Resenha #21 - Padma (Kelly Hamiso)

| |

Autora: Kelly Hamiso
Editora: Novo Século (Talentos da Literatura Brasileira)
ISBN: 9788542801132
Ano: 2014
Páginas: 512
Onde comprar: Submarino / Americanas Livraria Cultura / Livraria da Folha 




Jéssica é uma garota de dezessete anos, estudiosa bonita e rica, que havia ganhado uma segunda chance. Numa visita à casa de sua avó, em São Paulo, conhece um grupo de amigos e Beto, rapaz rebelde que, entre cigarros, bebedeiras e rock'n'roll, está longe de ser o homem ideal, mas sua indiferença o torna irresistivelmente fascinante. Tinha tudo para ser mais uma história de amor, exceto por um detalhe: os dois não sabiam que essa união os transformaria em peças de um jogo entre membro de uma organização e um homem ambicioso; todos manipulados por Arimã, o anjo corrompido. Para que consigam ficar juntos, Jéssica e Beto precisarão revelar segredos, aprender a perdoar, interpretar sonhos e acreditar que não estão sozinhos. Entre vícios, brigas, uma flor que inspira e seres sobrenaturais, está Padma, em busca da luz. 

Livro cedido em parceria com a autora 


"NÓS OFERECEMOS O AMOR,
ELES O PODER;
DE QUE LADO VOCÊ FICARIA?"


Jéssica é uma menina muito rica que mora em Nova York com seu chofer Sérgio, desde que tinha 13 anos, após o suposto acidente de seu pai. Ela é modelo fotográfica e todos a conhecem, entretanto, ela não se sente feliz com isso. Ela é extremamente obediente e ingênua, fazendo sempre o que Sérgio quer que ela faça, sem questionar se isso é o melhor para ela. Entretanto, dessa vez, ela está com uma decisão tomada: ela vai passar as férias na casa da sua avó em São Paulo. 

Ao chegar em São Paulo, ela conhece o grupo de amigos de seu tio Xande, e começa a lidar com sentimentos e situações diferentes. Jéssica, apesar de ser muito rica e famosa, é uma pessoa extremamente solitária, ela não tem amigos, pois Sérgio não permite que ela tenha, e tampouco já se apaixonou, pois Sérgio não quer que ela tenha contato com membros do sexo oposto que não seja ele. Logo se percebe que Sérgio a enxerga muito mais do que uma amiga, mas Jéssica não percebe isso, devido a sua inocência. Em São Paulo ela irá fazer amigos e conhecer o poder do amor.

Logo no inicio, eu até cheguei a imaginar a Jéssica uma garota muito mimada, mas é impossível permanecer com essa ideia, pois ela vive em um mundo de contos de fadas, em que acredita que todos sentimentos são bons e todas as pessoas também, mas logo ela vai perceber que não é bem assim. 

Falar desse livro é extremamente complicado, pois eu adorei a história, mas ela é cheia de detalhes em que se deve descobrir aos poucos, isso faz a leitura se tornar extremamente prazerosa. Também é muito difícil falar dele sem soltar spoiler.

Entre os amigos do seu tio Xande, ela conhece o Beto, um rapaz rebelde, que só se veste de preto, fuma, bebe, fala palavrão. Ou seja, ele não é o homem ideal. Mas logo antes de vê-lo Jéssica já sente um forte sentimento por ele, e quando se vêem, é amor a primeira vista. Eu sou o tipo de pessoa que não acredita em amor à primeira vista, mas esse tem um motivo para ter acontecido. 

Além de Beto, Jéssica também conhece outras pessoas, e a autora soube criar personagens secundários maravilhosamente bem construídos. Existem vários personagens, alguns não são tão explorados, mas os que tem maior importância para a trama são tão bem desenvolvidos que eu torci por eles tanto quanto pelos personagens principais. Entre eles estão o Tucaio e a Sheila, que são um casal incrível. Tucaio é um amigo incrível para o Beto, sempre com sua sabedoria e seu jeito calmo, ele é o ponto de equilíbrio que Beto precisa para não fazer tantas besteiras (ou mais do que faz). Sheila é uma pessoa boa a quem já aconteceu tantas coisas ruins, mas nunca perdeu sua essência e sua fé. Outros personagens que merecem destaque é o Bento e Bel (irmãos de Beto), Xande (tio da Jéssica), e Arimã (guardem esse nome).

Bom, até aí, nada muito diferente de algumas histórias de amor que já lemos, não é!? Mas não é bem assim. Beto e sua turma guardam alguns segredos que não seriam bem aceitos caso Jéssica descobrisse. Ela possui alguns sonhos estranhos com pessoas que ela nunca viu. Além disso, algumas pessoas são manipuladas por Arimã, e também há uma flor extremamente ligada à existência de Jéssica. 



"Seja firme diante do lodo que pesa sobre tuas pétalas. Empurre-o e vá em busca da luz, não se deixe contaminar. Sei que você não tem dúvida." (pág. 383)

"Puxe-o das profundezas do lodo, faça-o emergir para a luz. Padma imaculada. (pág. 348)

A história é contada em terceira pessoa e isso nos faz ter um pouco do ponto de vista de outros personagens além do casal, e isso torna a história bem mais rica. A narrativa da autora é extremamente fluida. Ao longo da história fazemos várias descobertas e sofremos junto com os personagens, além disso, reviravoltas pode ser um sinônimo para esse livro.

Falando um pouquinho dos personagens principais: Jéssica é uma garota doce e encantadora, mas de frágil ela não tem nada, depois que ela se liberta de Sérgio, ela vira uma mulher forte e determinada, e que está sempre pronta para perdoar e se arriscar pelo bem dos outros. Algumas atitudes dela me irritaram um pouquinho, pois as vezes ela se metia em uma confusão sem ligar para o que a atitude dela ia causar, mas é impossível não gostar dela. Já o Beto é alguém com uma imensa capacidade de amar, e que usa uma máscara para não demonstrar suas fraquezas. O amor desses dois é puro, lindo e que ultrapassa barreiras.

" - A gente achava que ele não tinha fraquezas, lembra? Beto era uma fortaleza, mas o sentimento que lhe traz mais felicidade é o mesmo que lhe rouba toda a vitalidade." (pág. 434)

Definitivamente não consigo escrever uma resenha curta, mas é que eu tenho tanto para falar desse livro, que nunca será o suficiente. Padma é um livro que fala sobre perdão, sobre fé e o destino, mostra que sempre temos alguém para nos completar, nos mostra o poder do amor, a importância da família e dos amigos. É um livro que nos fala sobre escolhas erradas e as consequências que elas trazem para a vida de todos que nos rodeiam. E principalmente é um livro que nos fala sobre segundas chances. É um livro que em suas 512 páginas soube trazer o real e o sobrenatural e os mesclar até não sabermos distingui-los. 

Quanto à diagramação, ela é simples. Letras em tamanho confortável para a leitura e páginas amareladas, encontrei alguns poucos erros de revisão, mas nada que comprometa a leitura. 

Kelly, muito obrigada pela oportunidade e confiança, ler Padma foi uma experiência maravilhosa e vou lembrar sempre do Beto e da Jéssica e da Sheila e do Tucaio com enorme carinho.


"NÃO SE ENTREGUE, REFLITA;
NÃO DUVIDE, LIBERTE-SE.
EMERJA, SEJA...
PADMA"












15 comentários:

  1. Eu também não consigo escrever resenhas pequenas. Seu texto é gostoso de ler!

    Gosto de livros que vão além das histórias de amor. Ficar só coisa melosa não me agrada mesmo.
    Parece que o Padma vai além, né?! E não é nada fácil desenvolver também os personagens secundários.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  2. Oi Rafa :3

    Eu já tinha ouvido falar de Padma, ele até está na minha lista de "desejado" mas é minha primeira resenha que eu leio. Vi que estava esperando um livro um pouco diferente, mas isso não tirou a minha vontade de ler, fiquei BEM curiosa, principalmente ao segredo do grupo de amigos do Beto!

    Parabéns pela ótima resenha
    Beijos,
    www.livroterapias.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nathália, que bom que gostou da resenha... fico sempre com medinho quando escrevo uma resenha de um livro que eu gosto muito. Mas enfim, eu também esperava algo um pouco diferente, mas o livro é ótimo e muito bem escrito, com personagens muito bem desenvolvidos. O segredo da turma do Beto é bem interessante.

      Espero que leia e goste!! :)

      Obrigada pela visita!! Beijinhos

      Excluir
  3. Oi, Rafaella!
    Poxa, gostei bastante da sua resenha. Apesar da Jéssica, inicialmente, parecer a tipica personagem tonta que todos odeiam ao mesmo tempo senti que ela ira transbordar mudanças e gerar diversas reflexões para o leitor.
    De cara já odiei esse tal de Sérgio e tive pensamentos horríveis sobre ele; Mas também de cara me encantei com Beto.

    bjs

    Blog:
    Cantar Em Verso . Fbook Cantar em Verso
    Pessoal:
    Fbook . silvianecasemiro@gmail.com

    ResponderExcluir
  4. Olá Rafaella, eu li a sinopse e fiquei meio com o pé atras com a historia, parecia ser mais do mesmo, mas com sua resenha deu para perceber que não é só um romance que a protagonista de um "mundo" totalmente diferente vivi e sim tem alguns mistérios e detalhes que deve ser revelados aos pouco para te prender na leitura. Espero poder lê-lo algum dia.

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  5. Linda primeiramente quero te parabenizar pela sua resenha, porque eu sou exatamente como você. Quando eu gosto muito de um livro eu falo demais e acabo falando o que não devo, e por isso, tem livros que é complicado contar para os leitores. Mas eu adorei pelo pouco que vc contou sobre a história, pois eu já o tenho em minha estante e ele está pendente aqui para ler. Mas com isso do fim do ano estou um pouco atarefada, mas pode ter certeza que talvez ano que vem ele seja um dos que irei ler no começo do ano. Enfim...Mas adorei. A história me parece ser bastante envolvente. Se for dessa maneira, com certeza irei me apaixonar pelo o livro e acabarei até favoritando, mas vamos ver né?

    Enfim...Parabéns pela sua resenha
    Está maravilhosa e o capricho de seu blog ajuda muito
    Se cuida linda

    lovereadmybooks.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  6. Olá Rafaella....

    Já tinha visto a capa desse livro e li a sinopse, mas confesso que não havia me interessado.... depois de sua resenha as coisas mudaram completamente e eu quero a leitura dele... pude perceber pela resenha que a capa condiz muito com a leitura... quero descobrir esse mistério que envolve o sobrenaturalll pois amo temas desse tipo.... vou colocar na minha lista... Xero!!!!!

    ResponderExcluir
  7. Adorei essa capa e a sinopse, mais ainda. Pela sua resenha, é um livro que vale a pena ser lido. Tenho lido bastante títulos nacionais, para valorizar essa galera <3
    Amei a dica, já vou ficar de olho no livro.
    Beijos
    Iris
    literalmentefalando.com.br

    ResponderExcluir
  8. Ola Rafa gostei da premissa desse livro e esse mistério do anjo corrompido , e ver o crescimento da protagonista , Adorei sua resenha nos deixou mega curiosos com relação ao livro. Já anotado para entrar na lista de leitura. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  9. Essa questão da Jéssica se meter em confusões sem ligar para o que suas atitudes causariam deve ser mesmo irritante, mas se você diz que é impossível não gostar dela vou acreditar... rs... Que bom que a narrativa é fluida, que tem tantas reviravoltas e que conseguimos sofrer com os personagens. Se eu tiver a oportunidade, vou ler.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  10. Oi Rafa, tudo bem?

    Não conhecia a autora, o livro parece ser interessante. Sei muito bem como é quando nos empolgamos numa resenha. Mas é bom demais ler um texto tão positivo. E se o livro fala de perdão e fé, com certeza eu quero ler.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi Rafa,

    Se o livro me prender tanto quanto a sua resenha, será demais e claro investirei nele porque traz ingredientes que me conquistam, tais como: informações diversas sendo descobertas aos poucos o que deixa o leitor curioso e ávido para chegar ao fim da trama e ver o que deu, personagens secundários bem construídos para mim são importantes, afinal o que seria dos protagonistas sem eles, fora que nos traz muitos pontos de vistas e formas diversas de viver e sobreviver.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  12. Olá, moça.

    Adorei sua resenha, de fato me deixou curioso para saber mais lendo o livro em si. Me pareceu uma histórias com vários pontos e reflexão, onde a personagem principal através de suas escolhas vai amadurecendo. Gostei de saber que os personagens são bem construídos, e o fato de Jéssica ser modelo me chamou a atenção já que nunca li um livro com personagens com essa carreira.

    Att,
    decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  13. Oiee, tudo bem? O que eu mais achei interessante em toda sua resenha foi de que o livro conseguiu mesclar o real com o sobrenatural. Achei isso muito interessante e somente esta frase faria eu ler o livro todinho, mas toda a sua resenha me deixou com uma vontade imensa de conhecer a história da Jéssica. Não sabia que o livro era grosso e tinha mais de 500 páginas. A capa é muito bonita e a história chamou minha atenção. muito obrigado pela dica rsrs, Abraços.

    ResponderExcluir
  14. Esse livro é muito fofînho Temos aqui um exemplo de que todo ser humano é sim digno de ser amado. Nós viemos com este objetivo impresso no nosso espírito ao nascer: amar e ser amado.

    O final é surpreendente

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...