Oi gente, tudo bem?
Sei que hoje seria dia de Capas Temáticas, mas esse post era para ter saído ontem, já que foi o tema escolhido para o projeto. Entretanto, estava me sentindo mal, não consegui postar. Então, hoje estou trazendo para vocês o post do Ação Literária de Julho. Para quem não sabe do que se trata, esse projeto consiste em um grupo de blogueiros e todo mês damos dicas de um livro com um determinado tema.
Em julho a escolha do tema foi um pouco diferente, pois geralmente damos dicas de livros que já lemos, mas agora tivemos que ler um livro indicado por um participante e indicarmos um para outro participante. Um pouco no estilo Amigo Secreto.
A Bruna Souza do blog O Diário do Leitor indicou para mim o livro Proibido da autora Tabitha Suzuma, publicado pela editora Valentina no ano passado. Esse post vai ser uma pseudo-resenha e falarei um pouquinho o que achei da história.
Esse foi um livro que estava doida para ler há algum tempo, mas confesso que estava com medo. Simplesmente porque só tinha lido críticas super elogiosas, falando que o livro era bem devastador e muitas pessoas choraram durante a história inteira.
Nunca tinha lido um livro que tratasse do tema incesto, e gostei da ousadia e coragem da autora em tratar um tema tão polêmico e que é um tabu. Juntando a isso uma sinopse bem convidativa e as belezas dos livros da Editora, era quase totalmente certo ser um livro que eu iria amar. Entretanto, infelizmente não foi isso que aconteceu.
A narrativa da autora é deliciosa e envolvente, consegui me emocionar com o drama do Lochan e da Maya, que desde cedo tiveram que criar seus irmãos menores e da casa em que viviam, pois seu pai os abandonaram quando crianças e sua mãe vivia sempre fora de casa e bebia muito. Os dois quase não tiveram infância e cresceram como pais dos mais novos. A relação dos dois não foi muito a de irmãos, apesar de sempre terem sido próximos e um era o porto seguro do outro.
" Nós carregamos esse fardo juntos e ela está sempre do meu lado, sempre ao meu lado. Não quero precisar dela, depender dela, mas preciso e dependo, não resta a menor dúvida."
O que me incomodou muito foi a forma como o relacionamento amoroso deles começou, eu achei que tudo aconteceu muito de repente, embora entenda que esse fato talvez tenha sido porque eles escondiam os verdadeiros sentimentos de um para o outro. Apesar disso, não consegui acreditar, mesmo com tudo o que aconteceu depois.
Entretanto, achei a leitura válida, é um tema que não tenho o costume de ler, mas tenho a mente aberta. Gostei das dúvidas internas dos protagonistas, a negação em acreditar que estavam realmente apaixonado pelo seu irmão(a) , o medo do julgamento se alguém descobrisse, e além disso, me vi muito sensibilizada com as condições que eles viviam e com o Lochan tendo que ser pai de três crianças, e ao mesmo tempo, que sofre de problemas de socialização. Gostei muito do Lochan e da narração dele, ele é um personagem bastante complexo e que enfrentou muita coisa em seus 17 anos de vida. Já a Maya para mim, foi uma personagem bem mediana, e achei a narração dela em alguns momentos um pouco tediosa.
" - Nós não fizemos nada errado! Como o nosso amor pode ser considerado horrível, quando não estamos fazendo mal a ninguém?"
Não vou entrar no mérito se o incesto é certo ou errado, mas acho que essa leitura é capaz de abrir a mente das pessoas e mostrar que toda forma de amor pode ser válida. E eu realmente acreditei nisso lendo esse livro, entretanto, a forma como ele foi desenvolvido nesse livro não foi do jeito que eu esperava.
Se recomendo o livro, mesmo não tendo gostado muito? Claro que sim. Como eu disse, o livro é capaz de abrir nossos olhos para muitas coisas que julgamos errado. Entretanto, não recomendo para todos, muita gente não se sente confortável com o tema, e acha errado... e cada um tem direito a escolhas.
A diagramação está maravilhoso, como todos os livros da editora e não me lembro de ter encontrado erros de revisão. No início vemos os prêmios que o livro ganhou.
Essa resenha atende ao:
*Maratona Literária de Inverno 2015 - Tema: Um livro que alguém indicou para você
Só existem duas regras obrigatórias: seguir o blog, fazer um comentário relevante nesse post e deixar um e-mail válido no comentário, para ser mais fácil localizar o ganhador. A promoção vai até o dia 01 de setembro.
Boa sorte a todos!!
Pena que você não gostou tanto Rafa, pois só tenho ouvidos elogios dele, principalmente por ter um tema tão forte, e essa capa é linda, me apaixonei por esse livro assim que vi antes mesmo de ler a sinopse, deve ser por gostar tanto de rosas <3
ResponderExcluirAinda não li, espero poder ganhar e ter esse sentimento que muitos tiveram ao lerem.
Bjs Rafa!
To looooouca para ler esse livro!!
ResponderExcluirGeeeente, que história, hein!
Preciso!! Curiosíssima para saber se eles vão ficar juntos ou não (como namos , rs)
bjos
Não conhecia o livro, mas adoro leituras assim: Envolventes
ResponderExcluirAnotei a dica para ler tbm
Beijos
Eu achei a capa do livro maravilhosa! Acho que é a primeira vez que vejo esse assunto em um livro, e isso fez com que eu me interessasse. Eu, assim como você, também sou mente aberta, mas adoraria ler esse livro para ver como a história vai se desenvolver. Espero levá-lo para casa!
ResponderExcluira capa ja eh linda e a historia ta na minha cabeça e fica sussurrando para eu le-la logo! scrr.. tb estou pensando em começar a ler esse livro de mente aberta, faço isso com todos os livros pq nao acho certo eu levar meus conhecimentos para um mundo que nao eh meu! sorte para mim pq to doida para ganhar esse livro sauauhsa :)
ResponderExcluirtonsdeleitura.blogspot.com
Rafaella!
ResponderExcluirO livro por abordar uma temática de tabu que é o incesto, me interessa muito saber como foi abordado o lado psicológico do enredo.
Desde o lançamento tenho interesse na leitura e sinto que não tenha a surpreendido tanto quanto desejava...
De meu lado quero muito.
Rudynalva Correia Soares
rudynalva@yahoo.com.br
Participo e mais tarde sairá divulgação no blog.
Boa semaninha!!
“Os homens de poucas palavras são os melhores.”(William Shakespeare)
cheirinhos
Rudy
http://rudynalva-alegriadevivereamaroquebom.blogspot.com.br/
Participe no nosso Top Comentarista!
Oi Rafa,
ResponderExcluirSou louca para ler esse livro.
As opiniões são tao conflitantes que preciso de um para chamar de meu.
Quem sabe não é esse não é? Torcendo!!!!
Sobre a questão de ser certo ou errado, não sei, as vezes a gente julga tão as pessoas sem se colocar no lugar delas.
Quando ganhar o meu, formo opinião,kkkkkkkkk
òtima resenha como sempre,
bjs,
Luana
www.blogmundodetinta.blogspot.com
Quando soube do tema fiquei LOUCA pra ler. Diferente, é bem...raro? Não vi muitos livros por aí assim. Acho meio chato quando você sabe o que vai acontecer. Livro assim deixa a desejar, sei lá. Mas vale a pena, né?! Tem que ler de mente aberta....
ResponderExcluirJá li o livro e amei demais
ResponderExcluirEu não achei ele previsível, me emocionei mesmo com o final
Nunca tinha lido nada do tipo , mas com certeza se tornou um dos meus favoritos
http://malucaspor-romances.blogspot.com.br/
Desde seu lançamento tenho um certo medo e uma curiosidade enorme quanto a Proibido, a curiosidade obviamente é pelo tema que é um tabu - apesar de ele fazer parte de certas épocas da história da humanidade -, mas o medo é de sofrer muito xD Ando batalhando pra sair de uma ressaca literária e tenho medo de me emocionar demais ao ponto de cair em outra.
ResponderExcluirSó achei uma pena que ele não tenha te agradado tanto =/ Mas acontece, nem sempre nossas expectativas são atendidas ou superadas. De todo modo, sua resenha está ótima.
Acredito que Proibido é um livro que me fará refletir. Eu tento não pensar nessa coisa de certo ou errado, já que a tanta coisa além da moral humana que assuntos como esse me deixam fora do ar por horas caso eu mergulhe demais em minhas reflexões. Admiro a autora por ter arriscado a escrever sobre um assunto tão polêmico.
Irei concorrer ao livro e espero ter sorte.
Abraços
Acabei esquecendo do meu e-mail, desculpa.
ExcluirE-mail: karinavalshe@gmail.com
Achei o assunto bastante curioso e polêmico! Confesso que adoraria ganhar, estou muito curiosa para ler esse livro!
ResponderExcluirlucianesperez@gmail.com
Sei que é um livro espinhoso, mas por isso mesmo que quero espiar! Mesmo não sendo uma fantasia que é o que eu amo!
ResponderExcluirParticipando e torcendo!
Bruna Costenaro: bruheadbanger@hotmail.com
Já li outro livro que tinha como tema o incesto e é um dos meus preferidos até hoje é o "cartas de um sedutor". Por mais que esse seja um tema tabu eu também gosto de deixar a mente aberta...é muito fácil julgar uma situação vendo ela de fora quando as vezes ela é tudo, menos aquilo o que parece. Me interessei pelo livro, fiquei no mínimo curiosa.
ResponderExcluir=* vou participar!
tamaramncosta@gmail.com
Ainda não li esse livro embora uma amiga o tenha me emprestado, não sei o que pensar dele, acho que a história sobre o incesto é algo mto complexo que não envolve apenas o "eu acho", mas ele livro me lembra um pouco "o jardim dos esquecidos" que tem um caso parecido e eu particularmente ainda não formei uma opinião sobre isso mesmo já tendo visto o filme umas 3 vezes! Mas é um livro que vou ler sim, mas acho que tenho de ler com o emocional mais estável e mente aberta!
ResponderExcluirQuero esse livro desde o lançamento! Bom, acho a capa maravilhosa e só tenho lido resenhas positivas sobre o mesmo (o que me vez ficar com receio ao ver que você não gostou), mas é assim mesmo. Acho o tema bem interessante e estou curiosa, espero ter a oportunidade de ler, caso leia, irei tentar fazer isso com a mente aberta.
ResponderExcluirTorcendo!
yasmimsouz4@gmail.com
Oie
ResponderExcluirTenho muita vontade de ler esse livro, é uma pena que ele não tenha te agradado totalmente.Também ouvi muitas critícas bem positivas então minhas expectativas estavam la no alto mas vou tentar ir com menos sede ao pote assim não me arrependo.Gosto de temas tabus e espero me emocionar com a leitura.E essa capa está muito linda <3
leticiaasouza52@gmail.com
Eu tenho muita vontade de ler esse livro... nunca li nada sobre esse assunto, incestoe não to lembrado de algum livro que trate desse tema, fiquei muito curioso, adoro temas polemicos.... hahahahha
ResponderExcluirParticipando e torcendo muito pra ganhar e poder conferir a história.
Douglas Fernandes
douglas_bouvier@yahoo.com.br
Quando descobri o livro fiquei tão curiosa para saber o final que pulei para as ultimas paginas... não deveria ter feito isso. Sem querer da spoiler para quem ainda não leu mas eu achei o final triste, fiquei pensando nele por dias, nem terminei todo o livro. Pelo o que eu li (o finalzinho só) ele parece ser um livro bom mas nem todos vão gostar.
ResponderExcluirBeijos
Desde que ouvi falar desse livro eu quis lê-lo. Dificilmente encontro uma resenha em que o leitor não se apegou aos personagens e se envolveu na história de forma inacreditável, essa é uma das poucas... Estou louca para saber como é a história e esse relacionamento tão... incomum.
ResponderExcluirAchei o tema polêmico, porém interessante. Nunca li nada com essa temática e este livro me parece um bom começo. Já li tantas resenhas sobre ele que quase consigo sentir que gosto tem essa história e lamento que você não tenha se afeiçoado a ela (espero que isso não ocorra comigo). Fico imaginando como deve ser conflituoso ser apaixonado pelo seu irmão (a).
ResponderExcluirParticipando do sorteio!
nanapalomare@gmail.com
Confesso que o tema incesto é um tema muito polêmico para mim...mas depois de ler varias resenhas, vou me despir de preconceitos e pudores e se possivel, ainda neste ano vou ler o livro. Abraços.
ResponderExcluirivanildesa@hotmail.com
Eu não conhecia esse livro, então li sua resenha as cegas. Eu me surpreendi com a historia, nunca li nenhum livro com esse tema e não sei o que pensar.
ResponderExcluirMe deu um pouco de desanimo de ler devido aos pontos negativos que você citou.
Achei a capa muito bonita.
Boa resenha
Legal como falou sobre o tema e concordo que é realmente um tabu que falar sobre isso é extremamente raro e difícil. Taí um tema que não veremos com frequencia, ainda mais no Brasil. Porém, como bem disse, o fato do livro não surpreender em momento nenhum acaba tornando a leitura um pouco massante e chata. Mesmo que prenda em vários momentos e emocione, sem surpresa fica bem massante. Ótima resenha. Beijinhoss!!
ResponderExcluirEssa historia me chocou um pouco, acho que sou mais conservador. Eu também não gosto de romances que começam do nada, porem li alguns comentários positivos o que me deixou curioso.
ResponderExcluirVou tentar ler esse livro no próximo mesmo, espero não me decepcionar.
Eu achei diferente, acho que ainda estou de boca aberta com a historia. Fiquei MUITO curiosa para ler esse livro e entender melhor essa historia de incesto.
ResponderExcluirJá adicionei a minha lista de leitura. Obrigado pela indicação do livro.
É uma pena o livro não trazer nenhuma surpresa, como a premissa é diferente esperava mais. Mas de qualquer forma pretendo ler esse livro, até porque eu nunca li nada que abordasse esse assunto.
ResponderExcluirBoa resenha!
Ahhh eu amei esse livro e chorei com o final que me deixou completamente devastado!! Não sei como você consegui pegar o final do livro tão antecipadamente eu sinceramente esperava que tudo fosse acabar de outra forma!! Fiquei depressivo por uma semana por causa desse livro, mas leria novamente sem nenhuma dúvidas!!
ResponderExcluirXo
Alisson
Re.View