Resenha #33 - As Faces da Luz (Tatiane Durães)

| |
Autora: Tatiane Durães
Editora: Cata-vento
Ano: 2014
Páginas: 452
Onde comprar: Aqui



Ao ser forçada a atravessar um portal por um imenso lobo, Tayara se depara com um mundo que jamais imaginara, elfos e bruxas passam a fazer parte de sua realidade. Mas o que ela não sabe é que seu destino fora traçado muito antes do seu nascimento.                                                                                                       Agora ela terá que escolher entre a razão e o coração, pois ao se apaixonar por um elfo, descobre que uma forte maldição a prende a ele.                                                                                                                                       Uma aventura repleta de magias e descobertas, se inicia.

Livro lido através do Book-Tour realizado pela autora




Essa resenha era para ter saído ontem, mas devido a alguns imprevistos eu não consegui escrever a tempo. As Faces da Luz é o primeiro volume da trilogia Arcantatys da autora Tatiane Durães. 

Ao ser forçada a atravessar um portal no terreno de sua casa em São Paulo, Tayara e sua mãe se veem em um mundo totalmente novo: Arcantatys. Sua mãe Sonia descobre que  é de uma linhagem real de elfos: os Lamouniers. Isso deveria fazer de Tayara uma elfa também, certo!? Errado. 

Em Arcantatys Tayara aprende sobre sua vida e sobre quem realmente é e o que ela é capaz de fazer. Ela descobre que ela nunca estará sozinha, mesmo que todos os abandonem. E ela se vê apaixonada por um lindo elfo chamado Aodh, mas descobre que uma maldição a liga a ele. 

Gostei muito de conhecer Arcantatys e todos os seus seres mágicos. Elfos, bruxos, lobisomens, vampiros, fadas, dragões e muito mais. Descobrimos que os elfos não são dados a misturar com outros seres, mas na corte do rei Cedric não é bem isso que acontece: bruxos, lobisomens, vampiros e elfos forma um grande e unido grupo. Gostei bastante dessa questão de superar os preconceitos, pois outros elfos não pensam da mesma forma que ele.

Adorei os personagens que a autora criou também. Gostei muito do jeito da Tayara, teimosa e que não leva desaforo para casa, mas mesmo assim tem um bom coração. E me apaixonei completamente por Ariosto, o lobisomem que acompanha Tayara e Reagan, um elfo que aparece em determinado momento do livro. Mesmo o Aodh, que em alguns momentos eu tive bastante raiva dele, eu consegui me envolver. A autora soube criar seus personagens. Mesmo sendo vários, todos tem suas características que os tornam únicos. Como vocês já sabem, eu adoro personagens secundários, então nesse livro eu pude me deliciar com vários maravilhosos. 

Há algumas partes do livro que são mais paradas, mas em outras em que há bastante ação. As minhas preferidas, sem dúvida, foram as que Tayara e sua turma saiam em alguma missão pelas florestas de Arcantatys. Adorei as descrições dos lugares e as situações em que a Tayara era obrigada a enfrentar. Gostei da forma que ela lutava contra as trevas que existem dentro dela, e mesmo nos momentos em que ela deixava esse lado negro dela vir a tona. 

O livro é narrado em sua maior parte em primeira pessoa pela Tayara, mas em alguns momentos há capítulos que são narrados pelo rei Cedric, que é o rei da aldeia em que Tayara e sua mãe estão. Gostei dessa alternância de capítulos, embora no início tenha ficado um pouco perdida. 

A narrativa da Tatiane é bem ágil e viciante. Em determinado momento da história é impossível largar o livro, e quando você vê, as 452 páginas já passaram. Minha leitura só não foi mais rápida, pois durante a leitura encontrei bastante erro de pontuação e alguns de revisão. Isso me atrapalhou um pouco, porque as vezes eu tinha que reler a frase ou paragrafo para captar o verdadeiro sentindo. Isso, entretanto, não atrapalhou meu envolvimento com a história.

As últimas páginas me deixaram aflitas e eu não queria que acabasse, e agora estou simplesmente louca pela continuação, pois eu digo para vocês, a autora foi muito malvada em terminar o livro no ponto que terminou.

Essa história mostra que nem todos são sempre bons ou ruins, que algumas atitudes que você toma no passado não define quem você é no presente e que você pode se arrepender do que fez e querer mudar. Que se você deixar os preconceitos de lado é possível viver de uma forma totalmente diferente. Recomendo a todos que gostam de uma boa fantasia e que gostam de personagens forte e determinadas, personagens cativantes e bem construídos. 










32 comentários:

  1. Olha, a princípio a capa não havia chamado minha atenção, mas gostei da sua resenha e olharei para o livro com mais carinho. Envolve temas bem interessantes. Bem, mal, preconceito etc.
    http://www.poesianaalma.com.br/

    ResponderExcluir
  2. Oi Rafaella,

    Nossa, que emoção!! Fico feliz que tenha gostado e se envolvido com a história. Muito obrigada pela linda resenha, pelas belas palavras e pelo carinho.
    bjs

    ResponderExcluir
  3. Gostei bastante da resenha, de fato se eu fosse pela capa eu passaria longe! kkkk...

    #EuLeioBrasil <3

    http://tedioescritor.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  4. Olá!
    Eu adoro fantasia e me interessei pelo livro, pois estou tentando ler mais nacionais. Adoro que tenham esses clássicos personagens da literatura fantástica, como elfos e bruxos, apesar de eu não simpatizar tanto com lobisomens. Parece uma ótima leitura!

    https://leitoresforever.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  5. Essa capa é tão fantástica! E essa história parece ser uma coisa MARAVILHOSA. Sou doida pra ler, mas saudades achar :(
    www.belapsicose.com

    ResponderExcluir
  6. Oie!
    Ai, eu simplesmente amo histórias de bruxas, elfos, dragões, e todos os outros seres que compõem esse contexto. A capa me atraiu muito, apesar de eu não ter gostado muito do título. Mas o enredo me prendeu totalmente!
    Ainda mais que a Tayara saiu de São Paulo heheheh
    Assim eu acabo torcendo pro mesmo acontecer comigo. Imagine que legal descobrir que esse mundo realmente existe?
    Espero poder ler o livro que você indicou. É meu gênero preferido.
    Beijos, Amanda.
    www.expressodenarnia.com

    ResponderExcluir
  7. Oi!
    Eu amo livros com seres fantásticos, dragões, elfos <3
    A capa desse livro é perfeita.
    Hoje em dia temos muitos livros nacionais "americanizados" mas esse se passa em São Paulo, pelo menos no começo, o que é ótimo! Hihi
    Um beijo.

    ResponderExcluir
  8. Um livro que começa em São Paulo, que bacana, mais autores nacionais deveriam usar seu país como cenário para seus livros, me pareceu uma história fantástica, adoro livros que falam de elfos e bruxas e fiquei muito curiosa em relação a esse livro.
    beijos

    ResponderExcluir
  9. Quero ler ele, gosto desse tipo de livros com elfos e outros seres fantasticos, esses são os meus tipos preferidos de ler. O que mais me chamou a atenção foi a capa e essa resenha me fez querer ainda mais ler ele.

    ResponderExcluir
  10. Oi Rafaella.
    Parabéns pela resenha, eu adorei.
    Fiquei morrendo de vontade de ler esse livro. Ainda não conhecia essa autora e essa trilogia, mas amo esse tipo de leitura.

    Beijos
    Carolina
    http://aventurandosenoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  11. Oi :)
    sinceramente? não tenho paciência pra literatura nacional pq quase sempre acho tudo muito forçado, mas gostei da pegada desse livro pq curto muito literatura fantástica *---*
    sem contar que a capa é linda. vou ver se dou uma lida nele ainda esse ano!
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  12. A capa é linda, mas se apaixonar por Elfo? Só eu tenho a imagem de uma mini criatura? KK sei lá, doido. Mas gostei da ideia. então vou dar uma chance.
    beijos

    ResponderExcluir
  13. Oii, tudo bem?
    Também participei do BT desse livro e gostei bastante.
    Adorava as missões também!
    Bjs

    A. Libri

    ResponderExcluir
  14. Poxa, eu amo livros de fantasia, e só ao ler o início da resenha fiquei interessada! A capa do livro é liiinda , e agora estou curiosa para ler *-*

    ResponderExcluir
  15. Oi Rafa, nao conhecia esse livro mas a historia parece bem legal, a sequencia saiu ja? Eu to num momento da minha vida (profundo hein kk) que só leio livros com as continuações... cansei de sofrer kkkkkkk
    Gostei muito da sua resenha e acho que nunca li nada relacionado a elfos e seres assim.

    beijos
    http://livrosetalgroup.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Infelizmente a sequência ainda não saiu Mayara :/

      Excluir
  16. Oie
    Não conhecia o livro, e nem a autora.
    Gostei muito da sua resenha, mas nao despertou meu interesse para realizar a leitura
    Achei a capa muito bonita
    BEijao
    Gio - Clube das 6
    www.clubedas6.com.br

    ResponderExcluir
  17. Olá
    Já ouvi falar muito do livro pelos blogs mas acho que não leria por enquanto apesar de trazer uma premissa interessante, não é o tipo que curto, mas mesmo assim, sua resenha está ótima e que bom que curtiu a leitura.

    http://realityofbooks.blogspot.com.br/
    Catharina
    Reality Of Books

    ResponderExcluir
  18. Olá!
    O enredo em si não me chamou muito a atenção e por esse motivo talvez eu não leria mas o que achei mais interessante foi o fato de tudo começar em São Paulo. Sobre a capa eu realmente não sei dizer o que achei. Não sei se gostei ou não mas provavelmente eu não o escolheria pela capa.
    Ótima resenha!
    Beijinhos.
    http://ressacamusiliteraria.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Eu quero muito esse livro por causa da capa. Lembro quando ela foi divulgada e eu fiquei simplesmente apaixonada. O enredo nem me atrai tanto, mas gente... o que é essa capa?

    http://laoliphant.com.br/

    ResponderExcluir
  20. Oi Rafa, gostei do enredo do livro, até porquê, gosto de livros de fantasias. Vou anotar a dica, mas não vou ler agora, pois prefiro esperar pelo lançamento do próximo volume para não ficar muito curiosa depois, Tem ideia de quando sai a continuação?
    Bjs, Rose

    ResponderExcluir
  21. Oi Rafinha, sua linda, tudo bem?
    O que mais chamou minha atenção nessa história foram os personagens. Além de estarem muito bem construídos, por isso você conseguiu se envolver com todos eles, trazer o argumento de que somos bons e ruins, que ninguém é perfeito, mas que podermos mudar, podemos nos arrepender, torna a história mais crível e mais densa para mim. Gostei muito do enredo e estou super interessada na leitura. Dica mais do que anotada.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  22. Oi amiga <3

    Morro de vontade de ler esse livro, tenho a autora nas redes sociais e ela é uma fofa! Ainda não tive a oportunidade de lê-lo, mas espero que consiga! Adorei a sua resenha. Gosto de tramas bem construídas. A sinopse me chamou atenção também. Quero muito!!

    Beijos, Rob
    www.estantedarob.com.br

    ResponderExcluir
  23. Oi, tudo bem? Quaaase entrei no book tour desse livro, mas na época eu estava tão desanimada com o gênero fantasy (estava lendo tantos livros ruins) que nem quis pensar na possibilidade de ler esse. Mas, lendo sua resenha, até me arrependo </3 Parece ser uma história bastante aventureira, coisa que percebo ter diminuído nos livros de fantasy, ultimamente. Os autores se propõem a escrever algo muito aventureiro, mas daí chega o romance e estraga toda a história, sabe? Não gosto disso. Fico feliz que essa autora conseguiu conciliar isso! Gostei muito da resenha, especialmente do último parágrafo, no qual você reflete sobre as atitudes dos personagens.

    Love, Nina.
    http://ninaeuma.blogspot.com/

    ResponderExcluir
  24. Oie, tudo bom?
    Fantasia não é um gênero que eu curta ou leia com frequência. Apesar da sua resenha, a trama não despertou meu interesse.
    Beijos,
    http://livrosyviagens.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  25. Oi Rafa!
    Esse livro está na minha lista de leituras há um tempo, não sei porque ainda não li kkk. A sinopse é muito interessante e agora que você falou tão bem dos personagens secundários preciso parar de enrolar e começar logo a ler.
    Abraços

    www.estantejovem.com.br

    ResponderExcluir
  26. Olá, adorei a resenha e fiquei com vontade de lê-lo, adoro livros de fantasia e esse parece ser muito bom e com uma narrativa que te prende não tem porque eu não lê-lo *--*

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  27. Oi Rafa, eu tenho o livro aqui em casa, mas ainda estou tentando arranjar o momento certo para ler. Quando tiver uma brecha dos livros de psrceria e da faculdade eu irei lê-lo <3
    Quero saber como é esse final que você falou hahaha
    Bjs

    Www.horadaleitur.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  28. Também gosto muito de personagens secundários, Rafa, e é bom saber que a autora construiu tão bem os desse livro! Também achei legal o fato de nessa corte os elfos conviverem bem com seres de outras raças, embora não seja assim no restante do universo criado pela Tatiane. Gostei das mensagens que o livro passa, e me interessei por ele, mas se a autora foi tão malvada assim pra terminá-lo acho melhor esperar os próximos volumes pra ler... rs...

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  29. Infelizmente não suporto o gênero fantasia e me sinto isolada por isso, já que todos parecem gostar. Apesar disso, a resenha ficou muito boa!
    Bjs, Isabella <3

    ResponderExcluir
  30. A leitura parece facil e interessante, eu tenho bastante dificuldade com nomes de personagens, entao achei interessa ela conseguir diferenciá-los tao bem! Porém, erros de portugues me enervam... Vc comentou q n atrapalhou tantoa leitura, mas se eu estou num dia ruim, começo a ler, e me deparo com erros de portugues, normalmente abandono ao menos naquele dia haha! Entao acho melhor eu esperar uma época mais calma para dar oportunidade ao livro =]

    ResponderExcluir
  31. Essas é umas das capas mais lindas que eu já vi *---*
    Estou dando mais chances para autoras nacionais e começarei por este livro.Fantasia,e Elfos bom me pareceu bastante interessante.Sua resenha me deixou curiosa para saber mais da historia!

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...