Resenha #30 - As Crianças Trocadas (Elle Casey)

| |

Título original: War of the Fae: the changelings
Série: A Guerra dos Fae #1
Editora: Geração Editorial
ISBN: 978-85-8130-179-2
Ano: 2013
Tradução: Claudia Dornelles
Páginas: 288








Jayne Sparks, rebelde e língua afiada de dezessete anos e seu melhor amigo, tímido e estudioso Tony Green tem uma existência muito típica de escola secundária, até que vários incidentes aparentemente não relacionados convergem, causando uma cascata de eventos que mudam suas vidas para sempre. Jayne e Tony, junto com um grupo de adolescentes em fuga, são sequestrados e enviados para uma floresta, onde nada e ninguém são o que parecem. Quem sairá triunfante? E o que eles serão quando o fizerem?






Para começar, essa sinopse é bem fraquinha e não conseguiria me convencer por si só a ler o livro. Então, para começar vou fazer um resumo para situar vocês quanto a esse primeiro volume da série A Guerra dos Fae.

Em As Crianças Trocadas conhecemos Jayne Sparks, uma menina rebelde e bem desbocada que se sente um pouco deslocada no local onde vive e em sua escola. Um dia, ela e seu melhor amigo, Tony Green, resolvem fugir e conhecem alguns adolescentes que vivem em um grupo, sem adultos por perto, e com pouquíssimos recursos. Um dia, porém, eles encontram um anúncio oferecendo 500 dólares para quem participar de um teste e conseguir completá-lo. Dessa forma, eles decidem participar e quem sabe eles consigam levar essa grana para casa.

Entretanto, ao aceitarem participar do teste, eles se envolvem em algo aparentemente grande demais para eles. Eles são sequestrados e levados a uma floresta, e lá eles terão que lutar de todas as formas para conseguirem sobreviver. 

Bom, como é possível perceber, esse é um livro de fantasia, então com certeza essa não será uma floresta comum e muito menos os perigos que enfrentarão. Nesse livro você se depara com diferentes criaturas que Jayne e sua turma terão que lidar, de todas as formas que puderem. 

O que mais me encantou nesse livro foram os personagens extremamente bem construídos. A autora criou vários personagens e a cada um deu uma personalidade os tornaram únicos. Tony e seu jeito protetor; Finn com suas habilidades com um arco e flecha; Chase e seu jeito calado, mas sempre pronto a defender quem gosta; o gostoso do Spike; e a sempre risonha, bem humorada e disposta a ver o lado positivo das coisas; Becky, isso sem falar do jeito misterioso Jared. E claro, nossa protagonista, desbocada, inteligente e não disposta a obedecer a ordem de ninguém sem questionar.

Achei a Jayne sensacional, e me identifiquei com ela. Sério, nunca vi uma personagem falar tanto palavrão (a cada 10 coisas que ela fala, 11 são palavrões), mas o que mas gostei foi que ela não é aquela protagonista perfeitinha que as vezes vemos nos livros. Ela possui defeitos, e as vezes é teimosa, mas ela é determinada, decidida e sempre está pronta para defender e proteger seus amigos. Além disso, ela adquire um espírito de liderança ao passar da história que foi incrível. O respeito que todos passaram a ter para com ela em pouco tempo foi admirável. 

Adorei a forma como a história foi sendo desenvolvida, tudo bastante detalhado, mas sem se tornar monótono e nas partes em que a Jayne vai descobrindo o seu dom e o usando é muito, mas muito legal. A autora conseguiu descrever os acontecimentos e as sensações com um toque de poesia que tornou a narrativa ainda mais maravilhosa.


"É impossível descrever a sensação que fluiu da árvore para os meus braços naquele instante. Não tenho as palavras certas no meu vocabulário, o qual preciso admitir que não é tão grande assim. Pegue tudo o que você mais ama, tipo o sorriso do seu melhor amigo, o seu gatinho de estimação e seu chocolate favorito, e junte numa única sensação. Foi uma coisa assim que senti quando abracei aquela árvore, e não tive como impedir que um imenso sorriso rasgasse meu rosto." (pág. 133)

Não vou falar muito mais porque qualquer coisa a mais pode ser considerado spoiler, mas esteja preparado para conhecer um novo mundo e uma forma de magia que vem de dentro da alma e que mesmo assim pode ser tão forte quanto qualquer outra. O livro nos fala de conceitos importantes sobre a amizade e sobre acreditar no impossível. 

Só preciso fazer mais um comentário: só leia esse livro se tiver o segundo em mãos, porque o final foi simplesmente enlouquecedor e eu precisei desesperadamente ler o segundo livro.

O livro só não recebeu as 5 estrelas pois tive a sensação que faltou alguma coisa, e não sei exatamente o que. Talvez esperasse algumas explicações ao longo da narrativa (que foi concentrada no final do livro) ou por ter achado que tudo aconteceu rápido demais, a história do livro ocorreu toda em menos de uma semana, e foi ação demais para tão pouco tempo. Entretanto, o livro é muito bom. 

Por último preciso falar do trabalho lindo que a Geração Editorial fez. A edição do livro está incrível. A cada início de capítulo as páginas são pretas com um sombreado de árvores, e as primeiras páginas e as últimas são pretas. Imagino o quanto esse livro seria lindo se fosse em hard-cover. A fonte é com um tamanho normal e não encontrei problemas de revisão. Além disso, a capa está maravilhosa. Aliando tudo isso a escrita maravilhosa da Elle esse livro pode ser lido extremamente rápido.


"Através daquele toque, fui capaz de perceber pela primeira vez que tudo na floresta estava interligado. As árvores estavam conectadas umas às outras, à terra, aos animais que andavam pelo chão e voavam pelo ar. As memórias ainda estavam todas lá. Eu não as via como fotografias, mas tinha a sensação de que tudo o que acontecia naquele lugar ali permanecia como sombras. E havia muitas sombras na floresta." (pág. 158)

Se você gosta de ação, magia, seres sobrenaturais, personagens bem construídos e uma heroína não muito convencional, recomendo A Guerra dos Fae - As Crianças Trocadas.


Essa resenha atende ao:
*Desafio Literário Skoob 2015 - Fevereiro: Fantasia
*2015 Reading Challenge - Tema 7: Um livro com personagens não humanos



















17 comentários:

  1. eu adoro livros nesse estilo, e já li muitas resenhas positivas que me fizeram olhar com carinho pra essa história.
    assim que der pretendo ler sabe pq realmente adoro livros de fantasia.
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  2. Eu li esse livro e gostei bastante, a autora conseguiu transmitir de forma simples o que pretendia. Óbvio que achei algumas coisas que precisavam ser melhor desenvolvidas, mas no geral eu gostei.

    Clicando Livros

    ResponderExcluir
  3. Oi, Rafa! Sempre gostei gostei muito da capa desse livro e ao longo do tempo que o vi nos blogs as resenhas foi me convencendo de que pode ser uma boa leitura. Achei estranha essa passagem do tempo do livro, não que seja ruim mas durante a leitura pode incomodar o fato de que tanta coisa pode acontecer em pouco tempo... Talvez se pensar bem isso, às vezes, acontece de verdade e nos sentimentos assim. Mas no caso de um livro depende de como a história é mostrada ao leitor.
    Beijos.
    Blog Clicando Livros

    ResponderExcluir
  4. Oii Rafa!!

    Que resenha incrivel!!!
    Realmente, pela sinopse não daria muita coisa por ele. Achei a história sensacional e gostei do que você falou das personagens, acho que me identificaria com a Jayne também ahhahaha.

    A capa está incrivel! quantos livros são?
    Eu só vou ler quando puder ter todos, não aguento ficar esperando hahaha.
    Compreendo totalmente você ter tirado uma das estrelas, odeio quando as explicações só estão no final :(


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Ana, são quatro livros, mas só 3 foram publicados no Brasil. Terminei de ler o segundo e to morrendo para ter logo o 3º em mãos.

      Excluir
  5. Oi Rafaella,gostei da resenha.Isso sobre só ler o primeiro livro se tiver o segundo em mãos, chamou minha atenção,kkk.
    Obrigada pelo aviso!
    http://www.estantejovem.com.br/

    ResponderExcluir
  6. Ola Rafa amei a resenha, gostei de saber que os personagens são bem construídos isso já ganhos pontos na leitura, adoro esse gênero, as capas são lindas, vou ler com certeza e me aventurar nesse mundo novo. beijos

    Joyce
    www.livrosencantos.com

    ResponderExcluir
  7. Olá Rafa, pelo jeito esse livro foi feito para mim, cheio de aventura, magia, toque sobrenatural e ainda personagens bem construídos e com personalidades fortes <3 Espero poder lê-lo em breve, mas vou segui o seu conselho e comprar os dois livros juntos para não morrer de ansiedade <3

    Visite "Meu Mundo, Meu Estilo"

    ResponderExcluir
  8. Oi Raffa, tudo bem?

    Já conheço essa série e quero muito ler, e a sinopse é fraca mesmo mas como já li tantas resenhas positivas dessa série eu quero muito ler. É um gênero que gosto, adoro magia, ação, seres sobrenaturais e esse livro está na minha lista de desejados. Gosto de protagonista destemidas, que tem seus defeitos mas que não são aquelas de ficar chorando ou perfeitinha. Apesar das suas pequenas ressalvas eu ainda quero ler.

    Beijos,
    www.leitorasempre.com

    ResponderExcluir
  9. Eu não conhecia a série. E confesso que não me chamou muita a atenção. E olha que amo fantasia. Talvez porque eu tenha implicado um pouco pelo fato dos personagens serem jovens rebeldes sem causa.

    Beijos!

    ResponderExcluir
  10. Oi Rafinha, sua linda, tudo bem?
    Eu já li algumas resenhas desse livro e gostei muito da história, já está na minha lista de desejos. Sempre fiquei com uma dúvida sobre o que eles querem desses meninos. E quem são eles? Você não contou nada sobre isso, maldade, me deixou muito curiosa. Não vejo a hora de ler ainda mais sabendo que o final é desesperados.
    beijinhos.
    cila.
    http://cantinhoparaleitura.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Amo demais essa série, e concordo com você, as pessoas já devem ler tendo o próximo em mãos, porque fiquei desesperada quando terminei! rs... Adoro a Jayne, mas a questão dela falar tanto palavrão me incomodou bastante no primeiro livro, no segundo isso diminuiu, e no terceiro voltou com tudo, mas aí eu já estava mais que acostumada com ela... rs... O espírito de liderança que ela adquire é algo realmente muito legal. Não tive a impressão de que as coisas aconteceram rápido demais não, talvez tenha dado um desconto pelo contexto.

    Beijo!

    Ju
    Entre Palcos e Livros

    ResponderExcluir
  12. Oi, Rafa!
    Eu vejo falarem super bem desse livro, mas confesso que a historia não me atraiu.
    Não, sei. Aquela coisa de achar que um livro, não é seu tipo, sabe? rsrs
    Até hoje não me interessei nem em pegar ele.
    Mas fico feliz que a leitura tenha funcionado tão bem pra você.

    Beijinhos
    Jaque - Meus Livros, Meu Mundo.

    ResponderExcluir
  13. Oi Rafa,

    Eu amo fantasia e o enredo todo é interessante, o que me faz desejar ler este livro para conhecer essas crianças e me aventurar com elas floresta adentro. Gostei de saber que as personagens foram bem construídas e que apesar de ser muito detalhado não é monótono, isto mostra a competência da autora. Então, magia + ação + personagens interessantes = conquistou Tânia.

    beijos
    Tânia Bueno
    www.facesdaleiturataniabueno.blogspot.com.br

    ResponderExcluir
  14. Rafa eu tenho muita vontade de ler esse livro! Culpo meu namorado até hoje porque perdi um post e não pude concorre a um TC que o premio eram dois livros da série rs.
    Tenho medo da quantidade de palavrões me irritar, mas vou levar fé que de a história vai me empolgar mais do que incomodar. E agradeço pelo aviso, vou esperar o segundo livro para começar esse rs.

    Beijiinhos ;*
    Andressa - Blog Mais que Livros

    ResponderExcluir
  15. Oi Rafa, tudo bem??

    Eu não sou ligada em temas fantásticos, mas devo confessar que tenho uma imensa vontade de ler essa série... as capas são lindas e parece que o livro tem muita ação além de personagens cativantes e uma mocinha desbocada e destemida... tudo isso chamou muito atenção... gostei muito do enredo... qualquer horas dessas eu leio... Xero!!

    ResponderExcluir
  16. Fiquei bem curiosa para ler sobre a amizade entre a desbocada e o nerd!! Adoro infanto juvenil e seres sobrenaturais, e vou querer conhecer esses que são tão cativantes!! Apesar de ser escrito para o público jovem!
    Além de tudo, a capa é maravilhosa!! Parabéns pela resenha

    ResponderExcluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...