Resenha #9 - A Última Nota - Felipe Colbert & Lu Piras

| |

Nossa, maio passou tão rápido e eu não escrevi nada de resenha. Foi um mês super enrolado nas minhas leituras, mas não podia deixar de escrever sobre esse livro maravilhoso que eu li. 

Título: A Última Nota
Autores: Felipe Colbert & Lu Piras
Editora: Novo Século
Ano: 2012
Páginas: 260

Bom, começar a falar desse livro é difícil, pois foi um livro que estava na minha lista para ler há muito tempo. Tive a oportunidade de ler ele como um Livro Viajante e definitivamente não me arrependi.

A Última Nota é uma obra nacional escrita em coautoria pelos autores Felipe Colbert e Lu Piras. O livro conta a história de Alícia Mastropoulos, filha de uma família de gregos, mas que decidiu ir contra o que seus pais queriam para ela e resolveu realizar o seu sonho e o de seu avô, Amadeus Mastropoulos, que é a música. 

Alícia estuda música na Escola de Música da UFRJ e ela foi convidada para ser a spalla (primeiro-violino) de um concerto. De fato, a história começa quando Alícia está procurando em meio as partituras de seu avô, que falecera há um ano, e encontra uma de suas composições originais. Uma obra chamada Gratia. No dia do concerto, ela resolve mudar seu solo e tocar a composição do seu avô no lugar. E é a partir disso que a história começa.

Alícia tocara a composição de seu avô no concerto que fora no Parque Lage (a história se passa no Rio de Janeiro, para quem não conhece) e foi um imenso sucesso e todos ficaram emocionados. Entretanto, ela não se considerou merecedora de tanto aplausos, pois ela errou a última nota. No entanto, ninguém percebeu esse deslize.

Após o conserto, no mesmo dia, Alícia recebe um telefone do hospital dizendo que um homem fora encontrado no coreto do Parque Lage e não se lembra de nada, apenas que acordara chamando pelo nome dela. Bizarro né!? Alícia chega no hospital pensando que seria seu namorado Theo, mas ao chegar lá, qual é a sua surpresa em ver que não fazia a mínima ideia de quem era o rapaz e que ele era lindo!?

Basicamente esse é o enredo do livro. A partir de então, a avó de Alícia hospeda o homem (que ela dá o nome de Sebastian) em sua casa. Alícia não gosta muito dessa notícia e passa a encontrar maneiras de manter Sebastian longe dela, mas ele não está muito disposto a isso.

A história vai contando o amadurecimento da relação entre Sebastian e Alícia, em como eles vão encontrando afinidade um com o outro, e como isso, ao mesmo tempo que causa confusão nela, faz ela se tornar uma pessoa melhor do que já fora até então, e mais verdadeira. Ao mesmo tempo em que ela precisa resolver as coisas com o Theo, que é seu noivo, mas que ela não se sente verdadeiramente feliz quando está com ele. 

O romance do livro em si é bastante previsível e até um pouco clichê. Desde o início se sabe exatamente o que vai acontecer. Mas há algumas reviravoltas na história que faz dela bastante emocionante. Além disso, tem o mistério que desde o início se têm vontade de descobrir. Quem é o Sebastian? De onde ele veio? Por que ele não lembra nada da sua vida até então!? Alícia não busca exatamente encontrar essas respostas. Para ela sua vida também começara a partir do momento em que conheceu Sebastian. Mas essas perguntas não saíram da minha mente.

Outro tema que o livro aborda são as relações familiares. Alícia, apesar amar os seus pais e respeitá-los, não concorda exatamente com o que os pais desejam para ela. Para sua mãe, principalmente, ela não deveria fazer uma faculdade, muito menos o curso de música. Ela deveria focar nas suas relações com o Círculo Grego, e arrumar um bom casamento. Alícia, ao contrário, quer viver seu sonho, se tornar uma excelente violinista, o sonho que ela sempre teve e o qual seu avô lhe inspirou.

"Minha única conquista eu devia ao meu avô Amadeus, que plantara a semente do sonho dentro de mim. Eu nunca desejei nada que não fosse para conquistar. As conquistas dele sempre pareceram ser minhas próprias conquistas, e vice-versa. E, para isso, ainda que precise caminhar contra o vento, eu estava disposta a continuar sonhando." (pág. 45)
 Alícia sempre teve uma boa relação com seus avós e por isso sempre levou a música muito a sério, pois seu maior desejo era que seu avô, se ainda fosse vivo, sentisse muito orgulho dela. Além disso, ele era um homem muito sábio e que sempre tivera ótimos conselhos para lhe dar. Ela também ama sua avó, Dona Cecília, e é sempre para a casa dela que Alícia se refugia quando precisa ser ela mesma. Dona Cecília não tem uma boa relação com os pais de Alícia, pois eles acham que ela foi a razão de Amadeus não ter criado o pai de Alícia segundo os costumes gregos.

A Última Nota, além de ser uma história de amor muito bonita e que me fez sonhar em encontrar um Sebastian para mim, é uma história que conta sobre a importância de ser você mesma, de viver de acordo com aquilo que você deseja para si, e não pelo que os outros querem (mesmo que sejam seus pais). É um livro que fala das relações humanas, principalmente.

Alícia, em sua busca pelo seu autoconhecimento aprende muitas coisas, e principalmente, aprende a amar Sebastian pelo que ele é quando está com ela, e não pelo seu passado desconhecido. Dessa forma, ela também aprende a lidar com as consequências de suas ações, como ter que lidar com um noivo que seria o sonho dos seus pais, mas que não é o que ela deseja, e até a ter esconder as coisas dos seus pais e da sua melhor amiga, Carol.

Os personagens são muito bem construídos, a Alícia é uma protagonista forte, mas que também tem seus momentos de fragilidade, mas que acima de tudo procura lutar pelo o que quer. Sebastian, mesmo tendo um passado desconhecido, é um rapaz incrível, gentil, carinhoso e com seu jeito inocente encanta a qualquer um. Também gostei muito da avó de Alícia, ela é uma senhora muito fofa e que ama a neta acima de qualquer coisa.

Os últimos capítulos trazem uma reviravolta na história incrível e que me fez chorar. Não vou contar pois seria spoiler, mas me surpreendeu muito.

A Última Nota é um livro que me fez pensar sobre o que eu realmente quero ser, e querer seguir meus próprios sonhos e acreditar em mim e no que eu posso fazer. Inclusive tem um trecho do livro que me marcou bastante.

"A vocação e a magia são filhas da perseverança. Quando você toca, você faz música. Quando você acredita, você faz mágica." (pág. 93)

Antes que a resenha fica maior do que já tá, comento que gostei bastante de ser uma história com uma família grega. Gostei bastante de ver os costumes gregos, desde o restaurante da família, com suas comidas típicas, as danças e comemorações. 

Adorei as cenas da Alícia e do Sebastian, todas recheadas de confusão e amor e além disso adorei que a história se passe no Rio de Janeiro e em tantos lugares maravilhosos.

Me despeço de vocês com uma imagem do Coreto do Parque Lage, onde Sebastian foi encontrado e que tem uma importância fundamental para a história. E me envergonho por nunca ter ido ao Parque Lage, mas depois de ler essa história, com certeza irei.


Espero que alguém tenha chegado até aqui e tenham gostado da resenha e tenham se interessado em ler esse livro maravilhoso e mais uma conquista da nossa literatura nacional.










Beijinhos,




24 comentários:

  1. Ultimamente tenho focado mais em livros nacionais, nunca tinha parado para analisar @s escritor@s do nosso país e quando resolvi fazer isso.. nossa, temos muitas obras bem desvalorizadas com histórias super interessantes, como essa. Mais um pros desejados! haha

    Parabéns pela resenha, Rafa! Adorei :}

    devaneiosestrelares.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sté, tudo bem?

      Ano passado eu me comprometi a ler mais livros nacionais e estou gostando muito. Tenho descoberto vários autores ótimos e histórias maravilhosas. Realmente nosso país é muito desvalorizado como um todo, e a literatura, então... mas vale muito a pena. E fora que eu acho a história mais real, acho que tem mais aquele contato com o autor, porque bem ou mal, em uma obra traduzida o trabalho do escritor fica um pouco mascarado pelo do tradutor.

      Recomendo a leitura sim, é um livro super rapidinho de ler e muito legal.

      Obrigada pela visita!!

      Beijinhos!!

      Excluir
  2. Amo nossos autores! Este ano li vários livros nacionais e cada um é um surpresa maravilhosa! Pretendo ainda ler muito mais!
    Esse livro tá na minha lista de desejados desde que foi lançado! Quero muito ler! Sua resenha acabou comigo!! rsrsrs Adoreii!
    http://saracavalcantes2.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Sara. Ano passado eu me comprometi a ler pelo menos um livro nacional por mês e fazer resenha deles... e estou gostando muito da experiência. Tenho conhecido ótimos autores. E é sempre importante valorizar nossa literatura, temos tantos autores bons que não são conhecidos... então tenho procurado trazer um pouco mais disso.

      Esse livro está na minha lista de leitura há muito tempo também... e quando tive a oportunidade de ler eu não pensei duas vezes. É um romance romântico muito fofo, mas não fica apenas nisso... traz outras questões bem importantes.

      Que bom que gostou a resenha e espero que goste tanto quanto eu.

      Obrigada pela visita!!

      Beijinhos!

      Excluir
  3. Tenho esse livro há algum tempo, mas ainda não li. Agora fiquei morrendo de vontade, se for metade do que você falou acho que já vou amar!

    Beijo :*
    www.tainahrodrigues.com
    fantasiandocomoslivros.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Tainah. Como já viu, eu super recomendo a leitura... espero que goste pelo menos a metade do que eu gostei.

      Obrigada pela visita!!

      Beijinhos!

      Excluir
  4. Rafa querida
    Adorei sua resenha e aumento ainda mais a vontade de ler este livro.
    Bjks mil

    www.blogdaclauo.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou Clau!! :)
      Minha meta é essa... aumentar a lista de leitura de todos (rsrs) e se for de nacional, melhor ainda.

      Obrigada pela visita!!

      Beijinhos!!

      Excluir
  5. Leio resenhas e indicações mil de A última nota, ele parece mesmo ser um livro maravilhoso ♥
    Gosto da escrita da Lu Piras, e recentemente li Belleville e adorei Felipe Colbert.

    Beijinhos, Helana ♥
    In The Sky, Blog

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Achei o livro incrível e agora preciso ler os outros dela. Belleville está na minha lista de desejados, eu quero muito.

      Obrigada pela visita!!

      Beijinhos!

      Excluir
  6. Rafa, que linda resenha!!! Estou encantada com a história, eu adoro romance e drama, e se tiver os dois juntos, amo mais ainda..rs. Ahhh agora eu preciso ler esse livro, oras. Mais um pra lista.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Haushua, o problema de ler resenhas é que nossa lista de desejados não para de aumentar.

      Mas esse livro me encantou, apesar de ser uma história de romance é bem diferente, e tem todo o drama da protagonista, que não torna a história chata, mas completa de uma forma sensacional. Leia sim, recomendo!!

      Obrigada pela visita!!

      Beijinhos!

      Excluir
  7. Eu já peguei o livro para ler umas duas vezes, mas sempre aparece algum impedimento. :/ Sempre quis muito lê-lo, mas vou lê-lo logo. Ele e Todo Dia são livros que quero ler desesperadamente, no momento.

    Adorei a resenha, Raffa!

    Beijo.
    Dani
    A Thousand Lifetimes

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Dani, leia sim, é um livro incrível e de dois autores bem talentosos. Todo Dia também está na minha lista de favoritos.

      Que bom que gostou da resenha!!

      Obrigada pela visita!!

      Beijinhos!

      Excluir
  8. Quero muito ler os livros do Felipe e este eu quero muito mesmo.
    Espero ler um dia.

    Beijos Fê ;*
    http://fernandabizerra.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Fê, também quero ler os demais livros dele, e da Lu Piras também, quero ver como é a escrita deles individualmente.

      Leia sim, o livro é incrível. Super recomendado!!

      Obrigada pela visita!!

      Beijinhos!

      Excluir
  9. Oiii Rafa

    Não conhecia esse livro, mas sua resenha me deixou com vontade de ler. Acho lindo pessoas que sabem tocar violinos, aliás, pessoas que saibam tocar qualquer instrumento kkkk
    Adorei a resenha.

    Super beijo
    http://www.sacudindoaspalavras.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Denise,

      Leia sim, é um livro incrível, muito bonito e emocionante. Acho violino um instrumento muito bonito mesmo, assim como piano e adoro pessoas que tocam violão. Eu tocava flauta no colégio, mas anyway, não lembro quase de mais nada... rs.

      Que bom que gostou da resenha.

      Beijinhos!!

      Excluir
  10. Que lindo *-* Não sabia desse livro :D Achei super interessante e adorei a quote da mágica e música! E eu acho que não abrigaria um estranho na minha casa hahaha principalmente se ele ficou me chamando do nada! Achei interessante :D bjs
    http://horadaleitur.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oii Jéssica!! O livro é incrível, adoro ele. Me emocionei demais com a história.

      Boom, no caso ele foi abrigado pela avó da Alícia, e se fosse alguém gato como ele, quem sabe... rsrs. Essa parte do mistério de quem ele é e de onde ele veio é muito legal.

      Beijinhos!!

      Excluir
  11. Oi Rafa! Que resenha maravilhosa! Quero esse livro pra mim!
    Certamente terei as mesmas reflexões que tu, já que isso é algo que venho pensando ultimamente. E que máximo aprender os costumes gregos ^^

    Espero ler em breve!
    Beijoo

    Lara - Magia Literária
    http://www.magialiteraria.com/

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Lara, eu li o livro emprestado, mas com certeza esse é um livro que quero na minha estante e quero reler daqui há algum tempo. Tem uns ensinamentos muito bonitos e que nos trazem algumas reflexões. Aprender sobre os costumes gregos foi uma delícia, acho bem legal.

      Obrigada pela visita!!

      Beijinhos!

      Excluir
  12. Oi Rafa, que incrível eu achei esse livro muito parecido com um que eu tenho no Kindle, fui até vê se era o mesmo para eu poder ler, mas não era.
    Preciso ler esse livro, sua resenha em deixou perplexa. Gostei muito e quero saber como essa história termina.

    beijinhos

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Que bom que gostou da resenha. Fico feliz!!

      O livro realmente é muito bom!

      Beijinhos!

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...