar quando tem a oportunidade de passar um ano fora, estudando em outro país, em um intercâmbio. O sonho de Fani é estudar cinema, apesar dos pais quererem outra coisa para ela. A história se passa mostrando o dia-a-dia de Fani, o processo para passar na seleção de intercambistas, passar de ano no colégio, entre festas, filmes e tudo mais.
Uma palavra ideal para resumir o livro: nostalgia. Tirando a parte do intercâmbio, o livro me lembrou muito minha adolescência. O ensino médio, os bilhetinhos na sala de aula, aquelas inimizades que as vezes eram inevitáveis, aquela quedinha por um determinado professor (sim, quem não teve!?) e a descoberta de um novo sentimento por aquele que sempre foi nosso melhor amigo.
Além da Fani que é bem engraçada, mas mais na dela, prefere a companhia de seus filmes a sair todo final de semana (me identifiquei bastante com ela), há outros personagens igualmente encantadores. A Gabi e a Natália, que são amigas importantes e o Léo, que é simplesmente um fofo ♥
A forma que o livro é escrito é um espetáculo a parte. Cheio de bilhetinhos, listas, formulários, testes de revistas... enfim, tudo o que remete a adolescência, torna a leitura bem dinâmica. Além disso, a cada inicio de capítulo há cenas de filmes que são de alguma forma importante para a Fani. Algum dos filmes eu já assisti e adoro, e outros eu fiquei com muita vontade de conhecer. Além disso tudo, os capítulos são curtos, o que faz a leitura ser totalmente envolvente e não sentimos as páginas passarem. Não me lembro de ter encontrado nenhum erro de revisão. A edição que eu li era de folhas brancas, mas isso em nada atrapalhou a leitura. E preciso dizer que essa capa, assim como a do resto da série, é simplesmente divina.
Se eu recomendo o livro? Com certeza. É uma história leve, doce e encantadora, e que mostra a importância de uma bela amizade e a descoberta de vários sentimentos, assim como o início da transformação da adolescência a da vida adulta e as responsabilidades que vem com ela. Acho que esse é o tipo de livro que todo mundo em algum momento irá se identificar, seja com as paixonites da Fani, e suas amigas, as desilusões amorosas, a luta para passar de ano, o medo de um sentimento, a relação com a família, entre outras situações pelas quais Fani e sua turma passam.
Com certeza espero poder ler os outros livros da série. O primeiro volume me conquistou completamente, espero que os próximos também.
Para conferir as cenas dos filmes, trilha sonora, depoimentos de leitores e muito mais é só acessar o site da série aqui.
Para conferir as cenas dos filmes, trilha sonora, depoimentos de leitores e muito mais é só acessar o site da série aqui.
Eu tenho um livro da Paula mas ainda não li.
ResponderExcluirSempre fui bem preconceituosa com essa série porque achava que era muito infantl e eu não gostaria, mas acho que vou dar uma chance, você é a terceira pessoa que fala bem do livro!
Gostei da sua resenha! Espero que vc continue gostando dos outros.
Beijinhos,
www.entrechocolatesemusicas.com
Já conheci a escrita da Paula Pimenta e realmente faz jus a toda sua fama!
ResponderExcluirAinda não tive a oportunidade de ler essa série, mas estou louca para lê-la. Nunca vejo resenhas negativas.
É muito bom quando um livro supera nossas expectativas, né?
Beijos
Construindo Estante || Facebook
sem duvidas, o livro "fazendo meu filme" de paula pimenta, retrata perfeitamente a adolescencia. tb. me identifiquei com a personagem.
ResponderExcluirbjks
Olá... tudo bem???
ResponderExcluirAinda não conheço a escrita de Paula Pimenta... todas as vezes que tento comprar um livro dela o preço está muito alto e acabo desistindo principalmente dessa série... mas ainda não desisti adoro um tema juvenil e só ouço elogios assim como os seus.... adorei a temática da história e todos os detalhes fofos que tem no livro, fiquei mais curiosa ainda... Xero!!!
Olá, assim como você também ouço comentários e resenhas positivas (como a sua) sobre o livro, mas ainda não tive oportunidade de ler. Tenho outros livros que são digamos que "prioridade", mas a série "fazendo meu filme", está sim, nos meus desejados, e para o próximo ano, pretendo adquirir.
ResponderExcluirBeijooos!
Vivendo em Livros
Oi, Rafa
ResponderExcluirSempre leio comentários positivos a respeito dos livros. Uma amiga minha era apaixonada. Eu adoro livros que tratem da adolescência, porém eu sinto que esta trama é muito mais teen feminina, do que masculina. Sinto que eu vou me irritar, porque não curto esse ambiente mulherzinha nos livros. kkk O lance do intercâmbio sempre me deixa interessado. Meu trauma de adolescência é não ter feito intercâmbio :(
Eu gosto muito dessas interatividades no livro que tornam a leitura bem mais agradável!
Linda resenha, Rafa <3 Nostalgia ao ler um livro é um exercício muito mais prazeroso!
Abraço
Adriano
GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/
Oi Rafa, tudo bem?
ResponderExcluirMinha experiencia com a Paula foi com Princesa Adormecida e, sinceramente, não curti. Quero conhecer outros livros da autora e ver se mudo de ideia. Fazendo o Meu Filme é um que está na minha lista =)
beijos
Kel
www.porumaboaleitura.com.br
Oi Raffa, tudo bem?
ResponderExcluirEu ainda não li nada da Paula, mas ela é tão recomendada né? Fazendo meu filme eu me interesso muito e pretendo ler futuramente, assim como os outros livros da autora. A capa dessa série é linda. Adorei sua resenha e fiquei ainda mais animada para conhecer a história de Fani.
Beijos,
Leitora Sempre
Ain que você me deixou com ainda mais vontade de ler essa série!
ResponderExcluirGanhei os dois primeiros livros e estou louca para lê-los. Acho que eu vou me sentir igual a você, cheia de nostalgia.. mas me sinto velha tambem hahaha cara faz 6 anos que eu conclui meu segundo ano e parece que foi ontem =O
Não curto essa sensação hahahaha
Beijiinhos ;*
Andressa - Blog Mais que Livros
Já ouvi falar bastante de livro, me interessou a sinopse, achei bacana e sua resenha ficou otima, Já deu vontade de comprar os livros da Paula pimenta
ResponderExcluirOi, Rafa! Eu também quero muito ler os livros da Paula, meu único contato com a escrita dela foi nas releituras dos contos de fadas. Gosto de livros que me remetam à adolescência, mas essa realidade de intercâmbio é bem rara, poucas pessoas conseguem, então acho que eu ficaria meio deprê. rsrs
ResponderExcluirMas ainda quero ler. Pena que nunca entra em promo. :(
Beijinhos!
Giulia - www.prazermechamolivro.com
Nossa quero muito ler a série Fazendo Meu Filme, vejo várias resenhas ótimas sobre o mesmo, ainda mais que sou adolescente. Parece ser um livro com uma proposta bem legal, super interessante. Estou louca para comprá-lo!
ResponderExcluir