Oi gente, como estão?
E aí, tudo preparado para a virada? Vão passar onde!! Aqui em casa estamos nos preparativos do churrasco que irá ter, mas tirei um tempinho para trazer o post de hoje. Pelo segundo ano, irei trazer a Retrospectiva Literária, a postagem coletiva, organizada pelo blog Pensamento Tangencial, em que eu irei mostrar os melhores livros do ano segundo as categorias.
Antes de tudo. Quero agradecer os leitores do Vamos Falar de Livros? por mais um ano juntos. Foi muito bom poder compartilhar meus pensamentos, opiniões e leituras com vocês. O blog está se encaminhando para o seu segundo aninho e espero ter sempre vocês aqui. Em 2016 espero trazer várias novidades para o blog, e espero contar com a presença de todos.
Então, vamos a retrospectiva!? Clique nas imagens para ampliá-las.
Retrospectiva Literária 2015
Foi uma das minhas últimas leituras, mas que entrou para a lista de melhores do ano. Esse livro é mais do que uma aventura, é distopia, é fantasia. Tem uma família maravilhosa, diálogos inteligentes, personagens totalmente bem construídos... e mesmo com as mais de 700 páginas você não sente vontade de largar. E se passa em um veleiro :)
O terror que me deixou sem dormir:
Não li tantos livros de terror esse ano, mas comecei a ler Stephen King, que era algo que eu queria muito. Apesar de "O Iluminado" não ter me deixado ser dormir, tem algumas partes bem assustadoras. || Resenha
O suspense mais eletrizante:
É mais um thriller psicológico do que suspense, mas é bem interessante ir descobrindo as coisas juntos com a Sam.
O romance que me fez suspirar:
A saga que me conquistou:
Li poucas séries esse ano, então vou colocar aqui A Guerra dos Fae. Pois há a combinação de uma fantasia bem construída, personagens envolventes e uma leitura fluída.
O livro que me fez refletir:
São crônicas que nos fazem pensar em diversos aspectos da vida, sobre dinheiro, carreira, perdão, amigos, família e tudo o mais.
O livro que me fez rir:
Já falei várias vezes dele aqui, se Perdida me fez rir, Encontrada me fez rir o dobro.
O livro que me fez chorar:
A história dessa menina é incrível, a forma como ela enfrentou a doença, como sempre permaneceu forte e fez os outros rir. O livro é lindo, mas me fez chorar muito em algumas partes. || Resenha
O livro que me decepcionou:
A grande decepção do ano, pois estava esperando O livro, mas não foi isso que eu recebi. || Resenha
O livro que me surpreendeu:
Eu já tinha desistido de ler esse livro, mas acabei por sorteá-lo na TBR Book Jar e ao começar a ler me surpreendi pela criação desse universo destaque, os personagens, e olha que até o triângulo amoroso me conquistou. || Resenha
O livro que devorei:
Gente, é impossível não devorar esse livro e querer saber o que aconteceu com a Cadence, e nossa, a autora sabe te deixar com cara de trouxa. || Resenha
A capa que amei:
Acho que foi a única coisa que amei nesse livro... a capa e a diagramação, pois a história não me agradou. || Resenha
O casal perfeito:
Nastya e Josh de "Mar da Tranquilidade". Pela forma como o relacionamento deles foi construindo, um sabendo respeitar a dor e o espaço do outro.
A autora revelação:
Jennifer L. Armentrout. Pois admiro autores que conseguem escrever bem gêneros distintos, e eu li dois livros da autora "Não Olhe Para Trás" (thriller psicológico) e "Obsidiana" (fantasia) e os dois são muito bons, mesmo sendo totalmente diferentes.
O gênero literário que eu mais li:
Sem dúvidas, esse foi o ano das fantasias. Conheci diversos mundos fantásticos e me apaixonei por cada um deles.
O gênero literário que preciso ler mais:
Esse ano li meu primeiro Harlan Coben e me apaixonei, então quero ler mais romance policial e também terror.
O melhor livro nacional:
Foram vários nacionais maravilhosos, mas me apaixonei por "Não Pare!". || Resenha
O melhor livro que li em 2015:
Os livros que eu marco como favorito sempre ficam empatados como os melhores. Mas como ainda não falei dele e tem que ter o David Levithan nessa retrospectiva, ficou "Dois Garotos Se Beijando" que foi uma leitura incrível. || Resenha
Li em 2015 ... livros:
Foram 86 livros (tão feliz com esse número). Sendo 26 nacionais.
A minha meta literária para 2016 é:
Além dos desafios que eu já falei aqui. Pretendo ler pelo menos 52 livros (um por semana), que foi a meta que eu fiz ano passado e consegui superar.
Também quero terminar a releitura dos livros de "Harry Potter", que parei no terceiro e reler os dois primeiros livros de "Os Instrumentos Mortais" e ler o restante da série.
É isso galerinha linda!! Esses foram minha retrospectiva literária 2015, claro que tem vários outros livros que não foram mencionados... mas isso é para vocês saberem como foi o meu ano literário. E vocês, quais foram suas melhores leituras.
Gente, agora vou me indo, porque o cheiro de churrasco está bom e estou com muita fome... rs. Quero desejar a todos os leitores do blog um Feliz 2016!!! Que seja um ano maravilhoso para todos nós, cheios de conquistas, realizações, paz, saúde, amor, alegria, e é claro, muitas leituras maravilhosas. Enfim, tudo de bom!!