Resenha #13 - Mundo de Fantas (Vários autores)

| |

Título: Mundo de Fantas
Autor: Vários
Organizador: Celly Borges
Editora: Página 42
Selo: Fantas
Ano: 2014
Páginas: 176
Onde comprar: Aqui

Livro recebido de parceria com a editora Página 42


Sinopse: Em 2008 criei o blog Mundo de Fantas. Transformei em meu mundo fantástico, ou um deles. Escolhi o título por esse mundo significar muito – além de possuir uma biblioteca incrível e seres mágicos. O nome Fantas vem de Fantasia do livro A História sem Fim, de Michael Ende, autor que admiro muito. Eu simplesmente amo ler. A literatura Juvenil é meu gênero favorito, e Fantasia que contém nele me transporta para dentro da história, permite encontrar e conhecer as criações de outros sonhadores como eu. A Fantasia me trouxe muitos momentos incríveis. Conheci, através do blog, o amor. E pelo amor à literatura juvenil, nasceu esse projeto. Nós, autores e leitores viciados, muitas vezes criamos nossos lugares secretos, onde queremos estar a todo momento por serem cheios de aventuras e descobertas. E aqueles que dividem suas criações tornam a literatura e seus leitores ainda mais repletos de magia. E para a antologia convidei alguns amigos, grandes autores. Cada um teve a missão de criar seu lugar mágico, com o nome de sua escolha, ou apresentar novas histórias de seus mundos já existentes e as contar através destas páginas a leitores sedentos de magia e fantasia. Leitor, bem-vindo aos mundos fantásticos de autores incríveis.



Mundo de Fantas foi um dos livros que eu recebi de parceria com a Editora Página 42. Aliás, tenho que agradecer a Celly Borges por essa oportunidade. Eu sou uma pessoa chique e tenho meus contatos. A Celly na verdade é uma amiga querida do grupo do LV e me deu essa oportunidade maravilhosa, ela é autora de um livro que já resenhei aqui O Menino Que Perdeu a Magia, além de ter escrito alguns contos. É também dona do blog Mundo de Fantas e o livro recebeu o nome do conto dela. Além disso, ela também foi a organizadora do livro.

Vamos ao livro então. Mundo de Fantas reúne contos de oito autores. São contos fantásticos, cada um passado em um mundo fantástico diferente e com diferentes criaturas, podemos encontrar dragões, elfos, anões, vikings, fadas, bruxas, entre outros. Adoro livros de fantasia, mas geralmente são livros que requerem um maior cuidado na leitura por se tratar de um mundo totalmente novo, com nomes de lugares diferentes e criaturas mais diferentes ainda. Isso é fantástico, a gente pode mergulhar nesses universos e não dá mais vontade de sair. Por ser um livro de conto, as histórias são mais curtas e não muito complicadas de entender, mas isso não impediu que eu marcasse meu livro com algumas passagens da história para melhor compreensão e também alguns quotes.



Pensei em como ia escrever para vocês uma resenha de livros de contos e tinha decidido fazer um pequeno resumo de cada conto e dar minha opinião sobre cada um e depois uma opinião geral, mas tava ficando muito grande e ia acabar se tornando cansativo, e é até difícil comentar sobre as histórias sem dar spoilers

O livro possui oito contos: O Pacto de Borgorus (Marcelo Amado); Uma canção para o Cão Negro (Cesar Alcázar); Anões (Thiago Tizzot); A Peste (H.A. Kipper); Através do Cerrado (Roman Schossig); Ao Redor da Torre (G. Norris); Sem Sonhos (Natália Couto Azevedo) e Mundo de Fantas (Celly Borges).

Não achei nenhum conto ruim, todos os autores escrevem muito bem e cada um criou um mundo que é realmente fantástico. No entanto, é claro que teve alguns que eu gostei mais do que outros. Achei dois contos simplesmente incríveis e que foram meus preferidos: A Peste e Sem Sonhos.

A Peste trata-se de um relato. Um grupo de arqueologistas encontram uma ossada, que acreditam ser de um dinossauro em uma cripta cavada na própria rocha, mas além dessa cripta, há nas paredes um longo texto, escrito em grego, latim e uma linguagem que não reconhecem. Eles então fazendo a transcrição dos escritos e a partir de então uma história surpreendente se revela.

Não consegui acreditar em tamanha crueldade. Acho que pelo fato de ter sido um relato, eu pude sentir tudo o que foi dito quase como se eu estivesse vendo acontecer. Foi um conto extremamente forte e me faz pensar que mesmo sendo um conto fantástico muita coisa daquilo é passível de acontecer no mundo real, alimentado por boatos preconceituosos e pela ignorância de alguns. E o mais impactante foi que as coisas atrozes descritas no texto não foram feitas por alguma criatura irracional, mas sim por humanos. Sério, foi muito tenso. Mas achei muito bom, a escrita do autor é extremamente envolvente e a narrativa da personagem é tão rica em detalhes que nos faz entrar na história.
"Por favor, não esqueçam. Resgatem todas essas memórias. Pois se um dia todos os seres inteligentes de outras espécies tiverem sido dizimados da terra, o ser humano poderá se voltar contra os diferentes entre vocês mesmos para encontrar novos culpados." (pg. 78) 
Achei esse quote a mais pura verdade. Pois nós humanos sempre tentamos encontrar culpados para nossas ações.

O outro conto foi Em Sonhos que é bem mais leve do que o anterior. Trata-se da história de Lorena, uma fada do Clã dos Sonhos que dedicou sua vida inteira a estudar para entrar nos sonhos humanos. Entretanto, ao realizar a prova para poder então realizar o trabalho, ela não consegue passar no espelho, que seria a passagem para entrar no sonho do humano. Com isso Lara sente-se muito deprimida, incapaz e defeituosa e decidi ir embora dali, pois não iria aguentar os olhares sobre ela. Ela decide então ir para Dandarus, lá ela conhece Dummas e Leonardo e passa a viver consertando coisas na oficina de Dummas (já que as fadas são muito boas em manipular a matéria, criando e consertando as coisas). No entanto, ela não é feliz lá.

Ao passar do tempo ela vai convivendo mais e mais com Leonardo e conhecendo os sonhos desse menino, que é bem diferente. Ela vê o quanto ele é especial e quer ajudá-lo. Eles embarcam em uma viagem incrível e vêem coisas surpreendentes e lá Leonardo verá que seus sonhos podem ser realidade.

Achei esse conto bem doce, nos mostra principalmente sobre o poder dos sonhos e em acreditar que eles podem se tornar realidade. Achei o Leonardo um personagem super inteligente e muito doce. Deu para acompanhar o crescimento dele ao longo da história, e a Lorena ao ajudá-lo com seus sonhos acaba ajudando a si própria.
"Sonhar é apenas o começo, mas indispensável." (pg. 142)

Achei o livro incrível, não imaginei que fosse gostar tanto. Fiquei encantada com todos os contos e com todos os universos criados. Recomendo o livro para todos que gostam de fantasia e que gostam de mergulhar fundo em uma história. 

A diagramação do livro é simples e as letras são grandes. No início do livro há um índice com os contos e as páginas. No início de cada conto há um desenho e na página de trás há um pequeno resumo sobre o autor. Encontrei alguns poucos erros de revisão, algumas palavras fora do lugar e alguns errinhos de digitação, mas nada que atrapalhasse a leitura. 


Na foto eu mostro a arte do início de cada conto, e como eu sou chique ele foi autografado pela autora. Aliás, adorei conhecer O Mundo de Fantas.

Espero que tenham gostado da resenha e aqui está mais um livro escrito por excelentes autores nacionais. Essa foi mais uma resenha escrita para o Desafio Literário para o tema do mês de Junho: Autores Nacionais.






Beijinhos,













18 comentários:

  1. Não é meu estilo de livro, mas quem sabe eu arrisque.

    Beijos Fê :*
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Também não é meu estilo favorito, mas gostei bastante. Vale a pena arriscar.

      Obrigada pela visita!!

      Beijinhos!

      Excluir
  2. Oi, Rafaella!
    "podemos encontrar dragões, elfos, anões, vikings, fadas, bruxas, entre outros." O QUE MAIS EU POSSO QUERER EM UM LIVRO???
    Não conhecia o livro, mas me agradou muito pela sua resenha. Amo histórias de fantasia, e procuro cada vez mais autores nacionais!
    Fiquei curioso agora!
    =D

    http://osdragoesdefogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Eh verdade!! Você gosta. Recomendo bastante, são bem interessantes e o melhor são de autores nacionais. Eu recebi mais 2 livros com esse estilo e logo, logo terá resenha deles.

      Excluir
  3. Nossa, muiiito bacana reunir tantos contos em um lugar só ! Adorei a idéia! Vou visitar o blog pra conhecer melhor ! Adoro essas "fantasias" rsrsrsrs
    Beijos!

    http://vivasincera.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jayla,

      O livro tem contos realmente muito bons!!

      Obrigada pela visita!! Beijinhos!

      Excluir
  4. Gostei da resenha; o conto "Em sonhos" me pareceu lindo. Que vontade de participar do LV desse livro! Lerei quando puder.

    Sorteio do livro "Fahrenheit 451" no blog, participe: petalasdeliberdade.blogspot.com .

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Maria, o conto "Em Sonhos" é lindo mesmo. Achei super fofo, e como ela e a Celly são as únicas autoras femininas do livro, eles tem uma maior leveza que os demais. Apesar disso, eu gostei bastante de "A Peste" mas é bem mais pesado. Recomendo a leitura, se puder participar do LV vai ser uma experiência bem legal.

      Obrigada pela visita!!

      Beijinhos!

      Excluir
  5. Oiii Rafa
    Gostei do livro, reuniu todo o que eu gosto *-*
    E as histórias dos contos parecem ser bem interessante, leria com certeza.

    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dê, que bom que gosta desse estilo. Não é o meu preferido, mas gosto bastante e os contos são realmente bons. Recomendo bastante a leitura.

      Obrigada pela visita!!! Beijinhos!

      Excluir
  6. Não tinha entendido o título até ler a sinopse hahaha eu adoro quando um livro nos surpreende! Deve ter sido uma bela leitura :D bjs
    http://horadaleitur.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéss, o livro realmente foi uma ótima leitura. Tranquila e cheia de surpresa, é realmente ótimo quando isso acontece. Recomendo demais.

      Obrigada pela visita!! Beijinhos!

      Excluir
  7. Oi Rafa!!!!
    Sabe que estou começando a olhar os contos com outros olhos?
    Eu não gostava muito, mas estou começando a adorar haha
    E acho que esse livro possui todos os elementos que me agradam, sinto que vou gostar muito.

    Um beijão
    Lara - Magia Literária
    http://www.magialiteraria.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lara,

      Não costumo ler contos, mas sempre que eu leio, eu gosto. Esse livro reúne ótimos contos de fantasia, tem uns que viraram favoritos. Recomendo bastante!!

      Excluir
  8. Oi Raffa, gostei bastante do livro. Eu gosto de contos para ler em momentos breves. Sabe? Quando você tem que esperar em algum lugar e tal? Para mim é leitura ideal. Fiquei bastante curiosa sobre o conto "A Peste".

    Beijos
    Dani
    A Thousand Lifetimes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Contos são ótimos mesmo para ler em momentos que não temos muito tempo, que estamos esperando alguma coisa. Não há coisa melhor.

      O conto "A Peste" é realmente impactante, mas é muito bom. Meu preferido. Mas recomendo a leitura do livro todo, tem outros contos muito bons.

      Obrigada pela visita!! Beijinhos!

      Excluir
  9. Parece ser um livro interessante mesmo! adoro contos!
    Não conhecia...
    Bjs, Lu - http://resenhasdalu.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu,

      É um ótimo livro, recomendo a leitura. Tem ótimos contos.

      Obrigada pela visita!! Beijinhos!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...