Resenha #22 - Sonhei Que Amava Você (Tammy Luciano)

| |

Autora: Tammy Luciano
Editora: Valentina
ISBN: 978-85-65859-45-5
Ano: 2014
Páginas: 296

Leia um trecho





Ele estava vivo nos meus sonhos. E que sonhos! Mas era pouco. Eu queria ele na minha vida. Uma história cativante e inesquecível, cheia de mistérios e perguntas a serem respondidas. Pode um grande amor existir somente enquanto sonhamos? Kira, aos 22 anos, está apaixonada, vivendo um momento único de amadurecimento pessoal e profissional. Quem é o sedutor garoto que transforma sua noite em poesia e êxtase? Mas, apesar do maravilhoso momento que está vivendo, a garota terá que enfrentar obstáculos e barreiras. Mas sabe que a vida reserva o melhor para o final. Um convite para dar asas à imaginação e aquecer o coração.




Sonhei Que Amava Você é o primeiro livro que eu leio da Tammy Luciano e posso dizer com certeza, foi um ótimo primeiro contato. Na época em que saiu a sinopse e as capas para escolher, eu já quis ele para mim. E depois de ter lido, minhas expectativas se confirmaram e é um livro mágico, daqueles que você quer terminar logo de ler para saber o que vai acontecer, e ao mesmo tempo não quer que termine. 

Kira e sua melhor amiga Leandra, a Lelê, abriram uma loja que reforma móveis antigos para vender, roupas que elas mesmas customizam e outras que elas mesmo fazem e que é um enorme sucesso no bairro do Recreio dos Bandeirantes, no Rio de Janeiro. Sua vida profissional está muito bem, ela faz o que gosta. Sua vida amorosa, por outro lado, não anda muito bem, já que ela, mesmo aos 22 anos, nunca namorou. 

Um belo dia, ou melhor, em uma bela noite, ela sonha com um desconhecido. A princípio, tudo bem. Quem nunca sonhou com um desconhecido? Mas no dia seguinte, ele reaparece em seu sonho e no outro dia também. Entretanto, não são sonhos comuns, ele a leva a lugares exóticos, maravilhosos e mágicos, e em seu sonho, eles são livres para fazer o que desejarem. Kira acaba se envolvendo com esses sonhos e começa a adquirir um sentimento por esse homem que a visita todas as noites.

Entretanto, a vida sempre dá um jeito de nos surpreender, e o destino a põe de frente para ele. No mundo real, e não no mundo dos sonhos! E agora, o que ela vai fazer? Se já estava apaixonada por ele nos sonhos?

Essa premissa tem um toque de magia que me encantou. Os lugares que a Kira viajou em seus sonhos são simplesmente incríveis e mesmo depois de ter conhecido o misterioso desconhecido, o que eles vivem pessoalmente se torna mágico também.

O livro é narrado em primeira pessoa pela Kira e vamos acompanhando a vida dela dentro e fora dos seus sonhos, e isso é bem interessante, pois uma história acaba se criando dentro de outra história. Não sei dizer qual parte me encantou, a onírica (nome chique né) ou a real. Nos sonhos, a Tammy descreveu os ambientes tão perfeitamente que parece que estamos dentro dele. Na realidade, a história passa no meu Rio de Janeiro, que é impossível não amar.

A Kira é uma personagem maravilhosa. Forte, determinada e que luta pelo que quer, e é realizada dentro da área que escolheu para atuar. O misterioso desconhecido (reparem que eu não citei o nome dele. Eu li sem saber, e acho legal esse mistério) é uma pessoa do bem, com um coração enorme. Os dois tem muito em comum, alias, muito em comum mesmo, é incrível as coincidências nas vidas dele. A principal e a mais marcante é a preocupação com o próximo, o desejo de ajudar, de valorizar os outros.

"Na minha casa, o outro tinha muita importância. Mesmo incapazes de resolver os problemas do mundo, tínhamos o reflexo de não ficar parados. [...] Nosso lema era: menos EU; mais nós." (pág. 138 e 139)

Além do casal principal, outros personagens merecem destaque, entre eles; o Cadu e o Cafa, irmãos gêmeos da Kira. Os dois são lindos e gostosos e completamente diferentes, apesar de serem tão parecidos fisicamente. O Cadu é calmo e comportado, enquanto o Cafa é muito safado e destruidor de corações. Sinceramente, não sei qual dos dois eu gostei mais. Além disso, a relação dos dois com a Kira é realmente bonita. Já a Lelê é daquelas amigas que uma pessoa vai ter para a vida inteira, que te apoia incondicionalmente, mesmo quando algo parece ser impossível. (Uma curiosidade, a Leandra foi inspirada na melhor amiga da Tammy). Outro personagem que me emocionou bastante foi o Biteco, que aparece mais para o final, ele é inteligente e tão maduro apesar da pouca idade, e nos faz ver, que todo mundo tem algo a nos ensinar.

Bom, e se vocês pensam que o livro é só uma história de amor com um final de bem previsível, você se engana. A Tammy consegue colocar muito bem um toque de mistério na parte final e que eu não consegui largar o livro até saber o que ia acontecer. 

A única coisa que me incomodou na história, e que me fez tirar meia estrelinha (mas não a classificação de favorito) e que em um determinado momento aparece uma personagem muito odiosa, a Jalma e que teve uma participação determinante na vida do misterioso desconhecido. E ela é assunto de várias e várias conversas entre a ele e a Kira. Tudo bem que eu entendo o motivo de tantas conversas, mas me incomodou um pouco, pois os dois falavam que iam parar de falar sobre ela, e logo depois já estavam falando nela de novo.

Sonhei que amava você não é apenas um livro de amor, daqueles realmente de sonhos mesmo, tão puro, doce e especial. É um livro que fala da importância de se preocupar com o próximo, sobre a amizade e a família. Mostra a importância de acreditar nos sonhos e não se abater com as dificuldades que a vida traz. E o mais importante, viver a vida intensamente.

"Quantas dificuldades passamos na vida, não é mesmo? Lembre-se, quando estiver triste, sorria. Faça um esforço, sorria. Jamais pense que acabou. Existe vida muito além dos momentos difíceis. Nos dias duros, esqueça as coisas ruins. Parece óbvio, mas todos erram nos piores dias. Ficamos sentados horas, pensando nas decepções. Kira, garota linda. Viva intensamente, assim é melhor." (pág. 71) 

Quanto a edição só tenho a elogiar. Os livros da Valentina sempre são lindos e esse está especialmente incrível. O tom de rosa velho dentro do livro combinou perfeitamente com a delicadeza da história. No início dos capítulos sempre tem coraçãozinhos e uma frase que remete a algum momento do capítulo. A fonte é pequena, mas nada que atrapalhe a leitura. Outra coisa, as orelhas tem um diferencial, em vez da sinopse e de uma pequena biografia, tem depoimentos de outras autoras sobre a obra.



Para a resenha não ficar muita extensa só vou falar mais uma coisa. Vou fazer outro post sobre o livro, pois ele está cheio de quotes maravilhosos que eu preciso compartilhar, e ele tem muitas músicas citadas, então vou fazer uma playlist também. Além disso, tem referências a alguns filmes e livros também. E como boa bookaholic deixo esse quote para finalizar.


"Eu adoraria dormir uma noite inteira dentro de uma livraria, para saber se os livros ficam parados ou se, enquanto a gente dorme, correm pelas prateleiras e saltam pelo ar, com tantas histórias vivas dentro deles." (pág. 135)









26 comentários:

  1. Ola Rafa eu estava esperando sua resenha sobre esse livro, que me chamou muito atenção e pelo que li, vou amar a leitura e odiar a Jalma ( o nome já não ajuda ) rssss , adorei saber que a autora deixou um toque de mistério na trama . Correndo para ler. beijos


    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  2. Só pela capa e pelo título eu já vejo que é uma história que não irá me agradar...não que seja ruim, essas histórias de amor não fazem meu tipo, geralmente são histórias que eu dispenso mesmo que elas sejam a melhor história já feita no mundo.
    Apesar de tudo achei legal isso das muitas citações de outros livros e músicas...e também pra finalizar eu vou falar sobre o seu quote final....tem algo errado nele, ou na frase em si.
    Como alguém pode ver se os livros ficam parados ou correm pelas prateleiras e saltam pelo ar quando numa biblioteca se a pessoa está dormindo?!? Meio que não entendi como ela quer dormir em uma biblioteca pra ver isso (afinal, se ela dormir ela não verá isso... #confuso ).

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Hauhsus... ela pode fingir que está dormindo.

      Excluir
  3. Oi Rafa, tudo bem?

    Nossa, a diagramação do livro parece ser perfeita. Tive uma primeira experiencia com os livros da Tammy, li Garota Replay, mas não consegui me envolver tanto assim na história. O livro não me surpreendeu. To querendo ler outro titulo dela para ver se essa impressão sai. Vou apostar em Sonhei que Amava Você

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  4. Oi Rafa!
    Parabéns amei sua resenha, estou quase terminando de ler "Sonhei que Amava Você" Estou Amando assim como amei os outros livros da Tammy, sim a pagina que você fala não é a 139 e sim a 138, a qual eu havia feito essa observação tambem rsrs, amei tudo no livro, e sua resenha tá fofa Parabéns.

    ResponderExcluir
  5. Esse é um livro que quero muito ler!
    Amei sua resenha e a forma como contou cada parte!
    Os quotes são perfeitos!
    Beijinhos
    Rizia - Livroterapias

    ResponderExcluir
  6. Oi Rafa! Primeiramente, parabéns pelo blog, ele é lindo *já estou seguindo*! Li o livro nesse fim de semana e amei de paixão, a Tammy é super talentosa! Sua resenha é capaz de convencer quem ainda não leu de que é uma leitura que vale à pena. Comecei um blog e vou te deixar o link caso queira dar uma olhada:

    http://omundosecretodavick.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  7. Oi Rafaella.
    Eu estava mesmo à espera de uma resenha desse livro.
    Meu primeiro contato com a autora não foi muito feliz, então estava com receio dessa leitura, mas depois dessa resenha super empolgante, eu fiquei mais animada.
    Como não leio sinopse eu não sabia do que tratava a história, mas agora que descobri que envolve sonhos, decidi que a leitura será feita.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  8. Oi Rafa, fiquei encantada com a capa e com a sinopse. O fato da Kira sonhar com ele e depois vir a encontrá-lo me chamou muito a atenção pois acredito muito em destino. Com certeza eu leria esse livro! Beijos.
    http://poraodaliesel.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  9. Olá

    Kira me lembra Death Note haha foi a primeira coisa que veio à minha mente quando você começou a falar sobre a história na resenha. Gostei dessa coisa de viajar nos sonhos e tudo mais, acho que já ouvi dizer que só sonhamos com quem a gente já viu, então como "conspiracionista" que sou, levanto essa questão. Porém o livro não é pra mim. Não gosto muito de romances românticos e muito raramente eu me interesso por algum, por este não me senti muito atraído, mas fico feliz que tenha curtido e favoritado.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  10. Oi, Rafa! Da Tammy só li Claro que te amo!; amei a premissa, me apaixonei pelo mocinho, mas algumas coisas no desenrolar da história me incomodaram. Pelo que li aqui, esse livro vai acabar indo pelo mesmo caminho, mas isso não me faz "desdesejá-lo".
    Confesso que ri com o comentário do Thiago, é levar ao pé da letra demais o que tá escrito. rs
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  11. Oi, Rafa
    Eu adorei sua resenha. Vi seu primeiro post elogiando a obra e nesse, os elogios fizeram jus a sua experiência de leitura, hein? Eu votei nessa capa e teria esse livro para enfeitar minha estante, apenas. A acho linda <3
    Eu pego o gancho que o Matheus soltou acima e faço esse mesmo comentário. kkk Já li que só sonhamos com pessoas que conhecemos e talvez a Kira já havia visto o cara em algum momento e ele reapareceu em seus sonhos. Achei legal como a mágica dos sonhos se transpôs para o mundo real. Amei sua resenha ( :

    Abraços
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  12. Olá, Rafaella! a resenha me cativou.Ainda não li nada pela a editora Valentina. Talvez inicie por Sonhei que amava você. Gostei de saber que o enredo vai além da história de amor. Os temas amizade e a família me cativam de verdade. Beijos

    ResponderExcluir
  13. Oi Rafa,

    Tenho lido que a Tammy é demais! Agora, a sua resenha me conquistou, um romance que começa nos sonhos, um livro que dá asas a imaginação, simplesmente adoro isto. Gosto de tramas que me fazem viajar junto com ela e parece que é o que acontecerá quando eu ler SONHEI QUE AMAVA VOCÊ.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Adoro os livros da Tammy! E achei o máximo esse ter mensagens tão legais, como se preocupar com o próximo, e como a importância de acreditar nos sonhos e viver intensamente! Tenho certeza que vou amar a leitura, adorei a Kira ser forte e determinada e lutar pelo que quer!

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  15. Que lindo!!! Tenho Claro que Te Amo dela aqui para ler,mas já estou sonhando com esse! Que perfeito! Já começa pela capa,toda diva! E imagina, encontrar o carinha dos seus sonhos (dos sonhos literalmente)? Que louco! Amo um bom romance e já quero ele aqui em casa! Bjus

    ResponderExcluir
  16. Oi, rafa, tudo bem?
    Ahhhhhh como eu queria ler uma resenha desse livro!
    Assim como você, eu fiquei louca por esse livro assim que divulgaram a votação para a escolha da capa e a sinopse.
    Pelo título já dava para perceber que haveria algom incomum na história... se apaixonar por um cara dos sonhos parece ridículo, mas quem consegue explicar as facetas da nossa mente?
    Sua resenha me deixou ainda mais interessada.
    Me surgiu a dúvida: ele também sonhava com ela?

    Parabéns pela resenha!

    Beijos,
    Amanda
    http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  17. Oi Raffa...
    Menina que resenha maravilhosa.... nossa estou suspirando aqui.... não vejo a hora de chegar sábado para eu conhecer essa autora e pegar meu autografo... nossa!!! Estou em completo suspiro aqui... perfeito.... gostei de tudo que li e parece que o romance é de tirar o fôlego e esse quote.... colocando agora no meu face rs... Xero!!!!

    ResponderExcluir
  18. Oiiii Rafa
    Confesso que também me interessei por esse livro desde quando colocaram em votação as capas dele. Achei a escolha linda, a proposito foi a capa que eu votei :p kkkk
    Falando da história, acho que é um livro que irá me agradar, já que não é só romance e que tem um pouco de mistério. Adorei o último quote que tu colocou *-*
    Quero ler ele urgentemente!
    Amei a resenha!

    Beijinhos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  19. OI Rafa!
    Estou louca nesse livro *-*
    Amei a capa, amei a sinopse e amei sua resenha <3
    Estou fascinada com esse lance do sonho, e com o carinha que ela encontra depois. Eu quero muito, muito esse livro rsrs

    Beijos!

    ResponderExcluir
  20. Oi, Rafa :D Eu lembro de quando a capa estava em votação :D Votei nessa mesma! Ainda bem que ela ganhou, pois era a mais bonita. E ainda é, na minha opinião. Belíssima. Nossa. Eu gostei de saber que ela vive um amor em um sonho. Em vários sonhos encantadores. Sério. Gostei também de saber que o final não é previsível! Dá mais gás na minha vontade de ler a história. Eu adorei a resenha. Você falou muito bem de seus gostos e do modo de escrita da Tammy :3

    Até mais :D bjs

    http://horadaleitur.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi, tudo bem?
    Eu vi vários posts sobre esse livro e fiquei interessada nele de imediato, a capa é linda e quando teve a votação eu nem sabia em qual votar, pois estavam todas lindas *o* kkkk Quanto a história do livro, eu a acho interessante, mas não do tipo que me deixa doida para ler, sabe? Então esse livro irá esperar um pouquinho por mim kkk Enfim, eu adorei sua resenha *-*

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Gosto muito dos livros da Tammy Luciano e estou doida pra ler esse parece ser ótimo, só vi resenhas super positivas dele.

    ResponderExcluir
  23. Toooo louca para ler esse livro! Porque amoooooo esses livros que parecem mágicos! Que sonho acontece, amor à primeira vista (que não acredito mto na vida real kkkkk), essas coisas!!!
    A capa é lindaaaa! E as críticas são boas! Dizer que é o melhor da Tammy Luciano.
    Aiiii quero muitoooo ler.
    É claro que a gente já imagina que a Kira ficará com o cara do sonho, mas pelo que li, vai ter muitas reviravoltas e surpresas, to mais curiosa ainda!!!!
    Espero poder lê-lo logo!!!
    bjoos

    ResponderExcluir
  24. A capa é bastante chamativa. Amo muito esse gênero, e fiquei bastante interessado após ler o trecho e a resenha. Com certeza na próxima vez que eu entrar numa livraria vou procurá-lo.
    Sucesso!

    sessentaenovecontossecretos.blogs.com

    ResponderExcluir
  25. O que mais me chama atenção do livro é a capa e essa é linda *--*
    Li muitas resenhas positivas sobre ele,estou com muita vontade de descobrir pq ela tem os sonhos e quem é esse cara.Bom só lendo para descobrir então lerei logo!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...