Blogagem Coletiva: Brasilidades não clichês que eu gostaria de apresentar aos gringos

| |
Oi gente, tudo bem?

Mais uma novidade no blog!! O blog está oficialmente escrito no grupo ROTAROOTS, que é um grupo de blogueiros de raiz. Criado com a intenção de resgatar aquela antiga blogosfera, em que as pessoas postavam livremente, sem se atar a regras e temas pré-determinados. Então, se você quiser fazer parte sinta-se a vontade para participar do grupo.

Eu tive um blog há um tempo atrás em que eu simplesmente postava sobre mim, é, apenas isso, o que eu fazia no dia-a-dia, coisas que eu gostava e etc. E sinto falta disso. Amo ter um blog sobre livros, mas sinto falta de ter um espacinho mais com a minha cara.

Então quando eu vi em algum blog sobre esse grupo, me animei em entrar e participar das blogagens coletivas, e cá estou eu.

A blogagem coletiva que eu escolhi foi "Brasilidades não clichês que eu gostaria de apresentar aos gringos" ou então, "Vai Ter Copa, Sim", é, sim, a copa já começou há mais de dez dias, mas eu só fui aceita no grupo hoje, e quis postar. O objetivo é mostrar nossa cara, mostrar para os gringos que o brasil é mais que feijoada, samba e caipirinha. Bom, selecionei alguns lugares e comidas típicas do nosso brasil que eu conheci nas minhas poucas viagens pelo nosso país. E alguns lugares que eu gostaria de conhecer.

*

Começando pelo meu estado, não poderia deixar de mencionar A Vista Chinesa, não chega a ser um ponto turístico famoso do Rio de Janeiro, mas a vista lá de cima é sensacional. Além disso, o caminho até lá é incrível, passar pelo Alto da Boa Vista é uma experiência sempre gostosa, sentir o cheirinho de verde em pleno Rio de Janeiro é sempre bem vindo.


Ainda no estado do RJ, é impossível não visitar a Região dos Lagos, as praias de lá são maravilhosas, mas não é só de praia que lá é feito. Em Cabo Frio tem um mirante muito bonito, chama-se Mirante do Morro da Guia. A subida até lá é um pouco cansativa, mas definitivamente vale a pena.

Subida do Mirante

Agora indo para Espírito Santo. Lá tem lugares incríveis para conhecer. Guarapari é uma cidade maravilhosa, com várias e várias praias (pena que quando eu fui choveu o tempo inteiro). Outros lugares que eu gostei muito de ter visitado foi a Fábrica de Chocolate da Garoto (as visitas devem ser marcadas) e O Convento Nossa Senhora da Penha.

Loja de Chocolates da Garoto

Vista do Convento

Indo para Minas Gerais vale a pena conhecer as cidades históricas como Tiradentes, São João Del Rey e tantas outras. Com certeza dar um passeio na Maria Fumaça é uma experiência maravilhosa.

Locomotiva Maria Fumaça na estação de São João Del Rey
Em Tiradentes também tem um passeio bem diferente, conhecer a gruta Casa de Pedra é uma experiência totalmente incrível. Andar com aqueles capacetes com um foguinho para iluminar o caminho, ver estalactites e estalagmites é bem legal.

Entrada da gruta

Indo para o Nordeste, não tem como não dar uma passadinha em Olinda e ver os Bonecos Gigantes de Olinda, que é um aspecto importante da cultura de Pernambuco. Em Salvador também vale a pena conhecer o Pelourinho.

Bonecos Gigantes de Olinda

Indo ao sul do país agora, não posso deixar de mencionar que eu morro de vontade de conhecer as cidades da serra gaúcha, assim como Gramado e Canela. O ar europeu das duas cidades e as atrações turísticas são demais. Além disso, em algumas épocas do ano neva. 
Olha que perfeição a entrada de Gramado no Inverno

A capital também tem lugares belíssimos, eu passei dois dias lá e quase chorei quando tive que voltar. O Parque da Redenção em Porto Alegre é um lugar ideal para passar uma tarde de sábado ao ar livre, fazer piquenique, andar de pedalinho e passear com a família e os cachorros.

Fonte da Redenção, saudades imensas de lá.

E para não falar que eu só coloquei lugares, uma comida (na verdade, bebida) que eu acho a maior identidade cultural de um lugar é o Chimarrão. Foi muito engraçado viajar para Porto Alegre e ver as pessoas tomando seu chimarrão no parque, no Jardim Botânico em um dia de calor de quase 30 ºC. Inclusive, no Parque da Redenção têm umas máquinas próprias para esquentar a água. Além disso, no lugar onde eu fazia estágio tinha muitos gaúchos e todo o dia de manhã quando eu chegava, lá estavam eles bebendo o sagrado chimarrão como café da manhã. Acho isso bem legal, é uma marca de identidade, e aqui no Rio não temos algo assim.



Vou ficando por aqui, há vários outros lugares que vale a pena conhecer aqui no Brasil, esses são apenas alguns que eu fui e gostei e tenho vontade de conhecer.

Assim eu concluo minha primeira blogagem coletiva e espero que tenham gostado desse post um pouco diferente.

Beijinhos,






29 comentários:

  1. Oi, Rafa muito bom seu post com vários pontos que eu ainda não cohecia e fiquei com vontade de ir rs.

    Beijos Fê ;*
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  2. Oi Rafa! Adorei os lugares!
    E principalmente de tu ter falado no meu amado Rio Grande do Sul e na melhor bebida que há: o chimarrão hahaha
    Gostei muito da proposta da blogagem coletiva!

    Um beijão
    Lara - Magia Literária
    http://www.magialiteraria.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Ah Lara, que bom que gostou!!
      Não podia deixar de mencionar o Rio Grande do Sul, sonho em conhecer Gramado e Canela, e Porto Alegre é maravilhoso, preciso voltar lá!! Aliás, se eu pudesse iria morar lá!!

      Gostei muito dessa experiência também, é algo diferente e divertido.

      Beijinhos!

      Excluir
  3. Oiii Rafa

    Adorei a postagem, principalmente quando falou do meu estado e da minha cidade *-*
    Sim, somos loucos em tomar chimarrão em pleno calorão kkk apesar que eu não gosto muito hahah Gramado e Canela são lugares liindos *-*
    Adoraria conhecer o Rio, espero um dia conhecer muitos lugar dai :3

    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Denise,

      Ah, me apaixonei por Porto Alegre, espero voltar outras vezes. E foi muito engraçado mesmo, sério, acho que subestimei o calor daí, e em pleno calorão todo mundo com o chimarrão na mão.

      Venha conhecer o Rio sim, tem lugares incríveis também.

      Obrigada pela visita!!

      Beijinhos!

      Excluir
  4. Nossa Rafa, que matéria especial! Adorei. Já morei na região dos lagos, é muito bonito, quero muito conhecer Minas Gerais, aliás, gostaria de morar em Minas, mas Gramado e Canela me parecem um sonho de viagem! rsrs. Lindas fotos, amei, parabéns!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sá, adorei fazer essa postagem. Pude relembrar alguns lugares que eu visitei. Eu tenho casa em Cabo Frio e é sempre muito bom ir para lá, Búzios também é bem legal e Arraial tem umas praias ótimas. Minas também é legal, mas só gosto mesmo das cidades históricas, não gostaria de morar em BH nem em outras cidades maiores por lá. Gramado e Canela são lugares que eu preciso ir conhecer algum dia, são tão lindos e diferentes.

      Beijinhos!!

      Excluir
  5. Dos lugares/coisas que tu citaste, só reconheci o Pelourinho e Os Bonecos de Olinda (com exceção do meu estado, RS ♥). Quando você veio, chegou a tomar o tão amado chimarrão? É uma delícia, tenho que tomar pelo menos uma vez por dia e é quase um ritual ficar mateando e papeando com a minha mãe antes do almoço haha

    Devaneios Estrellares

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sté :)

      Rio Grande do Sul é demais, pretendo voltar mais vezes. Nem cheguei a beber o chimarrão, confesso que não tenho muita vontade e o calor não me animou muito... rsrs. Apesar de que lá onde eu fazia estágio, tinha muito gaúcho, mas nunca me ofereceram e eu não tive cara de pau de pedir para experimentar. Quem sabe da próxima vez.

      Obrigada pela visita!! Beijinhos!

      Excluir
  6. Que ótima postagem, Rafa!
    Eu também já tive blog onde eu escrevia o que surgia na minha cacholinha.
    E já tive outros blogs com temas pré determinados. Enfim, já tive milhões de blogs. kkkk

    Às vezes eu sinto vontade de falar sobre outras coisas no Sem Spoiler e fico me debatendo pra encontrar um espaço em meio às postagens literárias. Mesmo assim, eu fujo do assunto "livros" de vez em quando, porque eu sou rebelde mesmo. :PP

    Adorei conhecer um pouco sobre as viagens que você fez e os pontos turísticos que indica. Quem sabe algum dia eu consiga realizar meu sonho de conhecer um pouquinho de cada lugar do Brasil e do muuuundo!!

    Beijo ;*
    Lu
    Blog Sem Spoiler

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lu,

      Eu acho legal falar um pouco de outras coisas, mesmo em um blog de literatura, as vezes é bom variar. E com esse grupo, de vez em quando vou postar algumas coisinhas diferentes.

      Esses são apenas alguns dos lugares que visitei e gostei (com exceção de Gramado e Canela que sonho em conhecer), mas tem tantos lugares incríveis no nosso país. Sonho em conhecer vários outros. Também tenho o sonho de viajar para fora do país, principalmente para Londres.

      Obrigada pela visita!! Beijinhos!

      Excluir
  7. Oi, Rafaella, tudo bem?
    Muito bacana a ideia desse grupo. Não devemos nos apegar a padrões e ter postagens livres, afinal: a rede deve ser livre.
    As fotos ficaram bem bacanas.

    Beijos,
    Nina & Suas Letras

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Nina, gosto de trazer coisas novas para o blog, e mesmo sendo um blog de literatura, sempre tem espaço para postagens diferentes, mesmo mantendo o foco do blog.

      Que bom que gostou do post, adorei fazê-lo.

      Obrigada pela visita!! Beijinhos!

      Excluir
  8. Adorei o seu post, ainda não escolhi sobre o que eu quero falar. Também participo do grupo e adoro os temas. Todas as vezes em que vejo "A Vista Chinesa" me lembro do filme Rio que fui assistir no cinema com as amigas da faculdade. Adorei as suas fotos e os lugares que os 'gringos' precisariam visitar <3

    Beijos, Rob
    http://estantedarob.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Rob, fiquei maior tempão para ser aceita no grupo e adorei os temas do mês, mas só consegui responder esse. E adorei. Pude relembrar algumas viagens, o que é muito bom.

      A Vista Chinesa é linda mesmo!! É um lugar tranquilo e a vista lá de cima é deslumbrante. E o filme Rio é muito fofo!!!

      Obrigada pela visita!!

      Beijinhos!

      Excluir
  9. Oi Rafinha , tudo bem ?
    O projeto é bem interessante ! Adorei a postagem , nossa são tantos lugares mas infelizmente não sou muito de viajar rs , gostei também quando citou o pelourinho já fui ai algumas vezes e sou do nordeste *--* As fotos ficaram perfeitas e esses lugares parecem ser maravilhosos ! Queero muito conhecer novos lugares também hihi
    Beijos !
    Um Grande Vício Literário | Compartilhe Seu Vício

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Luan, que bom que gostou!! Adorei fazer a postagem e relembrar de algumas viagens. Também não sou muito de viajar e ainda tem muito lugar que quero conhecer aqui no Brasil e em outros países também.

      Que legal que você é do nordeste, a família da minha mãe também é, e já fui várias vezes para Pernambuco. Fui apenas uma vez para Salvador já que meu irmão estava morando lá um tempo e adorei.

      Obrigada pela visita!! Beijinhos!

      Excluir
  10. Maria Fumaça é tão "vamos para Hogwarts" hahah mas adoraria mesmo conhecer a fábrica de chocolate da Garoto... deve ser incrível.

    bjos,
    http://just-livros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Amanda,

      Verdade né, parece o expresso de Hogwarts... rsrs. Não custa sonhar ;)
      A Fábrica mesmo eu não cheguei a visitar, meu irmão que foi uma outra vez que viajou para lá, porque estava fechada e tem que marcar visitação. Mas só a loja já é uma maravilha.

      Obrigada pela visita!!

      Beijinhos!

      Excluir
  11. Oie ;)
    Adooorei o post!!
    Fiquei até com vontade de visitar alguns lugares *-*
    Sempre tive muita vontade de tomar Chimarrão kkkk
    Beijos
    http://cupcakedeletras.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, que bom que gostou do post. Acredita que eu fui lá e não tomei o chimarrão!? rsrs.

      Obrigada pela visita!! Beijinhos!

      Excluir
  12. Raffa! Eu adorei a ideia da coluna, eu costumo falar de coisas sobre mim e sobr eo que gosto no blog, mas nunca com tanta liberdade. Eu adorei a postagem, fiquei morrendo de vontade de ir a esse lugares eu viajei muito pouco em toda a minha vida, conheço poucos lugares interessantes, então amei as dicas. Sempre me surpreendo com a variedade cultural do Brasil, é um privilégio ter a sensação de estar em continentes diferentes estando em um mesmo país, acho que você de ter sentido isso em suas viagens, eu sinto isso pelo simples fato de ler sobre!

    Muito bom! Parabéns!

    Dani
    A Thousand Lifetimes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dany, sempre procuro trazer algo diferente para o blog. Achei esse grupo bem interessante e os temas de cada mês são muito legais. Também acho que o Brasil tem uma variedade cultural incrível e tem lugares lindos.

      Que bom que gostou!

      Obrigada pela visita!! Beijinhos!

      Excluir
  13. Faltou Curitiba, Porto de Galinha, Búzios, etc. Ficou legal!

    ResponderExcluir
  14. AHHH, eu sempre tentei ter um blog de tema livre, mas nunca consegui :/ com o literário eu estou me saindo bem :D Acho que de vez em quando dá para falar de outras coisas sim! É legal variar. E adorei sobre os locais que já visitou o/ E tu já viesse pra cá o/ Pernambuco o// uhhuuuuu Aqui tem muita coisa pra ver no período de carnaval e sem período de carnaval! *--* bjs

    http://horadaleitur.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jéssica, é sempre bom variar um pouco... e mesmo com um blog literário sempre há espaço!

      Já fui algumas vezes em Pernambuco sim, a família da minha mãe é daí, então já fui muito a Recife.

      Obrigada pela visita!! Beijinhos!!

      Excluir
  15. Aaaaahhhhh meu Espírito Santo......aaaaah minha Vila Velha.... amo as terrinhas capixabas! Guarapari é linda demais sô! kkkkkk...... Seja sempre bem vinda as terrinhas capixabas guria ! :D
    Beijos!

    http://vivasincera.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Jayla,

      Obrigada!! Realmente adorei visitar ES... pena que o tempo não ajudou muito e só choveu, mas gostei muito.

      Obrigada pela visita!!

      Beijinhos!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...