Título original: We are Liars
Editora: Seguinte
Ano: 2014
Tradução: Flávia Souto Maior
Páginas: 272
Os Sinclair são uma família rica e renomada, que se recusa a admitir que está em decadência e se agarra a todo custo às tradições. Assim, todo ano o patriarca, suas três filhas e seus respectivos filhos passam as férias de verão em sua ilha particular. Cadence - neta primogênita e principal herdeira -, seus primos Johnny e Mirren e o amigo Gat são inseparáveis desde pequenos, e juntos formam um grupo chamado Mentirosos.
Durante o verão de seus quinze anos, as férias idílicas de Cadence são interrompidas quando a garota sofre um estranho acidente. Ela passa os próximos dois anos em um período conturbado, com amnésia, depressão, fortes dores de cabeça e muitos analgésicos. Toda a família a trata com extremo cuidado e se recusa a dar mais detalhes sobre o ocorrido… até que Cadence finalmente volta à ilha para juntar as lembranças do que realmente aconteceu.
Quando teve o boom de resenhas do livro, ou mesmo da prova do livro, quando ele estava prestes a ser lançado, eu só lia elogios e de como o livro é surpreendente. Eu morro de medo dessas resenhas, embora eu fique com muita vontade de ler o livro. O medo? Simples. Eu não gosto de criar altas expectativas com o livro e depois não achar tudo isso e me decepcionar. Aliás, quem não tem? Mas felizmente, não foi isso o que aconteceu com a leitura de Mentirosos.
Não vou falar sobre o enredo, tudo o que você precisa saber está na sinopse (então, deixa de preguicinha e leia), qualquer coisa a mais eu posso acabar soltando spoiler e isso não é nada legal.
Enfim, em Mentirosos conhecemos a família Sinclair que são ricos, poderosos, loiros e perfeitos #sqn. Vemos uma família que está sofrendo muitos problemas, mas não admitem isso e não querem deixar transparecer, pelo menos não para os outros. Enfim, é uma família que vive de aparências.
"Somos Sinclair.Ninguém é carente.Ninguém erra.Vivemos, pelo menos durante o verão,em uma ilha particular.Talvez isso seja tudo o que vocêprecisa saber a nosso respeito."
Todo os anos, durantes as férias de verão, eles vão para a ilha particular deles, a Ilha Beechwood. Cadence, nossa protagonista, e seus primos Jhonny e Mirren, e o amigo Gat, são inseparáveis, pelo menos durante o verão. Eles se intitulam os mentirosos. Quando eles estavam com 15 anos, no verão dos 15, como chamam, Cadence sofreu um acidente e não se lembra muito bem o que aconteceu. Ela sofreu de amnésia pós-traumática. Ela tem dores de cabeça terríveis, enjoos e teve que deixar de fazer várias coisas. E no ano seguinte não voltou a ilha da família Sinclair. Dois anos depois do acidente, no verão dos 17, ela volta a ilha para tentar lembrar de tudo o que ocorreu. Eu disse que não ia falar da sinopse né, não consigo evitar. Mas prometo, parei.
"Essa ilha é nossa. Aqui, de certo modo, somos jovens para sempre." (pág. 150)
Durante a leitura somos tragados para dentro da Ilha Beechwood e da família Sinclair. Vivemos naquele mundo de aparências, querendo sair e mostrar para todos que não é bem daquele jeito, que a família e as pessoas estão se desintegrando, que o ideal de uma família unida e feliz está morrendo. Lemos sobre pensamentos mesquinhos e atitudes fúteis e queremos gritar que está tudo errado. Eu quis que os mentirosos não vivessem desse jeito, torci para que eles não seguissem às tradições e disputas da família. Torci para Cadence se lembrar do que aconteceu. Torci para o Gat, moreno e de descendência indiana, não sofrer preconceito do restante da família e continuasse sempre íntegro. Enfim, foram tantas coisas que eu senti que não dá nem para falar aqui.
Mas nada, eu digo, absolutamente nada me preparou para a revelação sobre o acidente da Cady. Eu simplesmente fiquei sem acreditar no que eu li, incapaz de acreditar que a autora tivesse brincado comigo, me fazendo pensar em alguma coisa e era simplesmente algo que eu nunca iria imaginar. Eu terminei de ler o livro de madrugada e não tinha ninguém com quem conversar, quase surtei.
Os personagens são bem construídos e é impossível não torcer pela Cady. Ela é uma garota forte. Mesmo sempre tendo tudo o que quisesse e sem questionar muitas coisas, percebemos que o acidente deu uma nova visão do mundo para ela e o quanto ela quer mudar, e provar que não é a garotinha doente que requer sempre de cuidados e não precisa de pena. Também é impossível não gostar dos outros mentirosos, principalmente o Gat, que por não viver naquela vida perfeita, questiona várias atitudes dos outros. Dá para sentir a conexão entre os quatro, e mesmo mantendo contato apenas durante o verão, o quanto são unidos.
"Vou provar que sou forte, já que eles me acham doente.Vou provar que sou corajosa, já que eles me acham fraca." (pág. 172)
Enfim, recomendo muitíssimo o livro. Várias pessoas já leram, mas quem não leu ainda, leia. A narrativa é deliciosa e um tanto poética em algumas partes. A autora usa várias comparações e metáforas em algumas partes e isso torna a leitura ainda mais envolvente. Os capítulos são curtos e bem fluidos. O livro é narrado em primeira pessoa sob o ponto de vista da Cadence e é muito bom descobrir as pistas do que aconteceu juntamente com ela.
Quanto a diagramação, ela é simples e linda. No começo há um mapa da Ilha Beechwood (quem não gosta de livros com mapas?) e uma árvore genealógica da família Sinclair, com todas as filhas, netos e cachorros. As páginas são amareladas, e não encontrei erros de revisão. Dou meus parabéns a tradutora também, por ter feito um ótimo trabalho. A capa é linda, metalizada, mas não gosto muito porque as nossas impressões digitais acabam ficando marcada.
Enfim, espero que todos leiam esse livro que virou um dos meus favoritos e com certeza abalou meu coração.
Essa resenha atende ao:
*2015 Reading Challenge - Tema 27. Um livro que você consegue ler em um dia
*Desafio Literário Skoob 2015 - Abril: Histórias que envolvam mentiras, falsidade, enganação
Oiiiii Rafa <3
ResponderExcluirPor Deus, que livro é esse??? Fiquei no chão, meu forninho caiu, fiquei sem reação depois que terminei esse livro.
No começo achei que seria uma leitura bem mais ou menos, mas não! A autora é um gênio!
Ainda bem que você estava lá para conversar comigo, senão ia ficar doida!
Para quem não leu, leia!!!
Beijos
http://sacudindoaspalavras.com.br/
Oi Rafa!
ResponderExcluirAmo mapas, e achei o máximo a árvore genealógica incluir os cachorros! rs... Ainda não li o livro, mas estou pensando seriamente em ler ainda esse mês, mesmo com a imensa fila de parceria... também estou com a expectativa nas alturas, mas parece ser um livro genial e acho que, dessa vez, a expectativa não vai me atrapalhar. Espero que o livro abale o meu coração também!
Beijo!
Ju
Entre Palcos e Livros
Esse livro realmente me chama muita atenção!
ResponderExcluirNão consigo recusar uma boa dose de mistério, e essa sinopse deixa esse clima de suspense bem claro. Além disso, todas as resenhas que li foram positivas, então tenho muita curiosidade para conferir por mim mesma!
Oi Rafa <3
ResponderExcluirAinda não li esse livro, mas quero muito! Só ouvi falar muito bem dele até agora, quero. Mas não posso comprá-lo. Ainda estou na Rehab. Estou bem curiosa, adorei a sua resenha. Fiquei ainda mais interessada nele!
Beijos
www.estantedarob.com.br
Eu tô ligada nesse "boom" de resenhas do livro logo quando ele foi lançado ahueaheua e por conta disso que criei altas expectativas (coisa que também não gosto). Ainda não o li, mas vendo mais uma pessoa recomenda-lo, preciso fazê-lo subir na lista de "vou ler".
ResponderExcluirGosto de livros que tratam de famílias que vivem de aparencias, não sei por quê. Quem não ama livros com mapas?? (belo ex.: A guerra dos tronos, in loveeee!!)
Gostei da resenha! Beijos,
http://www.entreleitores.com/
Já mi muitos comentários positivos sobre esse livro e, a partir daí, fiquei muito interessado! Ele me agradou por ser um livro misterioso, que deixa o leitor refletir sobre determinada coisa e que no final acontece uma baita reviravolta! O melhor ainda é que o livro é bem escrito e tem os personagens bem construídos. Irei comprá-lo!
ResponderExcluirOlá!
ResponderExcluirO livro está na minha fila de leitura e não vejo a hora de lê-lo.
Assim como você não gosto de criar expectativas sobre um livro, por receio de acabar me decepcionando com a história. Mas espero que isso não aconteça com Mentirosos, pois minha expectativa está altíssima!
Espero que a leitura me agrade tanto quanto lhe agradou!
Beijos.
Li
literalizandosonhos.blogspot.com.br
Oiiiêê!!!!!
ResponderExcluirquando esse livro foi lançado me deu uma curiosidade imensa
espero poder comprar esse livro o mais breve possível
Bjks
caramba! Só a resenha conseguiu me prender e eu to me roendo de curiosidade, infelizmente vou ter que espera mes que vem pra comprar o livro.
ResponderExcluirOi Rafaela, tudo bom?
ResponderExcluirNossa! Esse livro é mega famoso no mundo literário! Acho que nunca vi uma resenha negativa de ''Mentirosos'', e sua foi uma das mais especiais que li! Me fez querer correr pra comprar (Ai o forninho cai rs).
Parabéns, adorei
Beijocas,
Ana - www.bookzonthetable.com.br
Não gostei tanto assim do livro, achei o final previsível, porém gostei muito da narração da autora e a forma que ela usou para contar a história da família.
ResponderExcluirOi Rafa, minha linda... tudo bem??
ResponderExcluirSua resenha ficou show... me instigou para pular esse livro na frente de alguns aqui... desde que eu o comprei quero lê-lo, mas nunca consigo kkkkk mas diante de sua resenha que me fez recordar o motivo pelo qual eu quis comprar... não há mais como esquecer... preciso começar a leitura dele pra ontem... xero!!
Rafa, desde que esse livro foi lançado eu fiquei bem curiosa pra ler. Ele me instigou muito e já está na lista de desejados há um tempo.
ResponderExcluirQuero muito saber o que aconteceu com a Cadence!
Beijos
Rafaaaa,
ResponderExcluirque resenha é essa??? Tenho que ler o livro, apesar que também não gosto de criar expectativas e depois me decepcionar, mas parece ser ótimo hahahaha
beijos
conchegodasletras.blogspot.com.br
Oi, Rafa.
ResponderExcluirLi esse livro em janeiro e simplesmente amei. Está entre os melhores do ano de 2015. Outro que fica empatado com ele é Por Lugares Incríveis. A editora Seguinte escolhendo excelentes livros para publicar. Espero que ela continue fazendo boas escolhas. Eu também não acreditei quando fiquei sabendo qual tinha sido o acidente da Cady e chorei muito. kkk' Não tive ninguém para comentar também. =/
Beijos.
Visite: Paradise Books BR
Olá, tudo bem?
ResponderExcluirMesmo esse livro sendo o queridinho de muitos e ter entrado em várias listas de melhores do ano de 2014, eu morro de preguiça de começar a leitura justamente pelo âmbito familiar contido ali. Morro de preguiça desses livros com famílias riquíssimas que levam um estilo de vida de luxo e só se preocupam com o próprio umbigo. Entendi? Contudo, sei que a Lockheart escreve super bem, pois já li uma outra obra dela e achei simplesmente genial. Gostei da capa do livro, vamos ver se animo de ler esse ano ainda, apesar dos apesares HAHAHA
Abraços,
Matheus Braga
Vida de Leitor - http://vidadeleitor.blogspot.com.br/
Oi Rafa!
ResponderExcluirVocê me deixou muuuuuuuito curiosa agora, quero saber o que aconteceu nesse acidente!
Adoro histórias de suspense e mistério e essa me chamou a atenção! Adorei o post!
Beijos,
Fernanda
www.oprazerdaliteratura.com.br
Esse livro é perfeito! Não tem como não gostar, cara! Eu terminei dizendo que odiei, mas fiquei por hoooooras pensando nele, juntando as peças do quebra-cabeça, só depois percebi como o livro era genial. As metáforas, os personagens, a maneira como a autora ordenou a história... tudo é digno de aplausos.
ResponderExcluirTambém comentei sobre o mapa. ♥ E eu curto a capa, inclusive as minhas digitais nela, algo meio possessivo. kkkkkkkkk
Beijinhos!
Giulia - www.prazermechamolivro.com
Confesso que fiquei muito curiosa para saber o que aconteceu com a Cadence, mas arvore genealogica que inclui os cachorros? Acho um pouco demais. Contudo cadqa um é cada um não é mesmo?! Pelo menos isso não diminuiu meu interesse pela história, porque me parece ser muito legal e com tudo que você disse/escreveu não duvido nadinha.
ResponderExcluirEu ameeeeeei esse livro <3 gostei tanto quanto você e quero ler mais obras da autora! O final é surpreendente e a narrativa flui mesmo. Aliás, eu adorei a narrativa poetica e metafórica! Um dos melhores livros que já li
ResponderExcluirBeijos
Letícia Lançanova
Oi, Rafa!
ResponderExcluirEu sofro do mesmo mal que você; fico com receio de ler um livro tão comentado e acabar ficando decepcionado depois. Pior de tudo que já aconteceu, muitas vezes. Mentirosos é só elogios e sua resenha não foi diferente. Preciso desse livro para ontem.
Abraços
www.estantejovem.com.br
Estou LOOOOOUCAAAA para ler esse livro!!!!
ResponderExcluirA Cadence e seus mistérios, huuuuuuum, acho que o final deve ser angustiante e bem diferente do que imaginamos ao ler!!
Mais um adicionado a minha big wishlist!!
bjos
Esse é um livro que esta sendo muito falado nos blogs que eu visito, e eu to começando a querê-lo também hahaha o que falta é grana ora comprar kkkkk
ResponderExcluirCaraca, eu sou doido para ler esse livro! Sério, desde a resenha. Eu amo isso de "dramas familiares", e mesmo quase todo mundo que leu - o que parece não ter acontecido com você - tendo dito que as 100 primeiras páginas eram chataas, eu sou doido para saber o que houve no acidente da Candy *-* E espero ficar tão surpreso quanto você :3
ResponderExcluirBjs! Adorei a resenha ^^
Jhonatan | Leitura Silenciosa
PARTICIPE DO NOSSO TOP COMENTARISTA E CONCORRA A DOIS LIVROS INCRÍVEIS!
Depois dessa resenha você me deixou super curiosa né,agora já estou imaginando mil coisas que podem ter acontecido com a Cady e nem comecei ler o livro ainda.Sério sua empolgação me contagiou.E não há quem não goste de livros com mapas e árvore genealógica duas vezes melhor.
ResponderExcluirbeijos
Li livro faz umas 3 semanas e o ate agora de queixo caido, porque simplesmente amei...
ResponderExcluirOi, Rafa!
ResponderExcluirEu li váááárias resenhas que saíram após o lançamento do livro e fiquei em dúvida se iria gostar ou não. Vi algumas resenhas dizendo que algumas coisas não tinham sido bem trabalhas na história e vi outras dizendo que o livro era muito bom. No final das contas, resolvi colocar na minha lista e acabei ganhando o livro em um Top Comentarista de Fevereiro - só não tive tempo de ler ainda. Vou aproveitar minhas férias, que começam na próxima semana, para ler, uhuuu.
Beijos!