Resenha #18 - Se eu Ficar (Gayle Forman)

| |

Título: Se Eu Ficar
Título original: If I Stay
Autora: Gayle Forman
Editora: Novo Conceito
ISBN: 978-85-8163-541-5
Ano: 2014
Tradutor: Amanda Moura
Páginas: 224
Sinopse:









Se eu Ficar foi originalmente publicado pela editora Rocco em 2009, mas a editora não deu a devida atenção ao livro. Em 2014 com o lançamento da adaptação prevista, a editora Novo Conceito republicou o livro e o marketing foi imenso. O livro chegou a o livro mais vendido nos últimos meses. Inclusive, ganhei meu exemplar em um mega sorteio que a Novo Conceito fez com os blogs parceiros, em que teve mais de 100 exemplares sendo sorteados.

Todo esse sucesso deve ter um motivo, e eu realmente acho um bom livro com uma estória interessante, mas para mim não foi tudo o que eu esperava.

Se eu ficar conta a história de Mia, uma adolescente violoncelista que sonha em estudar em Julliard. Em uma manhã de neve, como não teve aula e seus pais não trabalharam, a família resolve fazer um passeio de carro. O que seria um passeio comum, vira uma tragédia: em um acidente, Mia e sua família morre.

Entretanto, ela ainda pode ouvir a música que estava tocando, seu corpo sendo retirado do carro e o de seus pais. Quando eu comecei a ler, achei essa uma ideia bem interessante, mas depois de um certo tempo, ela vai ser tornando de certo modo entediante e a protagonista começa a me irritar um pouco.

Mia acompanha todo o processo do reconhecimento dos corpos de seus pais, até a chegada dos paramédicos e depois sua estadia no hospital. O livro é dividido em horas, em que se intercala a narrativa no momento, passada no hospital e sua vida no passado. A estória toda se passa em quase 24 horas e é narrada em primeira pessoa pela Mia.

Particularmente achei interessante a narrativa dela no presente, mostrando seu estado no hospital, as cirurgias pela qual ela passa, as reações dos médicos, enfermeiras e parentes. Inclusive a mais importante decisão que ela deve tomar: se ela vai ficar. 

Durante a narrativa, vamos percebendo as escolhas que a Mia faz e o que vai influenciar suas escolhas. Ela deve ficar, com seu namorado Adam, sua melhor amiga Kim e seus outros familiares; ou vai ser muito difícil viver com o vazio deixado pelos seus pais e seu irmãozinho Teddy? Durante as 24 horas, Mia vai analisando tudo o que ocorreu na sua vida.

A estória se tornou entediante para mim foi devido ao passado de Mia, achei a protagonista extremamente fria e egoísta em diversos momentos, e por vezes muito infantil e determinadas ações delas me irritaram demais. Não consegui sentir empatia a ela, e por isso talvez a estória não tenha funcionado para mim.

Dos outros personagens, a única que realmente gostei foi a Kim, melhor amiga de Mia. Achei ela uma personagem inteligente e sincera, e realmente uma boa amiga. Realmente fiquei sentida pelo sofrimento dela. O Adam, namorado de Mia, também não me convenceu. 

Dessa forma, o livro foi uma leitura válida, mas não me emocionou como eu achei que fosse acontecer. Os acontecimentos seguiram para um final esperado. 

Quanto a diagramação do livro, não tenho nada a reclamar, a fonte tem um bom tamanho e o espaçamento está ótimo. As folhas possuem um fundo com notas musicais que ficou bastante bonito. E achei que essa capa do filme ficou bem bonita, melhor que a capa original da Rocco. 



Ao final do livro encontramos uma entrevista da autora com os autores que interpretam a Mia (Chloë Grace Moretz) e Adam (Jamie Blackley) mas confesso que não me interessei em ler. Espero ainda assistir o filme, e espero gostar mais do que do livro.




Beijinhos,







22 comentários:

  1. Nossa, eu to me assustando o quanto as pessoas tem dado notas medianas para o livro huahuahuahua. E sempre a critica é a mesma: o livro não emociona. Acho que realmente esse é um exemplo de livro onde o filme é melhor.

    beijos
    Kel
    www.porumaboaleitura.com.br

    ResponderExcluir
  2. Eu particularmente esperava mais da história, por que ouvi umas amigas dizendo que era incrível, mas eu li e não achei tão ruim. Sei lá, acho que faltou mais emoção.
    Seu blog é incrível, parebéns!
    Beijos.
    http://blogtrezeprimaveras.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Oii Rafa!!

    Eu não li ainda, sempre vejo grandes elogios ao livro, é um que está na minha lista de prioridades. Espero ler em breve, ultimamente vejo muitas pessoas dizer o mesmo que você, que faltou um pouco de emoção no livro, o trailer me agradou muito. Enfim, vamos ver né??

    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  4. Oi Rafaella.
    O trabalho gráfico está realmente lindo, a editora caprichou, mas história em si não foi grande coisa.
    Não consegui me envolver com Mia, não simpatizei com a protagonista, achei ela fria, distante, sem graça.
    E mesmo com todo drama vivido pela situação, eu não me emocionei.
    Eu gostei muito sim, do Adam e da Kim, com eles, eu criei uma empatia, com eles eu me emocionei.

    Beijos.
    Leituras da Paty

    ResponderExcluir
  5. Rafa, tive as mesmas impressões que você! Eu esperava muito mais e sem dúvida eu não tive isso no livro, também achei a Mia muito egoísta e fria em diversos momentos, eu não ficaria numa boa vendo ali meus pais mortos com o cerébro pra fora e continuaria andando haha. Acho que o livro poderia ter sido muito mais e a autora deixou a oportunidade passar.

    ResponderExcluir
  6. Sinceramente? O livro não me convenceu desde o inicio ahha! Qd vi que ia sair o filme, pensei em comprar o livro e fazer uma coluna falando dos dois, mas nem o livro e nem o filme me chamaram a atenção, então deixei pra la... E quanto mais leio as resenhas, mais tenho certeza que fiz a coisa certa! Ninguem pode negar que o mkt da NC foi ótimo, convencer tanta gente a comprar o livro! Mas isso não garante qualidade do livro né? Uma pena... =]

    ResponderExcluir
  7. Olá

    Não me interesso por este livro ainda, vou tentar assistir ao filme antes de ler. Gosto de fazer isso com histórias que costumam sair da minha zona de conforto, como é o caso desta. Geralmente, elas funcionam melhor comigo no cinema. Estou vendo muitas resenhas com pontos de vistas parecidos com o seu. Acho que ficarei só com o filme mesmo.

    Abraço!
    www.umomt.com

    ResponderExcluir
  8. Oláaa!!!
    Ahhh, eu gostei de "Se eu ficar"!
    Assim como você eu tinha expectativas de me emocionar bastante e tal, principalmente por conta de todo o marketing que a Novo Conceito fez, mas isso não aconteceu. Será que alguém chegou a precisar daqueles lencinhos?
    Mas, por outro lado, adorei acompanhar as memórias da Mia, conhecer sua história de amor improvável e, nos momentos em que me coloquei no lugar dela, me emocionei de verdade. Deve ser uma escolha difícil, afinal!
    Enfim, eu não achei o livro tão emocionante (mas acho que a autora preferiu que fosse assim), mas me envolvi de verdade na história e aguardo ansiosa pelo segundo livro. (e quero MUITO assistir ao filme!).

    Beijos,
    Amanda
    http://minhasconfissoesfemininas.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  9. Acho que o problema de muita gente com esse livro está sendo a grande expectativa que o marketing da NC criou.. eu tambem fui com tudo para a leitura, mas achei ela bem mediana. Ou contrario de você, curti muito o casal, que para mim eram as partes mais legais do livro, e foi por conta deles que eu dei 4 estrelas a história.
    Já assisti ao filme, e ele é bem melhor do que o livro. Tambem não foi tudo o que eu esperava, mas sem dúvidas é mais emocionante.

    Beeeijinhos ;*
    Andressa - Mais que Livros

    ResponderExcluir
  10. Rafa, tive quase o mesmo sentimento que vc, mas eu amei o Adam! Hahahaha
    Veja o filme que seu conceito em relação à história vai mudar. O livro não prende tanto, mas o filme me conquistou e até me fez chorar, vale muito a pena.
    E depois de assistir, leia a entrevista. Tem umas curiosidades bem bacanas lá atrás.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    PS: Cuidado com os spoilers aqui. Quem não leu vai ter uma informação que a princípio a gente não sabe. ;)

    ResponderExcluir
  11. Oi Raffa! Concordo com você, eu fui com grandes expectativas para Se eu ficar e acabei me decepcionando, as cenas do passado também não gostei de Mia, achei ela muito insegura. Os familiares, amigos e o Adam eu gostei muito, mas faltou a desejar nesse livro. Mas eu assistir ao filme é tudo que o livro não conseguiu me despertar ele fez, até mesmo a Mia foi interpretada muito bem pela Chloë Grace e eu conseguir enxergar seu sofrimento, então assista ao filme.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  12. Oie,

    Ah eu quero muito ler esse livro, a sua opinião me deixou um pouco frustada em relação a historia, mas mesmo assim eu quero conhecer a historia da Mia, acredita eu participei de várias promoções, mas não ganhei nenhuma falta de sorte essa minha ein.

    Mayla

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi May, não deixe de ler o livro pela opinião. O que pode não ter sido muito bom para mim, pode ser para você. Cada um tem um gosto ;). Nossa, eu nem acreditei quando ganhei, eu tenho uma falta de sorte enorme para ganhar sorteio... rsrs.

      Obrigada pela visita!! Beijinhos!

      Excluir
  13. Nossa, o que eu mais gostei acho que foram as partes do passado! rs... Não achei nada entediante, e também não achei a Mia fria... mas muita gente viu as coisas como você, eu sei. Por algum motivo, consegui entender a personagem, e sofri com ela por ter que tomar uma decisão desse tipo. O livro me emocionou bastante, e o filme mais ainda! Acho que você vai gostar mais sim.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  14. Rafa,
    Eu gostei das partes do passado porque sem elas eu não teria como escolher um lado para torcer: morrer ou viver? rs
    A Mia é chatinha mesmo, mas foi uma personagem que me ganhou com o passar do tempo. Kim é a amiga perfeita. Eu também não me emocionei com o livro, mas em certas partes é impossível não ficar com o coração acelerado e angustiado com o drama da personagem.
    O filme com certeza fará chorar! rs

    Abraço
    Adriano
    GeraçãoLeitura.com || http://geracaoleiturapontocom.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  15. Oi, Rafa!
    Acho que esse livro tem tudo para ser um daqueles marcantes ou extremamente cansativos. Ainda estou em dúvida se leio ou não. Na verdade, ao saber que tem continuação, estou tendendo mais a não ler. Quero ver o filme.
    Beijo!

    ResponderExcluir
  16. Oi, Rafa!

    Comprei meu exemplar no início do mês e ele chegou anteontem aqui em casa. Não preciso nem comentar que estou morto de vontade de começar a lê-lo, não é? Se não fosse pelos livros de parceria que tenho que ler, com muita certeza já estaria com ele em mãos. Enfim, adorei sua resenha, mas fiquei com um pouco de medo de começar a leitura pela nota mediana que você atribuiu à obra. Bom, espero que eu goste!

    Até logo,
    Sérgio H.

    www.decaranasletras.blogspot.com

    ResponderExcluir
  17. Ahhhhhh, mais uma que não se emocionou rsrs Ainda não li o livro, nem assisti ao filme.
    Diferente de muitos eu quero assistir ao filme primeiro para depois ler o livro, acho que com o filme as cenas vão ficar mais emocionantes rsrs
    E quando eu inciar a leitura nem vou ficar muitas expectativa não, porque você não é a primeira que vejo falando que não curtiu tanto a leitura :D

    Beijinhos!

    ResponderExcluir
  18. Oiii Rafa
    Eu quero muito ler esse livro, apesar de que já vi vários blogs falando não tão bem dele. Também quero assistir o filme, espero que ele fique melhor que o livro.
    Beijinhos
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
  19. Eu vi bastante comentário sobre esse livro, lembro de ter visto ele e ficado interessada de imediato, achei a capa linda da edição da NC, mas foi antes deles anunciarem a publicação que eu fiquei interessada na história, ainda continuo bastante interessada mesmo vendo alguns comentários não tão positivos e tals. Enfim, eu ainda lerei esse livro e assistirei ao filme, espero me emocionar com ambos o/

    Beijos :*

    ResponderExcluir
  20. Não sabia dessa história da Rocco não...novidade pra mim.
    A história parece boa...tão boa que a editora quis dar ele pra mais de 100 pessoas (não to no meio desses ae não).
    Acho que ficarei só com o filme (e olhe lá)...afinal, não to numa vibe de livros desse gênero.

    ResponderExcluir
  21. Eu estou lendo e estou adorando desde a primeira página!
    Uma mistura de música, romance...
    Já até baixei o filme, pretendo assistir depois que acabar a leitura :)

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...