TAG #15 - Situações Literárias

| |

Oi gente, tudo bem? Vocês sabem que eu adoro responder TAG não é!? E sempre estou a procura de alguma legal para trazer aqui para vocês. Há um tempo eu vi essa e achei bem legal. Não sei quem a criou, mas ela foi traduzida pela Aline do blog Livros Y Viagens.

Ela consiste em responder a algumas perguntas sobre possíveis situações e você deve escolher livros para cada uma.


1. Você precisa se desfazer de quase todos os seus livros e só pode ficar com um exemplar de cada um desses gêneros: contemporâneo, fantasia, não-ficção e um gênero de sua escolha. 


Acho isso de escolher apenas 4 livros muita maldade (só acho), mas enfim, já que tenho que escolher. 

Para contemporâneo, eu escolheria Will & Will (John Green e David Levithan), pois eu gosto bastante de livros que retratam relacionamento homossexual e tem ótimos personagens nesse livro, e eu adoro os livros da David Levithan e bom, ele é contemporâneo, né!?

Fantasia é óbvio que eu teria que escolher algum dos livros de Harry Potter, e como o meu favorito é Harry Potter e o Prisioneiro de Azkaban (J.K. Rowling), essa foi minha escolha. 

Não tenho muitos livros de ficção, então eu escolhi Diário de Zlata (Zlata Filipovic), que eu li no colégio e gostei bastante na época e pretendo reler. É a história de uma menina na guerra na ex-Iugoslávia. Até escolheria O Diário de Anne Frank, mas como é pra ser livro nosso, e eu não tenho, vai esse. 

E para um gênero a minha escolha, eu escolho um livro de distopia, que é um dos meus gênero favoritos. E sério, com tantas distopias que eu gosto, é difícil escolher apenas um. Mas adoro Divergente (Veronica Roth), o primeiro livro, mostrando a escolha da Tris, o processo de Iniciação, os primeiros contatos com o Quatro é ótimo (e esse é meu livro favorito da série).


2 - Você está em uma livraria e escuta uma adolescente dizer a sua mãe que não gosta de ler, mas a mãe insiste para que ela escolha algo. Você aparece e recomenda algo para quem não lê muito. Que livro você recomendaria? 


Eu recomendaria Fazendo Meu Filme (Paula Pimenta). Pois é um livro bem fácil de se ler e tem vários recursos, letras de músicas, testes de revistas, recadinhos, mensagens, listas de filmes e mais, e é bem nesse universo de adolescente mesmo. Acho que a menina gostaria e talvez até lesse o restante da série. Resenha aqui.


3 - Você não está bem e está tendo um mal dia e precisa de algo que te anime. O que você lê nesses casos?


Bom, eu tive uma ótima experiência com Perdida e ri bastante, então acho que também iria rir com Procura-se Um Marido (Carina Rissi). Aliás, chick-lit são ótimos para a gente rir. 


4 - Volte a sua adolescência por um dia. Que livro você está lendo? 


Nossa, li esse livro milhares de vezes durante a minha adolescência, sempre tentando arrumar uma forma de detonar meu professor... rs. Mas nunca tive coragem de fazer nada do que diz no livro. 


5. Um amigo te surpreende com quatro dias de férias e você tem uma hora para preparar as malas. Que livro você levaria para a viagem?


Bom, eu poderia levar qualquer livro, não tenho muito isso de escolher uma leitura para combinar com o momento. Mas bem, Anna e o Beijo Francês (Stephanie Perkins) tem todo esse clima de viagem, de um país diferente, um amor maravilhoso e fora que é uma leitura super leve e rápida, ideal para ler nas pausas entre os passeios que eu irei fazer.


6 - Roubaram sua casa! Mas, não se preocupe porque tudo está bem. Exceto a sua estante, que eles deixaram praticamente vazia. Que livro você espera encontrar intacto na estante enquanto corre para conferir o que está faltando?


Ladrão culto esse né!? Podia ter roubado a televisão, o notebook, o bluray, mas não, roubou meus livros. Sinceramente, não sei qual eu esperaria encontrar intacto, acho que todos. Mas bem, um que ainda não chegou, mas com certeza eu iria conferir, seria 365 Dias Extraordinários (R.J. Palacio).


7 - Um amigo te pede emprestado um livro e devolve em péssimas condições. 1 - Não se importa muito com o ocorrido. 2 - Pede que ele te compre outro exemplar. 3 - Destrói um dos livros do seu amigo secretamente.

Bom, acho que quando a pessoa te pede algo emprestado, qualquer coisa, ela tem que arcar com as consequências. Eu não ligo em emprestar meus livros, mas a pessoa tem que ter cuidado, se tiver em péssimas condições realmente ela vai ter que comprar outro exemplar. 


E aí gente, o que acharam da TAG, bem interessante né. Algumas situações eu me imagino nunca vivendo, outras são mais tranquilas. Não vou tagear ninguém, mas se forem fazer, deixem os links para eu poder conferir.











13 comentários:

  1. Super bacana a TAG, Rafaella!
    Eu não sou muito de emprestar livros (meus amigos nem gostam, mas enfim) se eu emprestasse iria querer em perfeita condição!
    Esse Fazendo meu filme parece muito legal, meio que um estilo de revista, né? Eu amava na adolescência, então me parece uma boa escolha para alguém que "não gosta de ler".

    Beijos,
    Duas Leitoras

    ResponderExcluir
  2. Oi, Rafa! Também adoro uma tag, sempre que posso faço uma no blog.
    Gostei das suas respostas, apesar não ter lido nenhum dos títulos citados.
    Já tive uma situação onde uma colega entregou meu livro com a capa rabiscada e eu acabei deixando por isso mesmo. O pior de tudo é que é o livro do meu ídolo maior do mundo e isso me deixou com raiva, mas eu era mais tonta naquela época. Se fosse hoje em dia... Humpf!

    Beijos.
    Blog Cantar Em Verso

    ResponderExcluir
  3. Gosto muito dessa TAG :)
    Se fosse para escolher um volume de fantasia, acho que escolheria A Ordem da Fênix, que para mim é um dos melhores livros da saga e o mais grosso, então eu teria mais HP pra ler.Também gosto de O Prisioneiro de Azkaban, mas não tanto quanto de HP5. No caso de minha casa ser roubada, correria para conferir se ainda está lá a minha linda e bela edição em inglês da obra completa de SHerlock Holmes, que é um livro lindo que eu acabei de comprar.

    Leitores Forever

    ResponderExcluir
  4. Eu adorei essa tag e depois vou fazer no meu blog, posso? Suas escolhas foram quase que parecidas com as que eu faria. Gostei das suas respostas!

    Beijinhos
    Visite: Blog Escrevendo Mundos <3

    ResponderExcluir
  5. Oi Rafa!
    As situações 6 e 7 são de partir o coração e a mais difícil de responder é a pergunta 1, como assim ficar só com 4 livros? Adorei a Tag e suas respostas =)
    Beijos... Elis Culceag. * Arquivo Passional *

    ResponderExcluir
  6. David Levithan me decepcionou com Todo Dia, não leio nada dele tão cedo...a sua escolha de fantasia foi boa e eu não curto não-ficção então não posso opinar mas não escolheria uma dessas distopias novas, são sempre mais do mesmo...
    Puts, eu nunca que indicaria fazendo meu filme pra uma adolescente...mas também não sei o que indicaria, talvez algo relacionado com o que tivesse no cinema. hauahau
    Não dá pra falar dos outros...esse livro da sua adolescência numa ouvi falar nele. XD
    365 dias Extraordinários dizem que é bom mas não li nem Extraordinário...XD
    Mas enfim, a TAG é bem legal...se eu fosse você na 7 responderia que só empresto livros para pessoas de confiança (eu só faço isso).

    ResponderExcluir
  7. Bem interessante essa TAG... A maior parte das perguntas realmente extraordinárias, mas bem legais...

    ResponderExcluir
  8. Achei esse tag bem legal, as situações criadas foram bem criativas, mas escolher apenas um livro chega até a ser maldade.

    ResponderExcluir
  9. Sinceramente, dos livros do John green, Will&Will foi o que menos gostei :/
    Distopia tbm é o meu estilo favorito, sou viciada mesmo e tbm amo o primeiro livro de divergente, mas infelizmente nao gostei nem um pouco de Convergente. Sou louca para conhecer a escrita da Carina rissi... parece extremamente divertida, sou louca por essa capa! E oq falar de anna e o beijo frances? :3 uma fofura.. etienne <3

    ResponderExcluir
  10. Muito bacana esse negócio de tag. Achei ótima ideia. Se eu fizer no meu, eu te aviso. ;)
    Essas coisas de vc ter de escolher um único livro é de doer o coração.
    No seu número eu tb provavelmente tb escolheria o divergente como escolha de gênero. E pra viajar tb escolheria anna e o beijo frances. Ele é uma graça. Um dos meus favoritos do gênero.
    E eu emprestava os meus livros, mas como eu não tenho coragem de pedir pra que me comprem outro, prefiro não emprestar mais. HAHAHAHA

    Bjs!
    http://lapiselivros.blogspot.com.tr/

    ResponderExcluir
  11. Achei esta bem divertida e já aproveite para pegar algumas dicas de próximas leituras!
    Obrigada!

    ResponderExcluir
  12. Que TAG mais malvada!!! Não consigo nem pensar em quais livros escolher para a primeira pergunta... muito cruel isso. Sei que não escolheria Divergente de jeito nenhum, apesar de provavelmente escolher uma distopia. Foi a única série distópica que não gostei de ler.

    Eu parei de emprestar meus livros depois que alguns voltaram destruídos, acho chato demais ter que pedir pra pessoa comprar outro, como o povo não tem noção que deem outro jeito de ler.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  13. Se fosse surpreendida em uma viagem levaria algum da Susan Wiggs e da Agatha Christie, além do meu queridinho kindle, rsrs.

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...