Metas para 2015 - Desafios Literários

| |

Oi gente, tudo bem? 

Ao longo dessa semana e da outra eu vou postar algumas metas para 2015. Em 2014 eu participei de um desafio literário, e gostei bastante, mas não consegui cumprir todos os temas. Ano que vem eu pretendo aumentar meu nível de leitura e ler alguns livros que estão há bastante tempo parados na estante. 

Então, dando uma pesquisada na Internet e através de alguns grupos que eu participo no Facebook, eu decidi participar de TRÊS desafios literários. Isso mesmo. Três. Tentarei ao máximo cumprir todos eles.

Hoje eu vou falar sobre dois deles. O Reading Challenge 2015 e o Desafio Literário Skoob 2015.


Reading Challenge 2015

Clique na imagem para ampliá-la

O que mais me interessou nesse desafio é que ele não te diz quando você tem que ler, apenas te dar os temas e ao longo do ano você cumpre da melhor forma possível. O desafio é bem grandinho, são 50 livros, mas pretendo combinar as leituras com os outros desafios que irei participar. 

Vi esse desafio no blog Os Dragões de Fogo do Kaio Arantes, e acabei pegando emprestado o banner que ele mesmo fez para o desafio. Então, caso você queira participar e usar o banner, dê os devido créditos a ele. 


A ideia do desafio é do blog Pop Suggar e quem traduziu foi a Mariana do Livros & Nerds.


Desafio Literário Skoob 2015


O segundo desafio que venho falar hoje para vocês é segunda edição do desafio que eu participei durante o ano. Ele organizado por umas amigas do grupo do Livro Viajante que eu participo no Skoob e é muito legal. 

Gostei bastante dos temas que foram votados esse ano e quero muito conseguir cumprir todos os meses e postar as resenhas sempre para vocês. 

Nós temos um grupo no Facebook e lá vocês podem tirar suas dúvidas sobre regras e tudo o mais, e é bem legal para interagir e conhecer novas pessoas. Então, caso queira participar do desafio, entre no grupo aqui.

Vamos a listinha de temas:

  • Janeiro: Mês de festas, recomeços, novas possibilidades - Novinho em folha (o último livro que comprou/ganhou/baixou/pegou emprestado)
  • Fevereiro: Mês de alegria e carnaval - Livros de fantasia (porque fantasia não é só a roupa, também vale a imaginação)
  • Março: O mês do universo feminino - Escritoras com "A" maiúsculo (livros escritos por mulheres)
  • Abril: Dia da Mentira, Páscoa, Dia Mundial do Livro - Pega na mentira! (histórias que envolvam mentira, falsidade, enganação)
  • Maio: Mês das mães e Dia Mundial da Língua Portuguesa - Língua-mãe (livros originalmente escritos em português - pode ser de Portugal, do Brasil, de Moçambique...)
  • Junho: Mês de Festa Junina e do Amor - Casais (protagonistas que são namorados, casados, separados, viúvos, do mesmo sexo ou não)
  • Julho: Mês de férias, Friozinho e Dia do Amigo - Inverno (histórias que se passem em um lugar frio, capas que remetem ao inverno)
  • Agosto: Mês do Cachorro Louco e do Folclore - Folclore e Mitologia (história do imaginário popular nacional ou internacional, contos de fadas, mitologia clássica)
  • Setembro: Primavera e Livros Banidos - Livros banidos (aqueles que já foram crucificados, jogados na fogueira, proibidos nas escolas). Lista de livros que já foram banidos.
  • Outubro: Mês das Crianças, dos Professores e do Terror - Terror (aproveitando o Halloween, histórias de arrepiar o cabelo)
  • Novembro: Finados e Consciência Negra - Finados (personagens que tem que lidar com a morte - já ocorrida ou iminente)
  • Dezembro: Natal, Presentes e Prêmios (oi?!) - Livros ganhadores de prêmios (porque prêmios são presentes, certo? Livros/autores vencedores do Jabuti, do Pulitzer, do Nobel...)

Como vocês puderam perceber as ideias para os temas foram realizadas a partir das datas comemorativas de cada mês e houve uma votação, e esses foram os temas vencedores.

Ao contrários desse ano eu não vou definir nenhum livro ainda, vou escolhendo os livros no mês em que realizarei a leitura. Para ficarem sabendo dos livros que eu lerei é só ficarem de olho na Fan Page que eu publicarei o passo-a-passo dos desafios lá. 

Espero que tenham gostado e sintam-se a vontade para participar de qualquer um dos dois. Se tiverem sugestões de livros para quem temas de qualquer um dos desafios serão muito bem vindas.

Aguardem que em 2015 trarei muitas resenhas para vocês.






29 comentários:

  1. Rafa!!

    Adorei esse desafio que o Kaio indicou. O do Skoob já ia participar, porque esse ano consegui metade dele. UAHAUHAUHAUAH Vamos ver se entro nesse outro também!!! A doida dos desafios ataca novamente UAHUAHAUHAUA Boa sorte para nós!!!

    Beijos, Rob

    ResponderExcluir
  2. Menina, você está corajosa, participar de três desafios! rs... Espero que consiga mesmo combinar as leituras! Boa sorte!!

    Quando comecei o blog eu adorava desafios assim, mas acabei parando de participar porque as parcerias tomaram todo o meu tempo. :/ Agora meu foco é em maratonas, que sempre me ajudam a desafogar as leituras. =)

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  3. Hey!
    Mal espero para participar de bons desafios em 2015!
    Eu adorei esses dois desafios e quero muito participar do Reading Challenge, mesmo o número de livros sendo bem grandinho haha', mas quem sabe!

    Beijos!
    http://heartbreaker-girls.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Oi, Rafaella!
    Aeee, que bom que você vai participar do Reading Challenge!
    Nunca participo de nada, mas como esse é tão livre, dá até coragem!
    Tinha visto esse do skoob em outros lugares e gostei também, tem uma certa liberdade!
    =D

    http://osdragoesdefogo.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  5. Oi Rafa, tudo bem?
    Adorei os desafios que você vai tentar em 2015! Desafios são sempre difíceis de cumprir, mas com um pouquinho de esforço e dedicação a gente consegue! Tomara que você consiga ler tudo que está querendo.
    Também quero fazer algo do tipo no meu blog :).

    Bjos ;*
    http://www.livrosesonhos.com/

    ResponderExcluir
  6. Não costumo participar de desafios, principalmente os que sei que não irei cumprir. hauhau
    Mas me consolo com minha meta do skoob...esse ano consegui cumprir ela (na verdade ultrapassei a meta original). =)
    Mas boa sorte aí nos seus desafios...eu tava vendo uns meses aqui e não sei o que leria neles.

    ResponderExcluir
  7. Ooooi,

    Eu fiquei super feliz com esse desafio!!!
    Eu não participo porque tem meses que não consigo nem chegar perto de livros :(
    Mas vou acompanhar sua evolução!
    Adorei os temas que foram escolhidos para ser lindos :D


    Beijinhos.
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  8. Eu acho muuuito legal esses desafios e excelentes quando estamos meio "sem imaginação", mas como eu tenho muita coisa que precisa ser lida, por enquanto não consigo participar de nada assim :(

    ResponderExcluir
  9. Que ideia ótima! Pegar as datas e associar com temas! Incentivar a leitura nossa de cada dia com incentivos e metas é sempre bom! Vou ver se participo de um desses em 2015! Vou chamar as meninas do clube do livro lá do Meg's pra participarem também! :)

    Beijo, beijo - http://megsarmybookclub.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  10. Oi Rafa!
    Adorei o post e já vou linkar no post dos blogs participantes do Reading Challenge 2015 lá no blog!
    Também estou participando de outros desafios, vou tentar combinar o máximo que livros possíveis dentro deles, pra facilitar :D
    Bjos,

    Mari Pacheco
    Livros & Nerds / Mari The Reader

    ResponderExcluir
  11. Nossa..kkk Três desafios é realmente muita coisa rsrsrs Que você aproveite todas as leituras :)

    ResponderExcluir
  12. Uaaau, amei os dois desafios e acho que vou TENTAR fazer o do Skoob, vamos ver se eu consigo (embora ache que nao :'( faculdade n permite essas coisas nao kkkk )

    ResponderExcluir
  13. Oi, Rafa! Adorei os desafios, porém não vou me comprometer a realiza-los pois sou uma negação com esse tipo de coisa. kkk Apesar de acreditar que o desafio do Skoob é bem fácil e provavelmente eu vou cumpri-lo.
    Boa sorte, espero que você consiga.

    Beijos; Feliz Natal.
    Blog Cantar Em Verso

    ResponderExcluir
  14. Olá..... Amei o Reading Challenge 2015. Vou participar!

    Beijos

    ResponderExcluir
  15. Oi Rafa, tudo bem?

    Não sou muito adepta aos desafios literários. Prefiro fazer as minhas próprias metas. Mas boa sorte para você =)

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  16. Olá Rafaella, eu também vou participar do Reading Challenge 2015 *-* Espero consegui fazer todos os desafios que eu estou querendo participar em 2015 <3 Sou meio compulsiva e todo desafio legal que eu vejo quero participar e por um lado isso é bom e vai me desafiar a ler mais livro e de gêneros diferentes <3

    Visite o blog "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  17. Boa Sorte nos seus desafios, também estarei participando do desafio literário skoob 2015, espero conseguir conclui-lo.
    Bjs!

    ResponderExcluir
  18. Oi, tudo bem?
    Eu não costumo fazer metas, sabe? Mais ainda metas de leitura, isso é porque foi mais esse ano que entrei de cabeça no mundo dos livros, mas acho bacana quem se compromete a cumprir uma meta e cumpre, então desejo boa sorte para você nos seus desafios e parabéns também, corajosa você querer cumprir três kkkk Enfim, gostei dos dois desafios, mas eu deixo passar, não vou participar deles não.

    Beijos :*
    Larissa - http://srtabookaholic.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  19. Oi Rafa, tudo bem?
    Eu adoro acompanhar esses desafios, mas eu evito participar porque não gosto de sentir presa a essas normas.
    O que eu estou preparando para 2015 é uma listinha básica dos livros que mais desejo ler e deixei passar esse ano, mas nada que seja obrigatório, vou ler conforme minha disposição.
    O desafio do skoob é bem interessante, adorei a ideia das datas comemorativas, mas isso me levaria a comprar mais livros porque já vi que tem alguns dos itens sugeridos para o enredo que não tenho, e estou evitando novas compras há um tempo.
    Vou estar por aqui acompanhando seu progresso.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  20. Olá Raffa!
    Esse ano de 2015 eu vou correr um pouco dos desafios. Participei de vários esse ano, mas só conclui um. Então fiquei com trauma e só se for um beeeeeeeeeeeeem interessante mesmo que vou entrar.
    Espero que você consiga concluir os dois.
    Beijinhos!
    http://eraumavezolivro.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  21. Oi Rafa, sua Linda,

    Adorei o desafio, com exceção do mês de outubro (terror) não curto nadica de nada e Novembro - morte, como não lido bem com este tema, não gosto de ler sobre, os demais eu amei. Mas, sou fraquinha para aceitar desafios, nunca consigo atingir a meta, hahahaha. Preciso um dia aceitar e me determinar a qualquer preço atingir o objetivo final.

    Beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  22. Esse ano eu também fracassei nos desafios que participei. Mas o ano seguinte é sempre um novo começo e se não fizermos mil e um projetos parece que nao vamos ler nada não é? hahaha
    Eu fiz o meu de acordo com o que eu quero ler e que não podem ser mais adiados.. o desafio vai ser mais para incentivar mesmo.
    Boa sorte nos seus desafios e esse de 50 itens e bem legal e variado =)

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  23. Olá

    Eu acho muito bacana esses desafios, mas os anuais acho que não são muito atraentes pra mim haha eu estou querendo começar o dos 100 livros essenciais da literatura brasileira, mas é algo que vai demorar muito mais que um ano, então por enquanto fico só no ensaio, mas quem sabe eu, nos 45 do segundo tempo, não resolva entrar nesses desafios?

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  24. Isso não daria muito certo para mim. Sou muito de lua e começo mil livros mas fico pulando até achar algum que eu esteja no clima para ler.

    ResponderExcluir
  25. Adoro desafios, me motivam bastante! Eu fiz um com a Andressa pra gente se ajudar, vamos ver se rola.
    Acho melhor também quando não definem a data, só o tema.
    Boa sorte nas suas leituras!
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
  26. Se não fosse o terror e a mitologia, poderia fazer esse desafio do skoob...

    ResponderExcluir
  27. Oiii Rafa
    É tu e a Rob que são as doidas dos desafios, cada dia aparecem com mais um kkkkk
    Eu vou participar do Skoob, mas do outro não, muito grande e sei que não vou conseguir cumprir.

    Beijos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  28. Ola, Rafaella Lima, muito prazer. Sou o Renato e sou muito fã de livros. Acabei de encontrar seu blog e você estar de parabéns, pelo blog no geral e os desafios que são ótimos para estimular a leitura e conhecer muitas outras historias escritas. Ja peguei os dois desafios. Mais cadê o terceiro? Sou novo aqui e ainda não vi tudo o que tenhe pra ver. Mais queria comentar mesmo assim para te parabenizar e dizer que virei um fã do seu blog e de desafios tb. Não vejo a hora de começar.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Renato, obrigada!! Espero que continue visitando e gostando do blog. Dos desafios, são só esses mesmo, provavelmente o terceiro eu acabei esquecendo e não fiz.

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...