Dicas da Semana #6 - Música, Livro e Filme com temática GLS

| |

Olá leitores, tudo bem?

Creio que muitos de vocês já tenham visto pela blogosfera sobre a campanha "Somos Todos Peter Graham" que tem o objetivo de conscientizar as pessoas sobre o preconceito aos homossexuais. Alguns leitores juntamente com o autor Vinícius Fernandes, do livro Graham - O Continente Lemúria, criaram essa campanha.

O personagem do livro, Peter Graham, é um caçador de vampiros, mas passa por uma grande dificuldade dentro de sua própria casa: ele tem medo de revelar a sua orientação sexual para a sua família. Ele tem um irmão preconceituoso e a sua mãe, mesmo dizendo que não possui preconceito, diz que não aceita que isso aconteça dentro de sua casa.

Bom, Peter Graham pode ser um personagem de ficção, mas muitos homens e mulheres passam pelos mesmo problemas dele, e é sempre importante nos unirmos para lutar contra o preconceito.

O post de hoje não é exatamente para falar sobre essa campanha, que vou falar um pouco mais para frente, com todos as informações e como vocês podem participar. Aproveitando que o assunto está sendo bastante comentado vim dar algumas dicas para vocês sobre música, livro e filmes com a temática GLS.



Stay - Steve Grand





Sou simplesmente apaixonada por essa música. Acho o clipe tão alegre e bonito. Sabe aqueles clipes que te dão vontade de participar, então, sinto essa vontade a cada vez que assisto. Além disso, acho o casal tão lindo *-*.

O cantor começou a compor músicas aos 11 anos de idade. Aos 13, ele descobriu ser gay e se esforçou para conciliar sua sexualidade com a sua fé católica. Depois que seus pais descobriram sua orientação sexual, o matricularam em uma terapia de conversão por cinco anos. Percebendo que o tratamento era ineficaz, ele expressou sua gratidão ao seu terapeuta, dizendo:

"Eu não culpo meu terapeuta, até porque realmente acredito que a homossexualidade não é uma coisa ruim, não é algo que Deus queira que você se livre. Porque eu ainda tenho muito respeito por ele... Alguma dessa terapias foram realmente úteis, eu era capaz de falar com alguém, ele era tão atencioso, e ele realmente acreditou em mim. Nós acabamos tendo uma perspectiva completamente diferente." (Fonte- Wikipédia)


Shelter

A minha dica de filme é Shelter, que tem o título de De Repente Califórnia aqui no Brasil. Sempre procuro filmes sobre o tema para assistir, mas confesso que muitos são bem medianos, atuações ruins e mal desenvolvidos. Considero esse um dos melhores filmes com a temática homossexual.

O filme conta a história de Zach que foi forçado a escolher entre seu sonho de ir para uma faculdade de artes e a cuidar de sua família. Por amor ao seu sobrinho, Cody, que o considera como seu pai, ele decide deixar seus sonhos de lado. Quando o irmão mais velho de seu melhor amigo Shaun volta para a Califórnia em busca de inspiração para seu novo livro e a fim de se recuperar de um término de namoro, ele e Zach começam a desenvolver uma grande amizade que logo evolui para algo maior. 

Acho que esse filme retrata bem o processo que os jovens que estão descobrindo sua orientação sexual passam. A dúvida, a negação, o medo do preconceito, e por fim a aceitação. O filme está bem bonito visualmente, e a história desses dois é muito gostosa de se acompanhar. 



A Garota da Casa Grande - Amanda Marchi


Minha última dica de hoje trata-se do livro A Garota da Casa Grande da autora e também blogueira Amanda Marchi. Ele conta a história da Georgia, com seu jeito sarcástico vai passar as férias na casa da sua avó, em uma cidade pequena. Lá, ela se sente presa, sem muito para fazer se encontra em uma vida monótona. Bom, isso até conhecer Alice, sua vizinha da casa grande diagonal a da sua avó. 

É um livro simples, e a beleza dele está na sua simplicidade. Não há grandes dramas sobre se tratar de um casal homossexual. Trata-se de um romance entre duas pessoas que querem ser tratadas igual a todo mundo e lutam com o preconceito de uma cidade pequena e de si mesmas. 

Eu escolhi esse livro por se tratar de uma autora nacional, pois não é uma temática muito explorada aqui ainda. 


Para saber mais sobre o que eu achei do livro leia a resenha aqui.



Bom, essas foram minhas dicas para a semana. Espero que todos tenham a mente aberta e possam aproveitar. Em breve postarei sobre a campanha #SomosTodosPeterGraham. Se souberem de outros livros/filmes/músicas com a temática podem me dizer nos comentários. 

E vamos nos juntar para lutar contra o preconceito!!











14 comentários:

  1. mt gente fala bem desse livro que vc citou no final tipo eu n tenho vontade de ler e n é pela temática sabe. só que o livro n me chamou a atenção mesmo.
    achei a campanha muito legal ^^
    Seguindo o Coelho Branco

    ResponderExcluir
  2. Oi Rafaella,
    Bem bacana o post, e a campanha!
    Quando vi a capa desse livro não fazia ideia do que se tratava... parece legal!

    Até mais,
    http://entreserieselivros.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  3. Parabéns! Um post muito bem elaborado e bastante importante! E mesmo que não tenha milhões de acessos, sabe que valeu a pena quando se descobre que tocou uma pessoa, que no caso foi o meu. Continue com esse belo trabalho!

    ResponderExcluir
  4. Oi, Rafaella!
    Muito legal seu post! Faço parte de um Clube de Leitura virtual e o tema escolhido pra março foi GLS, foi bem complicado achar livros legais que falem sobre o tema. Vou indicar sua sugestão lá no grupo!
    Bjos,

    Mari
    Mari The Reader

    ResponderExcluir
  5. Nao conhecia a campanha, e achei bem interessante sua ideia de postagem! Anda há tanto preconceito né? Graças a Deus as artes estão ai para causar reflexão no público =D Um livro nacional com a mesma temática, e que eu gostei muito, é Amor invertido, do Maximiliano Souza. A sensibilidade e a simplicidade como a história acontece me agradou muito! Fica uma dica =D

    ResponderExcluir
  6. Ooi,

    Eu vi sobre a campanha, achei super legal. Assim como essa e a da Galera. Acho ridiculo e vergonhoso vivermos em um pais com esse tipo de preconceito ainda. A unica coisa que eu conhecia é a A Garota da Casa Grande que tenho vontade de ler, mas não li ainda.
    Enfim, parabéns pelo post :D


    Beijinhos,
    www.entrechocolatesemusicas.com

    ResponderExcluir
  7. otimas indicaçoes <33 gostei muito do post!

    http://www.jacknuit.com.br/

    ResponderExcluir
  8. Rafa, muito bacana você trazer a campanha para as suas dicas.
    Dentre as suas dicas, o único que eu conheço é a garota da casa grande. mas não lembro se curti ou não a proposta.

    Beeeijinhos ;*
    Andressa - Mais que Livros

    ResponderExcluir
  9. Olá, Rafaella!

    Ainda não tive a oportunidade de conhecer suas dicas, apesar de estar participando da campanha. Há uma HQ nesta temática que tenho muita vontade de ler que é Azul é a Cor Mais Quente. Conhece? Tem até filme baseado na estória.
    Abraços

    www.estantejovem.com.br

    ResponderExcluir
  10. Oi flor, tudo bem??

    Adorei a iniciativa... não adianta que ainda fico chocada que em pleno século 21 as pessoas continuam tão preconceituosas isso é vergonhoso... mas enfim... gostei das dicas... vou assistir Shelter porque não conhecia... e fiquei bem interessada.... recentemente assisti um filme brasileiro bonito que me arrancou lágrimas... ele é bem explicito, mas não em todo exagero, mas eu gostei muito.... porque quebrou padrões... o filme se chama Do Começo ao fim... vale muito a pena assistir... eu recomendo. Xero!!!!

    http://minhasescriturasdih.blogspot.com.br/

    ResponderExcluir
  11. Gente, eu não conhecia Shelter! Já estou louco pra ver, apesar de não ser um grande fã de Filmes, prefiro mais as séries de TV!

    ResponderExcluir
  12. Oi, Rafa!
    Eu nunca assisti ou li nenhuma história com esse foco. Acho que sempre evitei porque vai de encontro às minhas crenças. Respeito, mas não concordo, entende? Mas coloquei como meta ler algo assim esse ano, e provavelmente será Will e Will ou 2 garotos se beijando.
    Acho bem válida essa campanha, qualquer tipo de preconceito é inadmissível.
    Beijinhos!
    Giulia - www.prazermechamolivro.com

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Giu, te entendo sim. Ninguém é obrigado a gostar de nada e concordar, o importante é respeitar. Gostei da sua meta, tenho os dois livros, mas só li Will & Will e recomendo, é uma história muito bonita, principalmente sobre o que é ser humano.

      Excluir
    2. Alias... não tenho os dois... kkk, "Dois Garotos Se Beijando" nem saiu ainda... enfim, tenho "Garoto Encontra Garoto"

      Excluir

Related Posts Plugin for WordPress, Blogger...